O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Gustavogl 07/07/2021

Acabou a saga!
Basicamente Douglas Adams assinou um contrato que o obrigou a escrever este livro e ainda assim ficou bom. Momentos divertidíssimos como ele sabe escrever. Faltaram diálogos mais inesquecíveis, mas digo isto porque ele realmente elevou o padrão lá atrás. Um final inesperável como já era de se esperar.
Soph 07/07/2021minha estante
Ainda quero mt ler ele

Wesley - @quemleganhamais 08/07/2023

Para rir e não levar a sério
Esse é o livro completo com os 5 volumes da trilogia do "Guia do Mochileiro das Galáxias". Isso mesmo, 5 itens de uma trilogia. As piadas começam por aqui.
Arthur é um terráqueo que viajar "meio mundo" no universo com um editor do Guia, Ford.
O livro não tem uma linha cronológica fidedigna, e nem acho que foi escrito pra ser levado a sério. Para mim, o autor quis contar uma história e se divertir com ela, recheando com piadas sarcásticas, ironia, nolsense entre outras.
Existem mais personagens e o que mais gostei foi o robô chamado Marvin. Ele é divertido demais. Acho que me identifiquei pela melancolia e estado de espírito bem depressivo. Quando ele aparecia, dava boas gargalhadas.
Enfim, foi uma leitura longa, cheia de curiosidades e cuja resposta é 42.

Gustavo | @guh_santtoos 13/05/2021

Não entre em Pânico! ?
No primeiro volume do Guia conhecemos o terráqueo Arthur Dent, que escapa da Terra pouco antes de ela ser destruída. Quem o ajuda em sua fuga é Ford Prefect, um alienígena que vivia disfarçado entre os humanos. Juntos, os dois embarcam em uma aventura rumo ao lendário planeta Magrathea e pelo caminho conhecem outras figuras tão peculiares quanto eles. Em meio a bizarrices e fatos improváveis regados a bom humor, nossos desbravadores da galáxia descobrirão a verdadeira história da Terra e a resposta para uma questão fundamental sobre a Vida, O Universo e Tudo o Mais.

Essa edição que tenho em mãos reúne toda a ?Trilogia de Cinco? do Guia do Mochileiro, e confirmo que compensa mais pegar essa edição do que as separadas...

Douglas Adams é o autor por trás desta grande obra de ficção científica, e confesso que pra mim é a maior obra do gênero. Tem muitas idéias malucas, porém com um contexto genial.. cada situação absurda que o leitor vai presenciar junto de personagens muitoooo carismáticos, destaque para o robô Marvin (?)

O autor também tem uma sacadas muito bem humoradas, eu acho que eu nunca tinha tido uma crise de risos em um livro assim, pois é um humor tão inteligente que você ao mesmo tempo fica perplexo com aquilo e acaba achando engraçado.

Então se você curte ficção científica, daquelas bem malucas mesmo, vai adorar o Guia do Mochileiro.

Minha nota para cada livro:

O Guia do Mochileiro das Galáxias: 5?+??
O restaurante no fim do Universo: 5?+??
A Vida, o universo e tudo mais: 3?
Até mais, e obrigado pelos peixes: 5?
Praticamente inofensiva: 4?
L. M. Ferreira 13/05/2021minha estante
Tentei ler e queria ter conseguido, mas simplesmente não rolou :(

Julia @juleiturando 13/05/2021minha estante
Fiquei meio traumatizada com essa leitura qnd li p um trabalho escolar kkkk, n rolou p mim, confesso q pulei várias partes mas acho legal ver as pessoas q gostam

Julia @juleiturando 13/05/2021minha estante
Acabei desistindo e peguei resumão do livro e spoiler com uma amiga q tinha lido

L. M. Ferreira 13/05/2021minha estante
Eu curti a história, mas - igual a você, Julia - a leitura não foi pra frente. Confesso que fiquei bem perdida em algumas partes. Peguei o livro com a proposta dr ler algo fora de minha zona de conforto, mas acho que ainda não era a hora dele hahahah

Julia @juleiturando 13/05/2021minha estante
Digo o mesmo KKK , mas por não ter sido uma escolha minha na época (foi leitura obrigatória msm KKK), acabou n rolando e peguei certo ranço/trauma desde o início e fiquei completamente perdida na leitura.. mas sempre vejo alguém lendo e lembro daquela época kkkk, mas um dia pretendo ler algo do gênero novamente :)

Duda 25/06/2020

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias
Essa edição possui os 5 livros que fazem parte da série do Guia do Mochileiro das Galáxias. A história acompanha Arthur Dent em suas aventuras ao lado de Ford Prefect após a Terra ser destruída.

