O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Heliton 15/08/2020

A busca de uma pergunta a partir de uma resposta improvável.
Uma coisa é certa para se dizer sobre este livro: coisas bizarras são coisas normais, e quanto mais bizarras elas são, mais hilárias elas são, e o mais bizarro ainda é a pessoa que acha que isso é bizarro, bom, é ai que entra o Arthur Dent para nos representar como sendo uma pessoa normal no meio disso. Ah! faltou dizer das coisas normais, sim, essas coisas normais é quando coisas muito sérias estão prestes a acontecer! Mas, bem, é só pra descobrir que no fim essa coisa normal é só um bizarro ainda maior...é, só que estava bem camuflado. Ah! Faltou também dizer que no fim tudo acaba de forma normal, não o nosso normal, mas o normal daqueles que são bizarros, e que para nós também se tornou normal! Espera. Quando isso ficou assim?

Durante a narrativa é notório que neste universo uma simples ação é capaz de desencadear um série de ações menores ou até ações capazes de destruir um planeta inteiro, e a forma de como é abordado tudo isso é um tanto simples e sem grandes explicações, apenas acontecem. As situações estranhas que o terráqueo Arthur presencia durante sua jornada, junto com seu amigo Ford e mais outros personagens, deixam tudo muito cômico, esse é o ponto forte, tanto que se há um objetivo principal isso acaba não sendo o foco(adivinhe só) principal, ao menos tem o tempo certo de surgir. As mudanças rápidas de cenários (os planetas), por onde os personagens passam durante os capítulos enriquecem ainda mais esse universo do Guia, literalmente.

O autor por muitas vezes brinca com as palavras para dar aquele sentido cômico (volte para o primeiro parágrafo dessa resenha para entender) na história, e quando digo muitas vezes, são muitas mesmo. Os momentos, ou melhor, os muitos momentos narrados são bem descontraídos e bem humorados. É sem dúvidas uma longa jornada que nos mostra as diversas coisas inimagináveis que o universo criado pelo Adams pode conter, como por exemplo: descobrir que morrer de vergonha nao é só uma expressão mas sim uma doença que te mata mesmo! Que sua cama pode ser algo a mais do que só um lugar para dormir, ela pode conversar com você! Ou presenciar a pior coisa que pode acontecer quando alguém pergunta sobre a Vida, o Universo e Tudo o mais.
naho 02/10/2021minha estante
a melhor resenha q eu ja li na vida, sério

Bruno1409 17/04/2024minha estante
Moço, sou fã da sua escrita! Serio.

@aprendilendo_ 12/01/2021

Resenha de O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Com aproximadamente 780 páginas, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias compila todos os 5 livros da saga escrita por Douglas Adams, a qual conta a incrível história de Arthur Dent. Na trama, minutos antes da Terra ser destruída por naves extraterrestres, o protagonista descobre que seu excêntrico amigo, Ford Prefect, é na verdade um alienígena, o qual passou os últimos anos em nosso mundo reunindo informações para seu trabalho como pesquisador. A partir disso, quando os companheiros conseguem escapar a tempo da extinção da raça humana, passamos a acompanhar sua jornada completamente imprevisível, a qual passa por restaurantes no fim do universo, guerras intergalácticas e a aparente resposta para todas as perguntas.

Em primeiro plano, há na obra uma singular junção de criatividade com bom humor, a qual é responsável pela imersão e mobilidade da história. Isso, pois, com uma vastidão de acontecimentos improváveis, capítulos surpresas, os quais fogem totalmente do enredo e descrições cômicas de locais diferentes do universo, a leitura se torna uma espécie de montanha russa literária, repleta de adrenalina e sem nenhum momento de sossego até o fim. Nesse contexto, outro ponto que reforça esse elemento é o carisma dos personagens, estes, caricatos e diferentes entre si, responsáveis por criar uma diversidade de absurdos de comunicação e momentos divertidos. Assim, o maior acerto da obra surge da forma como o escritor, ao narrar a trama, brinca com a própria criação, utilizando-se de piadas internas com o leitor no decorrer das páginas. Como consequência dessa incrível intertextualidade de Adams, é gerada uma forte empatia, não apenas com os sujeitos da história, como igualmente com o universo fictício e seu narrador.

