A Luz Fantástica

A Luz Fantástica Terry Pratchett

Resenhas - A Luz Fantástica

Clio0 04/11/2023

Foram três anos para Pratchett lançar a continuação de A Cor da Magia, mas apenas dois meses se passaram desde que Duasflor e Rincewind escaparam com a ajuda de Hrun, o Bárbaro. No entanto, herois parecem pulular no Discworld e agora temos Cohen, o Bárbaro para ajudá-los.

Diferente do primeiro volume, A Luz Fantástica é mais uma sátira que uma paródia. Cohen, por exemplo, apresenta o que teria acontecido com Conan se ele tivesse de fato envelhecido com a mesma personalidade que tinha em suas primeiras aventuras.

A odisseia de Rincewind e Duasflor não se torna mais fácil com tal presença, ainda mais porque um grupo de magos tenta roubar o oitavo feitico da mente em que está escondido. O autor ainda fundamenta um dos preceitos básicos da magia desse mundo: magos não podem fazer sexo ou perdem momentamente seus poderes - o que explica uma série de psicopatologias no gênero e outros estereótipos como a gula e a timidez exarcebada.

Há várias referências, mas destaco aqui um grupo que aparecerá em outro livro muito mais popular atualmente: Belas Maldições. Morte, Fome, Guerra e Peste tem sua própria participação, assim como a aparição de Ysabell, a filha (sic) de Morte que terá seu próprio livro.

Quanto a escrita, é possível ver um salto no amadurecimento de Pratchett como escritor. Não apenas a trama é mais bem desenvolvida como os personagens têm personalidades mais características. Há também o incipiente uso das "Notas de Rodapé" que usado como recurso estilístico e narrativo, tornou-se marca registrada do escritor.

Recomendo.

Frederico.Andrade 18/09/2023

A continuação do primeiro livre é tão boa quanto . E fiquei pensando se será a conclusão das aventuras desses dois amigos inesperados.

Bel 313 28/01/2023

Um dos meus favoritos absolutos
Se dependesse de mim todo mundo leria Terry Pratchett!

A forma como ele satiriza histórias fantásticas e situações cotidianas do nosso mundo ordinário ao mesmo tempo que cria personagens extremamente interessantes é magnífica!

Sem falar que mesmo tendo lido várias vezes é o tipo de obra que te arranca boas risadas.

Andre 05/08/2022

A grande A'Tuin se lança numa jornada que pode levar ao fim do mundo e os únicos que podem fazer algo a respeito são Rincewind, o pior mago de todo o disco e Duasflor, o turista deslumbrado.

Essa é a premissa de A Luz Fantástica, segundo livro da série Discworld e continuação direta de A Cor Da Magia.

Puro suco do humor inglês que está para a fantasia assim como o Guia do Mochileiro Das Galáxias está para a ficção científica.

Victor 16/01/2021

Hilário e surpreendentemente sábio.
Finaliza a história principal do primeiro livro.

Todos os elementos que fizeram do primeiro, uma obra incrível e leve, estão presentes nesse também. Todo o humor, a quebra de expectativa, personagens exóticos e cenas hilárias surgem aqui novamente. E surpreendentemente, há também muitas palavras de sabedoria.

Como é uma série de livros curtos e praticamente isolados, vou degustando aos poucos. Já que devido à morte do autor, não haverá mais nada novo para ser publicado.

Onde quer que ele esteja agora, gostaria que soubesse que ainda nos faz rir com sua mente maluca e brilhante.

Luísa 11/10/2020

Engraçado e conclusivo
Segundo livro da série Discworld e a continuação de "A Cor da Magia". Dá um desfecho (ou assim esperamos) à aventura iniciada pelo mago Rincewind e pelo primeiro turista de que se tem notícia no Disco, Duasflor. Assim como o primeiro livro, é muito divertido, tem uma narrativa interessante e engraçada e obviamente conta com acontecimentos absurdos. Se após ler esses dois livros alguém ainda não quiser ter seu próprio baú de madeira sábia de pereira, é porque leu errado. XD

primuuu 14/04/2020

Comecei a série por indicação de uma amiga e que bom que comecei. Divertido e mágico. Duas combinações que adoro.

Bart 23/09/2019

A Luz Fantástica - vol 2
? Terry Pratchett?
Nessa continuação, as coisas não melhoram p/o mago Rincewind, o turista Duasflor e Caixa (é um baú com vários pés, mt fiel aos seus parceiros, mas q pula fora se sua existência estiver em perigo imediato).
Porém, o personagem q chama mais atenção é Cohen, O Bárbaro... Eu acho q é uma tiração de onda do escritor com o ator Sean Connery qnd participou do filme Zardoz -1974 (segue a foto), até mesmo nos diálogos Cohen fala - " chopa de chapo? Rapach eu detechto tomar eche trocho!" Kkkkkkkkkkkkkkk, não seria o 1° a tirar onda com o modo de falar do ator, e o personagem se veste parecido!
Ótimo livro... MAS, p/qm não gostou de "O Guia dos Mochileiros das Galáxias"... NÃO leia este livro!!

Fernando Lafaiete 13/11/2017

Discworld: A satirização da literatura fantástica!
***Não possui spoiler do livro anterior***

Descobri a série Discworld fazendo uma pesquisa no Google sobre clássicos da literatura fantástica. Minha primeira impressão foi: Esta série deve ser muito boa. Este pensamento veio junto com a descoberta e com o seguinte questionamento: Ela tem mais de 40 livros publicados, embarco na leitura ou deixo pra lá? - Por sorte, resolvi dar uma chance e não me arrependo. A primeira coisa que vocês precisam ententer é: Vocês não precisam ler os 40 livros. A série é composta por 4 arcos que podem ser lidos separadamente sem a necessidade da leitura dos arcos anteriores. Ou podem ler na ordem de publicação se preferirem. Os dois primeiros livros de Discworld (A cor da Magia e A Luz Fantástica) formam uma duologia e na minha opinião é uma boa escolha para começarem a ler esta série incrível criada por Terry Pratchett.

