A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona Frédéric Bastiat

Resenhas - A Lei: Por Que A Esquerda Não Funciona

Zeantonio 10/11/2023

"A Lei" (título original: "La Loi") é uma obra clássica escrita por Frédéric Bastiat, um renomado economista e filósofo político francês do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1850, este livro é uma defesa apaixonada do liberalismo clássico e da limitação do poder do governo. A obra de Bastiat é considerada um dos textos fundadores do pensamento liberal e libertário.

"A Lei" aborda questões fundamentais relacionadas ao papel do governo na sociedade e à proteção dos direitos individuais. Bastiat argumenta que a única função legítima do governo é a proteção da vida, liberdade e propriedade das pessoas. Ele enfatiza que a lei deve ser um instrumento imparcial que protege os indivíduos de agressões, fraudes e roubo, enquanto ao mesmo tempo não deve ser usada para beneficiar uns às custas de outros.

Uma das ideias-chave do livro é a distinção entre o que Bastiat chama de "lei legítima" e "lei ilegítima". A lei legítima é aquela que protege os direitos naturais e individuais das pessoas, enquanto a lei ilegítima é aquela que busca redistribuir riqueza, impor crenças ou favorecer grupos específicos. Bastiat argumenta que a maioria das leis promulgadas pelo governo cai na segunda categoria, muitas vezes sob o pretexto de promover a justiça social.

Bastiat também critica o socialismo e o intervencionismo estatal, argumentando que essas ideologias são prejudiciais à liberdade e à prosperidade. Ele faz uma análise perspicaz das consequências econômicas e morais das políticas que buscam a igualdade forçada por meio da coerção estatal.

Além disso, Bastiat escreve de forma clara e persuasiva, tornando seu argumento acessível a uma ampla gama de leitores. Ele usa exemplos simples e ilustrações vívidas para explicar suas ideias, tornando "A Lei" uma leitura envolvente e informativa.

No contexto contemporâneo, "A Lei" de Bastiat continua a ser relevante, especialmente para aqueles interessados na filosofia política, economia e direitos individuais. Muitos dos princípios defendidos por Bastiat, como a importância da liberdade individual, a limitação do poder do governo e a defesa do individuo e de sua propriedade, permanecem debatidos e discutidos nos dias de hoje. Portanto, a obra continua a ser uma referência importante para quem busca entender e promover a liberdade e a justiça na sociedade.

"Quando o saque é organizado pelo governo para beneficiar uma classe e prejudicar outra, a lei perverte sua função de maneira grosseira."

Cezar.Tosta 27/08/2023

O que é justiça. O direito é anterior à lei!
Uma crítica aos abusadores da lei, ou seja, aos legisladores mal intencionados. Explica o que vem a ser a verdadeira justiça e como ela se relaciona com a lei. Os ensinamentos desse livro são baseados nas ideias de pensadores importantes da França do século XIX, mas podem ser aplicados à compreensão da política atual, confirmando que certos fenômenos políticos tendem a permanecer constantes na história da humanidade.

chele 20/02/2023

Enfim
Não tenho muito o que falar sobre o livro. Tem uma leitura fluída e gostei de ter lido o livro, mas nada além disso.

Mauricio Skoober 18/02/2023

Resumo: Vida, Liberdade e Propriedade
Bastiat nos relata em seu magnífico livro que existem direitos fundamentais: Vida, liberdade e propriedade. A lei deve garantir esses direitos. Como a lei não oferece isso, ocorre a espoliação e com esse desequilibro, prejudica todo o curso da humanidade, gerando grandes mazelas. A crítica ao socialismo é que se imputa a um ser ou grupo de pessoas que tomas as decisões. Por que esse grupo seria melhor que as decisões individuais?
Considero esse livro, um excelente início e embasamento do pensamento liberal. Faz uma crítica ao governo e possui comentários da nossa realidade brasileira. Haja vista, é elucidado exemplo no brasil da lei não sendo respeitada e gerando consequências.

Gustavo446 06/02/2023

O livro foi escrito no século XIX por Frédéric Bastiat e nesta edição traz comentários de Jacob Petry para contextualizar as ideias para o Brasil atual. Nos mostra como a lei é utilizada para controlar a sociedade, sua forma de viver, reprimindo-a e aumentando as injustiças sociais. Para o pensamento liberal, a lei deve existir única e exclusivamente para garantir a liberdade individual de cada um, ou seja, garantir a justiça.

