Amor em Istambul

Amor em Istambul Shay Nuran

Resenhas - Amor em Istambul

Amanda 19/09/2020

Apaixonante e incrível
Quando li a sinopse e vi uma alusão à cultura turca, eu fiquei muito curiosa por esse livro, afinal ele foge do eixo Europa-EUA - e recentemente Brasil - que eu costumo ler. E conforme as páginas foram passando eu fui me encantando pelo amor puro e encantador de Murat e Ayla Erdogan.
A clã Erdogan é uma família tradicional turca que leva suas regras ao pé da letra, obedecendo ao patriarca e seguindo seus preceitos. Além disso, ela assim como a Turquia, é uma família laica e todos podem escolher seguir a religião católica ou muçulmana (predominantes no país) após receberem os ensinamentos do patriarca do clã. Ao início logo sabemos que 2 regras são primordiais: todos devem obediência ao patriarca que pode ditar desde o nome até em que casa a criança irá morar e que na família Erdogan não é permitido relacionamento entre consanguíneos (primos).
Murat Erdogan é o neto mais velho do general Mustafá e isso o torna o tutor dos primos mais novos de sua geração, atualmente composta por Ayla, Orzan e Derya (essa última sua irmã). Ele sempre leva as regras como sinal de honra e as segue fielmente. A única capaz de tirá-lo da sua sabedoria e conforto é Ayla, a prima rebelde. Devido a seu insano desejo por ?liberdade? e algumas loucuras na adolescência, o avô o coloca como tutor em tempo integral e ele passa a viver com os tios na casa de Ayla. O que ninguém esperava era que esse carinho e cuidado fossem se transformar em uma paixão avassaladora. E mesmo sem ser correspondido e sabendo que não poderão ficar juntos, ele não consegue evitar os ciúmes que sente de qualquer um que chegue perto dela.
Ayla Erdogan é uma mulher de personalidade forte, até meio infantil, mas muito centrada e com um desejo de liberdade intrínseco na alma. Ela não se conforma de precisar pedir permissão para tudo, mas ao mesmo tempo não se vê abandonando o seio da família ou deixando Istambul. Tudo começa a mudar quando seu tutor, o tirano, deseja deixar o cargo. Ayla não sabe o que fez e não entende como Murat quer deixá-la sozinha. E quando um beijo muda tudo e ela começa a analisar seus sentimentos, vê que uma paixão impossível é muito perigosa para a paz da família.
Muitas intrigas, inimigos e ciúmes serão colocados na vida desses dois que precisarão enfrentar todas as regras se realmente quiserem ficar juntos. As histórias dos outros personagens também são muito interessantes, eu ficava torcendo o tempo inteiro para conhecer mais sobre Ozan ou Derya, quero muito ler os próximos livros. Fiquei encantada a cada página e torço muito para que a autora desenvolva novas histórias dessa forma. Apenas como aviso aos leitores: se em algum momento achar que as coisas estão meio paradas, não desistam, vai valer a pena depois. O livro é muito grande e pode causar essa sensação em alguns momentos, mas amei!

BrunaNascimento 18/04/2021

Que incrível esse personagem. A perfeição em tudo? Ayla também é libertadora por desconstruir a ideia de subserviencia da mulher árabe. Gostei muito da estória. Texto leve e prazeroso, no entanto muitas vezes achei demorado em seu desenrolar.

Livros Encantos 17/06/2016

Muray e Ayla enfrentaram muitas tempestades para enfim ver o sol brilhar e estarem juntos, um romance que vai te conquistar.
Amor em Istambul é um convite para acompanhar uma linda história de amor, conhecer um pouco das tradições de uma família turca e se apaixonar pelo lindo cenário de Istambul e Capadócia.

Murat, Ayla e seus primos Derya e Ozan, estão sempre juntos o Patriarca Mustafá comanda a família seguindo as regras de seus antecessores.
Murat sempre foi muito responsável, cuida muita bem de sua irmã e seu primo, assim como de Ayla por quem nutre um amor.
Ayla tem 20 anos está na faculdade e sempre prezou muito sua liberdade , podada por seu primo e Tutor Murat que não da folga.
Ambos cresceram juntos, sua alma pede por liberdade, se rebela, nem sempre segue as riscas as tradições da família.
Entre algumas brigas e implicâncias, Murat irá perder o controle sobre o desejo por Ayla, a partir desse momento a vida de ambos irá mudar em muitos sentidos.
Ayla até então não não entendia seus sentimentos por Murat, após o beijo aos poucos percebe o quanto Murat preenche seus dias e o significado desse sentimento por ele.