De modo geral a história é boa porém tem seus altos e baixos. Os dois primeiros e o último livro foram os melhores, onde consegui acompanhar melhor os acontecimentos e me divertir com os personagens, entretanto o terceiro e quarto me decepcionaram e não me cativaram tanto quanto os outros.

Victor 22/07/2020

A literal (e literária!) genialidade imaginativa de Douglas Adams
Diversão & Absurdos. Estas duas palavras resumem bem pelo que passa o leitor.

Há seis anos eu li a trilogia de cinco d’o Guia pela primeira vez, foi uma experiência ímpar. Até hoje eu nunca havia relido um livro, mas com a pandemia o meu ritmo de leitura disparou, de forma que este volume único, meu 48º livro em 4 meses, era o último que ainda não tinha lido em minha casa.

Adams nos apaixona logo de cara, se não pela história, pela sua forma de escrever. Suas bizarrices cômicas se refletem em cada frase, e o leitor se pega rindo das maiores baboseiras aleatórias que já leu. É divertido. É absurdo. É delicioso. O prazer de (re)ler o guia é algo pelo qual toda pessoa deveria passar ao menos uma vez na vida.

Entretanto, acho pouco recomendável ler tudo de uma vez. Você acaba se acostumando com a escrita e toda aquela magia divertida do começo acaba se assentando, não encantando tanto. Talvez seja melhor dar um intervalo entre cada livro, pro gostinho ficar sempre ali.

Jenifer Tertuliano 01/03/2021

4 estrelas e favorito?
Sim! Isso mesmo, um livro não precisa ser perfeito para ser favorito, ele só precisa te tocar e te deixar feliz (ou não) com a leitura.

É um pouco difícil falar desse livro sem dar spoilers, então vou tentar passar as sensações e sentimentos que tive durante a leitura.

O livro é muito divertido, mas divertido mesmo para te fazer rir (foi assim comigo) e querer compartilhar a piada com a pessoa mais próxima de você (foi assim comigo tbm), é cheio de referências à cultura pop, geek, a literatura e a música. O autor carrega no sarcasmo e no humor ácido de vez em quando, o que só enriquece e faz com que as críticas a nossa sociedade, religião e principalmente a nossa política sejam ainda mais verdadeiras.

O final do livro me passou uma mensagem de que não importa o que aconteça, nao importa quanto tempo passe, o que tem que ser será (independente da dimensão no espaço tempo que você esteja).

Leitura para descontrair e divertir. Mas antes de embarcar nessa aventura, não esqueça de pegar a sua toalha, afinal todo mochileiro que se preze conhece a sua importância.

Ps. retirei meia estrela pq os inícios enrolados dos livros me cansaram um pouco.

Debbye 15/07/2021

?? O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias ? ?
Comecei esse primeiro livro da série bastante animada, contudo, como lembrava grande parte do início da trama, as primeiras páginas foram bem lentas. Novamente, fui cativada pela narrativa rápida e divertida de Adams, assim como pelo caráter inusitado, e levemente bizarro da história. Com muito bom humor, o autor nos conduz por uma história surpreendente e chocante, além de fascinante. Sem se prender a descrições de pessoas e lugares longas, e sem qualquer pretensão de fazer sentido, O Guia do Mochileiro das Galáxias foi uma leitura rápida e deliciosa.

" Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoa capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema. "

M0N1_STARLIGHT 19/01/2023

Genial.
Embora seja um livro realmente grande, temos que levar em consideração que são cinco em um. Bom, a história realmente me surpreendeu, ela é simplesmente incrível, tem um humor único! Os personagens conquistam vc muito fácil, os momentos com o Marvin são muito engraçados. Super recomendo.