Por certo, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias não é um livro para ser levado a sério. Afinal, como dito por Douglas Adams no prefácio da edição, a obra certamente se contradiz em diversos momentos. Nesse sentido, infelizmente, surge o maior defeito da leitura. Apesar de realmente ser necessário um espírito descontraído para acompanhar os acontecimentos da saga, a partir do quarto livro a narrativa parece se perder em si e deixa diversas pontas soltas, causando um desconforto crescente. Isso acontece não pela falta de lógica, mas por uma escolha desanimadora de saltos temporais e “Deus ex machinas” repetitivos, os quais criam uma curiosidade enorme no leitor para saber suas consequências, mas no final não saciam suas dúvidas com explicações, gerando assim, um caminho pouco convidativo e muito forçado. Tal característica não tira o brilho da história, quanto mais o carinho desenvolvido no decorrer das páginas, mas certamente indica que, ao exagerar nas loucuras narrativas, Douglas Adams deixou de entregar uma obra a qual poderia ser muito melhor e mais encaixada.

Dotado de uma cativante narrativa e personagens memoráveis, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias facilmente se garante como uma das melhores ficções científicas da literatura mundial. Infelizmente, por se perder em exageros de enredo e pontas soltas, deixa de se tornar algo muito maior e quase sem precedentes. Isso, no entanto, não tira de si o grande mérito de, até os dias de hoje, inspirar grande parte da cultura pop e nerd com suas aventuras extraordinárias.

Nota: 8,8
Instagram: @aprendilendo_

Pedro.Gondim 12/01/2021minha estante
Você é ótimo!

@aprendilendo_ 12/01/2021minha estante
Obrigado pelo feedback, amigo!!

Loren Fernandes 14/01/2021minha estante

Loren Fernandes 14/01/2021minha estante
Eu li esse livro há uns 6 anos, porém, hoje, olhando para trás, percebi como a leitura foi massante e improdutiva e resolvi dar uma nova chance com o outro olhar mais maduro, e realmente deu certo porque a leitura está sendo muito proveitosa, agora aprendi a importância da releitura de algumas obras, nem sempre quando você começa uma leitura consegue experienciar tudo que ela pode oferecer. Já com "Harry Potter" aconteceu o movimento contrário, se tivesse lido já 6 anos atrás, talvez tivesse gostado mais, tentando ler recentemente acabei abandonando a leitura por achar extremante cansativa e infato-juvenil.

@aprendilendo_ 14/01/2021minha estante
Concordo, alguns livros só são realmente descobertos na releitura.

thaissav 25/06/2021minha estante
Que resenha boa! Me deu ânimo pra terminar esse livro kkkkkkk

deboraascari 29/09/2021minha estante
Ótima resenha, realmente concordo que a partir do 4° livro a narrativa deixa diversas pontas soltas e sem explicação. Mas o que não tira o mérito do autor de ter criado essa saga agradável de se ler.

Lizia.Yohanna 01/06/2021

Não foi o que esperava
Tinha muita expectativa nessa leitura, mas não foi o que pensei. Foi uma leitura que demorei bastante para concluir talvez por ser um gênero que não tenho muita afinidade, mais ainda sim é uma leitura válida.
Roberto 01/06/2021minha estante
Lizia, o que mais te decepcionou?

otaviano.thais94 01/06/2021minha estante
Xiii, sempre ouço recomendarem tanto ele que vou começar a lê-lo com altas expectativas que nem você ?

Lizia.Yohanna 01/06/2021minha estante
Não foi bem uma decepção, só acho que tinha muitas expectativas e o gênero não é um que me prende tanto, gostei bastante dos personagens mais achei a história um pouco confusa.