As regras da família não é permitido a união entre primos o que será uma grande batalha para Murat: seguir seu coração ou enfrentar regras e toda sua família para viver esse amor.
Quando enfim se declara, Ayla já está segura do que sente por Murat a força do amor de ambos é capaz de superar e enfrentar qualquer desafio para ficarem juntos.

Em meio a tradição da família Murat e Ayla irão lutar por seu amor, mesmo com tantas intrigas para separa-los. Me surpreendi com a força do amor de ambos, eles cresceram como pessoa e estão mais centrados em viver felizes um ao lado do outro.

Ayla que sempre prezou sua liberdade encontrou seu lugar nos braços de Murat, ela cresceu muito no decorrer da história, não deixou de ter sua personalidade forte, aprendeu a valorizar que o amor na verdade é nossa liberdade de escolha de ser feliz.

A autora nos presenteia com cenários lindos, um enredo muito bem construído levando o leitor a viajar e aprender novas culturas e religiões.

O foco não livro não fica somente em Ayla e Murat, o primo de Ayla, Ozan tem seu destaque assim como Derya que deixa o gancho para a próxima história.

Além de um lindo romance a autora aborda temas como ambição desmedida que leva um dos personagens a ter atitudes egoístas, teremos chantagens e um amor inesperado chegando de mansinho com Derya irmã de Murat .

A escrita da autora fluiu muito bem, não encontrei erros ortográficos a capa e diagramação está linda.

Blog Livros Encantos
Joyce

site: http://www.livrosencantos.com/2016/06/amor-em-istambul-shay-nuran.html

simone 06/12/2016

Maravilhosooooo❤😍👏
Bem o que dizer de Amor em Istambul, um livro que me encantou desde o início, um amor que apesar de todas as interferências e manipulações pra dar tudo errado se superou e a cada dia cresceu. Este livro nos ensinar muito e que apesar do mal que nos façam devemos perdoar e seguir a nossa vida de cabeça erguida sempre, por que o amor supera qualquer coisa 😍❤
#MuratAyla❤

Moon 17/09/2021

ME SENTI EM KARA SEVDA
Já disse que eu amo a Turquia? Me apaixonei pela cultura em 2015 quando assisti a minha primeira série turca (e que me introduziu à turquia) Salve Jorge tinha deixado uma imagem pessima da Turquia pra mim, mas ai veio fatmagul e mudou toda a minha visão a esse país incrível.
Aqui a autora nos faz embarcar ao verdadeiro dramalhão turco (quem assistiu Kara sevda e ezel sabe do que estou falando) .
A história nos cativa, nos faz torcer pelo casal principal. Não existe muita ação, mas o que nos encanta é o amor do casal, que sobrevive à inúmeras armações de um vilão bem blasé mas que nos faz ficar com raiva da cara dele. Nota 4.0. Amei a leitura 💖💖💖
Booleticia 17/09/2021minha estante
Já assistiu Erkenci Kus amg??

Moon 17/09/2021minha estante
Não amg. Eu gosto mesmo é de drama, nem a mais famosa das séries de comédia romântica me cativou (vulgo kiralik ask) de comédia eu só dei espaço pra SCP mas ainda assim abandonei. Infelizmente gosto de dor e sofrimento tipo essas que eu citei no comentário acima. Kemal e NIhan me acostumaram mal.

Booleticia 17/09/2021minha estante
Eita amg, vou procurar essa que você comentou pra assistir depois

Eunice28 24/01/2024

Que história linda, amei muito o livro, só achei um ponto negativo os capítulos são muito longos da um cansaço ler e nunca termina kkk

Rosangela Thomaz 16/01/2020

Amor Em Istambul- Shay Nuran
A autora me fez viajar até a turquia, em Istambul que fica as margens do estreito do Bosforo. O amor proibido de Murat e Ayla , por serem primos, me emocionou muito! Me foi apresentado o preconceito, a maldade e a violência que eles enfrentaram.Chorei e vibrei com esse trama e aprendi algumas coisas sobre tradições, junto com essa família turca! RECOMENDO ESSE LIVRO!

