O Livro do Êxodo

JAPA 29/08/2022

Cadernos de estudo - Êxodo
29º? de 48 > 2022

Pax e bem meus irmãos!

Retomando algumas leituras dos cadernos de estudo bíblico!

Neste livro, somos conduzidos a um profundo estudo do livro do Êxodo.

Os professores Scott Hahn e Curtis Mitch são especialistas em estudo bíblico.

Para este tipo de leitura/estudo, eu preciso ter mais concentração e tempo pré-definido, foi um pouco cansativo, porém foi muito produtivo!

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Ecclesiae
#Vamoooo
#??
#Êxodo

Carolina 16/10/2023

As Leis Excelentes de Deus - Os Dez Mandamentos
O final do livro é excepcional.

Explica-se que o Decálogo compõe-se de leis excelentes que são muito proveitosas e necessárias. Seriam estas leis suficientes, se Israel não tivesse demonstrado uma enorme propensão à idolatria por ocasião da adoração ao bezerro de ouro. É depois deste acontecimento que Deus institui uma série de preceitos que não são proveitosos nem excelentes, mas que se fizeram necessários devido ao pecado de Israel.

"Deus, adaptando suas leis ao povo fraco, vos ordenou sacrifícios em seu nome, a fim de salvar-vos da idolatria. A observância dos sábados foi imposta a vós por Deus para que sejais forçados a se lembrar dele." São Justino Mártir (cerca de 55)

"A segunda legislação foi imposta por causa da fabricação do bezerro e da idolatria. Tu, no entanto, foste por meio do batismo libertado da idolatria e da segunda legislação. No Evangelho ele renovou, cumpriu e confirmou a Lei, mas a segunda legislação ele revogou e aboliu." Didascalia Apostolorum (cerca de 220-240)

"Os julgamentos justos e retos que ele colocou diante deles são os dez mandamentos sagrados. Quando o povo fez para si o bezerro e afastou-se dele, então ele deu-lhe mandamentos e sentenças que não são excelentes." Santo Afraates, Demonstrações (cerca de 340)

"Depois que mantiveram o festival em honra de demônios [no bezerro de ouro], Deus cedeu e permitiu sacrifícios. [...] essa permissão não era para durar para sempre; na sabedoria de seus caminhos, ele levou os sacrifícios para longe deles novamente." São João Crisóstomo, Contra os cristãos judaizantes (cerca de 390)

"Oferece holocaustos continuamente, portanto, para que estejas atento a mim. [...] Ele os prendeu pela dureza dos corações, para que, sacrificando, e descansando, e purificando-se, e por observâncias semelhantes, eles possam chegar ao conhecimento de Deus, que ordenou estas coisas para eles." Constituições Apostólicas (cerca de 370-400)

"Os preceitos de sacrifício não foram dados aos judeus até depois de terem caído em idolatria ao adorar o bezerro de ouro; os sacrifícios foram instituídos de modo que as pessoas, em sua propensão para oferecer sacrifícios, possam fazê-lo a Deus e não aos ídolos." Santo Tomás de Aquino (cerca de 1266-1273)
Emanuel.Müller 17/10/2023minha estante
Ótima resenha! Obrigado por compartilhar as citações. Tais argumentos e ensinamentos são essencial frente a debates acalorados em que ateus, que desprezam a fé judaico-cristã, acusam-nos com mandamentos e preceitos do Pentateuco, inclusive no quesito de misoginia: como é o exemplo de lapidar a mulher que profane o lar dos pais, mediante o pecado da fornicação.
Com a sua resenha e os comentários dos Santos Padres torna-se claro que houverem leis no Antigo Testamento que Deus outorgou, não porque Ele realmente queria, mas sim porque era necessário, uma vez que o povo tinha um coração duro.
Percebo que as pessoas de hoje tem uma dificuldade de entender que a dureza do coração era um fenômeno muito comum na antiguidade, e isto não é um pecado apenas dos judeus, mas terrivelmente presente nas outras culturas que incentivava abominações que atentavam contra a vida humana, como é o caso de religiões que usavam as mulheres para prostituição sagrada e assassinatos de bebês em ofertório aos deuses (sobre o problema dos sacrifícios humanos, recomendo a leitura "Eu via Satanás cair como um relâmpago" de René Girard).

Percebemos também uma injustiça dos próprios ateus quando mencionam a respeito da imagem da mulher, utilizando-se de descrições dadas no Antigo Testamento, sendo que Jesus, na Nova Aliança, promoveu e elevou a imagem da mulher (cf. Hans Urs von Balthasar aborda em seu artigo "A Dignidade da Mulher"), como jamais foi visto antes, a ponto de levar ao estranhamento do povo em ver o Senhor tratar as mulheres com dignidade e amor.
De fato, a Nova Aliança é belíssima e perfeita. Nem todas as leis do Pentateuco devem seguir sendo obedecidas, porque o nosso seguimento da lei tem como centro uma pessoa, que é Cristo Senhor.

KelvinBasilio 22/10/2023minha estante
Scott Hahn parece um autor interessante