Destinos e fúrias

Destinos e fúrias Lauren Groff

Resenhas - Destinos e fúrias

Oi, eu sou a Mila ^^ 15/01/2022

Esse livro ele é BEM cansativo!
No início eu quis desistir vaaaarias vezes, mas uma menina aqui no Skoob falou que valeria a pena, então eu continuei.
Acabei, mas ainda não foi uma boa leitura.
As únicas partes boas eram as de Lotto com Mathilde (foram os únicos que me apeguei, com exceção da Rachel). O amor deles é muito lindo, apesar de se casarem duas semanas depois de terem se conhecido kkkkk

2,5??

Amanda Barboza 10/04/2021

Essa foi uma leitura de altos e baixos. Comecei empolgada, desanimei, animei... e no fim gostei, um gostar estranho. A escritora conseguiu fechar isso, me convencer sobre a história de amor épica de lotto e Mathilde.
Acho que, o que dificultou a leitura foi sua realidade complexa. É preciso terminar, ver o todo, para entender.
É um casamento afinal, uma vida toda, não poderia ser menos do que foi.
Moon ð 23/09/2021minha estante
Eu acabei de ler ele e vocês descreveu com perfeição a experiência de leitura. É isso.

Paula 13/01/2022minha estante
Poxa?. Tô arrastando essa leitura, ao mesmo que acho entediante sigo aos trancos e barrancos pra saber o final.

Amanda Barboza 13/01/2022minha estante
Ana, pro final da parte do lotto tava desse jeito, mas ler a parte da Mathilde vale mt a pena

Priii Reis 22/08/2022

É sobre relacionamentos a base de dependência emocional, segredos e drama.
"Todo casamento tem dois lados.
Todo relacionamento tem duas perspectivas.
E as vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos"*

Não foi um livro fácil, diversas vezes intragável... Mas alguma coisa me fez continuar.
Talvez os segredos de Matilde,se Lotto ia sucumbir a depressão ou morrer naturalmente.Se eles iriam ficar juntos até o fim da vida...

Resenha:

A história é sobre um casal jovem que resolve se casar depois de duas semanas que se "conheceram". A mãe de Lotto com seu passado de oportunista, logo supôs que Matilde também era,ate porque investigou o passado dela. O que ela não contava é que a menina não queria a fortuna de Lotto mas uma companhia,um amigo que fosse para faze-la esquecer o passado.
O dinheiro por mais que estivesse fazendo falta depois da Mãe de Lotto o deserdar nunca fez Matilde desistir, pelo contrário ela trabalhou pelos dois,a tia de Lotto e sua irmã Rachel os ajudava sempre eles só queriam que ele crescesse, acreditando nos seus sonhos.

Lotto só queria viver ao máximo os sentimentos fosse o amor, paixão, luxúria, tristeza lamentação era de 0 a 100.Depois de sua infância tão maravilhosa ter afogado em sentimentos ruins após a morte do pai, Lotto só se sentiu pior quando a mãe o tirou da própria casa levando sua tia e irmã mais novas juntas para uma casa minúscula na praia. Então veio as companhias ruins, drogas, sexo, remédios e como se não pudesse piorar sua mãe o jogou num internato do qual ele passou três anos tentando sobreviver.

O livro cita diversos suicídios, mas não trata nenhum deles de maneira respeitável.Só um "nossa que triste, nunca vou esquecer"...até as pessoas serem esquecidas.

Assim que terminou o ensino médio descobriu a paixão pelo teatro e resolveu estudaria e viveria de sua paixão, dinheiro não era problema. Suas festas e farras, o jeito como usava e descartava mulheres, tudo fazia parte de como ele se sentia e de como " não foi criado" sua mãe nunca o visitava se ele quisesse que fosse então logo se percebeu ela sofria de Agorafobia não conseguia sair de casa de jeito nenhum e quando tentava desistia.

