Destinos e fúrias

Destinos e fúrias Lauren Groff

Resenhas - Destinos e fúrias

xjjkyas 11/04/2024

Tenebroso
Meu deus, como pode alguém ter escrito uma bomba dessa?
De certo nem o próprio autor conseguiu compreender o que ele mesmo tentou escrever.

pitypooralfie 08/02/2024

"artistas! narcisistas! alguns disfarçavam melhor que outros, mas pareciam crianças paradas na beira do parquinho, chupando o dedo, observando os outros de olhos arregalados enquanto eram induzidos a brincar, um por um"

juro, não tenho vocabulário para explicar a grandiosidade desse livro. me apaixonei pela mathilde junto com o lotto, e senti meu coração se partir a cada decisão errada que o casal tomava. o início idílico e cheio de amor jovem aqueceu meu ser pouco romântico, e a parte da mathilde me trouxe abruptamente de volta à terra. foi uma montanha-russa de emoções fortes, e nem sempre eu soube apreciar devidamente o caleidoscópio de sentimentos que a lauren groff acomodou em apenas um romance. não dei nota máxima porque alguns personagens (colin) e situações me irritaram um pouco. mas acredito que esse é um livro que vale a pena ser lido e relido.

"[a oração de mathilde: deixe-me ser a onda. e se eu não puder ser a onda, deixe-me ser a ruptura no fundo. deixe ser aquela terrível primeira brecha na escuridão.]"

Ameninalarabooks 10/01/2024

Segredos de um casamento
Confesso que o começo é bem enrolado é difícil de ler, mas aos poucos você se apaixona pelos personagens e torce por eles a cada página e chora por eles também.
É um livro sobre sonhos e acima de tudo, sobre sacrifício em prol do amor( o que não necessariamente significa que não terá
consequências no caminho)
- Esse livro destruiu meu sono, me deixou irritada a ponto de querer jogá-lo pela janela.
Nota 5.
- Gatilhos: morte, luto, depressão
, infertilidade, suicídio.

anacasagrande 19/12/2023

Meio vibe "história de um casamento", daria um filme do 🤬 #$%!&
"Ele a amou primeiro pelo impacto que ela causou em meio à batida da música e à dança"

"Beleza como a dela cintila até nas paredes do outro lado do campus e deiza fluorescente as coisas em que toca"

"Ele já amava a risada que ela escondia, que ninguém mais veria"

"LoHo devoraria todas essas coisas. Tudo era beleza, tudo era abundância. Ele era Lancelot Satlerwhite. Tinha um sol ardendo dentro dele. E esse esplêndido tudo era o que ele estava fodendo naquele momento"

"Minha carreira terminaria antes mesmo de começar se todo mundo soubesse que sou uma lésbica gorda" coitadeeeee

"Ela lhe parecia uma artista que nunca tinha encontrado sua forma de expressão, experimentando diversas coisas, mas incapaz de encontrar uma maneira de comunicar sua urgênci"

"- O que é sucesso afinal de contas? - questionou Rschel - Eu acho que é poder trabalhar o quanto quisermos com algo que nos alegra"

"- 🤬 #$%!& .
- 🤬 #$%!& você sua caloteira.
- Temos até o fim desse ano.
- Vinte segundos.
...
- Perdoo sua dívida se você sair comigo.
- O quê?
- Sou rico. Você é má. Por que não?"

"Nada em si é bom ou mau, tudo depende daquilo que pensamos"

"- Você é um gênio.
- Então transe comigo.
- Com prazer."

"Sou um ator na pele de um framaturgo. Eu jamais não vou ser vaidoso."

"Querido, me desbrave."

"Você contém multidões"

"Em seu cais interno, o grande navio em que queria embarcar e partir de apito abafado. As cordas foram soltas. O navio saiu em silêncio pela baía, e Lancelot ficou sozinho em terra, observando-o afunfar no horizonte, obersvando-o sumir."

"Vozes marginalizadas, vozes de cor, vozes tradicionalmente reprimidas serão tão ouvidas quanto os de qualquer um, bafando as vozes dos chatos homens velhos e brancos do patriarcado."

"Ah pelo Deus de amor, para onde foi o tempo? [Um giro no sentido horário indo a lugar nenhum]"

"Complexa, a nossa Mathilde. Ela aguenta contradições."

"Fizera muitos cálculos mas nenhum envolveu sentir um tesão instantâneo que a deixou de pernas bambas."

"Ela passou a última semana do colégio com vontade de dar pra cada um daqueles garotos gostosos. Se pudesse terie engolido eles inteiros. Sorria muito para eles, mas os caras fugiam. Ela vivia, mas achava uma pena."

