O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Clodoviews 25/02/2023

TORTURANTE
Uma das piores experiências que tive em toda minha vida foi ler esse livro. Histórias contadas que não irão acrescentar em NADA na trama, exageradamente cheio de detalhes que não irão acrescentar em NADA, personagens que não acrescentam NADA. Impossível lembrar do parágrafo anterior de tão desnecessário que é. Simplesmente uma infinidade de ideias detalhadas jogas ao vento, que adivinha, não acrescenta e não faz diferença NENHUMA para historia. Simplesmente perda de tempo. NÃO recomendo a leitura.

Amanda 27/12/2020

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma via expressa interespacial, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa de campo para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço.

nico 05/03/2022

estranho e incrivel
Bom, eu amo Douglas Adams, adoro o jeito que ele escreve, mas é claro, as vezes pode ser meio irritante. Como o fim desse livro, mas tudo bem, o que importa é a experiência né kk (chorando).

Amei ler esse livro e com certeza ainda vou reler de novo!

Thay262 28/10/2023

Porque uns amam e outros odeiam Adams:
1) Douglas Adams une "Sátira, Paródia e Nonsense" de uma maneira muito cômica e irreverente.

*Sátira é aquela 'piada' engraçadinha e praticamente tranquila, mas que no fundo faz uma baita crítica reflexiva ao mesmo tempo (se você parar pra pensar nisso por alguns minutos).

*Paródia é sacanear algo pré-existente fazendo troça proposital (Adams vai zombar das "ficções científicas super sérias" que tem aos montes por aí e também vai zombar e debochar de tudo e mais um pouco, não duvide).

E o *Nonsense do Adams é definitivamente um "Surrealismo + Absurdismo" (um rompimento com a razão e ênfase em características oníricas [tipo a ilógica dos sonhos/ ideias tresloucadas] e nas Idiossincrasias [peculiaridade individuais e coletivas, que criamos, mas podem não ter nexo real] + a crença de que a vida e o universo não tem sentido exato e que busca-lo leva a um conflito, afinal a busca de sentido nos leva a questões existenciais, que tentamos racionalizar, mas até a razão, em algum momento, entra em conflito entre realidade e nossas questões subjetivas.

Se você não gosta de uma dessas coisas, não achará a coleção de Adams tão boa. Até porque falar do tom de Deboche + Surrealismo Absurdista na obra do Adams é quase como dar Spoiler da saga.

2) Se tem hábito de ler "enredo sério e estruturado", com heróis/mocinhos e anti-herois/vilões e a típica "jornada do herói" numa narrativa coesa, aquelas típicas, como é a maioria das histórias narrativas, pode ser que não goste ou estranhe inicialmente o "enredo tresloucado" + "todo o sarcasmo" de Adams, tem gente que nunca se adapta com o enredo Tresloucado dele e só curte os primeiros da saga, onde o Adams tava mais engajado. Mas tudo bem, cada livro impacta cada leitor de um jeito. Se Adams não for "sua praia" há muitas outras narrativas por aí diferentes do estilo dele.

O objetivo de Adams é realmente trazer um enredo tresloucado, cômico e cheio de deboche, então não leve tão a sério um livro cujo subtítulo é 'trilogia de cinco'. Se está buscando seriedade e 'enredo comum de ficção racionalista', esse livro não é para você, afinal.

3) Referências, Adams não é só "nonsense e besteirol inútil" como alguns leitores que não curtiram falam, pelo contrário, ele faz INÚMERAS referências de ciências Exatas à Humanas como quem faz malabares chapado em cima de uma mesa de bar. Sim, Adams é doidão, mas tem boas referências.

O "problema" é que Adams não vai ficar explicando as referências pras sátiras e deboches dele não; ou você "pegou a referência e riu dela" ou vai ficar sem entender mesmo. Ele não vai fazer de você mais "nerd", ele vai fazer sátira sobre variadas temáticas e quanto mais "nerd" você for vai conseguir captar e entender mais referências.
Você vai rir se; (1) gostar de sátira e (2) entender "de tudo um pouco" entre as críticas dele usando de temas da Matemática, Programação, Física (quântica e mecânica), Biologia, Psicologia, História, Filosofia, Sociologia, Sistemas de Crenças Religiosas, Modelos Econômicos, Culturais, Políticos, Burocráticos, Romance e etc, e você vai captar essas coisas se tiver repertório prévio e atenção a interpretação de texto.

