Warcraft - Durotan

Warcraft - Durotan Christie Golden

Resenhas - Warcraft - Durotan

Dri 20/07/2020

Durotan
Nesse livro acompanhamos a vida do orc Durotan desde uma parte de sua adolescência e depois que se torna líder do clã Lobo do gelo. Podemos acompanhar sua jornada de líder, sua força, sua honra. Como ele é bom para o clã e como toma atitudes que para ele é o melhor para seus companheiros.
Tudo isso se modifica quando sua terra começa a sucumbir e ele precisa levar os Lobos do gelo para um local seguro, nisso ele reencontra o bruxo Gul’dan, uma criatura que promete um futuro próspero para os orcs, em um mundo com alimentos e locais seguros. Mas será mesmo?
Warcraft-Durotan é um prequel do filme, o que quer dizer que todos esses acontecimentos se passam antes dos acontecimentos do filme. Recomendo. Já era fã do Durotan pelo filme, agora que sei sua história e pelo o que ele passou, sou ainda mais

Ana Ramos 08/06/2016

Ótimo
Ola, pessoal acabei de ler Durotan e amei esse livro.
Apesar de ser ter mais afinidade com a aliança eu ja joguei na horda, e admiro o lore do wow por completo.
É lindo conhecer um pouco mais dos antepassados de Go'el ( Thrall) e as origens do clan Lobo de gelo,sua historia e sua força. Esse livro conta acontecimentos anteriores ao filme, vale muito a pena ser lido.

DiOgro 10/06/2016

Não importa o que aconteça
Conhecer um pouco mais da história do clã dos orcs Lobo do Gelo e como eles se juntaram a Horda é simplesmente Épico.
A história te prende do início ao fim, não tem vontade de parar de ler um instante se quer.
Jogo Warcraft desde o primeiro jogo de estratégia e quando chegou Warcraft III com as novas raças e personagens, logo me interessei pelos Mortos-vivos (Undead).
Demorei para ceder ao World of Warcraft e desde 2009 posso ser encontrado por Azeroth. Jogando na aliança por razão, mas sempre horda de coração. Força e Honra! Lok'tar Ogar!

Jason.Maverick 28/09/2016

Um excelente completamento para história do filme!
Warcraft: Durotan cumpre bem sua proposta de explicar muita coisa que não ficou claro para quem assistiu a super produção de cinema warcraft: Encontro entre dois mundos, o leitor passa a saber de forma bastante clara as motivações que fazem os orcs procurarem outro lar abandonado o seu mundo moribundo destinado morrer com todos seus recursos cada vez mais escassos, mostrando a dura luta do clã lobo de gelo pela sobrevivência e o grande exemplo de liderança mostrada pelo personagem título Durotan. Livro indicado a qualquer fã de uma boa fantasia épica até mesmo quem não viu o filme ou não é fã de warcraft!

mystsan 28/10/2021

gostei, adorei conhecer a história do warchief e entender as motivações da horda. ótimo prelúdio ao filme

Rafael983 28/03/2023

Minha primeiro experiência com livro
Simplesmente amei, buscava um livro que eu sentisse a vontade de ler cada vez mais, e foi o que encontrei em warcraft durotan, livro muito bom, acho que fiz a escolha perfeita para começar a ler, recomendo muito!!

Renê 08/04/2023

A honra
Durotan
é um orc Lobo de Gelo como nenhum outro. Apesar de amar uma luta, não deseja violência gratuita, nem sente prazer no sofrimento alheio, mesmo se for de seus inimigos. Ao se tornar o chefe de seu clã, ele descobre, pouco a pouco que seu mundo está mudando, para pior, e ele precisa encontrar uma forma de manter seu povo unido e forte. Mas diversos desafios da natureza estão em seu caminho, e aqueles que são sua maior esperança podem estar em situação ainda mais delicada que os Lobo de Gelo

Cinti 16/06/2016

A destruição de um mundo
Essa história conta o fim da civilização de Orcs de Draenor e a saga do Orc Durotan, que se vê sobrecarregado pela responsabilidade de proteger e liderar o clã Lobo do Gelo. Sua tribo é visitada por uma figura sinistra, chamada Guldan, um orc degenerado pela poderosa magia negra (Vileza), mas que vai até o clã do Lobo de Gelo para avisar que Draenor está morrendo e que quer oferecer uma saída ao povo de Durotan, uma nova terra para viverem seguros.
Mas como seguir esse ser malévolo, unindo-se a outros orcs na Horda, deixando para trás sua terra, suas tradições e um sentimento de que Guldan não é boa pessoa? Enquanto isso muitos problemas são enfrentados pelos Lobos do Gelo, erupções, terremotos, invernos rigorosos, tribos errantes de orcs canibais, falta de comida, de caça, de abrigo... Durotan tem difíceis escolhas e muitas dúvidas de caminho seguir, e só conseguirá liderar seu clã com a ajuda de seu melhor amigo Orgrim, sua mãe Geyah, o xamã da tribo Drek'Thar e sua amada esposa Draka, que espera seu herdeiro!
Pedro.Matos 11/07/2016minha estante
valeu pra mim esse foi o melhor resumo do livro Warcraft Durotan, eu tenho o livro e gostei de ler embora eu não ter o jogo em meu pc, mais eu ainda vou instalar porque eu achei legal.

