Leviatã Desperta

Resenhas - Leviatã Desperta

1 | 2 | 3 | 4

Isaias Teodoro 07/07/2017

Uma puta space opera.
Fui ler o livro porque assisti as duas temporadas da série The Expanse do canal SyFy e achei a série sensacional. Apesar de saber mais ou menos o que ia rolar, o livro é excelente, muito bem escrito e tem uma trama muito bem montada e muito bem desenvolvida. Aqui vemos uma ficção cientifica mais pé no chão, a humanidade só conquistou o sistema solar, não temos naves que saltam no hiperespaço e viajam na velocidade da luz, como em Star Wars, nem aliens verdes, teleporte, etc. É tudo mais dosado, como muita base cientifica. É realmente um futuro que poderia acontecer daqui a alguns anos. A trama politica da série é sensacional, temos sendo abordado toda uma questão de xenofobia, segregação, corrupção de governo e midia, megas corporações influenciando em decisões politicas. E aliado a isso ainda temos uma trama policial noir e até um pouco de terror. Enfim, super recomendo o livro e a série, com certeza um dos melhores livros de sci fi que eu li nos últimos anos.
Bizinelli 29/11/2021minha estante
Você conseguiu achar os outros livros da série em português? Ou apenas o primeiro?

Isaias Teodoro 01/01/2022minha estante
Não consegui, e pelo jeito a aleph abandonou

Bizinelli 01/01/2022minha estante
Putz que merd@. Vou comprar em inglês mesmo. Sou louco por essa série. Queria muito ler os livros.

Maurício 06/01/2022

Nada do que eu imaginava.

Começou muito diferente, cativante, com personagens muito legais e um mistério até bastante intrigante. Lá pela metade fiquei com medo, começaram a falar de alienígenas e zumbis e jurei que a história iria para uma direção muito óbvia, mas o final não é nada previsível!

A ambientação é incrível, pecou um pouco no tamanho, mas nada exagerado, já que foram raras as vezes que a trama parou para explicar o funcionamento do motor de alguma nave ou expôr todos os lados da briga política presente no livro, pouquíssima enrolação!
Jonatas 07/01/2022minha estante
Esse está na lista!

Mah 27/12/2021

Pela primeira vez eu indico assistir a série do que ler a obra.E se quiser ler o livro,leia primeiro ele depois veja a série The expanse se não vc vai se irritar por ser tão parecido como eu fiquei kkkkkkkkkk a série é muito fiel a obra até os personagens da série é parecido fisicamente com o do livro,é uma besteira ou outra que eles mudaram e na minha opinião,pra melhor na série.A série é mais dinâmica com outros arcos e o livro ficou chato pq só tinha dois pontos de vistas e o do Miller era o mais parado.
Infelizmente não gostei como eu pensava que iria,o livro é pra quem gosta de ficção científica,space opera e mistério,e eu gosto disso! Mas eles esqueceram de criar uma ligação com o leitor e os personagens,chegou na página 500 e eu não me importava com ninguém da história,Holden ( o protagonista ) podia morrer e eu não iria ligar e o pouco de carinho que eu tinha era por causa da serie com os personagens vulgo Amos kkkkkkkk amo ele .
Por mais que o livro seja grande vc ler rápido por causa da diagramação,uma das melhores que já li.O universo é interessante e parece algo bem real,algo que realmente pode acontecer um dia e te faz pensar.

.Igor 11/09/2020

O que falar dessa obra de arte? O autor consegue mesclar elementos das space operas clássicas com romances policiais noir, hard sci-fi e até mesmo horror lovecraftiano com uma pitada do body horror do Cronenberg e uma séria discussão política e social, e o resultado é magnífico!
É um livro extenso (675 páginas) mas em momento algum a leitura é cansativa, muito pelo contrário: o leitor é impulsionado com cada vez mais velocidade (e voracidade) a acompanhar o destino da tripulação da nave Rocinante, rumo a um grande final!
E falando na Rocinante, há tantas referências! Alguns autores são bem explícitos ao falar de alguma outra obra em seus livros, mas o Corey é super sutil. A própria Rocinante virou uma piada interna dos personagens que leram Don Quixote numa época de expansão espacial; há uma frase que o Paul Atreides adora sendo citada num momento bem importante por uma personagem igualmente importante ("o medo é o assassino da mente"), que teve um impacto peculiar já que eu havia acabado de ver o trailer do novo filme de Duna... E vários outros pequenos acenos literários à Terra, que sobrevivem nos confins mais distantes do Sistema Solar.
É definitivamente uma leitura que vale a pena!

Moringan 09/06/2023

Esse livro foi a melhor coisa que eu não esperava encontrar.
Uma verdadeira surpresa, que acabou se tornando um dos meus preferidos da vida.