Até o casamento começar a ruir após 7 anos sendo o capacho de Lotto, Malthilde começa a dá os sinais claro de que ele "não valia nem o sal que ela suava" e mesmo o amando não aguentava mais aquela situação. Ele não atuava mais, seu charme para o teatro não lhe era mais suficiente, a altura não era mais aceita assim como o rosto com marcas de espinhas, a gordura que ganhava e o cabelo que caia.
Então após um natal deprimente em família e alguns amigos, bebidas ele começou a escrever, sem parar por 5 horas seguidas e quando sua esposa o acordou ela disse você é um gênio! Você encontrou sua vocação como Dramaturgo.
E aconteceu já se passavam anos, suas peças tinham cada vez mais status e aos poucos ele melhorava sua arte e seu casamento continuava apesar dos momentos estranhos. Mas a grande questão foi depois de 23 anos ele continuava a falar de filhos e ela não queria, ele continuava humilhando ela por ser dona de casa e cuidar do trabalho dele, porque eles estavam juntos?
A companhia e a força que um dava ao outro deve ter sido o principal motivo, eram como o ar do outro.Até em viagens um pensava no outro loucamente. Então num verão Lotto conheceu Leo um jovem compositor, e juntos queriam que sua nova ideia tocasse o mundo da Ópera.
Lotto ficou tão extasiado com a velocidade que as iluminações iam chegando que não conseguia parar nem pra pensar em Matilde depois de uma semana ligando pra ele ela desistiu e parou de atender, ela só queria um tempo ver como era viver sem ele. Mas não foi tão fácil, enquanto ele tinha uma paixão platônica que foi quebrada pela música que Leo criou com tanta vontade. Matilde chorava em algum hotel bebendo e sofrendo pensando o que fazer da sua vida sem Lotto.

Tinha muita dependência emocional nesses dois, muito sobre ele querer ser adorado por sua arte e imortalizado por ela,quando ego deu lugar ao sentimento tudo fluiu.
DANILÃO1505 22/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Luisa.MRocha 28/02/2022

Nhé
Que livro chatooo pelo amor de Deus!! Acontece um milhão de coisas ao mesmo tempo que não acontece nada, quando parece que vai ficar bom, só não fica. Tem plot twist que seria muito bom mas não é desenvolvido, fica só uma informação jogada que não serve pra nada na história. Tem outras coisas que vão sendo desenvolvidas como se fosse ter uma grande reviravolta, tiro porrada e bomba, mas ai simplesmente não acontece nada e não tocam mais no assunto!!! Quase desisti várias vezes, terminei na força do ódio!!!!!

juandbooks 08/03/2020

to tentando entender a nota desse livro ser tao mediana quando o livro inteiro é uma experiencia unica. é poetico, a escrita é linda, diferente, tem muita personalidade e ao mesmo tempo é muito cru e real. eu amei

Thainara21 28/01/2022

não gostei nenhum pouco, no início não estava entendendo nada e no final parecia que estava no início.
Maelly 08/02/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK scrr, eu comecei e não estou entendendo nada, aí vim aqui no Skoob e me deparo com isso kkkkkk

Evellin 09/07/2020

Entraram números inteiros. Saíram elevados ao quadrado
Gosto de livros com relacionamentos densos e dramas familiares. Esse além disso, possui um cenário de arte, teatro e literatura que o torna fascinante.

Apreciei por várias vezes as descrições sobre a intensidade do casamento. De completitude, de companheirismos, de investimento no outro. Mas apesar disso considero que foi seguiu o padrão ?esposa que faz o marido? e a recíproca não foi verdadeira. Isso até aparece no livro mas não é aprofundado.

A visão dos dois iguais mas opostas sobre o outro. Conhecer o outro a partir do que o outro revela. Conceito de lealdade e fidelidade complexos. Tudo isso envolve as relações em presentes em todo o livro.

Compreendi a questão de ter uma linha temporal única na primeira parte e da segunda ser recortes de vários períodos que se encontram mas imprimiu um outro ritmo acelerado em partes mas monótonos e outros, que por momentos pensei como aquela cena seria relevante para o contexto do livro.

Valeu a pena. Mas fica com 4 estrelas

lia 02/06/2021

falou muito mas não disse nada
vazio, reflexões vagas em alguns momentos. personagens extremamente chatos, os secundários não foram explorados e eu não entendi a motivação dos protagonistas para algumas coisas. linha do tempo confusa em alguns pontos. 2,5 estrelas eu acho até mt para esse livro. uma tortura que quase não acabava.