Discworld é um mundo plano em forma de disco que está apoiado em 4 elefantes gigantes que se apoiam no casco de uma tartaruga ainda mais gigante (A Grande A'Tuin) que vaga pelo universo. Esta visão de mundo é baseada na mitologia Hindu e é um aspecto divertido, curioso e muito bem explorado pelo autor.

Em A Luz Fantástica, continuamos acompanhando nossos dois protagonistas. O mago Rincewind e o turista Duasflor. Os dois personagens em questão são extremamente engraçados e entregam ao leitor momentos bizarros, diálogos cheios de sarcasmos e atitudes inesperadas. Rincewind é o mago que não faz magia. Ele foi expulso da Universidade invisível da magia logo após abrir O Oitavo, o maior livro de magia de todos os tempos. Após esta atitude insana, um dos oito feitiços do livro escapa e acaba se alojando em seu cérebro. Duasflor é o turista... Um cara que aparece do nada na cidade Arkh-Morpork procurando um guia turístico. Ele possuí obviamente uma máquina fotográfica, uma mala que possui várias pernas e que age por conta própria e muito, muito dinheiro.

Neste segundo volume, já nos é apresentado um problema. A Grande Tartaruga está indo em direção a uma estrela. Para salvar o Discworld os magos da Universidade invisível precisam do oitavo feitiço que está com Rincewind. Começa então uma caçada, onde a caça é o mago atrapalhado Rincewind que se vê desesperado diante desta situação e por ser muito covarde, acaba achando a todo momento que vai morrer. Já Duasflor (que contrata o mago protagonista como guia turístico) acha tudo muito divertido e fica feliz de ter várias chances de tirar fotos e conhecer gente nova. Ele acha que tudo vai terminar bem no final e não importa o perigo que surja, o importante é tirar várias fotos para poder colocá-las no álbum depois. Afinal de contas, para um turista, é isso que importa não é?

Discworld é uma série cômica, trágica e reflexiva que satiriza o cotidiano e que não perde a chance de tirar sarro de autores como Tolkien e C. S Lewis. A série também apresenta vários personagens que são as representações cômicas de personagens clássicos da literatura fantástica. Em A Luz Fantástica, conhecemos Cohen, O Bárbaro. Ele é o maior herói do mundo e é famoso por ter chegado aos 90 anos na profissão mais perigosa de todas. Se você ainda não se ligou, ele é baseado no icônico Conan, O Bárbaro.

Os diálogos e ironia de Pratchett me lembraram e muito os diálogos e sarcasmos de Desventuras em série. A narrativa é muito frenética e milhares de coisas vão acontecendo uma atrás da outra. Se você piscar você perde alguma coisa. Vários personagens surgem e somem do nada e a história continua em uma velocidade surpreendente.

Os vilões são um problema. Os mesmos são genéricos demais e não acrescentam muita coisa. Se os vilões dos próximos livros serão melhores eu não sei, mas por enquanto os que eu já conheci, deixaram bastante a desejar.

A série Discworld está mais do que indicada. É muito boa e excelente pra quem quer algo que seja pura diversão pra ler. Os livros são curtos e os personagens são maravilhosos. E pra quem tem pavor de prolixidade e narrativa que se arrasta, esta série foi feita pra você. E pra quem assim como eu é apaixonado por fantasia, esta leitura se torna "obrigatória". A magia está em todo lugar e transborda das páginas. Discworld se tornou mais um lugar fictício que eu adoraria conhecer!

Leonardo Gomes 04/11/2013

Discworld Brasil
Nova fan page criada para todos que gostam da série Discworld e outros trabalhos do genial Terry Pratchett! Visitem, curtam, compartilhem, participem!

site: facebook.com/pages/Discworld-Brasil/654211031285752?fref=ts

Fimbrethil Call 10/05/2013

mais mundos!
Sensacional esse livro que continua de onde A cor da Magia parou, como coisas impossíveis ainda acontecendo com rincewind e Duasflor às vezes merecendo levar uns tapas e umas sacudidas pra ver se acorda.

Lidiane 04/07/2012

"O Mal sempre tentaria roubar o universo, mas pelo menos considerava o universo digno de ser roubado." (p. 205)
Rincewind continua suas aventuras e conhece mais do que novos lugares, dessa vez ele descobrirá a si mesmo enquanto nosso amigo Duasflor continua colecionando lembranças e emoções dessa viagem inesquecível.
Como sempre a irreverência e o humor critico de Terry se fazem presente nessa história onde continua contando as aventuras das aventuras de um mago chinfrim e um turista pelo Discworld.

Gláucia 09/07/2011

A Luz Fantástica - Terry Pratchett
Li esse livro meio a contra gosto, pois não tinha gostado muito do primeiro volume da série, A Cor da Magia. Mas me surpreendi agradavelmente, é extremamente divertido. Uma espécie de sátira aos livros de fantasia.

henriqueiron 10/06/2011

Mais um de Terry Pratchett
A leitura é leve e fluente e a história, empolgante, fazendo com que você só queira parar quando chegar à última página. Com certeza você irá dar boas risadas e até mesmo algumas gargalhadas, então tenha cuidado ao ler esse livro em lugares públicos. Esse é um livro que fará você se divertir, ou você não acha divertido ver que Morte aguarda pacientemente no além jogando truco com seus companheiros Peste, Fome e Guerra, esperando o Dia do Juízo Final.