Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

deargabes 30/05/2021

o puro suco da ficção científica (tudo pra mim)
cara que genial o sistema desse universo, confesso que demorei pra entender como funcionavam as coisas e outras eu fui entendendo apenas pelo contexto.

bom demais, foi mto louco imaginar um ser humano em um corpo de robô! me apeguei demais ao Shane e ao Tony ??

muito feliz com essa leitura, mais uma prova de que ficção cientifica é o meu gênero literário favorito e o único que me prende ultimamente.

Danilo Andrade 25/11/2021

Revigorante
Após conhecer Scalzi por seu envolvente "Guerra do Velho", pude confirmar que se trata de um autor muito inventivo, inteligente, e de uma escrita ímpar no meio da ficção científica. Gosto particularmente da forma leve que conduz suas narrativas, não dá vontade de largar até a última frase impressa por ser simplesmente divertido, um refúgio que suas histórias proporcionam sem igual.

Nesse livro em específico, sem tecer críticas ou considerações mais elaboradas, é evidente a proposta do autor em abordar práticas e políticas públicas envolvendo pessoas com deficiência, isso em razão de após grande parte da população ser assolada por um vírus que paralisa e altera a estrutura neural dos indíviduos, "encarcerando-as" em suas mentes. Isso desencadeia diversas iniciativas do poder público e da iniciativa privada, em desenvolver pesquisas e aplicações tecnológicas para sustentar a atividade e cultura humana advinda deste fenômeno. Todas as implicações deste cenário levemente distópico, pululam através de um homícidio, e acho que o ponto forte da narrativa foi justamente um elemento simples, desencadear um efeito estocástico (pelo menos no início) tão interessante de conectar todas suas particularidades.

Não costumo ler muitos livros de investigação policial, e mesmo assim percebi uma obviedade, e a partir de certo ponto do livro, sabemos sem muitas surpresas de quem arquitetou toda a trama, mas não exclui a boa experiência em acompanhar todos os meandros de uma boa história.

Rodrigo Digão 19/02/2021

Livro com uma premissa muita boa, personagens cativantes, cenário bem construído, porem há altos e baixos a todo momento. Contudo vale a leitura, se vc quer um momento leve e breve. Bom passatempo.

petersoneloi 15/06/2022

excelente
O livro tem uma atmosfera muito boa, universo único que não é o habitual em uma romance policial. A história é bem amarrada e consegue te prender de modo que você quer saber mais sobre isso e aquilo, recomendo a qualquer um.
DANILÃO1505 15/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gabriel.Chiquito 28/09/2023

A história é boa, mas não é nada fora do normal. Mas eu amei mesmo foi essa versão de futuro, a forma como ela é complexa em termos políticos e crítica em termos sociais.

Lívia Gusson 09/07/2020

ENCARCERADOS - JOHN SCALZI - 4/4
Foi meu primeiro contato com a escrita de John Scalzi e gostei muito. O livro possui todos os elementos que compõe uma boa trama nerd: ambiente cyberpunk, pandemia (irônico não!?), maquinas substituindo pessoas, assassinatos e FBI.

Contextualização: Haden são pessoas que devido à um vírus, tiveram suas mentes encarceradas à um corpo que fica inutilizado e que só conseguem transitar/viver por meio de um robô: o C3. Integradores são pessoas que tiveram haden mais não chegaram ao estágio final da doença, porém com a modificação cerebral, conseguem ceder o corpo para hadens utilizarem e transitarem por ai.

Chris Shane é um haden e agente do FBI. Em seu primeiro dia de trabalho ele e sua parceira Vann que é ex-integradora, precisam desvendar o assassinato de um haden que ocorreu dentro de um quarto de hotel e é daí que surge a descoberta sobre redes de corrupção, interesses econômicos e um provável assassino que utiliza da tecnologia para alcançar seus objetivos obscuros.

Encarcerados é um sci-fi que diverte e é totalmente despretensioso. Apesar de existir elementos um pouco difíceis de entender como tecnologia, computadores, redes neurais, etc. é possível se situar na história, entender o cenário atual mundial e torcer pelos personagens. Chris é cativante, tem boas conversas e pronto para respostas sarcásticas. Mas toda parte de personalidade de cada personagem é descrita superficialmente. A questão central e única é o assassinato e quem está por trás disso, só. Do mais é um bom livro de entretenimento e recomento se você quiser se inserir no universo sci-fi e não sabe por onde começar.

marianamanzano 17/01/2022

sci-fi policial pode(ria) facilmente ser meu gênero favorito
vou resumir em uma frase: fritador de cérebro de humanas.

mas é MUITO BOM!!! gente, eu não entendo nada de nada que o livro retrata (software, hardware, rede...?) mas o autor escreveu tão, mas tão bem que eu entendi!!! incrível, apenas.

meu cérebro simplesmente tá elétrico depois de tanta informação. eu entrei tanto nesse universo que tô me perguntando se minha mente vai voltar a funcionar um dia (talvez ter virado a noite e ter tomado meio litro de café lendo tenha influenciando um pouco).

li resenhas de pessoas falando que demoraram pra engatar no universo, e realmente no começo tive que reler várias coisinhas (como o básico da síndrome de haden) mas depois que eu engatei... meus amigos, não teve sono que me parou.

leitura espetacular e esse nem é o livro mais aclamado do autor...
sério, apenas leia. faça essa gentileza à sua vida, por favor!

obs: por mais parceiros de trabalho que não acabem transando, desde já agradeço.

