O caminho das estrelas

O caminho das estrelas Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - O caminho das estrelas

Gleis 31/08/2021

"O caminho das estrelas"
O Livro "O caminho das estrelas" é um romance ditado pelo Espírito Antônio Carlos e psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. A obra retrata a história da jovem Lenita e o seu dia a dia após o desencarne. O relato lembra muito a história do consagrado romance da autora: "Violetas na Janela".
O enredo é leve, bem elucidativo, mostra muito do plano superior e como são as colônias nas quais os desencarnados permanecem para cura, aprendizado e vivência.
Pontos positivos:
- Leitura rápida, clara;
- Esclarecimento para leigos da Doutrina Espírita;
- Livro indicado para várias faixas etárias;
- Bom enredo;
Pontos negativos:
- Assemelha muito ao enredo do livro "Violetas na janela", inclusive há citações da obra.

Mariane.Gall 15/09/2023

É um livro bastante interessante para as pessoas que buscam conhecimento sobre o mundo espiritual e sobre desencarnação.
Com esse livro comecei a compreender o do pq não devo lembrar de coisas triste sobre entes queridos que já partiram. Super recomendo.

Giovanna P L Agelune 11/09/2020

Muito satisfeita!
Uma leitura leve, prazerosa! Muito bom saber a respeito de algo tão esplêndido. De nossa outra dimensão!!!!

Patty Amanajás 08/04/2021

"O nosso corpo físico assemelha-se a uma gaiola, e a nossa alma, a uma ave. Chega o dia em que a Mãe Amorosa abre a porta da gaiola e diz para a ave do espírito: " É chegada a tua hora, voa."

O Caminho das Estrelas é um romance espírita ditado pelo espírito Antônio Carlos e psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.

Aqui conhecemos Lenita. Uma jovem que, devido o câncer nos ossos, acaba desencarnando cedo demais.

Por merecimento ela é levada para a colônia Aprendiz do Amor. Lá ela se sente saudável, porém devido a não aceitação da família com sua partida, Lenita se sente triste e por vezes precisando ser adormecida para não sentir toda a aflição.

No decorrer vemos toda evolução e aprendizado tanto de Lenita quanto de seus familiares para que possam viver em harmonia e superar a saudade e o sofrimento.

O livro tem uma conexão muito grande com a obra Violetas na Janela, também psicografada pela Vera Lúcia, mas ditado pelo espírito Patrícia.

Gostei muito dessa conexão dos livros, pois se tem uma obra que marcou e mudou minha vida, com toda certeza é justamente Violetas na Janela. Ele foi o primeiro livro espírita que li.

Assim como os outros livros do autor Antônio Carlos, O Caminho das Estrelas também trás muitos ensinamentos na visão do espiritismo sobre as colônias, postos de socorro, desencarnação e reencarnação. E de como nossos atos e atitudes de uma vida podem ser passadas para as próximas reencarnações.

Livros espíritas me trazem muito reconforto e muito aprendizado

Ana 21/08/2021

Mediano
Já li outros livros da dupla de autores e confesso que este livro me decepcionou um pouco. Livro monótono, repete muitas informações que já foram muito tratadas em outras obras espíritas. Bom para quem está iniciando os estudos. Mais ao final tem um fôlego novo. Mas em geral é mediano.

carol.anjolin 06/05/2023

O Caminho das Estrelas
Adorei esse livro, muito bom de ler. Tem muita influência do livro Violetas na Janela (outra obra espírita ótima), e parece ser reconfortante pra quem busca algum acalento. Só achei que o encontro com a Patrícia seria um pouco antes do final da obra, mas garantiu um fim bem lindo.

Angelita 29/01/2023

O caminho das estrelas
Um livro lindo, com muitas explicações sobre o mundo espiritual.
Ao desencarnar Letícia vai lentamente aprendendo a viver no mundo espiritual.

Vanessa Sueroz 22/09/2016

Este livro é quase uma continuação do livro Violetas na Janela da mesma autora, então quem não leu pelo menos o primeiro e segundo capítulo do livro anterior vai ficar um pouco perdido na leitura.

Neste livro vamos conhecer a história de Lenita que sofreu com câncer nos ossos e teve o braço mutilado com a doença, ela acaba falecendo e logo vamos conhecer sua história desencarnada. Ela não consegue se recuperar, pois os familiares ficam chorando e tristes o tempo inteiro com a sua partida.