E também, um adendo, quem lê o texto de forma literal vai achar tudo apenas muito louco e sem sentido do começo ao fim (oque para uns é motivo para dizer que o livro é bom, e para outros péssimo), mas ler de forma literal faz perder muita referência subliminar também, tanto quanto as satíricas (É uma das razões pela qual não é adequado a crianças, vulgo, menores de 14).

4) É interessante lembrar que isso tudo começou como uma série de "rádio-novela" e só depois foi compilada em livros a partir de 1979.
Justamente porque não era inicialmente uma coleção literária, daí o motivo de algumas pessoas "estranharem a escrita do Adams", é de se esperar que "estranhem" a escrita de algo que não foi pensado originalmente para ser um livro. Mas de todo modo, funciona nesse formato também. Não entendo também porque as pessoas se surpreendem com início e término de um livro cuja premissa era "A insignificante Terra ser destruída todas as vezes", e isso está no prefácio (então nem é spoiler) essa era a ideia base da saga, como um todo.

Por outro lado, até o Adams teve dificuldade em continuar a escrever a saga porque não era exatamente o foco dele. Como disse, era pra ser mini-série de rádio da BBC para os britânicos, não uma saga literária internacionalmente famosa. Roteiros pra séries (de rádio) e texto pra livros são coisas diferentes, e acho que Adams não tinha muita paciência pra sagas literárias tanto quanto pra script de roteiro, pegadas diferentes galera. Ele odiava os prazos de entrega dos livros. E a pressão que isso se tornou desajustava ainda mais os "parafusos" dele. Haha.

5) Adams não é exatamente um autor "fanservice", isto é, que entrega o enredo e desenvolvimento de personagens conforme o público quer. Pelo contrário, ele usa a obra pra expor oque ele realmente pensa, da vida, do universo e tudo mais, como autor, sem realmente se importar com a repercussão positiva ou negativa, e em geral dará rumos as tramas e aos personagens que vão estarrecer alguns leitores, principalmente aos adeptos de "final feliz". Eu particularmente gostei do término da saga como foi concebida e achei bem conclusiva, mas conheço quem odiou e finge que não existe 'volume 5'. Haha.

Então se você lê, mas é do tipo que não gosta de ser frustrado pelo autor nesse quesito de 'final relativamente feliz e bem estruturado para cada personagem', então talvez Adams lhe deixe a desejar no último volume. O fim é agridoce, uns adoram outros odeiam. Faz um baita sentido para uns, e para outros não.

6) Quem gosta de "Doutor Who" e "Rick e Morty" possivelmente vai acrescentar "O Guia do Mochileiro das galáxias" a seus favoritos.

Sabe-se que alguns textos do Adams para "O Guia" eram antes rascunhos de roteiro feitos por ele, e não utilizados, para a trama de Doutor Who (dizem que todo o livro 3 era na verdade um roteiro dele pra série). Ele pegou, repaginou, inseriu seus próprios personagens e reaproveitou partes do texto, isso meio que me ajudou a aceitar melhor o "contexto" do livro 3, haha.
Para quem curte, recomendo "Doctor Who: Shada" e "Doctor Who: Cidade da Morte" ambos escrito por Adams, para fãs Whovians fica aí a dica.
E também os criadores de Rick e Morty já afirmaram algumas vezes as influências do "Guia" em suas vidas e na obra, Adams é uma das muitas inspirações do programa. Então fica a dica também.

Quem já leu? Que não leu e topa ler Douglas Adams?
Como você vai saber se gosta se não der uma chance??? Eu sou da opinião que qualquer coisa vale a pena ler, nem que seja para ter críticas depois. Ler nunca é ruim, seja pra tecer elogios ou críticas, você no mínimo terá de discernir sobre a leitura que fez e isso já trás reflexões pra ti.