Aline MSS 10/08/2023

Não precisa entrar EM PÂNICO, pq vc NÃO entenderá NADA! ?
Uma das coisas mais nonsense q já li na vida. É o típico livro q do começo ao fim NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! É uma experiência e não uma leitura! ??

É simplesmente impossível resenhar oq aconteceu nesse livro. É ficção científica com pitadas do humor rabugento britânico e q com crtz não agradará mta gente. Tem q se desprender de qualquer raciocínio logico pra ler esse livro, já q nenhuma resenha disponível irá te resumir de maneira coerente oq se passa naquelas páginas. Sério!

Já começa q o livro se apresenta como uma "trilogia de cinco". Tipo? WTF? ??
É uma história q o começo não tem motivo, as aventuras não têm conexão, os personagens não fazem sentido, não existem explicação coerentes e o final parece o começo.

Tbm não é o tipo de livro pra ler sublinhando, pq o autor no msm parágrafo ou no seguinte já "desdisse" oq ele tinha acabado de dizer. Nada faz sentido e quem não tem isso em mente, com crtz não vai gostar desse tipo de leitura.

É ler e coringar! ? Não bebo, mas tenho uma imaginação fértil e gosto mto de Doctor Who, então me diverti com a leitura.

Oq tem no livro:
- São 5 volumes q não guardam mtas conexões entre si. Recomendo ler cada um intercalando com outros livros aleatórios p/ não se cansar!
- Poucas explicações p/ TUDO oq acontece;
- Mtas descrições e mtos diálogos;
- Poucos personagens;
- Viagem no tempo;
- Romance;
- Astrologia;
- Humor britânico (debochado, depressivo, rabugento);
- Citações cientificas sem qualquer embasamento teórico.

Li a edição capa dura da editora Arqueiro, q apesar de ser mto bonita é bem desconfortável pra manusear.

Recomendo essa leitura p/ quem não se leva à sério, p/ quem tem bom humor, não exige explicações p/ tudo e gosta de ter novas experiências literárias. É um livro pra sair totalmente da zona de conforto e eu dificilmente faria uma releitura.
Nilo10 10/08/2023minha estante
Melhor resenha hahahahahaha

Aline MSS 10/08/2023minha estante
???Obrigada, Nilo. Nem eu entendi! ?

Fabio 11/08/2023minha estante
Adorei a resenha Aline! ??????

Aline MSS 11/08/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

italomalveira 12/08/2023minha estante
Será que foi escrito a base de drogas? kkkkk

Aline MSS 12/08/2023minha estante
Ñ sei te dizer, Italo. Mas o próprio autor confessa q ñ esperava tanto sucesso e nem queria escrever esses 5 volumes. Ele msm diz q não se lembrava de mta coisa enquanto ia escrevendo, então tu já imagina a "bagunça" q virou a história. ??

Abelita.Azevedo 15/08/2023minha estante
Esse livro é tão sem pé nem cabeça! Vc resumiu tudinho o que eu senti lendo! Tirando a parte que se divertiu, pq eu não me divertir em nada kkkk ?

Aline MSS 15/08/2023minha estante
hahaha, eu te entendo Abelita. Esse livro não é nada democrático, por isso eu destaquei q quem for ler tem q se desprender de toda racionalidade. Eu me diverti, pq é na vibe Doctor Who. ???

Wesley - @quemleganhamais 16/08/2023minha estante
Li esse livro neste ano e sua resenha descreve bem o que senti e qual e experiência para o futuro leitor! Muito bom?????

Aline MSS 16/08/2023minha estante
Obrigada, Wesley. Tirando o robô, acho q tivemos uma experiência parecida com esse livro. É bom e ruim. ???

de Paula 21/01/2023

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Dei uma oportunidade para essa obra tão aclamada no meio da ficção científica e, tenho que confessar, que tinha um certo preconceito sobre o que a narrativa poderia contar, considerando a “simplicidade” do texto. Estava completamente errada e assumo meu erro!

