Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Raphael.Fraemam 12/02/2022

Scalzi não decepciona
Trata-se de uma história com uma pegada mais séria do que a série da Guerra do Velho, só que, mais uma vez, Scalzi consegue entregar. História fechada, inteligente e muito bem montada. A ficção científica moderna está em boas mãos com ele. Tornou-se o meu escritor favorito de sci-fi, sua escrita é muito boa de ler.

Raul43 26/08/2020

Encarcerados
Demorei um pouco para entrar na história, mas depois que comecei a entender os conceitos a leitura foi muito prazerosa e cativante.
Duda 26/08/2020minha estante
????????

Alinesmne 05/03/2023

Gosto muito da escrita de John Scalzi, acho que ele tem um jeito muito fluido de contar as histórias. Encarcerados é um cyberpunk que conta sobre indivíduos que ficam presos em suas mentes depois de pegar uma doença. As pessoas que ficam com essa sequela usam um "corpo mecânico" C3 (um robô mesmo) que controlam com suas mentes através de redes neurais. Boa história, mas as vezes é difícil visualizar o que é descrito quando é distópico demais. Acho que isso atrapalha a conexão do leitor com o livro
Enfim, não me apaixonei por nenhum personagem, não me apaixonei pelo enredo. É corrido, tem horas que é confuso, mas sigo amando esse autor.

Max 28/01/2024

Covid...
Depois de enfrentarmos uma pandemia como a da Covid, muita coisa mudou em nossas vidas acerca do que é ficção e realidade nessa área. Este Sci-fi trata do mesmo tema, só que em um grau mais angustiante. Em meio a essa realidade a história vai se desenvolvendo como um bom romance policial. O autor não tem o talento de um Andy Weir (Devoradores de Estrelas, Perdido em Marte) mas se sai muito bem. Lerei outros dele, com certeza!
Luigi Cristofari 29/01/2024minha estante
Já leste Guerra sem Fim? É super interessante nessa área de sci-fi e o prólogo foi escrito pelo autor desse livro! Acho que vais gostar meu amigo! Ótima Resenha!

Max 29/01/2024minha estante
Opa! Dica anotada, querido Luigi!

Regis 13/02/2024minha estante
Ótima resenha, Max! ???
Também adoro demais "Perdido em Marte" e "Devoradores de Estrelas" do Andy Weir e espero gostar de A Guerra do Velho de John Scalzi, mas vou começar por "Encarcerados" também. ??

Max 13/02/2024minha estante
Obrigado, amiga Regis! O livro lembra muito a pandemia!

Regis 13/02/2024minha estante
Foi isso que despertou, ainda mais, a minha curiosidade, Max. ?

Guilherme.Maia 20/02/2021

Encarcerados é bom, mas esperava bem mais do livro.
Encarcerados é o meu terceiro livro do autor John scalzi, li os dois livros da série de livros a guerra do velho.
E esperava muito do livro, pela sinopse me conquistou, mas confesso que me decepcionou um pouco, o livro é bom, um livro de leitura leve porém um pouco complicada, para os novos em Sci Fi como esse mero leitor.
O começo do livro meio que o autor joga o leitor de paraquedas, no meio do universo criado por ele, para alguns pode parecer bem legal, mas para aqueles que são acostumados a grandes desenvolvimentos, vão sentir uma dificuldade.
Mas o livro é bem legal, uma leitura leve, porém quem leu os livros de a guerra do velho, vai sentir um pouco, pelo fato da trilogia ser muito boa.
Guilherme.Maia 20/02/2021minha estante
Sua lindaaaaa, já disse que sou seu fã número um, meu sonho é chegar no seu dedinho mindinho kkk
Amo você muito obrigado por tudooooo?

Guilherme.Maia 20/02/2021minha estante
??

Lia Azambuja 06/01/2021

Meu Deus que livro foi esse
Esse livro foi um verdadeiro achado, não sei exatamente porque dei uma chance pra ele, mas fico muito feliz por ter feito isso.
Eu mergulhei completamente no mundo dos hadens, a ação desse livro me agradou bastante e seus personagens vão me deixar saudades.

Thiago Araujo 21/09/2021

Contaminado para outra vida
Um vírus potente, que transforma a vida dos contaminados: seus corpos perdem os movimentos, mas suas mentes podem habitar cérebros eletrônicos.

Uma oportunidade de recomeço para os contaminados e de lucro econômico para toda uma indústria de suporte. No mundo real, isso tende acabar em várias negociatas e armações.

É nesse cenário que entra o FBI, investigando assassinatos e outras intrigas que envolvem grandes empresários e o mundo que envolve a alternativa de vida dos contaminados.

Muita ação, política, relacionamentos e aquela bela dose de sci-fi que o Scalzi sabe, como ninguém, colocar em suas narrativas. Tudo na quantidade certa.

Fora que se tem C3 na estória, tem tudo pra ser sucesso!!!