ATENÇÃO: nessa edição de volume único NÃO leia tudo de uma vez. Entre um volume e outro dessa coleção intercale com outras leituras suas, dê um tempinho entre um volume e outro (do contrário a leitura vai ficar cada vez mais maçante). O Guia do Mochileiro não foi feito pra ser lido "Duma vez" não!!! Sai dessa!
Vá com calma e, principalmente: "NÃO ENTRE EM PÂNICO".

Oque o Guia é pra mim?
Sou suspeita pra falar, porque eu gosto muito dessa coleção e se fosse uma resenha da minha opinião pessoal seria: em alguns pontos deixou a desejar, mas no todo eu amo, amo e amo. Me ajudou muito com a depressão, pois o sarcasmo do Adams faz-me pensar que talvez só esteja avaliando as coisas pela perspectiva errada, e ao invés de levar a vida, o universo e tudo mais tão a sério, talvez seja melhor levá-lo com mais bom humor afiado, como faz Adams. Eu rio e ao mesmo tempo reflito demais com a escrita do Adams, sem perder o senso de leveza. E isso é oque mais gosto na coleção.

Enfim, mas cada pessoa tem uma relação pessoal diferente com oque lê! E isso é muito particular de cada um.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/05/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
Lucas 19/11/2023minha estante
Quando terminei a saga li sua resenha, foi gratificante. Você conseguiu expressar em palavras a sensação boa, porém estranha, que tive ao terminar o quinto livro. Li também seu post no blog sobre a resposta ser 42, posso dizer, sem dúvidas, que gosto do seu jeito de pensar.

Thay262 19/11/2023minha estante
Puxa, me deixa muito feliz! Agradeço-te pelo feedback! É tão legal saber que alguém terminou a Trilogia de Cinco e curtiu da mesma maneira que eu! E seja bem-vindo ao blog!

João Carlos 30/06/2021

Resenha " O guia definitivo do mochileiro das galáxias
Sempre tive vontade de ler essa obra do Douglas Adams, e foi minha primeira leitura de 2021, o humor é o diferencial desse livro, apesar de achar boba algumas piadas, eu gostei do livro e me instigou a voltar a ter o hábito da leitura, uma leitura leve e divertida, meu volume preferido foi 3°!
Jacque 20/08/2021minha estante
Primeira pessoa que vejo dizendo que gostou do terceiro livro, geralmente esse é o que o pessoal menos gosta hehehehe tô pesquisando as opiniões do povo para ver se compro ou não nessa bookfriday, pq tá em promoção

João Carlos 21/08/2021minha estante
Kkkkk meus amigos tudo, preferem o 4°, mas sl, o 2° e o 3° pra mim foram mais divertidos kkkk

Jacque 22/08/2021minha estante
Bom saber! E acabei comprando mesmo, não resisti, tava mt boa a promoção e faz tempo que queria esse livro ???

Rodrigo 05/03/2023

Trata-se de uma leitura leve e divertida. O humor do autor é sensacional. Os três primeiros livros foram fantásticos. Já os 2 últimos deixaram bastante a desejar, sendo uma leitura lenta e sem muito acontecendo.

Emy 18/08/2021

Douglas Adams conquistou meu coração já na primeira página. Terminei de ler esse livro faz alguns dias e já estou sentindo falta. Um dos meus livros favoritos e que sempre vai ter um espacinho especial.

Giovanna.Souza 24/11/2021

não entre em pânico!!!!
guia do mochileiro das galáxias é um livro repleto de críticos à diversos assuntos, nele você vai encontrar críticas sutis (uma vez que o leitor tem que prestar atenção para percebê-las) sobre a indústria da carne, religião, governo, comportamento humano, entre outras coisas.
por ser um livro de comédia/ficção científica ele aborda muitos temas de uma forma divertida que não fica cansativo, o desenvolvimento é muito bom, e os personagens são muito bens construídos.
um ponto extra é que com o guia do mochileiro das galáxias você aprende tudo sobre o universo (inclusive a voar, a resposta ao universo, a vida e tudo mais, e o mais importante, o que aconteceu com os golfinhos), então se você está procurando um livro para desconstrair, dar umas risadas e mesmo assim refletir um pouco sobre alguns assuntos, esse é o livro perfeito!
Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Que legal!!!! Gostei muito da sua resenha.