Que livro incrível! Bem-humorado, cheio de filosofia e ciência, misturados com sarcasmo e ironia, o pacote completo para uma boa dose de diversão. Ri em muitos momentos com os personagens caricatos e extremamente humanos, a seu modo.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem reviravoltas surpreendentes, cheias de aventura e conduzindo o ritmo de emoção do início ao fim do livro. Maravilhoso e simples, um bom modo de ser introduzido no Sci-Fi para quem tem medo das outras obras.

“O Restaurante no fim do universo” apresenta, com muito humor ácido, as crenças humanas, além das sátiras com a verdade absoluta que rege o universo.

A busca pela pergunta primordial continua, vemos os personagens indo ao restaurante no fim do universo, buscando a mente por trás de toda a governança do universo e a origem da raça humana, o que aconteceu de verdade, pelo menos para Adams.

Divertido, crítico e reflexivo, uma ótima continuação para O Guia do Mochileiro das Galáxias. Falando no Guia, será que ele continuará sendo útil? O importante é ter uma toalha sempre ao alcance."

Em “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, a história foca em Arthur Dent e Ford Prefect, embora, neste seja bem claro que o terráqueo é o foco central da narrativa.

É apresentada uma aventura completamente diferente do que foi visto até então, com mais viagens no tempo-espaço, mostrando os heróis menos heróicos da literatura, afinal, eles não se importam o suficiente.

Achei que neste livro a narrativa vai ficando um pouco mais arrastada e em alguns momentos os detalhes ficaram meio confusos, muito embora, seja um bom livro e uma história instigante, com diversas referências a cultura pop e ficção científica.

O que mais me marcou foi uma música criada pelo Marvin, que falava sobre sonhos e cordeiros elétricos (Androides sonham com ovelhas elétricas?- parece que sim), além das diversas piadas com as cidades que o Paul Mcartney poderia comprar com as canções de Krikkit.

Esse livro tem uma alegoria relacionada a guerra e questões de conflitos, nos quais muitos não entendem o motivo e mesmo assim, continuam acontecendo. Deve ser porque a razão é muito bem argumentada, embora uma bomba pequenina, capaz de destruir todo o universo, estar perdida por aí é uma questão tão importante quanto a resposta, que pode ser 42.

"Até mais, e obrigado pelos peixes" é o meu livro favorito da trilogia de cinco do Adams. Achei magnífica essa leitura. Nesse livro, a narrativa é focada em Arthur Dent e o seu retorno a Terra, que não estava destruída como achávamos nós outros livros.

Neste novo capítulo da história definitiva há loucura, romance, questionamentos sobre como vivemos e a importância da vida, o universo e tudo mais. A grande revelação de Deus para o universo também é encontrada.

Sabendo da predileção de muitos, incluso a mim, o autor sinaliza sobre qual capítulo vamos encontrar Marvin e isso foi tudo para mim. Os golfinhos já não vivem entre nós, mas a sua gentileza permanece. Então, até mais, e obrigada pelos peixes!

Por fim, temos “Praticamente Inofensiva”, que aparenta não ser uma continuação, mas se torna no decorrer da narrativa. Tenho que ter muito cuidado com qualquer informação, porque acredito que spoilers possam estragar a experiência.

Vamos nos encontrar com os personagens de toda trilogia, mas a aventura, por mais que tenha a mão inteira de Ford Prefect por trás, acontece por conta de Random, uma garota aparentemente inofensiva, mas com um poder inigualável para o caos.

Discussões sobre a instituição familiar, sobre pertencimento e lar, achei o livro mais sóbrio, com a ironia comum do Douglas Adams presente, mas com muitas verdades importantes jogadas na cara do leitor sem dó, nem piedade.

Adorei a experiência de ler a obra completa, acho a contribuição do autor muito crucial para o mundo, por trazer muitas reflexões sobre o que realmente importa, de uma maneira muito peculiar. Entretanto, quem quiser ler o primeiro livro, que intitula toda trilogia, também consegue compreender a essência do que Adams queria passar.