"Havia uma menina na séria acima dela na escola em Paris, baixinha, forte e obstinada.... Era misteriosa, tranquila, aquela que todas as outras cortejavam com berlingots e bandes dessinées. Quando ela estava brava, as palavras surgiam em seus lábios como chicotes. Ela usava seu poder com parcimônia" MINHA LÍNGUA É IGUAL UM CHICOTE, PLUPLA, PLUPLA

"a 🤬 #$%!& de uma campânula recatada, enquanto dentro de si havia um turbilhão"

"Talvez viver com medo expulse todos os diabos da pessoa, exorcismo por terror"

"Ficou óbvio que o garoto era ator. Tinha aquela postura convencida, a esperteza observadora"

"Ela sobrevivia a vinho e a açúcar. Havia meses porque, 🤬 #$%!& , nunca realmente tivera uma infância, e o que era o luto senão uma pirraça estendida a ser alivida com sexo e vinho?"

"Estou cruioso para ver como você vai mudar. Prevejo algo feroz ou completamente burguês. Você sera devoradora do mundo ou mãe de oito filhos."

"Trabalhe pra mim na galeria, vou treinar você e poderemos dominar Nova York."

"[Luto é uma dor internalizada, abcesso da alma. Raiva é como energia,explosão subita]"

"O magnetismo animal é real. Espalha-se por convecção corporal"

"Era toda animada por fora, mas vigilante por dentro"

"Ela fazia isso de novo, se precisasse. Para poupar o horror. Para se salvar. Ela fazia de novo e de novo e de novo e de novo e de novo e de novo e de novo se precisasse."

"Linguagem corporal é tudo. Pernas desengonçadas e atitude. Achei que eu estivesse olhando pro meu Dopplegganger de 30 anos atrás."

"[Ele conhecia; as coisas que ele não sabia sobre ela seriam capazes de afundar um transatlântico; ele a conhecia]"

"Você é uma Circe ao contrário"

"Sindrome do grande artista americano. Sempre maior. Sempre mais ruidoso. Lutando para conquistar o lugar mais alto na hegemonia."

"Algo nele era bálsamo para ela."

"Vá em frente e chore no seu vinho, mulher zangada, a meia vida de distância."

"O coração de Mathilde era um coração amargo, vingativo e rápido [verdade]"

" O coração de Mathilde era um coração bondoso [verdade]"

"A última centelha no cérebro de Mathilde a puxava na direção do mar, da praia abrasiva, de um amor ardente como uma tocha na noite quase imperceptível na costa"

"A tudo ele sobreviveu, como sobreviviam os ratos, as águas vivas, as baratas."

""Nossos filhos seram lindos pra calho" pensou ele olhando para ela"

Lavínia 25/10/2023

Primeiramente, foi um tipo de leitura que não estou habituada e por vezes deixava o livro de lado e desistia da leitura. Depois de insistir, finalizei o livro e confesso que o final é uma grande surpresa.

Duda 31/05/2023

Gostei bastando das reviravolta, fiquei de boca aberta ,porém n gostei pq as vezes mudada de tempo ou local e é difícil perceber
Leria livros similares a esse
Gosto de livros com reviravolta que me deixa de boca aberta
A cor amarelada das folhas

fabi.brasil 07/03/2023

Escrita linda! | resenha sem spoilers
Eu terminei esse livro ontem, mas achei que merecia uma resenha para os próximos leitores.
Como eu li outras resenhas antes de ler, fiquei apreensiva já que falavam que o livro é cansativo, e realmente é um pouquinho. Acredito que pelo fato dos acontecimentos da história demorarem um pouco pra acontecer, ou pela descrição muito detalhada.
Porém, apesar da demora, não dá pra desmerecer a escrita da autora, que é MUITO boa. É incrível a forma que ela usa as palavras e as conexões que ela consegue estabelecer entre a história.
Acho injusto apenas reclamar que o livro é demorado, quando há uma linda história dentro dele, ainda mais com essa qualidade de escrita.

Quanto a história, é realmente muito bem planejada. Enquanto eu lia, sentia que estava assistindo um filme dos anos 90. Parece uma história que estaria em um livro do John Green, escrita por André Aciman (autor de Me Chame Pelo Seu Nome).

Enfim, pra quem procura um livro rico na escrita (mesmo que demorado rs), eu super recomendaria Destinos e Fúrias!