Moisés Menezes 14/06/2020

Bom, mas não é o melhor do Scalzi
Encarcerados é um livro que apresenta um enredo bem original, porém que poderia ser melhor explorado na história, senti falta de uma maior profundidade na questão científica que envolve os hadens, e nos próprios personagens, salvo o protagonista, o restante deles me soaram bem apáticos, os diálogos são curtos e diretos em sua maioria. A parte da investigação do assassinato porém foi algo que eu gostei, embora tenha achado as motivações meio simplistas. A escrita de John Scalzi como sempre é bem leve e dinâmica, o que contribui para a fluidez da história e te deixa curioso para ir avançando os capítulos. Para quem curte aquele Sci-fi mais "light" é sim uma boa pedida.

Maikel.Rosa 16/03/2021

Sherlock Holmes do futuro?
foi tipo essa a minha sensação ao ler "Encarcerados"! John Scalzi é praticamente um Arthur Conan Doyle do sci-fi escrevendo esse livro - ou seja, bem o meu tipinho de ficção 🤭.

a trama se passa em uma realidade em que uma doença afeta alguns indivíduos de forma curiosa, encarcerando suas consciências em seus corpos paralisados.

pra compensar esse inconveniente, a indústria desenvolve uma rede neural através da qual estes indivíduos podem levar uma vida "normal", projetando suas mentes em androides no mundo real ou em um mundo virtual criado exclusivamente pra eles.

com essa premissa não tem como não dar coisa boa, mas o estilo assertivo de Scalzi dá um toque especial a esta narrativa em primeira pessoa, dosando investigação, ficção científica, discussões sociais e ação na medida certa.

tem alguuuns momentinhos que o blá-blá-blá tecnológico pode dar uma fritada na cabeça de quem não é assíduo no sci-fi, mas nada que não seja contornável. além do mais, é uma leitura que vale muito a pena pra quem curte um lance de detetive e ladrão. tipo, "professor Black, no quarto, com um robô" (entendedores entenderão).

gostei e indico muito pra quem curte o tema. se for o seu caso, com certeza não vai ser difícil se sentir preso/a no corpo do protagonista 😉.

Mestizo 14/07/2022

Sobre a leitura
Achei um livro muito bom fácil de ser lido e interpretado um sci-fi possível reto e objetivo queria saber mais porém rs não tem uma dualogia.

Vh chrollo 18/05/2023

Achei a construção do mundo Sci- fi desse livro bem original. A parte do suspense policial e bem interessante também mantém a narrativa instigante e o autor também explora as implicações éticas e sociais desse sistema carcerário futurista. Nos leva a refletir sobre questões como justiça, identidade, moralidade e livre-arbítrio, ao mesmo tempo em que nos mantém imersos em uma trama repleta de ação e suspense.

Sara Marinho 17/11/2023

Que ficção científica incrível. Queria ler algo do Scalzi antes de começar Guerra do Velho , e amei. O cara é genial! Todo o universo que ele criou dos encarcerados e integradores é assustador e impressionante.

Beatriz Kath 14/01/2024

Encarcerados
"Tinha certeza de que não iria funcionar, mas valia a pena tentar. Não funcionou."

Não costumo ler muitos livros de ficção científica, mas acho que deveria ler mais, considerando as experiências positivas que venho tendo recentemente.

Gosto bastante de como esse gênero cria cenários, elementos e problemas que - em teoria - não existem na nossa realidade, mas ainda assim é possível criar paralelos e reflexões entre eles e situações reais. Algo parecido com o que me faz amar tanto a fantasia. A possibilidade de abordar temas pertinentes e muito comuns, mas através de caminhos menos óbvios ou convencionais.

Dessa forma, nesse livro, certos acontecimentos levaram à existência de uma tecnologia que possibilita a transferência temporária e reversível da consciência de uma pessoa para o corpo de outra. E isso é feito como um trabalho, com a finalidade de proporcionar experiências motoras e sociais para pessoas que não têm os movimentos do seu próprio corpo.

Entretanto, essa tecnologia também abre margem para certos problemas éticos, além de riscos para ambas as partes. Por isso, foi criado também um departamento do FBI especializado em crimes relacionados a pessoas que realizam ou utilizam esse serviço específico.

E o livro acompanha um novo membro desse departamento, passando por toda a investigação, as reviravoltas e descobertas acerca de um caso estranho e desafiador.

Foi uma leitura bem envolvente e divertida. Gosto muito da ideia de romances policiais ou investigativos em universos de fantasia/ficção científica.

Acredito que a história poderia ter se aprofundado um pouco mais em certas questões éticas e aspectos controversos que toda essa situação proporcionam mas, ainda assim, foi uma ótima leitura.

glhrmnc 17/08/2020

Me prendeu mais no final, o que atrasou bastante a minha leitura. Gostei do livro, gostei da história e mesmo que o estilo de escrita (muito diálogo, pouca descrição) não seja meu favorito não chegou a incomodar muito.
Mas realmente passei as primeiras 200 paginas sem entender nada que tava acontecendo, acho que talvez eu releia daqui a uns meses.