E sobre os humanos, Ford Prefect pensa: "Se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios - pensou ele-, seus cérebros começam a funcionar." Talvez ele não estivesse tão errado assim.
Ruizuh 21/01/2023minha estante
Sempre carregue vossa toalha.

JAssica290 10/02/2024

Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias.O Guia nada mais é do que uma grande enciclopédia eletrônica de tudo o que existe. Ele é escrito por mochileiros que viajam por todo o universo, levando sempre consigo sua toalha; O guia percorre mudanças políticas, culturais e principalmente tecnológicas. Fala de assuntos reais disfarçados em ironias estonteantes. São situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas que se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia.

A.Maia 13/06/2020

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
O exemplar engloba 5 livros em um só e, com muita inteligência, o autor mostra o que acontece a Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, após a Terra ser destruída para sempre. O Guia do Mochileiro das Galáxias é um item carregado, pelos protagonistas, em aventuras por Galáxias e planetas com seres distintos. Conta, ainda, com trechos divertidos e um humor bastante curioso em cada situação vivida, extremamente criativo. Estão presentes também críticas e observações sobre a humanidade, além de trazer objetos, seres com consciência e acontecimentos marcantes!

Curioso, único e extremamente interessante são adjetivos bem enquadrados para tudo o que se revela nas páginas e, os pontos de ficção científica, fazem seu leitor refletir. No entanto, no terceiro e quarto volumes, as situações fogem do controle, por vezes de maneira maçante, e algumas abordagens com viés sem sentido. Como se o autor tivesse se empolgado muito com as impossibilidades de sua própria narrativa. Apesar disso, continua sendo um enredo que se interliga, inédito e de personalidade.

Eu conheci tal história através do filme lançado em 2005, e comecei a ter curiosidade em conhecer a narrativa. É visível, em seu fim, o quanto a estrutura de todo o texto e cada evento são importantes para se entender as mensagens e reflexões. Porém, não esperava tal finalização e fiquei bastante em choque com o que se segue.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Solinercia 12/03/2024

Uma jornada nada concisa
De todos os livros que já li na vida, esse e Neuromancer estão em igual nível em relação à loucura, mas de formas muito diferentes. Enquanto Neuromancer inova na questão narrativa, esse livro... Esses livros, no caso, criam uma nova construção de enredo.

Amarrado de forma perfeita, a história é quase que um atestado niilista, nada faz sentido, mas ao mesmo tempo é assim mesmo que deve ser. Devo dizer, no entanto, esse livro apresenta a ideia de forma que Nietzsche nunca conseguiria fazer (odeio esse cara).

É uma viagem genuína, uma comédia extremamente bem feita, e sinceramente, um dos textos mais interessantes que já li. A trilogia de cinco é, hoje, uma das minha maiores recomendações para os apaixonados pelo vazio (não ironicamente).

Essa é a resenha mais confusa que já escrevi, mas tá tudo bem. Assim vocês já sabem o que esperar da leitura ;)
Thay262 21/04/2024minha estante
Agradeço por sintetizar tudo que eu amo no Adams. Esses livros de tem uma pegada muito Nilismo + Surrealismo + Absurdismo. E entendo porque a maioria não gosta. Mas eu amo demais a forma como ele explora esses três conceitos filosóficos na obra.
P.s: não achei sua resenha confusa. Eu gostei.

Nilo10 04/07/2023

Guia definitivo do mochileiro das galáxias
Confesso que pra mim foi uma decepção. Iniciei o livro com uma expectativa enorme. Várias resenhas positivas falando sobre o humor e sobre a escrita do Douglas Adams. Infelizmente foi muito longe do que esperava.

No início, a criatividade e o humor são bem interessantes. Diferente de tudo que já experimentei de literatura. Mas com o tempo o humor fica muito repetitivo, os capítulos arrastados e a história sem pé e cabeça. Alguns dos livros terminei com a sensação de não ter entendido o que era o início, meio e fim da história.