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Provavelmente esse livro vai entrar na minha lista

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
A forma que vc o descreveu foi impecável

Lucas.Ishida 24/11/2021minha estante
Parabéns, vc é uma ótima leitora e te admiro muito.

Bia 24/11/2021minha estante
Uau, excelente resenha ?, vou ler quando tiver oportunidade

Mike Willian 06/10/2023

Finalizado.
Não tive uma experiencia agradável não.

Não é uma leitura ruim, os personagens são bem construídos, o universo é interessante, em muitas partes eu ri bastante ou me surpreendi com os acontecimentos insanos que a mente maluca do Addams desenvolveu, mas não funcionou.

É extremamente lento e maçante as vezes, é enervante como algumas descrições não dão em lugar nenhum. O sentimento constante de aflição não pela história, mas de perda de tempo mesmo, de tortura... Confesso que não fui de peito aberto, eu peguei o Guia Definitivo porque o contato que eu tinha com o autor era a adaptação do Dirk Gently feita pela netflix (que teve uma primeira temporada maravilhosa), mas a escrita tá bem longe do que experienciei na tv.

Fico surpreso e aliviado por ter terminado, não recomendo e não sinto vontade de ler outras obras do autor.
bardo 07/10/2023minha estante
Então eu acho que o que ocorre aí é um problema de edição, essa série foi concebida em volumes separados e o humor do Adams nem sempre funciona para nós brasileiros. Para além disso os volumes são irregulares, o primeiro e o segundo são mito bons, mas lembro que do terceiro pra frente a coisa não fluí tão bem. Lembro que parei no terceiro ou quarto uma hora preciso retomar. Dirk Gently acho que funciona melhor por ser uma série mais curta, não vi a adaptação mas li os livros e gostei muito.

Hugo 28/12/2020

Os dois primeiros são perfeitos, os três últimos são ruins.
Douglas Adams criou uma trilogia de cinco livros com uma história totalmente maluca, repleta críticas direcionadas ao modo como vivemos e com um humor ácido fantástico. Você não vai levar muito desse livro para sua vida, mas você vai dar boas risadas, isso eu tenho certeza.

Os primeiros dois livros são fantásticos. Neles, o humor de Douglas Adams estava no seu ápice e as situações vivenciadas pelas personagens vão fazer você rir do começo ao fim.. Ao mesmo tempo, você também vai ter uma reflexão ou outra com relação ao modo como vivemos, além de também ficar um tanto quanto confuso com a lógica completamente louca da história.

Infelizmente, por mais que seja triste admitir, a qualidade cai bastante nos últimos três livros. O humor de Douglas se perde, você dará poucas risadas e vai passar a maior parte do tempo simplesmente confuso com as histórias. Como dito anteriormente, desde o começo a história já era suficientemente maluca, mas ao menos antes você conseguia rir bastante com o humor ácido do autor, juntamente com suas críticas pertinentes.

Pelo fato de que os dois primeiros livros são simplesmente fantásticos, beirando a perfeição, o saldo final ainda é positivo, merecendo 3 estrelas. No entanto, confesso que foi trabalhoso terminar a leitura.

Recomendo, mas já aviso que ler os últimos três livros não vai ser fácil.

Cervas 22/07/2021

Diferente, mas não por muito tempo.
O primeiro livro é incrível. O jeito com o Douglas Adams escreve é muito diferente... até mesmo um pouco irreverente. Para uma primeira leitura, você sai obviamente fisgado pelo escrita e pela trama. Porém ao passarem os livros, a história continua não indo pra frente, e o motivo principal, a questão primária que motiva tudo fica meio que esquecida. Continua ok, mas vai perdendo força. Se fosse avaliar apenas o primeiro livro, com certeza avaliaria com 5 estrelas, porém ao avaliar o conjunto da obra como um todo é impossível fazer o mesmo pelo ritmo...
Juliana1915 01/08/2021minha estante
EXATAMENTE!

tomperadinha 19/11/2021

genialidade também pode se perder
Livro 1: Genial, artístico, piadas nerds completamente perfeitas e uma inteligência que explode todos os seus neurônios ao mesmo tempo, além de uma história sequencial que faz sentido, é divertida e fluida. 5 estrelas.

