Destinos e fúrias

Destinos e fúrias Lauren Groff

Resenhas - Destinos e fúrias

Eloisa 14/11/2022

Destinos e Fúrias
Mathilde e Lotto se casaram aos 22 anos, ele é dramaturgo e ela se dedica integralmente ao marido. O relacionamento dos dois é permeado pela arte e pelo amor, eles são um exemplo de parceria invejado por muitas pessoas.

Mas nem tudo são flores e festas, no início, o trabalho de Lotto mal pagava as contas, e sem ajuda da mãe, que não aprovava o relacionamento do filho, as coisas eram ainda mais difíceis.

Após longos anos, ele finalmente escreve uma peça de sucesso, que alavanca a carreira dele e proporciona uma melhora substancial na qualidade de vida deles.

Os dois vivem uma vida feliz, porém os segredos que Mathilde guarda de seu passado sombrio podem vir a tona e estragar tudo o que eles construíram juntos. O amor que eles sentem um pelo outro é posto a prova, será ele suficiente para que os dois superem isso e permaneçam juntos?

O livro é dividido em duas partes: a primeira é mais focada nele e a segunda nela. A primeira é muito arrastada e chata, a leitura não flui de forma nenhuma, não acontece nada muito interessante. Creio que qualquer pessoa que ler esse livro vai ter que se esforçar muito pra conseguir terminar ela, porque é uma leitura difícil, não pelo conteúdo, mas porqur o enredo não é nem um pouco cativante e não prende o leitor.

A segunda parte é melhor, aqui a gente vê que a Mathilde é muito mais do que uma esposa e mulher do lar, as coisas que essa mulher já fez deixam qualquer um de boca aberta. Nesse momento o livro se torna mais interessante, se ele fosse todo mais focado na vida dela seria bem melhor. Apesar de ficar mais interessante, não sei se vale a pena ler o livro todo só por essa parte, no fim pra mim a leitura foi mais cansativa do que prazerosa.

Jhennye 11/10/2022

Desperdício de tempo e dinheiro. Vi muita gente falando que a parte "Destinos" era ruim, muito confusa e sem sentido, mas que em "Fúrias" ficava melhor e que valia a pena continuar. Fui na fé e concordo com o que dizem sobre "Destinos", mas não sobre "Fúrias".
Achei um livro chato e leitura entediante. A autora promete tudo e não entrega nada. Não gostei e não recomendo porque ler até o fim exigiu muito esforço e quase abandonei a leitura várias vezes, mas sou o tipo de pessoa que começa um livro e vai até o fim por pior que esteja sendo, porque acredito que o final possa ser surpreendente.
Não foi o que aconteceu aqui. Foi uma leitura cansativa e monótona do começo ao fim.

isabela 24/09/2022

Segredos, Descobertas e Traição
A primeira parte, destinos, que se passa na visão de Lotto, chegou a ser insuportável e muito difícil de compreender em vários trechos, fiquei chateada achando que seria assim o livro todo, mas, a segunda parte, fúrias, que se passa na visão de Mathilde, me surpreendeu.
Ainda tenho minhas dúvidas de se realmente teve amor nesse casamento, mas apesar de tudo, acredito que se amavam.
Não leria novamente pois não faz meu tipo, mas o livro não é horrível, embora seja bem enrolado.

sofia 04/09/2022

O livro no início é confuso e denso, o que cansa, mas, definitivamente, vale a pena continuar.
Não entendia o propósito da autora nos primeiros capítulos, mas ao acabar, posso dizer que compreendi.
É pesado, em vários aspectos, entretanto, é um livro que aborda temas e situações críticas.
Senti quase que estava vendo a história de pessoas reais e não de personagens de um livro, porque de fato, é um romance real, não um clichê lindo.

Marilda 30/08/2022

Fragmentos e opinião
Penso que o livro questiona a “fórmula mágica” do amor.

A questão do excesso de foco na “imagem” me incomodou, muitas cenas de gordofobia mesmo (foi a única coisa que me fez ter vontade de desistir de ler).

O fato de Lotto não perceber as nuances da Mathilde, achar que o sexo era o ponto determinante do relacionamento. Lotto = boy lixo total!

Todo casamento é exatamente isso? Uma vida compartilhada, mas não exatamente igual, cada um dos cônjuges com o seu ponto de vista, talvez alguns segredos, na melhor das hipóteses meias verdades ou verdades não declaradas?

Gostei do fato de ter personagens bastante diversificadas evidenciando a figura feminina e discutindo a sua posição na sociedade contemporânea – como mãe (acho que as mães/avós/tias/irmãs merecem uma discussão à parte), esposa, solteira, heterossexual, homossexual, mulher colocando em dúvida um pretenso amor ao feminino – mito entre homens que se dizem amar mulheres – e o machismo ocultado pelo discurso romântico.

Priii Reis 22/08/2022

É sobre relacionamentos a base de dependência emocional, segredos e drama.
"Todo casamento tem dois lados.
Todo relacionamento tem duas perspectivas.
E as vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos"*

Não foi um livro fácil, diversas vezes intragável... Mas alguma coisa me fez continuar.
Talvez os segredos de Matilde,se Lotto ia sucumbir a depressão ou morrer naturalmente.Se eles iriam ficar juntos até o fim da vida...

