A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

ToniBooks 28/12/2021

A lei como uma ação negativa.
"A Lei", do famoso economista francês, Frédéric Bastiat, é menos um manifesto liberal que um chamado à responsabilidade individual. Ao refletir sobre lei e justiça, o autor, já em 1850, anteviu a inflação de normas que, ao invés de proteger os direitos das pessoas, espoliam seus patrimônios, atrás de máscaras filantrópicas. É daqueles livrinhos que vão direto ao assunto.

Adilson22 29/04/2020

Muito bom. Se todos lessem e entendessem não havia retrocesso nas liberdades.

Reccanello 12/01/2023

A lei como garantia da liberdade negativa
Escrito pelo economista francês Frédéric Bastiat em 1850 (mesmo ano de sua morte), o livro "A Lei" é antes um chamado à responsabilidade individual que um manifesto liberal. Nele o autor afirma que cada pessoa possui o direito natural de defender sua pessoa, sua liberdade e sua propriedade e, numa linguagem absolutamente simples acessível, sem tecnicalidades, explica que o Estado, sendo a substituição das forças individuais pela força coletiva, tem a única função de garantir às pessoas suas liberdades e propriedades, de forma a fazer reinar entre todos a justiça. Pelo contrário, o autor nos demonstra que a lei se torna perversa quando pune o direito de autodefesa em favor de outro direito, a pilhagem legal patrocinada pelo Estado. Um ensaio de magnitude ímpar, que influenciou praticamente todos os intelectuais liberais e libertários desde sua publicação, é o trabalho pelo qual Bastiat ficou famoso e, atualmente, sua importância não se limita ao contexto teórico, mas à acertada previsão de que a inflação de normas pelo Estado, ao invés de proteger os direitos das pessoas, acaba por espoliá-las de seus patrimônios, ainda que por meio de subterfúgios ditos filantrópicos. Sendo um livrinho que vai direto ao assunto, recomendo para todos os que pretendem começar a entender a necessidade da defesa do indivíduo e do conceito (e prática) da liberdade negativa.

site: https://www.instagram.com/p/CnViQj2s5Wh/

felipe.demattos.94 22/10/2022

Necessário
Um livro curto, mas com uma mensagem clara e direta.
A Lei é a justiça, e a justiça deveria se ocupar apenas de organizar o direito natural de legítima defesa - proteger as pessoas, as liberdades e as propriedades.
É uma leitura que se faz necessária para os dias de hoje e como introdução ao liberalismo para que se possa formar um imaginário mais amplo sobre política e principalmente LIBERDADE.

Livinha 04/12/2022

Baita livro!
Quanto mais eu leio e estudo sobre a esquerda, mais eu tenho certeza de que não concordo com os seus ideais.
Um livro curtinho, mas com um potencial enorme!

Carlos Alexandre 21/03/2021

a lei
bom conteúdo, só o que o livro peca é quanto à formatação, com a clara tentativa de tornar a obra em algo mais volumoso

Cezar.Tosta 27/08/2023

O que é justiça. O direito é anterior à lei!
Uma crítica aos abusadores da lei, ou seja, aos legisladores mal intencionados. Explica o que vem a ser a verdadeira justiça e como ela se relaciona com a lei. Os ensinamentos desse livro são baseados nas ideias de pensadores importantes da França do século XIX, mas podem ser aplicados à compreensão da política atual, confirmando que certos fenômenos políticos tendem a permanecer constantes na história da humanidade.

vilmar.nunesdes 15/12/2016

A LEI
O livro trata de um excelente tema que é muito relevante para o momento atual do Brasil que é a utilização do aparato público por parte dos que estão no poder para criar ou modificar leis para benefício próprio, ou seja, para benefício de um pequeno grupo que está no poder. Posso resumir isso na seguinte frase: não importa se vai prejudicar e tirar direitos do outro, se me beneficia concordo que se torne lei. A crítica de bastiat é a governos que usam a lei para para fins de espoliação e retirada de direitos individuais como o direito à propriedade privada, liberdades individuais e outros direitos citados que, segundo ele, são anteriores à lei e ao estado. Ele chega a ser profético em alguns pontos. Uma defesa radical do liberalismo com alguns excessos que são perfeitamente compreensíveis tendo em vista a época em que bastiat escrevia.
Impressionante a atualidade desse texto e como nós demoramos a aprender com os erros. Livro curto, mas rico.

denis.caldas 11/06/2020

Introdução ao Direito Natural
Originalmente escrito em 1850 pelo economista e jornalista francês Frédéric Bastiat, "A Lei" é considerada um dos textos básicos do liberalismo clássico e do Direito Natural que, por sua vez, se pauta na defesa da liberdade, da propriedade privada e da auto-proteção do indivíduo.