Fernanda631 23/01/2023

Destinos e fúrias
Destinos e fúrias foi escrito por Lauren Groff e foi publicado em 15 de setembro de 2015.
Como é dedicado a narrar em detalhes um casamento composto por duas pessoas, cada qual com sua trajetória e personalidade própria, tal história obviamente tem dois lados. Sendo assim, a escolha da autora em dividir o livro em duas partes é extremamente adequada.
Destinos e Fúrias conta a história de Mathilde e Lotto, suas infâncias, como se conheceram, se casaram e todas as peculiaridades que envolve um casamento. A primeira parte é narrada pela perspectiva de Lotto, e apesar do livro não ser em primeira pessoa, conseguimos facilmente entende-lo.
Na primeira parte, intitulada "Destinos", o foco está sobre Lotto, e já de cara percebemos o quanto ele é privilegiado, e embora não seja má pessoa, fica evidente sua alienação com relação ao mundo ao redor (inclusive a esposa). Tal sentimento fica mais explícito ao leitor quando ele conhece Mathilde, e sutilmente percebemos que embora ambos se amem loucamente e estabeleçam uma parceria de sucesso, existe algo de inquietante naquele relacionamento.
Na segunda parte do livro, chamada de "Fúrias", ganhamos a chance de conhecer melhor Mathilde, até então apenas mostrada através dos olhos de Lotto como a esposa linda, prestativa , e, levando em conta a personalidade agitada e infantil de Lotto, "chata". O peso das escolhas e sacrifícios de Mathilde, vinda de uma infância emocionalmente deficiente, uma adolescência severa e uma juventude cheia de "calculadas limitações", atinge o leitor em cheio.
Compreendemos melhor o interesse dela em "polir" e agir como editora quanto à carreira de Lotto: não é apenas amor ou controle, mas, sobretudo se trata de sobrevivência. Embora, teoricamente Lotto seja o artista brilhante, é graças à mente calculista dela que o casal se sustenta e quando Mathilde se vê subitamente "livre demais" de todo o cuidadoso sistema que estabeleceu ao longo de vários anos, inevitavelmente entra em crise.
O Lotto é quase um acontecimento extraordinário da natureza. Esperto e perspicaz desde a infância, ele acaba perdendo o pai muito cedo e isso altera significativamente sua vida. Durante a adolescência, ele vive algumas outras experiências traumáticas, mas isso não tira sua alegria. Lotto, com o passar dos anos se torna um garoto brilhante e um jovem atraente, com uma energia que irradiava. Ele era um tipo de sol ou luz brilhante que atraía a todos.
É na faculdade que Mathilde entra em sua vida. Ela era toda misteriosa, tinha poucos amigos e apesar da beleza, não era o tipo de pessoa que vivia cercada de pessoas. Ela era bem o oposto de Lotto. Toda a origem de vida da Mathilde é um mistério até lermos sua perspectiva da história.
Um mês depois de começarem a namorar Mathilde e Lotto se casam. Ninguém apostava que ambos durariam, parecia fogo de palha e que em breve acabaria, mas contra todas as apostas, o casal prosperou e é ao longo das páginas do livro que vamos entender como deram tão certo.
O livro é dividido em duas partes como já citado, Destinos com Lotto e Fúrias com Mathilde. Ai vem o significado do nome do livro. A narrativa em Destinos é quase idílica (Forma do verso poético, ou melhor "poema curto"), a visão de mundo do Lotto é muito romântica, ele era um cara das artes, um ator que não fez sucesso, mas que se destacou em outra área que não vou contar exatamente qual é. Já em Fúrias é algo mais seco, real e cru. A sensação que tive foi de que tirei os óculos coloridos e entrei na realidade. O que acontece entre uma parte e outra é um marco muito importante e que justifica esse estilo narrativo.
A autora quis escrever de modo a ter dois pontos de vista sobre um casamento: a visão de Lotto (“Destinos”) e a visão de Mathilde (“Fúrias”). Sabemos que toda história não tem somente uma verdade, um lado, e, quando se trata de um relacionamento matrimonial tenho a percepção de que conhecer os dois lados se torna ainda mais interessante. Ainda mais quando esses lados parecem ser tão opostos como o título enuncia: destinos x fúrias.