Louise.Rosado 10/08/2022minha estante
Que resenha boa

mgpimont 14/03/2021

Um Covid em que você "morre" e vira robô
Eu simplesmente amei essa pegada futurística com uma epidemia. A forma no qual o autor escreve deixa o livro muito mais envolvente. Não vou mentir que no começo algumas habitações sobre alguns assuntos assustam, mas digo de antemão: não se importe, leia rapidamente pois isso não afetará a História

Isis Costa 08/01/2024

1º livro do ano finalizado!
Os incidentes de Encarcerados se desdobram após o surgimento de uma pandemia causada por uma enfermidade inicialmente considerada relativamente inofensiva. Inicia-se com sintomas que se assemelham aos da gripe comum, sendo até apelidada de a Grande Gripe. A exemplo da gripe convencional, essa patologia ceifou a vida de mais de 400 milhões de pessoas globalmente, deixando marcas profundas. No entanto, o que tornou a Grande Gripe singular foram as sequelas extraordinárias que deixou para trás.

Certos indivíduos que sobreviveram à pandemia desenvolveram a Síndrome de Haden, uma condição em que suas mentes ficaram aprisionadas dentro de seus corpos. Embora conscientes do ambiente ao redor, essas pessoas são incapazes de realizar movimentos, interagir com outros, comer, andar ou falar. Além das numerosas mortes resultantes da doença, as sequelas apresentavam características inéditas, desafiando a capacidade do sistema de saúde de qualquer país em lidar com tal complexidade.

Como várias pessoas ficaram limitadas em suas capacidades físicas, uma considerável quantia de dinheiro foi direcionada para pesquisas em ciência fundamental. Surgiram estudos e financiamentos substanciais para explorar maneiras de auxiliar as vítimas do aprisionamento. Nesse contexto, foram desenvolvidos os C3, robôs de última geração que, por meio de uma avançada interface neural, possibilitam aos indivíduos encarcerados a oportunidade de viver, estudar e trabalhar.

Uma das coisas que mais me atrai nesta obra é a maneira como a ciência e a robótica proporcionaram benefícios significativos para muitas pessoas, incluindo o agente do FBI Chris Shane, nosso protagonista. Chris alcançou notoriedade na infância ao representar a luta dos Hadens, mas, ao crescer, esforçou-se para escapar desse contexto, buscando uma vida comum.

No seu dia inaugural como policial, o agente Shane se depara com sua colega, a agente Leslie Vann, e ambos se veem imersos em um intrincado caso de homicídio. A situação envolve espionagem industrial, preconceito contra os Hadens, Hadens sem escrúpulos e uma profusão de tecnologia robótica.

A narrativa de Scalzi é ágil, e a tradução apresenta uma qualidade notável. Este não é apenas um livro centrado em uma investigação policial ou um thriller tecnológico; é também uma obra que questiona o capacitismo e combate o preconceito contra pessoas com deficiência.

Mesmo com todo o pano de fundo tecnológico, Encarcerados se desenrola em um Estados Unidos bastante próximo da nossa realidade, não exatamente repleto de alta tecnologia, e concentra-se principalmente em Washington D.C. Dada a natureza da narrativa, Scalzi incorpora um vocabulário rico em programação e tecnologia, contudo, de forma equilibrada o suficiente para não alienar leitores menos familiarizados com esses temas. Assim, é plenamente possível ignorar esses detalhes e manter um ritmo envolvente na leitura.

Encarcerados apresenta uma proposta única e envolvente, abordando temas extremamente atuais e significativos. Apesar de seu tom crítico, mantém uma leveza, adotando uma abordagem séria e consciente, ao mesmo tempo em que utiliza um humor sagaz para transmitir uma mensagem que constantemente reafirma nossa humanidade e a igualdade que compartilhamos nessa condição humana.

Erich Bragança 18/09/2022

Apenas mais um livro
Esse livro definitivamente não vai marcar sua vida, pense nele como um original aleatório Netflix.

A escrita do autor é muito direta, quase apenas dialogt. Não descreve o mundo e não amplia a mitologia, não achei muito legal essa parte. Personagens meio genéricos tbm.

Jess | @jesslendo 18/06/2020

Vou ler tudo que John Scalzi escrever, ele merece.
Vou fazer uma pequena propaganda nessa resenha: me propus um desafio de ler 30 livros antes dos 30 anos, e fiz uma lista que postei no meu Instagram para seguir à risca. Encarcerados estava nessa lista, e eu o escolhi porque me disseram que era um ótimo livro para quem não era familiarizado com sci-fi e queria começar a ser. Fica aqui meu agradecimento sincero a essas pessoas, pois o livro cumpriu, e muito, essa questão.

Na sociedade que se passa a história, uma doença acometeu a população de forma devastadora, matando mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo. Com sintomas similares aos da gripe, essa doença se desenvolveu em três fases, sendo o último o mais grave, que causa a paralisia total do sistema nervoso, causando um encarceramento nas pessoas. Elas estão vivas e mentalmente ativas, mas não conseguem mexer nenhuma parte do corpo. Essa doença mudou toda a forma de como a sociedade funcionava. Quando nossa história começa muitos anos já se passaram, e nós acompanhamos essa mudança.