Geórgea 28/07/2016

Warcraft - Durotan
No mundo chamado Draenor, no local conhecido como Serra do Fogofrio, o clã dos orcs Lobos do Gelo, liderado pelo orc Garad, tenta sobreviver perante as dificuldades encontradas. Conhecido por ser forte e justo, Garad cuida do seu clã, juntamente com a esposa Geyah e o filho Durotan, a quem ele tenta ensinar a caçar e preparar para ser o seu sucessor, se os espíritos assim decidirem. Acontece que o mundo que eles chamam de casa está morrendo aos poucos e a cada dia fica mais difícil sobreviver.

Em meio aos percalços encontrados pelo clã, aparece um orc conhecido como Gul’dan, e o estranho velho de barba branca possui algumas particularidades. A primeira é que ele diz ser um bruxo (palavra que era desconhecida pelos orcs), a segunda era ser da cor verde, algo incomum, pois os orcs possuem uma tonalidade marrom, mas, o pior de tudo, é que ele carrega acorrentada como escrava uma fêmea que parece orc misturado com alguma coisa que eles não sabem definir, também verde, de nome Garona (que significa “Agourada”). Ele aparece com a oferta de levá-los a um mundo novo e vivo para continuarem suas vidas, afirma estar reunindo diversos orcs dos mais distintos clãs com a finalidade de formar uma Horda. Como ele despertou desconfiança entre o clã, o chefe Garad declina o convite e todos retornam as suas vidas.

“Na sombra desse capuz, seus olhos reluziam – não com a luz refletida da fogueira, mas com uma luminescência verde que parecia vir de dentro.”

Desde essa visita as coisas parecem piorar e quando menos se espera, Durotan acaba se vendo a frente do clã e conta com a ajuda de seu amigo de infância Ogrim Martelo da Perdição. Eles estão cada vez mais fracos e, perante uma escassez de comida, no dia do Solstício, eles observam uma figura se aproximando. Ao chegar mais perto descobrem ser Draka, uma exilada, já que quando um orc nasce muito fraco ele é exilado do grupo e tem o direito de voltar para provar sua força depois de um ano, no dia do Solstício. Durotan conheceu Draka antes disso e fica espantando ao ver que ela sobreviveu e voltou forte e com várias histórias para contar, além disso, ela despertou nele um sentimento que ele não sabe explicar.

Eles precisam ficar ainda mais unidos, procurando uma saída para todos os problemas e se apoiando uns aos outros para sobreviverem nesse mundo onde nem tudo é o que parece e que o inimigo, muitas vezes, vem de muito perto. Nesse universo mágico, Durotan tem que achar uma saída para o seu clã e enfrentar com garra perigos jamais imaginados, contanto com a ajuda de todos que caminham ao seu lado. Inclusive com o alerta de alguém inesperado “meu senhor é sinistro e perigoso”, conhecendo um novo sentimento que uma exilada despertou e o mais importante, será que podem confiar nesse bruxo? Por que ele tem essa cor? Com que tipo de magia ele está lidando?

Minha Opinião

Uma história fascinante do início ao fim. Entrar nesse mundo mágico e conhecer seres tão fantásticos, suas culturas e seus rituais é algo maravilhoso e que vai além da compreensão de muitos. O livro traz diversos ensinamentos e nos faz parar e pensar em como podem existir algumas criaturas tão feias e aterrorizantes na aparência, mas que possuem corações tão bondosos e justos, e que muitas vezes só querem o bem dos que estão a sua volta, sem guerra e vivendo em paz. Isso nos faz parar e pensar em como muitas vezes julgamos os outros de forma errada.

