#MeuAmigoSecreto

#MeuAmigoSecreto Bruna De Lara...

Resenhas - #Meuamigosecreto

Stephanie214 31/12/2021

As dificuldades de ser mulher
As 5 autoras do livro falam sobre assuntos que fazem parte do dia-a-dia das mulheres como:
A naturalização dos papéis de gênero, A vivência das mulheres negras e como a sociedade as ignoram, Empoderamento, Sexualidade, As dores e delícias do desafio da maternidade, O desrespeito com o corpo da mulher.
A cultura do estupro que pode ser
definida como uma forma de violência simbólica que consiste na justificação, na tolerância e no estimulo ao estupro.
Violência contra a mulher e a criação da Lei Maria da Penha.
A história e a evolução dos padrões de beleza citando desde a pré-história até o início dos anos 2000.
Como as mulheres são retratadas nos meios de comunicação como propagandas e campanhas publicitárias.
Como a cultura geek sempre foi ficado nos meninos mostrando personagens femininas sexualizadas, sem história e sem que pudessem ter representatividade para as meninas.
E finalizam com "por que o ódio ao feminismo?"
A sociedade mudou em alguns aspectos mais precisa levar a sério as pautas sobre machismo, racismo, gordofobia, lgbtqiafobia e respeitar todas as mulheres independente de cor, raça, gênero e sexualidade.

Dani Veiga 12/12/2021

Importante e atemporal
Um livro com uma temática extremamente importante e muito embora eu tenha sentido a necessidade de parar e retomar a leitura arrastando ela por mais de um ano, eu conclui e gostei do livro, algumas questões discutidas nós trazem para uma realidade muitas vezes negada por nós mulheres apenas para nôs sentirmos parte de algo que nos exclui o tempo todo, com essa justificativa ultrapassada de fragilidade e Inaptidão, sendo que à séculos viemos provando o contrário.
A temática trás abordagens e pontos de vista do feminismos em diversas esferas, tais como o feminismo negro e a maternidade, que não e realidade de todas as mulheres mas que não pode e deve ser esquecido por isso.
Por fim eu recomendo o livro para quem quer se inteirar do assunto de uma forma simples objetiva, mas coesa e pertinente de um modo geral e não somente tradicional e pontual.

oarthurgomes_ 11/07/2021

Feminismo
O livro conta com várias autoras, que narram a importância de vários assuntos envolvidos ao Feminismo.

Marina 11/06/2021

Pra introduzir
O livro traz uma introdução em vários assustos que o feminismo debate. achei ótimo que não tem um discurso neoliberal e branco.
Perfeito pra começar a entrar no mundo do feminismo e pesquisar mais depois, ate pq tem várias referências bibliográficas!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

O coletivo Não Me Kahlo apresenta neste livro #MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes foi inspirado na hastag homônima, cujo objetivo era chamar a atenção para o machismo daqueles que são próximos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788567854953

Carol 26/11/2017

Reflexões sobre as ações do movimento feminista e a falta de igualdade
O livro traz ações do movimento feminista no nosso dia-a-dia, desde que o início do feminismo. Nos faz refletir sobre essas ações e nossas atitudes (tanto das mulheres como dos homens). É um texto leve, de leitura rápida, trazendo um tema por capítulo.

Uma leitura que mexeu muito comigo, de como ainda temos muito que mudar como sociedade, como sempre temos que bater sempre na mesma tecla de que não há igualdade entre os grupos em nenhuma instância da vida (relacionamentos, trabalhos, política, representação, etc.).

Recomendo a leitura por mulheres e homens.

Melissa 17/08/2017

essencial
um livro que todos deveriam ler, muito bem fundamentado e com temas demasiado pertinentes. recomendo a todos.

Queria Estar Lendo 31/03/2017

Resenha: #MeuAmigoSecreto - Feminismo Além Das Redes
#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes é de autoria do Coletivo Não Me Kahlo, faz parte da Coleção Hashtag e foi publicado pela editora Coleções de Janeiro.