É isso, não indico a leitura desse livro em formato único. Acredito que se ler de um em um e com espaço de tempo entre eles, pode ser mais interessante do que em um único volume.

Infelizmente não indico esse livro pra ninguém hahahahaha
Matheus1063 16/07/2023minha estante
Eu te amo pessoa que tem a minha mesma visão . Eu simplesmente tive um parto para terminar esse livro. Achei muito chato e longo e sem noção . Eu tava pra desistir já no último livro . É superestimado eu dei 2 ? e olha lá . Eu não gostei de vdd eu fui com sede ao pote e voltei com mais sede e raiva porque me decepcionou tanto que eu não recomendo a ninguém ( e olha que sou uma pessoa que lê de tudo )

Badlagirl 18/04/2020

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

O Restaurante No Fim do Universo

Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.

A Vida, o Universo e Tudo Mais

Arthur Dent passou os últimos cinco anos abandonado na Terra pré-histórica, mas ainda acordava todos os dias com um grito de horror. No entanto, talvez fosse melhor continuar nessa tediosa rotina do que ser arrastado para a sua próxima missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!

Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal - exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. Disposto a desvendar esse mistério, ele parte em uma nova jornada.

Praticamente Inofensiva

Após muitos anos vivendo separados, cada um em um canto mais insondável do Universo, Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco - mais uma vez - a vida de todos.

O livro mais superestimado que já li.
O livro 1 e 2 dos 5 foram os que mais gostei de ler. O livro 3 tem um enredo completamente chato, depois dele, concluir a saga foi por questão de honra.
Daniel.Matos 08/05/2020minha estante
Mano no livro 4 eu tava lendo só para acabar logo

Al 22/06/2020minha estante
Exatamente. Embora eu ache que o livro 1 é o único legal.

Brauns 23/06/2020minha estante
eu já não aguentei o humor com tiradas supostamente espirituosas e o excesso de nomes engraçadinhos do primeiro livro. vai ser tenso terminar tudo.

Everton MP 14/08/2020minha estante
Ja eu, não consegui terminar, empaquei no terceiro e abandonei ali mesmo, pra mim o melhor é o primeiro e o segundo tem poucas partes interessantes e legais. Como eu abandonei no terceiro, não tenho nenhuma vontade de saber como são os outros 2.

Davi 01/10/2020minha estante
Haha, vou terminar por questão de honra também. Com tantos reviews positivos e tanta fama, não esperava que os 3 últimos livros fossem tão enfadonhos.

Maria 14/10/2021

+1 da saga: por que não li antes?
uma viagem insana pelo universo cheia de humor com críticas levemente (ou não) descaradas. achei o estilo de escrita do douglas adams extremamente peculiar, ele narra a história como se o leitor fosse o personagem dele. é quase impossível de explicar porque faz a gente rir demais, os dois últimos livros perderam um pouco do humor, mas nada que deixe a leitura chata.

marvin, zhapod e ford são os meus personagens favoritos, sem paciência e com um extremo nível de reclamação, fazem a diversão do livro com o humor mórbido deles.

devo adicionar também que essa edição é completamente maravilhosa.

Rabelo 08/04/2022

*4.8
Simplesmente insubstituível.
Posso contar nos dedos quantos livros me fizeram gargalhar de rir tão quanto os livros do Guia me fizeram. Não dá pra por em palavras o quão bem escrito, surreal e inteligente esses livros são. E o melhor de tudo, você não precisa ser um gênio pra entender. Muito pelo contrário.
Douglas Adams consegue encontrar o balanço perfeito entre sarcasmo, ironia, conhecimento e bom humor. Uma vez ou outra te derrubando da cadeira com uma frase de arrazar corações.
Adoro como ele humaniza as coisas, é quase como se elas fossem humanas de verdade, tem tanta profundidade que não parecem objetos inanimados. Principalmente por ser um livro de ficção científica, ele puxa os limites da narrativa unicamente pra encontrar uma nova forma de te tirar uma risada gostosa.
A escrita é extremamente criativa e coesamente aleatória (isso não faz sentido, mas não consigo descrever melhor). Ele sabe criar um clímax e sabe muito bem quando acabar com um.
Os diálogos são IMPECÁVEIS e extremamente criativos. Eu não consigo, sério.
Os três primeiros livros são absurdamente bons, sendo O Restaurante no Fim do Universo meu favorito. Os dois últimos são um pouco fora do eixo, mas me apaixonei tanto (de novo) pela escrita e narração do Adams que as histórias continuaram me entretendo horrores.
Somente elogios pra esse cara.