Dinara.Nogueira 26/01/2020

Amor em Istambul
Para o amor não existe barreiras, mesmo sendo proibido o amor entre primos Murat nunca deixou Ayla desprotegido, seu zelo por ela chegava ao extremo e para o amor foi um pulo, mesmo tendo que enfrentar a família eles nunca desistiram de buscar a felicidade

Rafa 20/05/2016

gostei muito do livro. ele conta a história de um casal de primos, que se apaixonam e vão contra sua família pra ficarem juntos. então, gostei do livro pelo tema e também pela autora. ela fez a gente se sentir dentro da turquia, os lugares, costumes, linguagem! foi uma pesquisa super bem feito, a autora tá de parabéns realmente. achei o livro comprido demais, em alguns momentos ficou cansativo, mas mesmo assim não foi nada que me fez querer desistir da leitura. recomendo pra quem quer alguma coisa mais diferente.

Paula.Mesquita 04/07/2016

Magnífico
Livro maravilhoso que nos faz viajar através da cultura turca. Lugares belíssimos, cultura extraordinária e totalmente detalhada.

Minha imaginação voou até Istambul!

@shippaesselivro 30/08/2016

Emocionante
Sou suspeita em falar sobre AEI...

Fekha 06/12/2016

Amor ou obrigação
Ayla é uma garota jovem que como tal faz loucuras para passar alguns minutos longe do controle de sua família.
Murat é o homem mais velho da sua geração e como tal é sua obrigação zelar pelo bem estar e reputação de sua família. obrigação que o está levando a loucura por uma certa jovem de gênio forte que está em seu poder. A tarefa se torna mais pesada ainda quando percebe que o sentimento que nutre por ela é na verdade mais que obrigação, a partir dessa descoberta ele tem que decidir se vai se deixar guiar pelo sentimento ou apenas fingir que o que sente não é nada.
Em uma cultura diversa da nossa a autora traz elementos importantes e alguns tabus como o romance entre parentes e o machismo do pais que apesar de estar sutil no livro ´uma característica de países com cultura muçulmana.
Um livro apaixonante envolvente que vai te fazer morar na Turquia ou contrabandear um turco para você.

Fáti Fah 18/12/2016

Simplesmente Perfeito
Simplesmente perfeito uma história que lhe envolve do começo ao fim ???
Ayla e Murat vai conquistar você
Shay é Maravilhosa nós detalhe você se sente como se você fosse um dos personagens.

Cris 05/07/2017

Uma história de uma família tradicional, com regras a serem cumpridas, mas tem sempre uns que não conseguem seguir kkkk. Essa é uma história de amor onde a preconceitos. Murat era o primo mais velho, então tinha como responsabilidade cuidar dos mais novos, Ayla era uma peralta sempre aprontando, deixando seu primo muito bravo......

LT 12/07/2017

Essa história é uma das melhores que já li, ela é intrigante e conta sobre uma família tradicional, mas, diferente de todas. A história é pessoal e íntima. O mais velho da família é o patriarca, é sábio e todos o obedecem. Uma família onde os deveres e obrigações são leis, e se alguma regra for quebrada existe o perigo de ser expulso e excluído da família e confesso que isso conseguiu chamar minha atenção do começo ao fim.

Vamos lá, espero vocês entendam um pouco do que estou escrevendo, o resto deixo para vocês lerem – risos.

Murat é o primo mais velho, sua responsabilidade era a de cuidar dos mais novos. Ele era centrado nas tradições e costumes, direto em suas atitudes, sério e rígido. Mas, sua prima Ayla sempre o tirava do sério com suas peraltices.

Ayla era uma garota sonhadora, sem malicias, todavia, sua ânsia em conseguir liberdade de qualquer modo, a qualquer custo, a deixava egoísta, e ela agia, mesmo que tivesse que passar por cima de seu primo Murat. Em suas atitudes não pensava duas vezes em colocar seus primos em perigo, que muitas vezes eram castigados por causa dela.

Como tradição manda, Murat era o tutor de Ayla, e como era difícil para ele essa tarefa, ela chamava muita atenção por ser bela, simpática e alegre, os garotos ficavam em cima e Murat fazia marcação cerrada, ele não gostava daquilo.

As brigas eram constantes, Murat não entendia seus ciúmes, também como não conseguia delatar Ayla ao patriarca Mustafá – seu avô –, pois tinha muito trabalho com ela, entretanto, tinha medo de que ele a punisse.