ErikaGonAalvesFigu 16/12/2021

Nada pra dizer muito. Eu odiei todos os personagens, principalmente o Lotto e a falta de senso dele.
E não, não é um livre que retrata um relacionamento comum e sem real, ninguém se casa com dias semanas conhecendo a pessoa atualmente.
(Geralmente a gente namora uns 5 anos e separa sem nem casar kk)
Tem uns capítulos do livro que se fossem tirados também não iam influenciar em nada, a escrita e difícil e chata de ler.
Eu li realmente porque não gosto da ideia de ter livros na minha estante que não li ainda.
Vitória 16/12/2021minha estante
Mds siiiimmm!!!Eu tive de desistir desse livro,eu odiei tudo sinceramente...

ErikaGonAalvesFigu 16/12/2021minha estante
Kkkkk entendo perfeitamente

ErikaGonAalvesFigu 16/12/2021minha estante
Percebi agora que o teclado em espanhol faz eu parecer uma analfabeta, desculpa glr as vezes quando vou revisar em nem percebo.

Gio 09/03/2021

não gostei do modo como foi escrito
sabe aquela sensação de sinopse desperdiçada? não gosto de pensar dessa maneira pois cada autor tem uma maneira única de escrever, mas consegui imaginar essa história totalmente diferente, de uma maneira mais dinâmica e emocionante.

o livro é sobre as facetas de um casamento, um drama matrimonial que eu particularmente amo ler sobre, mas aqui os personagens não convenceram. Senti que a autora quis abordar umas problemáticas mas não deu muito certo. Ficou chato, massivo e não agregou em nada pra mim.

eve. 29/05/2022

um dos aces da literatura contemporânea
ok, ok, não sei como escrever sobre esse livro sem SURTAr!!!!!!!!1!!
destinos & fúrias é um dos aces da literatura: escrita impecável, história arrebatadora, capa maravilhosa...e eu não digo isso porque é um dos meus livros favoritos, mas porque é a verdade. o tanto de prêmio e elogio que ele recebeu só confirma isso.
destinos & fúrias é sobre as coisas que fazemos por amor, mesmo que beirem o absurdo; é sobre a trajetória caótica do casamento e o quanto os traumas da nossa vivência podem influenciar de maneira catastrófica nas nossas relações e nas próprias introspecções do ser.
a razão pela qual eu favoritei vai muito além de tudo que eu poderia escrever aqui. amei tanto, e isso se tornou mais perceptível ainda com a releitura que fiz esse ano, acabando com os post-its na hora de fazer marcação. mas, o que eu queria dizer da minha experiência, é que eu amo a mathilde, porque ela é muito parecida comigo em alguns aspectos que até assusta. e esse é um dos principais motivos do porquê eu amo TANTO esse livro.
peço que deem uma chance, mesmo que o livro trate-se mais do cotidiano e da história do passado deles do que uma trama em si cheia de reviravoltas. é uma leitura para se fazer de maneira cuidadosa e carinhosa, do jeitinho que destinos & fúrias merece!

Cris 21/03/2021

Mas...
A história é excelente cheia de surpresas, mas o livro tem sérios problemas:

- a escrita é muito confusa, hora é narrativa, hora é roteiro, tem muita divagação a ponto de esquecermos o que está acontecendo.

- a obsessão da autora com a fisiologia (acho que ela precisa se tratar urgentemente), tudo era sujo, tudo fedia, ganhamos duas páginas com a descrição de todos os itens do lixão... entenderam o que quis dizer?

- o mix de estilos de narrativa (qdo era narrativa), imagina misturarem A livraria mágica de Paris com Macunaíma, pois é..

- muita coisa forçada, se foi pra chocar ou parecer moderno não sei dizer, mas não funcionou.

Esses foram os problemas principais, o que é uma pena, porque como já falei, a história é excelente, tem uns pensamentos lindos, mas qualquer livro precisa de coerência e fluidez.

Não recomendo.