Eu comparei linha a linha com outra edição que li, a 3ª edição do Instituto Ludwig Von Mises Brasil, na tradução de Ronaldo da Silva Legey para o Instituto Liberal e, de fato, essa edição da Faro Editorial traz o texto integral, traduzido pelo mineiro Eduardo Levy. É interessante ler as duas traduções, porque cada um adotou um estilo, por exemplo, há frases em que o Ronaldo usa interrogação, enquanto que o Eduardo usa exclamação, e vice-versa.

Na edição do Mises Brasil vem um Índice Remissivo, que falta na edição da Faro, mas o interessante da Faro são a Introdução e os Comentários que Eduardo Levy faz durante o texto, correlacionando com a realidade do Brasil em 2016. Ah, sem falar de alguns cartuns que alegram o livro.

Enfim, eu só trocaria a capa, ostensivamente agressiva aos progressistas, e tiraria do título a parte "Por que a Esquerda não funciona", pois o livro é um bom presente para darmos a qualquer pessoa, para ao menos conhecer uma boa introdução sobre o outro lado do muro. Se todos os conservadores devem ler o Manifesto Comunista, todos os esquerdistas e até os ditos "de direita", porém bem intervencionistas, devem ler A Lei, para um entender a motivação do outro, não a título de convencimento, mas para o diálogo mesmo.

Como disse Churchill sobre o panfleto A Lei, "nunca na história das ideias humanas tanto foi dito com tão poucas palavras."
Allysson Falcon 30/10/2020minha estante
Excelente resenha Denis,

já nos esbarramos por aqui, em outras resenhas e comentários.

Você foi extremamente gentil com os ditos "progressistas". A eles não interessa o diálogo, não querem ler o que outros escreveram, eles não leram nem seus próprios autores.

E, sendo muito honesto, um "progressista" quer a morte de quem não concorda com as falácias vermelhas. Eles não querem debate. Querem que os não "progressistas" simplesmente deixem de existir.

Vivemos dias tenebrosos... tanto aqui, como nos USA, na Europa e no resto do globo sociedade ocidental está sob ataque, "progressistas" querem destruir a sociedade judaico cristã... imagino com que pavor Churchill e Tatcher veriam os dias atuais...

Precisamos perceber isso e partir para a luta...

Como o sábio Ronald Reagan dizia:

?A liberdade nunca está a mais de uma geração distante da extinção. Nós não a legamos para nossos filhos hereditariamente. Ela deve ser defendida, protegida e entregue a eles para que façam o mesmo.?

Kauã 21/07/2021

Viva a liberdade
Livro essencial para todas as pessoas poderem ver como que o nosso país parece uma "ditatura" se comparado com outros países aonde temos uma falsa liberdade este livro nos mostra como somos controlados por um sistema que viola a liberdade e nos encarcera em uma vivência de um sistema falido e retrógrado.

Estefania 01/08/2021

Um livro muito bem escrito, mas a meu ver equivocado em relação as análises, principalmente quando se trata de direitos. Parece uma pessoa muito indignada com a sua confortável situação, com medo de ter que dividir o que tem com menos abastados.

Mauricio Skoober 18/02/2023

Resumo: Vida, Liberdade e Propriedade
Bastiat nos relata em seu magnífico livro que existem direitos fundamentais: Vida, liberdade e propriedade. A lei deve garantir esses direitos. Como a lei não oferece isso, ocorre a espoliação e com esse desequilibro, prejudica todo o curso da humanidade, gerando grandes mazelas. A crítica ao socialismo é que se imputa a um ser ou grupo de pessoas que tomas as decisões. Por que esse grupo seria melhor que as decisões individuais?
Considero esse livro, um excelente início e embasamento do pensamento liberal. Faz uma crítica ao governo e possui comentários da nossa realidade brasileira. Haja vista, é elucidado exemplo no brasil da lei não sendo respeitada e gerando consequências.

Gustavo446 06/02/2023

O livro foi escrito no século XIX por Frédéric Bastiat e nesta edição traz comentários de Jacob Petry para contextualizar as ideias para o Brasil atual. Nos mostra como a lei é utilizada para controlar a sociedade, sua forma de viver, reprimindo-a e aumentando as injustiças sociais. Para o pensamento liberal, a lei deve existir única e exclusivamente para garantir a liberdade individual de cada um, ou seja, garantir a justiça.