Resenha:

A história é sobre um casal jovem que resolve se casar depois de duas semanas que se "conheceram". A mãe de Lotto com seu passado de oportunista, logo supôs que Matilde também era,ate porque investigou o passado dela. O que ela não contava é que a menina não queria a fortuna de Lotto mas uma companhia,um amigo que fosse para faze-la esquecer o passado.
O dinheiro por mais que estivesse fazendo falta depois da Mãe de Lotto o deserdar nunca fez Matilde desistir, pelo contrário ela trabalhou pelos dois,a tia de Lotto e sua irmã Rachel os ajudava sempre eles só queriam que ele crescesse, acreditando nos seus sonhos.

Lotto só queria viver ao máximo os sentimentos fosse o amor, paixão, luxúria, tristeza lamentação era de 0 a 100.Depois de sua infância tão maravilhosa ter afogado em sentimentos ruins após a morte do pai, Lotto só se sentiu pior quando a mãe o tirou da própria casa levando sua tia e irmã mais novas juntas para uma casa minúscula na praia. Então veio as companhias ruins, drogas, sexo, remédios e como se não pudesse piorar sua mãe o jogou num internato do qual ele passou três anos tentando sobreviver.

O livro cita diversos suicídios, mas não trata nenhum deles de maneira respeitável.Só um "nossa que triste, nunca vou esquecer"...até as pessoas serem esquecidas.

Assim que terminou o ensino médio descobriu a paixão pelo teatro e resolveu estudaria e viveria de sua paixão, dinheiro não era problema. Suas festas e farras, o jeito como usava e descartava mulheres, tudo fazia parte de como ele se sentia e de como " não foi criado" sua mãe nunca o visitava se ele quisesse que fosse então logo se percebeu ela sofria de Agorafobia não conseguia sair de casa de jeito nenhum e quando tentava desistia.

Até o casamento começar a ruir após 7 anos sendo o capacho de Lotto, Malthilde começa a dá os sinais claro de que ele "não valia nem o sal que ela suava" e mesmo o amando não aguentava mais aquela situação. Ele não atuava mais, seu charme para o teatro não lhe era mais suficiente, a altura não era mais aceita assim como o rosto com marcas de espinhas, a gordura que ganhava e o cabelo que caia.
Então após um natal deprimente em família e alguns amigos, bebidas ele começou a escrever, sem parar por 5 horas seguidas e quando sua esposa o acordou ela disse você é um gênio! Você encontrou sua vocação como Dramaturgo.
E aconteceu já se passavam anos, suas peças tinham cada vez mais status e aos poucos ele melhorava sua arte e seu casamento continuava apesar dos momentos estranhos. Mas a grande questão foi depois de 23 anos ele continuava a falar de filhos e ela não queria, ele continuava humilhando ela por ser dona de casa e cuidar do trabalho dele, porque eles estavam juntos?
A companhia e a força que um dava ao outro deve ter sido o principal motivo, eram como o ar do outro.Até em viagens um pensava no outro loucamente. Então num verão Lotto conheceu Leo um jovem compositor, e juntos queriam que sua nova ideia tocasse o mundo da Ópera.
Lotto ficou tão extasiado com a velocidade que as iluminações iam chegando que não conseguia parar nem pra pensar em Matilde depois de uma semana ligando pra ele ela desistiu e parou de atender, ela só queria um tempo ver como era viver sem ele. Mas não foi tão fácil, enquanto ele tinha uma paixão platônica que foi quebrada pela música que Leo criou com tanta vontade. Matilde chorava em algum hotel bebendo e sofrendo pensando o que fazer da sua vida sem Lotto.

Tinha muita dependência emocional nesses dois, muito sobre ele querer ser adorado por sua arte e imortalizado por ela,quando ego deu lugar ao sentimento tudo fluiu.
DANILÃO1505 22/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Kethelen3 19/08/2022

Mais arrastado que uma lesma
Pensem em um livro arrastado, ainda a história demora há anda.
Personagens com pouco desenvolvimento, Loto é o pior, a história é cansativa, sem emoção.
É apenas o relato da vida de um casal, um casal bem duvidoso ainda.
Muitas vezes quis desistir, mas com força e ódio eu consegui.
Minha sugestão é, NÃO LEIAM.

Ju Martinez 15/08/2022

Um livro que apesar de ser bem confusa a escrita, narrando momentos diferentes dentro de um capítulo sem especificar, foi bom. Dois personagens fortes e diferentes. Mathilde tem a genialidade de um psicopata, mas tudo bem kkk. Enfim, gostei mas não leria de novo

Jubs 19/07/2022

Destinos e furias
Bom esse livro eu achei meio confuso mas me surpreendeu muito, nao entendi muita coisa mas ele é legalzinho, porem nao recomendo

Luu 18/07/2022

odiei, tudo nesse livro é ruim
estava com expectativa baixa e ainda sim a realidade conseguiu ser ainda pior

SilnAria 04/07/2022

Destinos e Fúrias
A priminha parte (Destinos) é difícil de concluir e as vezes até de compreender, logo de início a vontade de desistir é grande, mas melhora um pouco (ou muito) na segunda parte (Fúrias).