@LidosDoMes 18/07/2021

Lotto conhecia Mathilde... mas não sabia tudo sobre ela
É um livro cheio de altos e baixos, afinal fala sobre um casamento. O livro começa apresentando Lotto e sua vida -que tem uma tragédia logo no inicio. Lotto é um ?gênio? e todos o amam e acreditam no seu potencial, mas a vida não é dócil com ele. Lotto é o famoso ?mlk [*****]?, até conhecer Mathilde. Mathilde, por sua vez, aparece do nada na vida de Lotto e logo eles se casam, mas a vida deles inteira é contada pelo ponto de vista de Lotto. Lotto é bom homem e bom marido. Lotto conhecia Mathilde, mas não sabia tudo sobre ela.
Aí vem a história de Mathilde. Depois a história de Lotto e Mathilde contada pelo ponto de vista de Mathilde (que pra mim, é onde o livro fica bom de verdade). São muitas reviravoltas e segredos revelados na reta final do livro, que fazem valer a pena a leitura.

raposisses 16/10/2016

Perfeito para fãs de escrita rebuscada, ritmo lento, e um estudo de personagem intenso
Escolhido como o livro do ano pelo Presidente Obama, e lançado no Brasil com comparações entre o incrivelmente popular Garota Exemplar, dizer que Destinos e Fúrias chegou em minhas mãos hypado até não poder mais não é exagero. Não sou a maior fã de lançamentos que já chegam rotulados como “o próximo x” ou “mistura de y e z” pela própria editora, mas confesso que dessa vez a comparação conseguiu me fisgar; estou sempre interessada em ler sobre personagens com aparências enganosas e narradores não confiáveis. Foi o grande ponto forte de Garota Exemplar para mim, e novamente é o grande ponto forte em Destinos e Fúrias.

Quando recebi o livro, devido ao hype gigantesco, busquei de propósito resenhas de pessoas que não gostaram da história, para dar uma abaixada nas minhas expectativas. É agora que eu aproveito para reforçar a importância de resenhas, sejam elas positivas ou negativas, mas não estou fazendo isso só por jabá, ou pra puxar a sardinha pro lado de nós booktubers/bookstragammers/book bloggers; estou dizendo isso porque essas resenhas negativas realmente me ajudaram a me preparar para a leitura de Destinos e Fúrias… mas não do jeito que devem estar pensando. Essas resenhas disseram que não gostaram, ou até mesmo odiaram o livro, porque “é uma escrita cheia de floreios que tenta esconder a falta de uma história”, “é Garota Exemplar com personagens levemente mais simpáticos e onde nada acontece”, “a autora se importa mais com que a escrita seja bonita do que com a criação de um fio narrativo”. Tudo isso é verdade. E tudo isso me fez ficar mais animada ainda para ler o livro, porque todos esses pontos são coisas que adoro!

Então fica essa dica: resenhas negativas têm sim sua importância, porque ao analisar algo que não gostou, você pode estar descrevendo algo que o leitor ame. Não tenham medo de escrever resenhas sobre livros de 2 estrelas ou menos! Essas são as mais divertidas!

Mas não estou aqui para falar sobre a importância de resenhas negativas, mas sim para falar sobre o que achei de Destinos e Fúrias. Pois bem, vamos aos fatos: amei o livro.

Tudo dito pelas resenhas negativas é verdade: não há nesse livro uma “história”, um fio narrativo que puxe a leitura para a frente; Destinos e Fúrias é totalmente focado, ao invés disso, no estudo de personagens. Ele é um relato não só da vida de casal dos dois protagonistas, mas também de suas vidas em geral. O livro os segue desde o nascimento até a morte, narrando suas transformações, conflitos, e relacionamentos. Logo, se você é um leitor que prefere livros com um fio narrativo – um “plot” – forte, essa leitura talvez não seja para você. Mas se você é um leitor que, como eu, adora estudos de personagens, vá correndo adquirir uma cópia de Destinos e Fúrias, porque o que não falta nesse livro é tópicos a serem dissecados.

A sinopse diz que esse é um livro sobre um relacionamento; assim como Garota Exemplar, um casal que é aparentemente perfeito mas secretamente em conflito. Deixa a entender que é sobre os vários segredos que mantinham um do outro. Mas enquanto parte da história é, sim, sobre segredos, esse não é o foco do livro. Destinos e Fúrias é, principalmente, um história sobre duas coisas: pontos de vista, e privilégio.