Ayla, por sua vez, sempre aprontando e deixando Murat tão bravo que ele vivia pressionando-a a fazer a coisa certa, mas ela era geniosa e tramava contra ele – era um pé de guerra sem fim –. Com os desentendimentos e por morarem na mesma casa, com o fato de que se viam toda hora, Murat estava tão envolvido que acabou apaixonando por Ayla. Porém... isso não podia acontecer, não em sua família. Primos consanguíneos não podiam ter um relacionamento e muito menos casar, assim era a lei!

Não aguentando mais, Murat não tinha como solucionar seu problema, estava cada vez mais difícil ficar perto de Ayla, portanto o mocinho resolveu conversar com o patriarca da família, contou sobre seu amor por sua prima, apesar de ser repreendido, osso não mudaria os seus sentimentos, seu amor por ela não ia passar.

“Murat, a união entre primos foi proibida em nossa família há muito tempo pelo meu bisavô, que era católico. Apesar de a sua religião não proibir essa prática, a união nunca foi bem vista entre os seus. Abrir mão disso é abrir mão das regras e tradições da família.”

Como Murat era um homem honrado, resolveu afastar-se de tudo e de todos. – Suspirei, gente... Esse homem não existe!

Ayla não sabia o que estava acontecendo, apenas o fato de que Murat havia sumido. Ele não atendia o telefone e não respondia suas mensagens, ninguém contava para ela para onde ele foi. Ayla entrou em desespero, estava em conflito, ela não entendia seus sentimentos, trocaria sua liberdade pela volta de Murat, mas de uma coisa ela tinha certeza: amava-o.

Depois de algumas umas semanas, Murat volta para participar de um casamento na família, e lá encontra Ayla – Nossa, foi o tipo de encontro de tirar o fôlego! –, os dois, naquele momento, perceberam que não poderiam mais viver um sem o outro.

Contra todas as tradições, Ayla e Murat foram morar juntos, isso parecia à coisa mais certa a se fazer, pois não conseguiam viver separados. Porém, no entanto, todavia... foi aí que começou as intrigas, as para valer! Um membro da família muito próximo estava tramando pelas costas dos dois – um lobo em pele de cordeiro.

Ayla e Murat lutaram muito contra as situações que colocavam a prova seu amor, mas tudo estava dando errado: brigas, ciúmes – que sofrimento. Quando finalmente venceram essa batalha, veio à última cartada do inimigo para separa-los, e? Eu não estava aguentando mais! Preciso ressaltar que o desfecho é interessante. Eles descobriram a armação, mas o estrago já havia sido feito...

“Você me ensinou a ouvir meu coração, Ayla, a cofiar no que ele diz. Agora preciso que se lembre disso e ouça o seu. Você sabe que eu seria incapaz de te trair. Eu te amo demais.”

Pessoal, vou deixar vocês curiosos: Por tudo que passaram, será que o amor é maior que a tradição familiar? Do que as intrigas? Do que as cicatrizes que estão carregando? Quem era o lobo do mal na vida deles? Qual o desfecho final dessa história instigante e viciante?

Os personagens são bem desenvolvidos, o enredo é narrado na terceira pessoa. Não notei erros ortográficos, e a autora tem uma escrita leve e gostosa. O livro trás um pequeno dicionário de termos sobre alguns nomes em turco que eles utilizam durante a historia, é bem legal! A capa é linda e nos apresenta o cenário da cidade de fundo. Não posso falar muito sobre edição, por ter lido a versão em e-book da Amazon.

Shay Nuran evidenciou bem as tradições familiares, dando destaque ao convívio, respeito e honra, o que mais salta aos olhos do leitor é o amor entre eles. A autora explorou um pouco Istambul, onde a história se passa, na Turquia, nos apresentando suas maravilhas.

Shay Nuran é brasileira, atualmente mora em Recife com seus pais, ela é pedagoga e turismóloga. Esse é o terceiro livro que escreve e eu adorei!

Fica dica! Leiam, para saber o que realmente acontece no final, final feliz ou não, é uma história deliciosa. Viagem junto com os protagonistas nesta história emocionante e esperem... Pois vem mais por aí! Vem mais da família Erdogan!

Até a próxima, pessoal!

Resenhista: Cris Santana.