Já que milhões de pessoas estão encarceradas ao redor do mundo, foi desenvolvida uma forma para que elas pudessem voltar a viver em sociedade mais uma vez. Uma valor astronômico foi investido e a partir daí, foi criado as redes neurais, os transportes pessoais e o espaço online exclusivo para essas pessoas, o Ágora. Bom, vou deixar para você entender tudo isso quando você ler, afinal, essa é a graça, mas vou explicar o item transportes pessoais: as pessoas tiveram sua consciência transportada para corpos robóticos, C3, como é chamado na história.

Nosso personagem principal se chama Shane e é um Haden, uma pessoa que contraiu a doença e agora está em um C3. Ele trabalha na polícia, e começamos o livro com ele no seu primeiro dia já entrando em uma investigação criminal. Eu amei demais essa parte, porque conhecer a sociedade do ponto de vista de uma pessoa com a doença é, no mínimo, fascinante. O autor opta por explicar a doença e a sociedade em forma de diálogos entre os personagens. Você se sente dentro do mundo, porque consegue entender tudo, mas sem precisar de um parágrafo somente para isso. Shane está trabalhando e lidando com sua condição, isso é conversado entre ele e sua família e ele e sua parceira, isso tudo constrói o panorama dessa nova realidade.

Os assassinatos e a investigação seguem um ritmo rápido e instigante, com mil teorias e linhas de raciocínio. Ao mesmo tempo que os Haden se preparam para ter o subsídio do governo cortado e suas vidas se complicarem mais ainda. O autor nos mostra o preconceito, capacitismo e diferença de classes de forma clara e objetiva. Muitas pessoas não consideram os Haden capazes de fazer várias coisas, os tratam com desdém e frieza, mostrando bem como os deficientes se sentem no nosso mundo. Quantas vezes você já viu comentários do tipo:“nossa, não achava que ela era capaz de fazer isso”, para pessoas em cadeiras de roda? É nesse sentido que o autor traz os Haden nessa sociedade.

Tem várias citações do Shane explicando que sim, ainda são humanos. O fato de estar em uma cadeira de rodas ou em um C3 não muda isso, e merece respeito da mesma forma. Existem pessoas que querem curá-los, outras que já aprenderam a viver com essa doença e não se veem de nenhuma forma incapacitados e acham a cura ofensiva. Existem as pessoas que passam por cima deles com o carro, pois eles são só máquinas e não vai matá-los de fato, e as pessoas que entendem que ali existe um ser humano.

É um livro rico demais, com muitos detalhes a analogias. Com representatividade racial maravilhosa, muitas questões levantadas, e muita ação, do começo ao fim. A investigação é muito interessante e nos mostra vários desdobramentos de classe social, mas o mundo criado foi minha parte preferida. Shane é um protagonista muito real, é difícil explicar, os diálogos são inteligentes e engraçados, e parecem de fato, com diálogos reais. Esse é o primeiro de uma série que, até o momento, tem três livros publicados, mas somente esse aqui no Brasil. Uma pena, espero que a Aleph traga os outros, pois com certeza vou ler. E o autor escreveu um mundo que tem muito a ser explorado.

A resenha ficou enorme e eu poderia falar muito mais ainda, então leiam esse livro, pois ele é tudo.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/06/resenha-encarcerados.html
Bernardo 18/06/2020minha estante
Acho esse livro incrível, John Scalzi escreve muito bem, a narrativa é tão agil e bem feita que me fez ler o livro mais rápido do que eu esperava.

Tailane Santos 18/06/2020minha estante
Também não sou adaptada a sci-fi, amei a resenha, deu vontade de ler o livro Pra ver por mim.

Jess | @jesslendo 18/06/2020minha estante
Bernardo, eu tive a mesma impressão! Não parei de ler, gostei de tudo

Jess | @jesslendo 18/06/2020minha estante
Tailane é uma oportunidade show para começar no scifi! me conta depois se ler

Tailane Santos 19/06/2020minha estante
Com esse convite vou até colocar ele na minha lista hahaha

Jess | @jesslendo 20/06/2020minha estante
hahaha. Boa leitura!

Pedro.Henrique 05/01/2023

Encarcerado
Ritmo rápido, personagens carismáticos, boa história com um mistério envolvente, ação, humor e muito diálogo.

O que mais posso pedir?

deargabes 30/05/2021

o puro suco da ficção científica (tudo pra mim)
cara que genial o sistema desse universo, confesso que demorei pra entender como funcionavam as coisas e outras eu fui entendendo apenas pelo contexto.

bom demais, foi mto louco imaginar um ser humano em um corpo de robô! me apeguei demais ao Shane e ao Tony ??

muito feliz com essa leitura, mais uma prova de que ficção cientifica é o meu gênero literário favorito e o único que me prende ultimamente.

Dry 09/08/2023

Decepção!
Acho que coloquei espectativa demais!

O livro é bom, trás uma proposta de ficção científica inovadora, mas faltou muito engajamento na história, o autor tinha a faca e o queijo, mas optou por cortar com as unhas, poderia muito ter explorado a ideia de mil formas diferentes, fazer algo bem Pank, mas ele preferiu café com leite. ?