O livro abre com a narração de Lotto; onde nasceu, como cresceu, e seus vinte anos casados com Mathilde. Pessoalmente, acho essa primeira metade da história a mais genial do livro. Lauren Groff consegue realizar algo extremamente difícil em sua narrativa: ao mesmo tempo em que o leitor está dentro da cabeça de Lotto, vendo o mundo por seus olhos, também conseguimos ver que sua visão da realidade não é a mesma das pessoas ao seu redor. O que parece justo para Lotto é considerado por ele justo para todos, suas dificuldades e sucessos são extrapolados para experiências universais. Lotto enxerga seu sucesso como inevitável e iminente; é o “Destino” de Destinos e Fúrias. Porém, quando a narrativa foca nos personagens ao redor de Lotto, vemos que sua visão de mundo é bastante falha.

A história de Lotto é nada menos do que um estudo sobre o privilégio que nascer homem, branco, e rico, oferece. Ele não é uma pessoa ruim, ou má – Lotto é charmoso e simpático – mas é totalmente cego em relação às experiências de outras pessoas, e as dificuldades que podem estar passando apenas por não terem nascido com as vantagens de Lotto. Pode-se dizer que Lotto é extremamente narcisista, no sentido em que vê apenas sua realidade e a toma como universal, sem prestar atenção no outro. O ponto de vista de Lotto é o ponto de vista da sociedade hegemônica, da pessoa “ideal” segundo os parâmetros da época. Lotto é o produto de uma sociedade machista, homofóbica, racista, gordofóbica; e todos esses valores são espelhados na narrativa, especialmente a questão do machismo.

O único segmento em que Lotto não é privilegiado por ser o ideal demandado pela sociedade é em relação à sua sexualidade – mas até mesmo o meio como isso é tratado por Lotto, e pelos outros personagens, é indicativo dos valores hegemônicos da sociedade: Lotto dorme tanto com mulheres quanto com homens, mas ao contrário de suas diversas conquistas femininas, as conquistas masculinas são mantidas em segredo, tanto para os outros, quanto para si mesmo. O fato de dormir com homens é sempre algo apresentado entre parenteses na narrativa, ou na forma de uma pequena frase no meio de um longo parágrafo, rapidamente mudando de assunto. E essa despistagem é muitas vezes apoiada pelos personagens secundários, os mesmos que desafiam as visões machistas, classistas, e racistas de Lotto; quando se trata de sexualidade, Lotto é sempre “o pegador”: mas apenas de garotas. Qualquer coisa além disso destruiria todas as vantagens que Lotto possui como “membro ideal da sociedade”.

Destinos e Fúrias é um livro com um protagonista não confiável, assim como Lolita, ou Dom Casmurro. A maneira que Lauren Groff explicita esse fato, porém, e a maneira que trata dos assuntos “narrador” e “ponto de vista”, é bastante original: Destinos e Fúrias é escrita em terceira pessoa, usando de uma narração rente ao personagem (ou seja, apesar de não ser escrito em primeira pessoa, a narração ainda assim não é onisciente, mas segue o ponto de vista do personagem). O narrador, porém, não se prende ao Lotto (ou à Mathilde na segunda metade do livro): apesar dos dois serem os protagonistas indiscutíveis do livro, e a maior parte da narração ser feita do seu ponto de vista, em certos momentos o narrador se desprende de Lotto/Mathilde e passa para um dos personagens secundários, para mostrar uma visão contrastante à dos protagonistas.

Um exemplo disso é quando Lotto conhece Mathilde, e imediatamente se apaixona; ele a descreve como a mulher mais bonita que já viu, claramente, segundo ele, uma modelo. Quando o ponto de vista é mudado, porém, as pessoas descrevem Mathilde não como uma beldade, mas sim como “estranha”; assim como Lotto, que em sua própria narração é dito ser muito bonito, ao olhar dos outros ele é “nada demais, mas com um charme que compensa”. Isso ocorre em diversas outras cenas, sobre diversos outros tópicos além da beleza; não apenas estabelecendo os protagonistas como não confiáveis, mas também dando mais profundidade aos personagens secundários, que na narrativa de Lotto e Mathilde são apenas caricaturas, consequência do narcisismo de ambos.