Talvez você não conheça o livro ou sequer soubesse da existência do mesmo, mas com certeza você ouviu falar da hashtag #meuamigosecreto que surgiu no final do ano de 2015 e relatava casos de abusos e assédios sofridos pelas mulheres. O assunto repercutiu em diversas redes sociais e foi, em alguns casos, aplicado em tom de deboche em um sentido reverso, como acontece sempre que se fala sobre feminismo, em uma tentativa de desqualificar a discussão. O mesmo já havia ocorrido com a hashtag #meuprimeiroassédio.

"Por essa razão, quando falamos do nosso corpo, entendemos que ele é parte da nossa luta. Amar o próprio corpo, principalmente o corpo que subverte o padrão estético vigente, é um ato político."

Saindo do mundo virtual e do ciberativismo (ativismo na internet), o Coletivo Não Me Kahlo trouxe para as páginas artigos que apresentam temas importantes do feminismo, relacionando os mesmos a alguns tweets da hashtag. Assuntos como violência contra a mulher, empoderamento feminino, padrão de beleza, machismo no mundo geek e feminismo negro são discutidos em textos claros, repletos de informações e dados - muitos deles assustadores - e com uma chamada muito forte à reflexão.

A leitura é fácil e bem pontuada, ideal para aqueles que gostariam de começar a ler sobre o feminismo e até mesmo para aqueles que discordam da causa, pois os textos apresentam e discutem os temas de maneira reflexiva e de fácil compreensão. Muitos padrões e situações recorrentes do cotidiano são analisados e postos sob uma nova luz.

Um ponto importante do livro é a abrangência dos temas discutidos, o que mostra como o feminismo não é e não deve ser limitado a apenas uma esfera. Ao não focar em apenas determinada área, o Coletivo Não Me Kahlo possibilita que o leitor identifique situações do seu dia-a-dia que se encaixem naquilo sendo tratado, mas também que ele visualize e tome conhecimento de tantos outros acontecimentos que, ainda que não façam parte do seu universo particular, fazem parte do seu universo social.

"Assim, embora exista muita resistência à luta feminista, estamos firmes, fortes e empenhadas nessa empreitada. Devemos, então, ser gratas às mulheres que vieram antes de nós por tudo que alcançaram, e às que estão aqui e às que virão, é preciso enfatizar que ainda há muito a ser feito. Não porque queremos fazer parte de uma militância política, mas porque precisamos."

Ler #MeuAmigoSecreto foi como tirar um pano da frente dos olhos e enxergar o mundo com maior clareza, alcance e profundidade. Fez entender determinados aspectos da nossa sociedade e refletir sobre eles, analisando desde suas situações iniciais até o modo como eles se apresentam hoje e como ocorreu essa evolução. Mais do que qualquer outra coisa, ler #MeuAmigoSecreto me fez perceber meus próprios erros e falhas, e que existe uma longa jornada a se seguir em busca de uma sociedade justa e com igualdade para todos, mas que eu estou no caminho.
Larissa 08/06/2017minha estante
Renata, boa noite!

O livro traz algumas hashtags ou só discute o feminismo?
Obrigada!!! Abraços!

Carol 25/11/2017minha estante
Larissa, o livro traz os dois. No início de cada capítulo, tem uma hashtag. E cada capitulo discute um tópico do Feminismo, mostrando um movimento heterogêneo.

Renata.Firpo 03/03/2017

Quebrando paradigmas
Livro aborda o feminismo em diversos tópicos, muito bem fundamentado e com referências bibliográficas.
Ao mesmo tempo a leitura não é fatigante, pois com uma linguagem simples e acessível aborda os temas de forma bem pedagógica e nos faz refletir sobre diversas questões que até então não enxergava como um tópico da pauta feminista.
Através desse livro, passei a me interessar a estudar mais o feminismo de forma mais profunda
Talvez para quem já leu outros livros sobre essa temática, não goste muito, eu, no entanto adorei e acho que é leitura obrigatória para as mulheres e homens!
Quero ler!

Renata.Firpo 03/03/2017minha estante
Monica eu li no kindle, mas eu achei tão bom que eu comprei 3 que vou dar de presente no dia da mulher para 3 amigas. Um será seu, que depois de ler tem que fazer circular.

Obaaaaa!!! Vou adorar!!!!!!

Obrigada???