Em “Destinos” somos guiados pela perspectiva de Lotto, o sol, o romântico, o aventureiro, ou melhor Lancelote. Narrado em 3ª pessoa, a narrativa aborda a origem deste personagem: seus pais, familiares, adolescência, faculdade, sua vida adulta e o casamento com Mathilde. Eu tive alguns problemas durante a leitura desta primeira parte e até cheguei a pensar em abandonar o livro. Isso porque a autora utilizou de uma estratégia de escrita chamada de fragmentação da forma, que nada mais é do que utilizar de tipos diferentes de textos dentro do texto. Para simplificar, o livro é um romance em prosa (diferente de poesia), mas há inúmeras passagens com trechos de crítica de jornais, e partes das peças que Lotto escrevia.
Lotto pertence a uma família rica que tem condições de lhe proporcionar uma vida segura e com várias oportunidades, mas a partir do momento que seu pai morre durante sua adolescência as coisas passam a ficar mais complicadas para o jovem. Novas experiências são vividas e percebemos o quanto Lotto é apaixonado pelas artes e literatura. Há várias citações desse tipo e para os que não conhecem fica muito difícil compreendê-las na passagem da história de Lotto.
O personagem de Lotto é bem intrigante, não conseguia sentir empatia por ele. Suas ações são bem compreensivas por tudo que ele passou durante sua vida, seus traumas de infância e adolescência, relacionamento com os familiares e depois as dificuldades financeiras durante o seu casamento.
Entretanto, a história de Lotto não fugiu muito daquele típico estereótipo do escritor / artista depressivo e mal compreendido.
“Fúrias” é a parte da história de Mathilde, a séria, a real. A narrativa também se dá em 3ª pessoa, e o tempo não é linear. Da mesma forma que conhecemos as origens de Lotto, também somos levados às origens de Mathilde, além de uma continuação do tempo presente da história, se é assim que podemos considerar.
O ritmo da narrativa de “Fúrias” é totalmente diferente de “Destinos”, com capítulos curtos e seus fatos a leitura se torna viciante e empolgante. Mas só faz sentido porque conhecemos alguns pontos pela perspectiva de Lotto na primeira parte.
A visão que Lotto tem de Mathilde descrita na primeira parte se contrapõe à visão que temos de Mathilde como sua esposa. Traumas de infância e uma vida cheia de mistérios ajudam a mulher a sustentar seu casamento durante tantos anos, e há inúmeras revelações e reviravoltas.
A forma como Groff vai tecendo a história é de uma leveza arrasadora, consegue penetrar na alma. Interessante ressaltar que, apesar de densa, sua narrativa é viciante e fluída. Porém, em diversos momentos você vai parar, fechar o livro e pensar. E isso é uma das melhores coisas que podem acontecer durante a leitura.
Acompanhar a triste odisséia do desgaste de um casamento pode trazer infinitos desconfortos. Groff foi certeira ao tratar sobre diversos temas recorrentes em uma relação. O modo como as situações são retratadas toca lá no fundo de tão reais que são. Além disso, o fato de termos acesso à “visão” dos dois lados, enlaçou todo o drama vivido por Lotto e Mathilde.
Enquanto as prateleiras são preenchidas por livros fantasiosos sobre relacionamentos, Destinos e Fúrias vem para colocar pés nos chão, para mostrar que as coisas não são flores como pregam os Best-Sellers. Groff tem uma escrita poderosa que penetra na alma e dá um soco tão forte no estômago que é preciso ser forte e continuar com a leitura.
Destinos e Fúrias é um livro extremamente contemplativo que traz a proposta simples de cobrir a vida de duas pessoas que vieram a se conhecer, casar e construir uma história juntas. Duas pessoas que à primeira vista parecem ter estabelecido a combinação perfeita, no entanto, a autora abre ao leitor uma vista panorâmica de cada detalhe, trama, subtrama e trauma que compõem esse "amor exemplar e duradouro". É uma leitura mais lenta, que deve ser realizada sem pressa, no entanto comove e instiga como os fatos corriqueiros da vida.
Destinos e Fúrias é intenso, forte, real e doloroso. Em resumo uma odisséia sobre um relacionamento a dois.