A história é muito bem apresentada e segue um fluxo onde as informações parecem se encaixar no momento exato. Sempre que a autora deixa algum furo para ser preenchido posteriormente, nós já imaginamos o que poderia ser e na hora ela vai lá e nos surpreende com uma revelação que não era esperada. O livro dá muitas reviravoltas e nos deixa apreensivos com o que mais está por vir. Ele possui poucas partes de luta propriamente dita, mas quando apresentadas são muito bem elaboradas e descritas com vários detalhes, nos passando uma tensão que só termina quando está tudo resolvido. Nunca sabemos o que está nos esperando na próxima página.

“Um Lobo do Gelo não sente júbilo com o sofrimento. Nem com o sofrimento de um inimigo.”

Além da parte de ação do livro o que mais me chamou a atenção foi o amor que brotou entre dois seres, que em um primeiro momento, podemos julgar como sem coração e que só querem guerra. Durotan e Draka sobrevivem juntos e mostram que o amor pode aparecer de onde menos se espera e que mesmo em meio a uma guerra e destruição, contar com o apoio de alguém que amamos pode ser o alicerce para a nossa caminhada. Se um apoiar o outro, eles podem sobreviver a tudo isso. Pois quando menos esperam são contemplados com uma bela surpresa.

A capa conta com a presença imponente de Durotan e está muito bonita. A diagramação auxilia na leitura, pois não deixa ela pesada e todo o material do livro é de muita qualidade. Os capítulos variam de tamanho. Foi muito interessante conhecer a história de Durotan e do seu clã, desde a época que seu pai era o líder até os fatos que levaram aos eventos finais. Dessa forma, é possível entender o motivo que os levou a tomar diversas decisões.

Se você gosta de viajar para um mundo mágico e de conhecer outros seres, esse é o seu livro. Conhecer toda a história de um orc que possui tanto a ensinar e que em nenhum momento deixou de ser sábio e justo com todos é algo que encanta e nos mostra que a maldade nem sempre está onde esperamos. Além de, é claro, conhecer cada um dos clãs que existem e suas particulares, observando que apesar de serem individualistas e em um primeiro momento não se relacionarem entre si, no momento que é preciso cooperar com o outro para sobreviver, eles também sabem como agir.

Se você já assistiu o filme ou é um fã de Warcraft, esse livro é um prato cheio para complementar ainda mais a experiência com o mundo. Sendo lançando juntamente com o livro do filme, proporciona aos leitores mais detalhes, de um outro ponto da história, para aqueles que acompanham o jogo e tudo a ele relacionado.

site: http://resenhandosonhos.com/warcraft-durotan-christie-golden/

Blog Stalker Literária 02/08/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Quando aconteceu o lançamento do filme Warcraft, o encontro de dois mundos, a maioria das críticas se dava ao fato do filme ser muito superficial à história dos Orcs, que estes foram colocados lá seguindo Gul’dan o orc ‘bruxo’ na sua Horda de orcs e não explicaram muita coisa sobre eles, principalmente sobre os Lobos de Gelo, que tem muito destauqe na história.

Mas, eis que a Galera Record lançou no mesmo mês dois livros relacionados á franquia Warcraft, e eu logo os solicitei, pois mesmo gostando muito do filme estava super curiosa para saber mais dos Lobos de Gelo, e principalmente da história de Durotan que foi o orc que mais ganhou destaque no filme, e o personagem que eu mais gostei neste.

A história do livro começa quando Durotan ainda é garoto, e o clã pertence ao seu pai Garad que era um Lobo do Gelo justo e respeitado por todos os orcs que o seguiam. Porém, a cada estação o mundo ficava mais difícil para eles, a comida estava ficando mais escassa, as estações difíceis estavam durando mais tempo, e mesmo que no Norte as coisas ainda estivessem um pouco controlada, já não eram como antigamente.

Um dia, um orc verde chega a vila dos Lobos de Gelo, e pede uma conferência com Garad, este é Gul’dan um bruxo, que anda adornado com ossadas estranhas em suas vestes, ossos de faces destorcidas e sinnistras, e uma escrava muito diferente acorrentada a ele. O bruxo pede que o clã se junte a Horda que ele está construíndo, pois o mundo está morrendo e há uma promessa de uma terra nova e verde fora dali, se o clã se juntasse a ele a vida de seus seguidores seria mais fácil, com mais comidas, e eles não morreriam quando o Norte também acabasse como o Sul está agora: sem vida, sem comida e sem água pura. Garad não aceita a oferta do velho bruxo, pois os espíritos não confiam nele, e assim o Orc verde parte, deixando a vila cheia de dúvidas e morrendo de medo. E para piorar Gard morre dias depois em combate.