Logo no inicio somos introduzidos ao conflito que será tratado ao longo da história, e antes de se quer ter alcançado a página cem, estava convicta que este livro merecia 4.5 estrelas só pelas trinta primeiras páginas. Contudo, os vieses acabam se desenvolvendo de maneira tão inacreditáveis e ao mesmo tempo reais próximos a conclusão do livro, que seria uma injúria se não desse o máximo de estrelas possíveis.

Como disse o próprio George R.R. Martin - que não mentiu nenhum pouco a respeito de Leviatã Desperta, esse livro é :
"Uma puta space opera!"

(Mal posso mencionar o vazio no coração depois me despedir dessa história e de seus personagem. Tive algum alento ao saber que é uma série com mais oito volumes, mas que infelizmente ainda não foram traduzidos para a língua portuguesa.

Assim, como prolixa sofredora de séries não continuadas e de livros sem final e também de exemplares porventura ainda não traduzidos, aguardo ansiosamente pelo dia em que poderei voltar a viver este space opera, mais uma vez).
Patrick.Borges 09/06/2023minha estante
Eu não sabia que a série de tv The Expanse é baseada nessa série de livros, você chegou a assistir ela?
Me identifiquei muito com o último parágrafo kkkkkk ótima resenha.

Moringan 09/06/2023minha estante
Assisti uns dois ou três episódios há alguns anos atrás, mas acabei não gostando muito (achei a fotografia e os efeitos feios, me julgue kk), porém também não assisti o suficiente para compreender o enredo.

E como é de praxe de os livros serem melhor que a obra adaptada, quando vi o livro pensei "vou ler, é mais provável que goste por este meio".

Agora, estou pensando em dar mais uma chance para a série.

Vinícius 02/06/2021

Um ótimo livro de ficção científica, eu demorei um pouco pra começar a leitura mas acabou valendo muito a pena.

Alguns temas sociais são bem trabalhados e eu nem esperava por isso, achei bem interessante.

O livro também não é complexo e você não precisa viajar na maionese pra entender.

Hudson.Viana 19/12/2022

Tem sempre aquela dúvida se o livro vai ser bom ou não. E não expresso minha opinião por ser crítico ou conhecedor da área, digo apenas como leitor mesmo.
Mas o fato é que poucas são as vezes em que um livro consegue prender a atenção de uma forma tão natural quanto impetuosa como foi com Leviatã Desperta. E eu sou grato por cada momento de leitura que tive dentro desse universo.
Primeiro porque a escrita é de fácil compreensão, a construção de mundo e de personagens. O conflito de interesses e ideias. O romance. O humor, o terror e o suspense bem escrito. Quase não tem tempo perdido, ou o uso do artifício do "vamos enrolar" para que a trama se desenvolva. Você tem o sentimento de urgência. E você sente que tudo tem uma noção de perigo naquilo que está sendo feito.
Batalhas tem a sua beleza, mas quando imaginamos uma batalha no espaço me parece algo tão maravilhoso. Digo isso pela oportunidade de ver embates galácticos na tela do cinema. E a série veio para agregar muito a este universo, ainda que a adaptação faça algumas alterações nos personagens.
Não quero e não vou dar spoilers, e não sei se continuarei a ler a série Vastidão, mais eu amei a experiência e espero encontrar outros livros tão incríveis quanto este.
Agradeço aos meus companheiros Roden, Naomi, Alex, Amos e Miller. Meus personagens favoritos.

Vagner46 01/10/2017

Desbravando Leviatã Desperta
"É tudo muito divertido até que alguém atire de volta."

Chegando na metade do livro estava achando que seria mais uma obra comum, sem nada de novo para acrescentar, mas quando os dois personagens principais começam a interagir a coisa muda totalmente, como o próprio autor comenta numa entrevista ao final dessa edição: "Os dois estão certos e errados ao mesmo tempo. Ao juntá-los na história, posso fazer com que conversem um com o outro".

Acredito que nos próximos livros teremos um foco maior em batalhas especiais, já que esse aqui teve um foco bastante investigativo ao longo de quase toda a narrativa. Curti bastante e acredito ser um bom meio de me inserir ainda mais na ficção científica, gênero que comecei a apreciar bastante nos últimos 2 anos.

