Linguística Histórica

Linguística Histórica Carlos Alberto Faraco

Resenhas - Lingüística Histórica

Eloá Tainá 10/02/2024

Introdução à linguística histórica
Um excelente livro introdutório à disciplina e fornece um panorama geral da história da linguística histórica. Alguns pontos carecem de exemplos para os alunos que fazem uma leitura autônoma, mas nada que impeça a compreensão do geral.

Rony 15/02/2023

“Uma introdução ao estudo da história das línguas”
Este é o subtítulo do livro de Linguística Histórica de Carlos Alberto Faraco e resume bem o que o livro se propõe a ser. É um livro muito bom para começar a estudar sobre o tema. Eu tive que ler alguns capítulos durante o semestre anterior para uma disciplina e decidi (acertadamente!) ler o livro inteiro nas férias, assim como alguns outros que eu estou bem interessado. Sobre a leitura, Faraco é bem claro e vai conduzindo o texto bem didaticamente. O fato de já ter tido aulas de teorias linguísticas facilitou bastante a leitura também. Super recomendo para os estudantes de letras que gostem de linguística histórica ou qualquer pessoa que queira entender mais sobre a mudança que as línguas passam na história.

William 24/07/2022

Introdução aos estudos linguísticos
Esse livro oferece aos leitores/estudiosos e amantes da língua portuguesa, um panorama da mudança linguística no tempo e no espaço, perpassando - ainda, a história da língua portuguesa , situando-a no vasto contexto da realidade heterogênea das línguas humanas.

Mareufq 24/04/2022

Bom conteúdo inicial, introdução aos estudos de lingüística e latim, recomendo para quem tem interesse e aos estudantes.

Mayara 03/03/2022

aaararrararararrararraarararararra
que chatice, me desculpe Faraco, MAS QUE CHATICE. ?Ah mas a história da língua blablabla? AAAAAHHHHHHH que chatice

Bruno Oliveira 17/06/2021

UM LIVRO DE INTRODUÇÃO PARA SUPERAR A SIMPLES NOÇÃO
Voltado originalmente aos alunos de Letras, este livrinho é uma ótima introdução à Linguística Histórica, campo científico relativamente recente, de poucos mais de dois séculos. FARACO, seu autor, lista muito bem suas origens e aplicações; ele resgata sua origem a partir de outras disciplinas cujo foco é a linguagem humana falada e escrita e elenca suas vertentes, seus pormenores, suas linhas de estudo e filosofias próprias. É um livro para iniciados, seu texto é todo teórico, mas leigos e curiosos podem sim desbravá-lo. Contudo, faltou transcrever como se lê os fonemas lá postos, isso tornaria o livro ainda mais acessível ao público em geral. Mesmo assim, ainda é um ótimo livrinho de entrada à ciência da linguagem.

Isa Novas 07/04/2021

Livro indicado pela professora da pós-graduação na disciplina de História e Historiografia.
Ele mostra um panorama sobre o estudo da linguística histórica com metodologia científica.