Ninguém pode saber disso

Ninguém pode saber disso Letícia Borja

Resenhas - Ninguém pode saber disso

GregoryOak 07/12/2022

Inocente, mas encantador...
Sabe aquela história que te surpreende do início ao fim? Aquela história que traz um romance inocente e verdadeiro, e que te apresenta personagens que vão ficar na sua mente por dias, te fazendo refletir sobre a benção e a maldição do verdadeiro amor e em como ele, realmente, aparece quando menos se o procura? Pois é, em uma narrativa em primeira pessoa que permite o leitor estar na mente da personagem principal e sentir suas dores, angústias e a felicidade e encantamento pela liberdade e pelo primeiro amor, Letícia Borja conseguiu trazer de uma forma muito real, uma complexidade de experiências que todo jovem um dia já viveu (ou pelas quais um dia passará) em um livro de apenas 100 páginas que fizeram minha cabeça ficar vagueando em pensamentos por alguns dias.

"Ninguém Pode Saber Disso" é um romance no estilo adolescente - mas que demonstra muita maturidade em sua escrita - que conta a história de Manuela Castro, uma jovem carioca que finalmente realiza o seu sonho de ir conhecer a cidade dos seus sonhos (e creio que a de muita gente também rsrs): Londres. Manuela cortejava a ideia de fazer compras pelas ruas de Picadilly, subir ao topo da London Eye, fotografar a troca de guarda real e, quem sabe, conseguir ter um vislumbre da rainha pela janela de seu escritório; mal sabia ela que, assim que aterrissasse no Aeroporto de Heathrow estaria mais próxima da nobreza do que poderia imaginar um dia.

Manuela aterrissa em Heathrow e é recebida por uma mulher que deveria ser sua guia turística. A história daquela mulher, no entanto, não tinha nada a ver com hotéis ou rotinas de levar estrangeiros para fazer comprar, mas sim, com uma realeza esquecida que traria uma experiência além das expectativas à jovem brasileira.

No caminho para o seu destino, nossa protagonista descobre que o nome daquela mulher era Eleanor, governanta do Castelo de Nobility Lorey, e que, na verdade, ela não estava indo para Londres, mas para um gigantesco castelo em Bexley, onde Manuela viria a conhecer o Visconde Lorey e sua esposa. A nobre família Lorey estava à beira da falência e a última esperança da família se livrar dessa situação era oferendo sua única filha, Lady Anabelle, para casamento com um duque espanhol (aquele lance de casamento por interesse que existe há séculos). Pois bem, o problema era que Lady Anabelle não queria se casar por esse motivo e fugira de casa. Eis que o Sr. e a Sra. Lorey buscaram uma "sósia" da filha para fazer o duque espanhol se apaixonar por ela e prometer casamento, pois, mesmo que a esposa "fisicamente" não fosse a mesma, retirar uma proposta de casamento seria desonroso para a família do duque, que teria que casar-se por obrigação.

Manuela não estava disposta a aceitar fazer aquele papel ridículo só para tirar os Lorey da pobreza, mas o Visconde prometeu pagar todos os anos do curso de Arqueologia na Universidade de Londres para nossa protagonista e realizar seu sonho acadêmico. Manuela ainda pestaneja um pouco mais aceita e uma história de amor e inveja começa.

Dotada de diversos encontros e desencontros, "Ninguém Pode Saber Disso" apresenta um romance adolescente muito adulto, contando com surpresa atrás de surpresa e uma reviravolta seguida da outra. Nem tudo parece o que é, e o leitor devora o livro em questão de minutos. Eu me apaixonei por esse romance e até hoje espero poder reencontrar Manuela e seu duque espanhol em outras aventuras.

site: https://www.gregoryoak.com/post/resenha-de-ningu%C3%A9m-pode-saber-disso
Camila 01/02/2023minha estante
Deu vontade de ler esse livro. Parece um romance de contos de fadas.

GregoryOak 14/02/2023minha estante
Vale a pena, principalmente porque é bem curtinho e de leitura rápida! Foi o romance de estreia dessa autora.

Dai 26/08/2016

Um romance juvenil, fofo e leve
Ninguém pode saber disso, é um romance da jovem Letícia Borja, e foi lançado recentemente pela Editora Ella. Nesta obra, a autora nos apresenta uma trama jovial, doce e delicada. Nela, iremos conhecer Manuela Castro, uma carioca que acaba de completar dezesseis anos, e que recebe de seus pais um presente mais do que almejado por ela: uma viagem com duração de um mêspelas terras britânicas. Manu iria viajar pela primeira vez sozinha, e cada passo dessa aventura foi milimetricamente planejado, porém, ao desembarcar em Londres, as coisas tomam um rumo completamente diferente. Logo no aeroporto, Manuela é abordada por Eleanor, uma mulher que alega ser sua guia, e que acaba levando a jovem para um lugar diferente do esperado. A princípio, Manu acha tudo meio esquisito, mas nem desconfia das reais intenções da desconhecida. Ao chegar a um castelo totalmente fora do seu destino original, a brasileira recebe uma proposta estranha, mas muito tentadora.