Com a ajuda de um assistente do hospital fraterno ela consegue visitar os familiares ‘em sonho’ para que traga um pouco de paz para eles. Eles aproveitam para avisar a visinha que é espirita que esta tudo bem com Lenita, neste ponto vamos encontrar a avó da menina do primeiro livro.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-caminho-das-estrelas/

Bruno1041 03/10/2016

[Resenha] O Caminho das Estrelas
O Caminho das Estrelas tem como a protagonista Lenita que desencarnou (morrer), o enredo gira em torno das impressões que ela tem enquanto se readapta ao plano espiritual.
Para os leigos de plantão, a doutrina espírita explica muito de como é quando falecemos, quando alguém morre é falado que a pessoa desencarnou, saiu do seu corpo físico e foi guiada para uma colônia ou Umbral, depende de pessoa para pessoa. Não vamos tornar essa resenha uma discussão religiosa, okay?
Lenita acorda num leito de hospital sem lembrança de como foi parar lá, sente o pesar dos seus familiares e isso a entristeci demais o que ocasiona em ser sedada. Logo, descobre que desencarnou e está sendo mantida dormindo para passar por essa fase triste para os encarnados pois sua recuperação depende da superação deles.
Em vida, Lenita foi uma criança doente que acabou falecendo após tratamento de câncer que retirou todo o seu braço direito, mas ao desencarnar teve-o de volta, assim como seus cabelos.
A recuperação dela é lenta e muitos são os questionamentos que lhe rodam a mente. Tudo é novo e surreal.
No decorrer dos capítulos somos apresentados à Colônia Aprendiz do Amor, conhecemos alguns de seus habitantes e os conteúdos das aulas que Lenita passar a frequentar administradas por Daniel e Márcia. Muitos são as respostas para os questionamentos dos alunos, tudo é explicado e é enfatizado a não generalização dos fatos, cada caso é um caso e deve ser visto como tal.
Presenciamos a recuperação dos familiares da Lenita que, após a leitura do livro Violetas na Janela, passam a transmitir fluídos de felicidade para a filha.
Confesso que senti certa rapidez no desenrolar dos acontecimentos, os dias são passados através de poucas linhas e isso me incomodou, ansiava por mais detalhes do dia-a-dia da protagonista e não algo tão sintetizado. Aliás, a síntese é presente nos relatos pessoais dos personagens e isso foi algo que me desconectou, não fez apegar-me a ninguém.
Muito é explicado sobre como funciona o plano espiritual e o porque das pessoas reencarnarem, isso sempre me fascina e poder ver o assunto muito bem explicado me alegra.
Tem curiosidade em saber do que a doutrina espirita fala? Como é a explicação que eles dão para o mundo e o papel dos humanos na terra? Aconselho a ler O Caminho das Estrelas para ter um panorama geral. Não estou lhe pedindo que acredite no que escrevem/falam, peço somente que tente imaginar como seria se tudo o que o espiritismo acredita fosse real.
A escrita é em terceira pessoa, o que permitiu explorar algumas cenas que pelos olhos da Lenita não conseguiríamos ver. Infelizmente, os diálogos são marcados em itálico, causando incomodo.
Gostei bastante de conhecer a Colônia Aprendiz do Amor, ver a aceitação rápida de Lenita ao plano espiritual, reaprender sobre assuntos esquecidos dentro do espiritismo e ver no finalzinho do livro um encontro da protagonista com a autora Patricia de Violentas na Janela (essa foi a melhor cena de todas!).
A capa do livro sem sombras de dúvidas é a mais linda que já vi na editora, as páginas são altas e brancas, a fonte das letras são grandes possibilitando uma leitura rápida mesmo com a cor branca das páginas e os diálogos em itálico. Os capítulos são relativamente curtos.
Para quem busca conhecer um pouco sobre o espiritismo sem sentir que estão lendo um livro religioso, O Caminho das Estrelas é a pedida certa.

site: http://www.refugioliterario.com.br/2016/10/resenha-o-caminho-das-estrelas.html

Joseane 22/01/2024

Minha mãe morreu tem três meses e um amigo do centro me indicou a leitura pra que eu pudesse compreender como ela está no momento. Tive que ler o livro devagar, pq apesar de saber que ela está bem, me dói muito saber que ela se foi

"Ana Paula" 20/11/2016

Quando eu vi que a Petit lançaria este livro, não pensei duas vezes em solicitá-lo e lê-lo. Porque? Bem, sou grande fã da autora e tbm sou completamente apaixonada pela série Violetas na Janela!
Para quem não sabe, Violetas na Janela é um romance espírita também, só que narrado por Patrícia; uma jovem que acabou de desencarnar e começará a aprender a viver no plano superior assim como Lenita, a protagonista deste livro.

"- Você partiu. Mudou. Viajou. Veio pra cá.- O senhor é sempre tão confuso assim? (...) Partir, mudar, viajar... Por acaso morri?- É isso aí, garota! Que inteligente você é! Sua resposta está parcialmente correta. Você desencarnou, ou seja, seu corpo de carne e ossos sofreu uma falência dos órgãos, não resistiu e parou de funcionar. Aí você veio pra cá."

A sinopse está bem explicativa e nos dá até algum spoiler do final do livro, mas ao lê-lo você vai se envolvendo com a história e sentindo as palavras fazerem sentido na sua vida. Não sou espírita, respeito a doutrina como respeito qualquer religião, sou curiosa mesmo, gosto de ler sobre e todos os romances que li, me trouxeram algo de positivo.

Lenita é uma adolescente que desencarna cedo demais, mas na doutrina espírita nada é por acaso, Lenita vai aprender sobre a colônia onde agora reside e terá diversos outros ensinamentos. Enquanto ela aprende, nós leitores também aprendemos.
Seus familiares na terra sofrem sem sua presença e, lendo Violetas na Janela, conseguem dar paz ao espírito de Lenita e também aos seus corações.