Irena Wieliczka 12/01/2023

Destinos e Fúrias
Comecei a ler esse livro em abril de 2021 e fiquei encantada com a escrita e com a história. Lotto, o protagonista, é muito parecido com uma pessoa que eu conheço e isso fez com que eu me sentisse mais próxima da história e como se eu tivesse conhecendo mais ainda essa pessoa.

Pouco tempo depois que comecei a ler o livro, comecei a ter crises de ansiedade (não por conta do livro!) que me afastaram desse hobby que eu amo tanto. Durante aquele mês de abril eu não li nenhum livro.

Depois de algum tempo consegui voltar aos outros mundos que a literatura proporciona, mas não consegui continuar Destinos e Fúrias. Durante esse período, tentei muitas vezes retomar de onde eu tinha parado, mas o livro não me encantava, a história ficou arrastada e toda vez que eu lia, me dava muito sono.

Esse ano, depois de tanto tempo, resolvi terminar esse livro pra encerrar de vez meus sentimentos ruins (e bons) sobre ele, como forma de dizer que enfim superei (o que é que eu ainda não sei).

A verdade é que esse livro não é tão interessante assim. A história tinha tudo pra ser incrível, mas a narrativa é muito arrastada e cansativa. Os personagens principais são muito intrigantes, mas a escrita faz com que a vontade de ler seja substituída por qualquer outra vontade (principalmente dormir).

Gostei muito do Lotto porque ele é humano: queremos sempre enxergar o melhor das pessoas, mas Lotto é horrível. Com um ego sem tamanho, mimado, perfeccionista, narcisista e tantas outras coisas que se fossem na medida certa, transformaria ele no melhor dos personagens. Gostei também da Mathilde, mas nem de longe é a melhor personagem.

Minha nota pra essa leitura foi totalmente com base no Lotto e nesse meu conhecido que é a personificação dele. Talvez a ansiedade e o momento em que eu estava quando comecei a ler Destinos e Fúrias fez com que eu me apaixonasse pelo livro e quando a paixão acabou, percebi que não era tudo isso. Aliás, não era nada disso.

Anna1524 13/12/2022

tentei muito gostar desse livro (e por um tempo eu até gostei) mas ele foi ficando muito massante, um final cansativo, tava quase dormindo pra terminar. foi totalmente pessoal meu 1,5.

Akkah 30/11/2022

Melhor Leitura do Ano
Destinos e Fúrias foi definitivamente uma das melhores leituras que fiz em 2022. Folhear suas páginas é como assistir a um concerto de música clássica, ou como contemplar silenciosamente uma artista pintando um quadro. É arte, é poesia.

"Os dois estavam com os corpos tão colados que, quando riram, a risada dele vinha da barriga dela, e a dela saía da garganta dele."

Paguei ele por indicação da @juandbooks e eu me recusei a pesquisar sobre o livro, achei a capa linda, mas evitei qualquer tipo de pesquisa de sinopses e resenhas, e que bom que fiz isso. Iniciei a leitura sem qualquer influência externa, de início achei a escrita difícil e demandou concentração, mas depois de algumas frases que me deixaram pensativo olhando o céu, eu comecei a aceitar o tom da dança que a Lauren Groff nos chama para dançar.

Destinos e Fúrias é poético, é cru, é floreado sem excessos em uma ficção assustadoramente real. Os personagens são absolutamente bem desenvolvidos, a escrita é uma obra de arte, é um livro que não te entrega as respostas da maneira mais fácil, nem subestima sua inteligência enquanto leitor. De fato não é uma experiência fácil, foge da maior parte do modelo de literatura contemporânea. Acaba sendo um romance de formação, com uma pegada que me remeteu Pessoas Normais e Uma Vida Pequena porem indo mais longe em aspectos que nenhum dos dois foi. Mas que, assim como esses dois é mal compreendido e injustamente avaliado.
A obra não tem um plot isolado, são diversos pontos de vista, diversas visões de mundo e de pensamentos pra dizer que essa seja uma simples história de um casamento. É por isso que digo que a história é real, é difícil imaginar que esses personagens com tantas camadas e complexidades não existam no nosso mundo.

"No remo, o barco dos novatos venceu o time oficial no treino, e ele foi promovido a posição de voga, estabelecendo o ritmo. Mesmo assim tudo continuava triste, mesmo após os botões despontarem nas árvores e os passarinhos voarem."

Achei que já tinha esgotado os bons livros esse ano, e que agora iria só cumprir metas literárias. Que grata surpresa encontrar o melhor livro do ano a essa altura do campeonato, estava precisando.

(texto retirado da resenha q postei no meu instagram literário @akkah.bookclub)

site: instagram.com/akkah.bookclub

Barreto 30/11/2022

Isso aqui foi BEM PESSOAL!!
Olha, não leve muito em consideração a minha avaliação.
Eu dei essa nota pq não me conectei com o livro e não foi uma leitura prazerosa para mim. Simplesmente não funcionou cmg.
Foi uma leitura arrastada pq não estou acostumada com ela, se você gosta de uma escrita bem detalhada e poética, você irá gostar desse livro.
Os assuntos tratados aqui são sérios.
Como disse ali eu não me conectei com os personagens, e na maior parte do tempo eu estava brava com as atitudes deles.

suzy 21/11/2022

Faz um tempo que li (2021), mas lembro que esse livro inicialmente não me prendeu tanto, achei a leitura um pouco cansativa, até um certo capítulo. Depois disso, me senti presa à ele.A leitura fluiu muito facilmente, e as metáforas que esse livro lhe entrega de bandeja. É simplesmente livro incrível, até hoje me pego pensando em algumas de suas metáforas.