Holden e Miller com certeza tiveram momentos memoráveis nessa obra, e os personagens secundários também foram bem construídos.

site: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

Herick 15/02/2021

Depois de lida algumas resenhas criei muita expectativa sobre o livro. Um livro interessante pelo cenário criado mas o desenrolar da história não é dos melhores. Tem cenas de humor bem elaboradas que tiram algumas risadas porém não é suficiente pra prender a atenção no livro.
silviorenan 29/03/2021minha estante
Fiquei revoltado com o final. O livro começa meio confuso depois dá uma melhora súbita, acontece tudo tão rápido, vc acaba comendo as folhas e no final... Wee Miller fala com a Julie, ela muda o curso do asteroide e tudo acaba --"

Gabriel.Cincinato 04/02/2021

Bacana
Trama bacana, personagens envolventes. Achei a ambientação maravilhosa; se passa num futuro não tão distante e completamente crível. Não importa a época, humanos sempre arrumarão alguma desculpa para ficarem fazendo merda.

Diego / @blogdiscolivro 26/02/2021

Um bom sci-fi policial, mas com ressalvas...
Em um futuro não muito distante, a humanidade iniciou a colonização do espaço e se dividiu em três grupos com interesses conflitantes: coalisão Terra-Lua, Marte e o Cinturão de asteroides. A tensão política entre os grupos se vê ainda mais acirrada quando a Canterbury, uma nave rebocadora de gelo que fazia o transporte de um gigantesco iceberg para um planeta sem água, recebe um estranho pedido de socorro que acaba se revelando um ardil. O capitão Jim Holden consegue escapar com parte de sua tripulação, mas é tarde demais. O estopim foi aceso, os desdobramentos jogam um grupo contra o outro e uma espécie de guerra fria entre as três civilizações começa a se desenhar. Paralelo a isso, em Ceres, o detetive Joe Miller recebe a missão de investigar o misterioso desaparecimento de uma garota chama Julie Mao. Conforme as investigações avançam, o caso de Julie se mostra cada vez mais intrigante e conexões com a guerra em curso começam a surgir. Jogos políticos, máfias espaciais e vida alienígena são alguns dos elementos que compõem essa space opera.
"Leviatã Desperta" bebe muito da fonte de clássicos da ficção-científica como "Fundação", "Blade Runner" e "Alien, o 8º Passageiro". Infelizmente, a obra também traz consigo todos os clichês que o gênero permite: a tensão sexual entre os tripulantes de uma nave espacial e os problemas psicológicos de um policial que retém seus sentimentos. A narrativa se alterna entre dois centros: o policial, quando acompanhamos o detetive Miller em suas investigações, e o sci-fi soft, quando estamos à bordo de uma nave espacial junto de Holden e sua tripulação. Já havia experimentado essa mistura de gêneros antes quando li a série "Robôs" de Isaac Asimov, lembro de ter gostado bastante e também acho que funcionou muito bem aqui. O lado policial funciona melhor é o que carrega o livro, fazendo com que suas quase 700 páginas passem num piscar de olhos. Por fim, "Leviatã Desperta" trata de temas como cobiça, preconceito e do incrível dom que a humanidade tem de estragar tudo o que toca com o seu dedo podre.
Essa foi uma leitura que fiz de forma muito despretensiosa, não tinha nenhuma expectativa sobre o livro e, no final, isso acabou sendo bom. Foi uma leitura prazerosa e um bom passatempo. "Leviatã Desperta" não é nenhuma obra prima, tem seus deslizes, mas vai agradar quem é fã do gênero. O nome James S. A. Corey na verdade é o pseudônimo de dois escritores colaboradores: Daniel Abraham e Ty Franck. E a obra é o primeiro volume da série "The Expanse", que infelizmente só teve esse volume trazido ao Brasil pela editora Aleph. Uma pena, pois "Leviatã Desperta" deixou muitas pontas soltas e um enorme campo de possibilidades a ser explorado. Fiquei curioso para saber os rumos que os autores deram a obra. A aclamada adaptação da série está disponível no Prime Video e parece que já se encaminha para a sexta temporada. Fica como alternativa enquanto não temos os outros livros traduzidos por aqui.

site: https://discolivro.blogspot.com/

uu 26/07/2022

Nota 10!
Terminei de ler esse livro mas ele não sai da minha cabeça, gostei muito dele. Miller te amo! Vc é o cara!

Nemec 01/05/2020

Excelente
Personagens verossímeis, em um cenário futurista pré-intergalactico.

Com uma trama que segue por 2 pontos de vista de dois protagonistas, recheada de ação, dilemas éticos, discussões ainda atuais como a guerra e o racismo.

Imperdível para quem gosta de ficção científica.

Fatise 02/06/2020

Uma space opera com um pouco de tudo
Caramba, que livro sensacional! Não assisti The Expanse, mas acho que preciso corrigir isso... O livro é uma ficção científica autêntica, com muita ação, noir, terror e dilemas morais. Leitura fluida e narrativa frenética, sempre colocando clímax no final de cada capítulo pra dar vontade de continuar e matar a curiosidade no capítulo seguinte. Que a Aleph possa trazer os outros livros da série!