Reccanello 12/01/2023

A lei como garantia da liberdade negativa
Escrito pelo economista francês Frédéric Bastiat em 1850 (mesmo ano de sua morte), o livro "A Lei" é antes um chamado à responsabilidade individual que um manifesto liberal. Nele o autor afirma que cada pessoa possui o direito natural de defender sua pessoa, sua liberdade e sua propriedade e, numa linguagem absolutamente simples acessível, sem tecnicalidades, explica que o Estado, sendo a substituição das forças individuais pela força coletiva, tem a única função de garantir às pessoas suas liberdades e propriedades, de forma a fazer reinar entre todos a justiça. Pelo contrário, o autor nos demonstra que a lei se torna perversa quando pune o direito de autodefesa em favor de outro direito, a pilhagem legal patrocinada pelo Estado. Um ensaio de magnitude ímpar, que influenciou praticamente todos os intelectuais liberais e libertários desde sua publicação, é o trabalho pelo qual Bastiat ficou famoso e, atualmente, sua importância não se limita ao contexto teórico, mas à acertada previsão de que a inflação de normas pelo Estado, ao invés de proteger os direitos das pessoas, acaba por espoliá-las de seus patrimônios, ainda que por meio de subterfúgios ditos filantrópicos. Sendo um livrinho que vai direto ao assunto, recomendo para todos os que pretendem começar a entender a necessidade da defesa do indivíduo e do conceito (e prática) da liberdade negativa.

site: https://www.instagram.com/p/CnViQj2s5Wh/

Livinha 04/12/2022

Baita livro!
Quanto mais eu leio e estudo sobre a esquerda, mais eu tenho certeza de que não concordo com os seus ideais.
Um livro curtinho, mas com um potencial enorme!

felipe.demattos.94 22/10/2022

Necessário
Um livro curto, mas com uma mensagem clara e direta.
A Lei é a justiça, e a justiça deveria se ocupar apenas de organizar o direito natural de legítima defesa - proteger as pessoas, as liberdades e as propriedades.
É uma leitura que se faz necessária para os dias de hoje e como introdução ao liberalismo para que se possa formar um imaginário mais amplo sobre política e principalmente LIBERDADE.

LisboaPB 06/05/2022

Fiquei um pouco assustado com o desejo do fim da escola pública. Há um radicalismo bem utópico. Algo sem precedentes. Até que ponto a liberdade se tem para que a vida de todos não seja afetada?

Bruno.Puccinelli 21/03/2022

Mesmo escrito há muito tempo, seu conteúdo continua atual. Explica de forma incrível o qie está acomtecendo no mundo e no Brasil.

Marcio 29/12/2021

Atual
Ainda que seja escrito em 1850 de Frédéric Bastiat, o livro a Lei ainda é atual pois ideias não morrem e precisam se lembradas as primordiais , o direito a vida , liberdade e propriedade, no livro ele apresenta esses 3 pontos como fundamentais em uma sociedade e que qualquer coisa que seja contra isso é um atentado a toda a sociedade, para o momento que estamos vivendo é uma leitura essencial.

ToniBooks 28/12/2021

A lei como uma ação negativa.
"A Lei", do famoso economista francês, Frédéric Bastiat, é menos um manifesto liberal que um chamado à responsabilidade individual. Ao refletir sobre lei e justiça, o autor, já em 1850, anteviu a inflação de normas que, ao invés de proteger os direitos das pessoas, espoliam seus patrimônios, atrás de máscaras filantrópicas. É daqueles livrinhos que vão direto ao assunto.

gabilopeswb 18/10/2021

Ótimo para iniciar estudos políticos
Achei um livro ótimo para iniciar os estudos políticos, linguagem simples, fácil de entender, e os comentários do tradutor foram muito úteis.
Adorei as ironias do autor, e o livro também traz trechos de outros pensadores que enriquece a leitura.
Só não dei 5 estrelas porque o autor comenta que alguns direitos dos dados por Deus etc e eu não concordo com isso, fora isso é perfeito. Recomendadíssimo

Estefania 01/08/2021

Um livro muito bem escrito, mas a meu ver equivocado em relação as análises, principalmente quando se trata de direitos. Parece uma pessoa muito indignada com a sua confortável situação, com medo de ter que dividir o que tem com menos abastados.