lasthours 03/07/2021

O volume único e as 200 páginas de tudo que não importa
Vi muita gente dizendo que largou a saga, sinceramente, entendo todos vocês.

O primeiro livro é muito bom, nós ficamos intrigados com o que o Zaphod, está buscando e porquê, a nave de improbabilidade e a descoberta de todo aquele novo Universo por Arthur.

O segundo ainda mantém isso, um pouco mais enrolado, acredito que por ter esse vai e vem no tempo e as coisas improváveis que continuam aparecendo, mas o enredo ainda é bom e traz plots legais para perguntas que todos nós já nós fizemos um dia.

Mas o terceiro, esse realmente me pegou, terminei com a força do ódio, é o único que é realmente chato e você sente vontade de largar desde o começo.

O quarto nós começamos a ver uma variante do tempo, onde a Terra não explodiu, e eu amei voltar aos acontecimentos do primeiro, embora tudo continue meio inexplicável (mesmo fazendo sentido no contexto da estória.)

O quinto começa bem, uma realidade alternativa, se misturando com a primeira realidade que vimos, com acontecimentos bem interessantes como um novo guia, a filha do Arthur com a ********, mas o final, eu fiquei extremamente decepcionada, talvez porque não esperasse ou porque me fez sentir que tudo foi inútil.

Acredito que o que possa desanimar os que desistem seja os detalhes, as vezes temos um capítulo inteiro para dar detalhes de coisas que não precisamos e nem queremos saber, e é BEM detalhado, e as situações são TÃO fantasiosas que você cansa, mas também passei a ter a impressão que se um dia chegarmos a viagens no espaço-tempo, vidas alienígenas e interações intergalácticos, vai ser exatamente assim.

Um adento para minha personagem preferida e que se perdeu na estória (literalmente) Fenchurch, a magia que ela tem, o Douglas só sonhou para outros personagens. Trillian e Tricia, que são, mas não são a mesma pessoa, perfeita, nunca errou e nunca vai errar.
E também ao Ford, mas como o pior e mais chato, já começava os pov revirando os olhos.

Então a avaliação fica assim:

1. O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias. ????????

2. O Restaurante no fim do Universo. ????????

3. A Vida, o Universo e tudo mais. ??????

4. Até mais e obrigado pelos peixes.
???????? 1/2

5. Praticamente Inofensiva. ??????

GABRO 31/03/2021

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
"No início o universo foi criado. Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral foi encarado como uma péssima ideia". Entretanto, em meio a vastidão do universo existe, ou melhor, existia um planetinha azul, e nesse planeta surgiu um dos maiores guias de todos os tempos, O Guia do Mochileiro Das Galáxias. Nome legal, né? Esse guia trazia informações sobre tudo, como o universo é estonteantemente, estupendamente, inimaginavelmente grande.
Encontraria informações vitais sobre como se comportar em um desastre, sendo que só precisaria de uma toalha. Além disso, você descobriria a resposta sobre o verdadeiro significado da vida, do universo e tudo mais! Todas essas fantásticas, revolucionárias e surpreendentes informações só poderia ter vindo de uma mente grandiosa e lúcida.
Bom... sim, mas no momento em que teve essa tal ideia, o senhor Douglas Adams, se encontrava embriagado, caído em um gramado e um pouco deprimido. Deprimido não pelo fato de ter tido a ideia, mas pela falta de comunicação em que se encontrava e que precisaria de um bom guia.