Livro 2: Possui uma sequência muito inteligente do primeiro livro e abre questões muito interessantes e cheias de aventura, com um sabor de quero mais. 5 estrelas.

Livro 3: A sequência se perde um pouco e não encontro as respostas das questões abertas no primeiro livro de jeito nenhum, o que me incomoda bastante, mas segue com os mesmos personagens, então faz sentido, mesmo sendo uma narrativa mais fraquinha. 4 estrelas.

Livro 4: Surgem personagens novos que desaparecem no livro 5 sem um motivo aparentemente (já que o livro acaba com um plot que te faz esperar uma sequência da história). Isso me incomodou, além de ficar uma coisa bem aleatória porque não encaixa nas narrativas iniciais. 2,5 estrelas.

Livro 5: Personagens aleatórios surgem com uma história legal, porém incompleta. Pensei que teria as respostas das coisas abertas no livro 2, porque volta pra uma narrativa parecida, mas depois começa com uma aventura diferente que achei má construída. 2,5 estrelas

No geral, tem referências muito inteligentes e é muito interessante.

Ed Batista 16/05/2020

Indescritível
O melhor livro que já li na vida. O primeiro livro é um pouco parado, mas após ele o universo se expande e não para de ter passagens completamente alucinantes. (Não creio que seja do gosto de todos)

Fábio Morcego 10/03/2023

Após terminar a leitura, ainda fiquei com a impressão que o que vale mesmo a pena são os livros 1 e 2. Sinto em desapontar os fãs da série, mas os outros parece que o autor perdeu a mão, fico achando que foram escritos por pressão da editora porque a franquia era dinheiro certo, ou algo assim.

André 28/01/2022

Não se esqueça da toalha... porém foi esquecida a essência.
Comecei esse livro com as expectativas lá em cima, afinal "O Guia do Mochileiro da Galáxias" era um livro que eu queria ler faz tempo, super aclamadíssimo e que junta duas coisas que eu gosto bastante: ficção científica e, principalmente, o humor.

O primeiro livro é simplesmente perfeito, a história é muito bem construída, os personagens são super carismáticos, as tiradas são sensacionais e a gente consegue se localizar no meio de toda a bagunça do livro - bagunça essa que não é nem um pouco um defeito, muito pelo contrário, se não fosse pela bagunça DUVIDO que o livro seria tão bom.

Já no segundo, eu achei que o rumo da história ficou mais embaralhado. Muitas idas e vindas, mas ainda conservando a essência da saga. O terceiro também é muito bom, e já dá pra notar nesse livro que a escrita vai ficando um pouco mais narrativa e menos humorística, o que NESSE LIVRO não me incomodou, porque o enredo compensa demais.

Agora, o quarto livro eu terminei na força do ódio, parece que esse livro foi escrito por uma pessoa completamente diferente. O livro anterior já tinha dado um bom final pra cada personagem, mas nesse volume parece que TODOS ELES perdem a essência. O enredo não coopera e é tudo meio chato, até as piadas não são tão boas como eram. ENfim, um horror.

O quinto, daí sim resgata um pouco dos primeiro livros. Também é mais paradão como o terceiro, mas desenrola a história muito melhor que o quarto. Se eu pudesse mudar alguma coisa nessa saga, eu tiraria de vez o 4o livro, dizia que os três primeiros eram a trilogia original e o 5o livro seria um spin-off pra fechar com a história.

Assim fica minha avaliação:
1 - O Guia do Mochileiro das Galáxias - ????? + ?
2 - O Restaurante no Fim do Universo - ??? 1/2
3 - A Vida, O Universo e Tudo Mais - ???? 1/2
4 - Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes - ??
5 - Praticamente Inofensiva - ??? 1/2