A família Lorey está passando por dificuldades financeiras, o que poderá em breve, fazer com que percam a luxuosa propriedade e o título de nobreza. Por isso, propõem a Manuela que ela se passe por sua filha, Anabelle, que recentemente fugiu de casa. Em breve, o jovem duque de Dinant estaria visitando o castelo, e eles contavam que um casamento ente o nobre e sua filha seria a salvação para seus problemas. Com isso, a brasileira deveria se passar pela Lady Anabelle, conquistar o coração do duque espanhol e conseguir um pedido de casamento. Como recompensa, Manu ganharia uma bolsa de estudos na Universidade de Londres para cursar qualquer curso que desejasse. Tudo estava devidamente traçado, o plano tinha tudo para ser um sucesso, mas o que Manuela não esperava, era se apaixonar perdidamente por Nicolas. Agora a jovem terá que decidir entre a razão e o coração. Quem será que vence essa batalha?

Narrado em primeira pessoa, Manuela nos mostra o seu ponto de vista sobre a sua aventura. O enredo é bastante rápido, conta com apenas 131 páginas, e a escrita da autora é super leve e gostosinha. O romance é bem jovial, e talvez por isso, não tenha me deixado tão envolvida. Achei alguns acontecimentos meio surreais, e como a narrativa é curta, alguns pontos foram pouco explorados. Acredito que a obra agrade mais o público mais jovem, mas isso não quer dizer que os leitores mais “crescidinhos” não possam ter momentos bastante agradáveis, assim como eu tive. Ninguém pode saber disso é uma história romântica, um verdadeiro conto de fadas. Afinal, quem não gostaria de viver nem que seja por um momento como uma princesa, e ainda de quebra ganhar o coração de um duque?

O físico do livro é uma graça, a capa é linda, assim como a diagramação. A Letícia também introduziu a obra algumas músicas bem bacanas, e ouvi-las durante a leitura seria um ótimo acompanhamento.

Leia a resenha completa no blog: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/08/resenha-ninguem-pode-saber-disso.html

site: http://www.blogvirandoapagina.com.br/2016/08/resenha-ninguem-pode-saber-disso.html

I Love It Group 31/12/2016

Resenhado por Gregory Cordas
Sabe aquele história que te surpreende do início ao fim? Aquela história que traz um romance inocente e verdadeiro, e que te apresenta personagens que vão ficar na sua mente por dias, te fazendo refletir sobre a benção e a maldição do verdadeiro amor e em como ele, realmente, aparece quando menos se o procura? Pois é, numa narrativa em primeira pessoa que permite o leitor estar na mente da personagem principal e sentir suas dores, angústias e a felicidade e encantamento pela liberdade e pelo primeiro amor, Letícia Borja conseguiu trazer de uma forma muito real, uma complexidade de experiências que todo jovem um dia já viveu (ou pelas quais um dia passará) num livro de apenas 100 páginas que fizeram minha cabeça ficar vagueando em pensamentos por alguns dias.

"Ninguém Pode Saber Disso" é um romance no estilo adolescente - mas que demonstra muita maturidade em sua escrita - que conta a história de Manuela Castro, uma jovem carioca que finalmente realiza o seu sonho de ir conhecer a cidade dos seus sonhos (e creio que a de muita gente também rsrs): Londres. Manuela cortejava a ideia de fazer compras pelas ruas de Picadilly, subir ao topo da London Eye, fotografar a troca de guarda real e, quem sabe, conseguir ter um vislumbre da rainha pela janela de seu escritório; mal sabia ela que, assim que aterrizasse no Aeroporto de Heathrow estaria mais próxima da nobreza do que poderia imaginar um dia.

Manuela aterriza em Heathrow e é recebida por uma mulher que deveria ser sua guia turística. A história daquela mulher, no entanto, não tinha nada a ver com hotéis ou rotinas de levar estrangeiros para fazer comprar, mas sim, com uma realeza esquecida que traria uma experiência além das expectativas da jovem brasileira.

No caminho para o seu destino, nossa protagonista descobre que o nome daquela mulher era Eleanor, governanta do Castelo de Nobility Lorey, e que, na verdade, ela não estava indo para Londres, mas para um gigantesco castelo em Bexley, onde Manuela viria a conhecer o Visconde Lorey e sua esposa. A nobre família Lorey estava à beira da falência e a última esperança da família se livrar dessa situação era oferendo sua única filha, Lady Anabelle, para casamento com um duque espanhol (aquele lance de casamento por interesse que existe há séculos). Pois bem, o prolema era que Lady Anabelle não queria se casar por esse motivo e fugira de casa. Eis que o Sr. e a Sra. Lorey buscaram uma "sósia" da filha para fazer o duque espanhol se apaixonar por ela e prometer casamento, pois, mesmo que a esposa "fisicamente" não fosse a mesma, retirar uma proposta de casamento seria desonroso para a família do duque, que teria que casar-se por obrigação.

Dotada de diversos encontros e desencontros, "Ninguém Pode Saber Disso" apresenta um romance adolescente muito adulto, dotado de surpresa atrás de surpresa e uma reviravolta seguida da outra. Nem tudo parece o que é, e o leitor devora o livro em questão de minutos. Eu me apaixonei por esse romance e até hoje espero poder reencontrar Manuela e seu duque espanhol em outras aventuras.

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/ninguem-pode-saber-disso-leticia-borja