E como se essa mudança entre os narradores não bastante, Lauren Groff cria ainda mais um artifício em sua escrita: em meio à narrativa principal, enquanto estamos dentro da cabeça de Lotto ou Mathilde, há pequenas interrupções entre parenteses; uma voz universal que interrompe a narrativa tendenciosa, o verdadeiro narrador onisciente – que fala diretamente com o leitor, apontando as inconsistências dos protagonistas.

A primeira metade de Destinos e Fúrias, portanto, a metade de Lotto, é uma verdadeira obra de arte. É admirável tanto em sua construção de personagem e temática, quanto em relação à escrita em si, extremamente poética e imersiva, além de incrivelmente inovadora quando se trata de narrador. A segunda metade do livro – a parte das “Fúrias”, a metade de Mathilde – começa igualmente bem, continuando a história a partir do grande plot twist em que a metade de Lotto terminou. Porém, a autora infelizmente não consegue manter esse nível até o final.

A metade do livro de Mathilde explicita a temática feminista do livro, ao contar a história de Mathilde e em como ela difere da história de Lotto. As revelações não serão grande surpresa para leitores que leram a primeira parte com atenção; a imagem que Lotto cria em sua mente de Mathilde e a realidade são extremamente diferentes, e o objetivo dessa segunda narrativa é trazer Mathilde dos bastidores – sempre “a esposa de Lotto”, nunca “Mathilde” – para a posição de papel principal. E realmente, ela começa com muito potencial: a discussão sobre idade, principalmente, foi algo inesperado mas muito bem vindo, ao retratar uma mulher na faixa dos 40 anos como alguém vibrante e sensual, uma pessoa ainda no auge da vida; e não algo descartável por ter “passado da validade”, como a maioria das mulheres com mais de 30 anos são mostradas na mídia.

Essa história que começa com tanto potencial, porém, não leva a narrativa até o máximo que poderia. A história de Lotto foi uma história que inovou, puxou limites, e arriscou até o fim; a história de Mathilde, por comparação, parece que foi bem mais segura, ou até mesmo “conservadora”, não arriscando tanto. A grande revelação final do livro, em suas páginas finais, pareceu quase sem propósito em um livro tão focado em desafiar convenções até aquele momento. Foi esse final que me impediu de dar 5 estrelas a Destinos e Fúrias; mas não se enganem, esse ainda é um livro incrível e que com certeza recomendaria.

Apesar de ser comparado com Garota Exemplar, os dois livros realmente não tem muito em comum, além dos narradores não confiáveis e personagens femininas que não aparentam ser o que são. Garota Exemplar é um thriller, um livro com uma narrativa que te puxa para descobrir como ele irá terminar, e como os problemas e mistérios da trama serão resolvidos. Destino e Fúrias não opera sob nenhum mistério, e é o oposto de um thriller. Porém, ambos os livros se tornaram favoritos na minha lista, por algo raro que têm comum: ambos ousam desafiar as convenções sociais, e obrigam o leitor a pensar não só sobre o que está lendo, mas sobre como e em que sociedade está vivendo. Garota Exemplar ganhou pontos pelo ótimo final, mas Destinos e Fúrias ganha pontos pela escrita simplesmente maravilhosa.

No final do dia, Destinos e Fúrias realmente não será um livro para todo mundo – os que preferem histórias rápidas e com um fio narrativo forte provavelmente ficarão levemente entediados com a narrativa flutuante e aparentemente sem objetivo de Lauren Groff – mas independente do seu gosto de leitura, e independente de que se gostará do livro ou não, essa é uma leitura ao qual recomendo a pelo menos dar uma chance; porque as possibilidades, e o potencial do livro, são gigantescos.

site: raposisses.wordpress.com
Ivani.Treguas 11/01/2018minha estante
Achei ele por 10,00 na leitura e bem 10x antes de comprar. nunca tinha ouvido falar dele... Vou voltar la! klkkkkk