Erika 22/08/2020

O GUIA DEFINITIVO DO MUCHILEIRO DA GALAXIA
?Jamais, em hipótese alguma, deixe um Vogon ler poesias para você.?

Zeca 27/12/2020

Ficção científica excêntrica.
Uma das melhores leituras que tive esse ano, você se sente na pele de Arthur Dent, vivendo as loucuras que existe nesse universo extremamente excêntrico.
Murilo 27/12/2020minha estante
Porque não 5 estrelas? Estou com muita vontade de ler esse livro, parece muito bom...

Ester 17/06/2022

Eu amei os três primeiros livros, não gostei muito do quarto e até que gostei do quinto.
Mas enfim, a história é a coisa mais loucona e sem lógica que eu já vi. Muito bom recomendo

Marcelo.Sousa 07/05/2021

Lembro que quando estava escolhendo o próximo livro de leitura e li um comentário na sinapse deste, algo como " é incrível a forma que o autor nos faz rir" bastou eu ler a primeira folha deste livro que entendi por completo este comentário, é realmente incrível como ele nos faz rir e nos remete a imaginar se realmente é possível ou não que aquilo venha a acontecer.

Maikel.Rosa 29/12/2020

haja Aguardente Janx.
é muito difícil achar palavras da nossa galáxia que consigam descrever a "trilogia de cinco" de Douglas Adams, mas aí vão algumas tentativas: megavilhosa. flopinante. vertigolenta. estontilativa. extralumbrante.

os acontecimentos de "O guia do mochileiro das galáxias", "O restaurante no fim do universo", "A vida, o universo e tudo mais", "Até mais, e obrigado pelos peixes" e "Praticamente inofensiva" são exatamente como esses vocábulos: você sabe que nada daquilo existe, que são totalmente absurdos e estruturalmente impossíveis, mas de alguma forma entende o que estão tentando dizer. é o milagre da descompreensão (ou de um peixe-babel).

meus últimos 5 dias foram desse jeito, mergulhando no caos hipnotizante de Arthur, Ford, Trillian, Zaphod e outros personagens curiosíssimos e descompromissadamente instigantes, cruzando o espaço e o tempo sem ter a mínima ideia do que estavam fazendo. quer dizer, quando as coisas finalmente pareciam fazer algum sentido, acontecia uma coincidência ou aleatoriedade que me faziam pensar "afe" e logo depois "que seja, quero ver no que vai dar essa loucura!".

colchões que vivem em pântanos, manadas de búfalos interdimensionais, robôs em crise existencial, lesmas beligerantes, consultores executivos e verdades universais duvidosas são alguns dos ingredientes improváveis d"O guia definitivo do mochileiro das galáxias".

minha impressão é que, se eu tivesse lido os livros de trás pra frente, o efeito seria praticamente o mesmo: uma vertigem cômica e a identificação com Arthur em sua tentativa eternamente frustrada de entender "em que parte do universo eu fui parar agora?".

Theresa 13/08/2020

Não entre em pânico!
Douglas Adams me surpreendeu nesse guia definitivo do mochileiro das galáxias, com um humor único, personagens maravilhosos e uma trama completamente inesperada.
A leitura ficou meio que forçada a partir do 3° livro, mas não perdeu o encanto.
Talvez eu seja meio lerda, mas esse final me deixou tipo: "Quê!?"
Ah, e a resposta é 42.

Patrícia 01/04/2021

Essa foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto, nessa edição temos os cinco volumes dos livros dessa série e com certeza o primeiro foi o que eu mais gostei e li super rápido mas nos próximos eu fui perdendo o ritmo e a leitura acabou demorando um pouco mais que o esperado.
O humor é muito bom, em vários momentos eu ri mesmo e apesar de ser um livro com um universo longe da nossa realidade, ele nos trás algumas opiniões que dá sim pra trazer para o nosso mundo.
Depois que terminei a leitura eu percebi que para a minha experiência ter sido melhor eu não deveria ter lido todo de uma vez e quem sabe eu teria aproveitado e gostado mais da história.
Mas já fiquei muito feliz de descobrir a grande utilidade de uma toalha ?