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

DESTINOS E FÚRIAS - LAUREN GROFF

Toda história tem dois lados e todo relacionamento tem segredos. Neste livro acompanhamos o relacionamento de Mathilde e Lotto ao longo de 24 anos e sua avassaladora sintonia, mas quando visto pela perspectiva um do outro, pode nos fazer mudar de ideia!

O que eu achei?

Esse foi um livro que me impactou! Você percebe claramente as emoções que ele quer passar.
Dividido em duas partes contadas por meio de ponto de vista, ele é capaz de te provocar!

Destinos
Conhecemos nessa primeira parte, um pouco mais sobre Lotto. Um personagem inteligente e que esta a procura de sucesso e reconhecimento. Vemos a construção desse personagem de forma bem sutil, onde acompanhamos sua vida e carreira e claro, o relacionamento com Mathilde. Lotto por várias vezes me fez passar raiva, no decorrer da leitura, me irritava com o fato dele quer ser o centro das atenções o tempo todo, e vocês entenderão.
Esta primeira parte é intensa e seu desfecho nos deixa de queixo caído e é nela que vamos percebendo o que estaria por vir.

Fúrias
Segunda parte do livro e tudo vem a tona!
Pelo ponto de vista de Mathilde, observamos tudo o que pareceria ficar escondido na primeira parte do livro durante os mesmos acontecimentos que vimos em destinos.
É intensa, assim como Mathilde.
Somos levados até a sua infância e juventude, o ponto principal que transformou a personagem no que ela era durante o seu casamento. Mas é muito mais do que isso.
Essa foi a parte que mais gostei, pra mim, o ápice do livro!

A autora foi perspicaz na construção do livro.
Introduz e explora a carreira no teatro, processos criativos e bastidores. Além de abordar as questões do relacionamento perfeito e o drama da vida a dois.
Uma leitura de fácil compreensão, todavia, é necessário estar atento aos detalhes para não perder nada.
Genial!
Uma das melhores leituras que já fiz.

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

eve. 29/05/2022

um dos aces da literatura contemporânea
ok, ok, não sei como escrever sobre esse livro sem SURTAr!!!!!!!!1!!
destinos & fúrias é um dos aces da literatura: escrita impecável, história arrebatadora, capa maravilhosa...e eu não digo isso porque é um dos meus livros favoritos, mas porque é a verdade. o tanto de prêmio e elogio que ele recebeu só confirma isso.
destinos & fúrias é sobre as coisas que fazemos por amor, mesmo que beirem o absurdo; é sobre a trajetória caótica do casamento e o quanto os traumas da nossa vivência podem influenciar de maneira catastrófica nas nossas relações e nas próprias introspecções do ser.
a razão pela qual eu favoritei vai muito além de tudo que eu poderia escrever aqui. amei tanto, e isso se tornou mais perceptível ainda com a releitura que fiz esse ano, acabando com os post-its na hora de fazer marcação. mas, o que eu queria dizer da minha experiência, é que eu amo a mathilde, porque ela é muito parecida comigo em alguns aspectos que até assusta. e esse é um dos principais motivos do porquê eu amo TANTO esse livro.
peço que deem uma chance, mesmo que o livro trate-se mais do cotidiano e da história do passado deles do que uma trama em si cheia de reviravoltas. é uma leitura para se fazer de maneira cuidadosa e carinhosa, do jeitinho que destinos & fúrias merece!

Raquel448 05/05/2022

Olha eu genuinamente gostei e não sei falar oq faltou kkkk, mas é uma leitura boa, não fiquei entediada em nenhuma parte e isso me surpreendeu. Vale a pena ler sim

vel 01/05/2022

NÃO SEI PORQUE ESSE LIVRO NÃO TEM AS ESTRELAS QUE MERECE...
Se esse livro fosse adaptado para o cinema acho que seria grandioso. Gostei muito da história em si, e o lado dos dois casais enquanto, Lotto internalizava seu amor por maltilde e Matilde por outro ela mostrava um lado que não era dela mas amou muito o Lotto. Autora expandir em muitos detalhes as histórias de ambos você fica sabendo o tanto que aconteceu com o primeiro o protagonista e tanto com o segundo protagonista e isso é muito relevante. E do meio pro final nos surpreende ainda mais quando descobrimos certas coisas que não foram ditas nem pelo primeiro protagonista e nem pela segunda só a gente vai descobrir na metade do livro isso para mim foi impressionante nunca tinha lido nada assim diferente então eu acho que esse livro sim merece muitas estrelas pela escrita e não achei cansativo achei que foi bem fluida a leitura e gostei por ser um livro muito amadurecido e por se tratar do ponto de vista de dois casais.

P.s : eu indicaria esse livro para os amantes de teatro e artes e também puro livro trazer algumas peças do protagonista que ele escreveu. Então fica a dica para vocês