"- Minha mãe dizia que quando eu morresse, iria morar em uma estrela. Será que posso comparar este lugar com uma estrela? Não sei o caminho, como vim parar aqui?
- Se quiser comparar esta casa de amor com uma estrela, é uma comparação poética e linda. O caminho, aprenderá a encontrar."

O Caminho das Estrelas é um livro lindo, cheio de esperança e ensinamentos preciosos. A doutrina é explicada de modo que o conhecimento fica em nossas mentes: porque reencarnamos? Qual é o papel do ser humano na terra? Respostas para essas e mais perguntas, vocês encontrarão aqui, nesse livro.
É difícil falar sobre a escrita do autor quando o livro é psicografado, mas acredito que a autora coloca muito de si em suas obras. Sua narrativa é mais complexa e sucinta. Diferente de outros livros que já li, sentimos conexão com a protagonista e o que ela está vivendo. Não fica uma coisa forçada, surreal. Por isso e por diversas outras pequenas coisas, gosto muito dos livros escritos pela autora.

A capa é linda e condiz com o enredo apresentado. A narrativa é em terceira pessoa, o que nos permite explorar algumas cenas que pelos olhos da Lenita não conseguiríamos ver. A diagramação é simples, mas bem feita: possui páginas brancas, letras em tamanho confortável para a leitura e divisores de capítulos. A edição está linda demais e sem erros aparentes.

"- Penso que às vezes precisamos ficar sem para dar valor.
- O melhor é dar valor para nunca ficar sem."

Do mais, super indico a leitura,vale a pena conhecer e se encantar por mais esse romance!
E, para quem já leu Violetas na Janela, preparem-se! No final do livro, reencontraremos Patrícia!

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/11/resenha-o-caminho-das-estrelas-vera.html#.WDGbnbIrLDc

Bru | @umoceanodehistorias 21/02/2017

O Caminho das Estrelas é um romance espírita de Antônio Carlos, psicografado pela Vera Lúcia Marinzeck, uma grande autora do gênero, e nos apresenta à história de Lenita, uma adolescente que desencarna após sofrer de câncer.

Quando Lenita desperta em um hospital, acredita que continua internada e sofrendo, mas, com o tempo, percebe que não está entubada e possuí sua mão direita de volta, que ela havia perdido por conta do câncer. Ela acha difícil acreditar nisso, mas, conforme conversa com Miguel, o médico, ela descobre que está na Colônia Aprendiz do Amor, no ‘céu’ e que desencarnou.

Lenita fica, em partes, contente por não estar sofrendo mais, mas triste, pois seus familiares estão sofrendo e chorando por ela, sentindo remorso, algo que está fazendo com que ela não possa seguir em frente e precise dormir a maior parte do tempo. Mas, com a ajuda de espíritos amigos e bondosos, os familiares de Lenita – e de outras meninas internadas na mesma ala que ela – conhecem a obra Violetas na Janela, também psicografado pela Vera, e percebem que precisam mandar sentimentos bons para que ela possa seguir em frente.

“(...) Aconselho a quem quer ser feliz fazer os outros felizes. Porque quem quer ser individualmente, sem o próximo ou até contra, com certeza não alcançará a felicidade.”

Expectativa é algo que deveria ser proibido de sentir com relação aos livros, mas é quase impossível, não é? Já li vários livros da Vera, inclusive Violetas na Janela, e minhas expectativas estavam extremamente altas e não chegaram perto de serem supridas. Senti que o autor – sim, porque é o Antônio Carlos – ficou andando em círculos nessa história e que ele foi escrito apenas com o intuito de deixar o leitor curioso para ler o outro livro.

É até triste dizer isso, mas senti que não tirei nada nessa obra e, normalmente, esses livros me ensinam demais e fazem com que eu conclua a leitura me sentindo uma pessoa melhor e mais sábia.

Entretanto esse livro não é só feito de pontos negativos. Gostei da forma como Lenita descobre seu passado e como é discutido o que recebemos ao reencarnarmos e como podemos ‘pagar’ nossos débitos e mostrar que amar é sempre melhor que odiar.

“- Faz parte da nossa evolução, tentar. Aquele que está sempre tentando um dia consegue. Tenho consciência de que tenho capacidade, que posso fazer, mas, se não fizer, serei devedor e, se fizer, não terei feito mais do que minha obrigação. Exemplifico: ser bom pai é obrigação. Ser mau pai é falhar em sua função, o que torna o indivíduo um devedor.”

Por fim, não posso dizer que não recomendo essa leitura, pois percebi que ela foi melhor para outras pessoas, mas digo que, se quer começar a ler algo da Vera, opte por outro título, pois pode agradar mais.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-caminho-das-estrelas-vera.html

Karen de Souza 20/06/2021

Emocionante
Que história. Me ajudou mais ainda a lidar com a perda da minha sogra. Recomendo muito para aqueles que desejam conhecer mais sobre o espiritismo.