Acervo do Leitor 02/02/2018

Leviatã Desperta – James S. A. Corey | Resenha
*Esta análise foi feita com base na edição americana. Termos, frases e nomes podem estar citados de forma ligeiramente diferente do que a do tradutor brasileiro.

Você já participou de alguma viagem interplanetária? Singrar pelas estrelas, interagir com seres nascidos em outros planetas e usufruir de tecnologias nunca antes imaginadas? Percorrer toda essa distancia física e temporal para descobrir que independente do quão longe o homem vá no espaço sideral ele sempre será o mesmo cheio de falhas, ganância, corrupção e medo. Não há limites para a mente humana e tudo que ela deseja alcançar. Esta obra é um convite inimaginável, e irresistível, aos confins da galáxia. O futuro é agora, basta você estar abordo desta nave, ou seria desta história?

“Espaço-naves mortas, suas laterais rasgadas através de elevadas explosões, gravitando em suas orbitas irregulares como sepulcros. Ajuda médica como a “Roci” cheia de garotos e garotas com metade de sua idade sangrando, queimando e morrendo.”

Os planetas de nosso espaço sideral estão colonizados. O sistema solar se tornou uma populosa rede de colônias. Porem as colônias pertencentes a esse “cinturão” de planetas e asteroides estão constantemente ressentidas com a sombra militar, política e econômica exercida pela Terra e Marte.

“A Terra tem estado tão focada em seus próprios problemas que ignorou seus filhos distantes, a não ser quando exige sua parte no trabalho. Marte forçou sua população inteira a trabalhar para remodelar o planeta, transformando sua face vermelha em verde. Tentando criar uma nova “Terra” para encerra sua dependência da velha. E o “Cinturão” se tornou a favela do sistema solar. Todo mundo ocupado demais tentando sobreviver para reservar algum tempo na criação de algo novo.”

O idealista e otimista Jim Holden é o capitão de uma nave mineradora de gelo quando esta descobre uma pequena espaço-nave estranhamente abandonada que contem um segredo que pode dar início a uma guerra interestelar. Enquanto explora essa nave “fantasma” sua mineradora é atacada por uma nave que pertence a frota militar de Marte. Acreditando realmente na transparência do fluxo de informações e que a humanidade sabe o que fazer com todos os dados e verdade compartilhada ele notifica todo o espaço que foi atacado por Marcianos, assim acendendo a fagulha do “barril de pólvora” que se encontra a frágil convivência entre terráqueos, marcianos e os moradores do “cinturão”.

“Muita gente afirma acreditar em coisas. ‘Família é o mais importante’, mas irão queimar 50 dólares com uma prostituta no seu dia de pagamento. ‘O país primeiro,’ mas sonegam impostos. Não você. Você diz que todo mundo deve saber de tudo, e por Deus, você coloca dinheiro (aposta) em suas palavras.”

O cinico e niilista detetive Miller, um policial durão, quase alcoólatra na casa dos seus 50 anos que já está cansado de tanta violência e hipocrisia, vive em um astróide e é responsável pela sua segurança. Visando nada mais que um pouco de descanso e um bom whisky, sua vida vira de pernas para o ar quando ele é designado para achar uma jovem desaparecida filha de um casal milionário, Julie. Em sua busca incessante, ele acabará encontrando violência, sangue, podridão, morte e é claro, nosso precipitado capitão Jim Holden. Duas personalidade extremamente diferentes que estão “unidos” no meio de uma “crise espacial” que tem a capacidade de erradicar a vida como a conhecemos. Até onde vai o limite da ética? O que você seria capaz de fazer para salvar a humanidade?

SENTENÇA
James S.A. Corey (Daniel Abraham e Ty Franck) são os maestros desta encantadora “ópera espacial”. Um brilhante drama sideral composto de música e vozes. O som dos propulsores atômicos, torpedos, lamento da natureza dos planetas, raios e ranger de pistolas. Vozes de humanos, marcianos e todos os que se encontram no meio clamando por sobrevivência, amor e vingança. Trama e diálogos carregados de política, economia, suspense e porque não romance? Todas as suas notas perfeitamente harmonizadas. O público brasileiro precisava de uma obra de peso, e atual, como essa para levar seus leitores a desejarem mais. Mais das estrelas, mais do futuro e mais de si mesmo. Abra seus olhos, prepare seus ouvidos e deixe essa melodia te encantar. Bem vindo ao futuro.

site: http://acervodoleitor.com.br/leviata-desperta-resenha-editora-aleph/

1 | 2 | 3 | 4