Agora Durotan é o chefe dos Lobos de Gelo, e sua liderança vem seguida de várias dificuldades, pois o mundo está cada vez pior, as comidas que antes eram fartas agora tem que ser racionadas, a grama que sempre foi verde está morrendo, e os espíritos da Água, Terra, Fogo e Ar que sempre falaram com o xanã da tribo os guiando estão cada vez mais calados. O Orc tem a difícil missão de comandar um clã com mais e mais dificuldades, e não cair na tentação de se juntar ao bruxo Gul’dan no Sul.

Quando fui começar a ler os livros relacionados ao filme, fiquei um pouco confusa sobre qual ler primeiro, pois não há necessariamente uma ordem certa neles, no fim acabei iniciando a história pelo livro do Durotan, e deixo esse conselho a vocês. Se assistiram o filme ou não, é melhor começar pelo livro do Orc, pois há muitos detalhes importantes na jornada dos Lobos do Gelo e que fazem toda a diferença na história dos Humanox vs Orcs que acontece no livro oficial do filme.

Bom, a leitura desse livro foi incrível pra mim, apesar de não ter sido tão fluida e ter enganchado mesmo após a liderança de Durotan, que foi um dos personagens que mais me apeguei no filme.

Aqui nesse livro, conhecemos muitos mais sobre os Orcs, sobre seus custumes, a diferença de cada clã e suas crenças, e principalmente aprendemos mais sobre os Lobos do Gelo, que são um clã que vive mais ao Norte, e tem toda uma bagagem de honrar os espíritos só consumindo da Terra o necessário para viver, e tendo uma moral muito maior que qualquer outro clã citado.

Como disse no início da resenha, aqui é explicado melhor que o mundo está morrendo, e vemos as consequências disso. As frutas nascem podres, os animais estão diminuindo e desaparecendo, as fontes de água se tornam venenozas, não há mais verde, não nasce ou cresce mais nada no solo e as estações estão cada vez mais confusas e duradouras, uma nevasca pode surgir no meio de um dia escaldante no verão, pegando todos desprevinidos e levando vários Orcs a morte, mesmo que estes estajam acostumados com o frio.

A liderança de Durotan é incrível. Aqui vemos o quando ele é justo, sábio e prutende, assim como seu pai, ele não aceita a oferta do bruxo orc, e tenta sobreviver ao máximo com seu clã na sua terra natal, mesmo que passem dificuldades eles não fraquejam, eles sobrevivem.

A diagramação é muito bonita, cmoeçando pela capa que trás Durotan em um cenário de destruição. Cada capítulo começa com um machado – Talho – que é a arma da família. As páginas são amareladas, as fontes são grandes e bem espaçadas, e não encontrei nenhum erro de revisão/escrita.

Acho que esse livro é MUITO importante para entender melhor a história do filme (e consequentemente a do livro oficial do filme) pois entendemos os motivos do Orc estar com a Horda, e suas crenças verdadeiras, seu sendo de justiça sempre presente e a sua devoção ao seu clã, que nunca se deixou abater.

Acho que eu não posso dizer muito mais sobre a história pois estragarria toda a jornada dos Lobos de Gelo deste livro, mas aconselho a todos os leitores de uma boa fantasia a conhecer a história. Mesmo se você nunca viu falar de Warcraft, se assistiu apenas ao filme o livro com certeza vai ser uma ótima leitura e vai lhe fazer entender muito mais sobre essa raça tão diferente dos humanos, mas com valores tão iguais.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/07/warcraftdurotan-christie-golden.html

Sofia Trindade 30/08/2016

Durotan é um jovem orc, que já sabia que um dia iria liderar seu povo, os Lobo do gelo. O que ele não sabia era que essa liderança poderia acontecer mais cedo que o esperado, trazendo grandes questões que, talvez, nem mesmo o líder mais experiente soubera resolver.

Ao ver que seu lar esta morrendo e seu povo passando dificuldades, o jovem orc terá que decidir se continua lutando contra a fome ou se rende às promessas de um bruxo misterioso. Com a ajuda de Draka, sua mãe, seus xamãs e os espíritos que rondam os Lobo do Gelo, Durotan terá que decidir o que é melhor para seu povo naquele momento.

Duas curiosidades básicas que descobri quando comecei o livro foram: Durotan é o nome do personagem. Como não assisti Warcraft ainda achava que Durotan era o nome de um determinado local, desculpa gente. Durotan vem antes de Warcraft, o livro do filme. Então pra quem pretende ler os dois livros fica a dica: comece por Durotan e depois leia Warcraft.

Nas primeiras cem páginas do livro me senti muito incomodada com a leitura. Talvez por ser um livro mais focado em conhecer a historia dos orcs não tinha aquela ação que eu imaginava e o autor focava mais em mostrar a vida dos orcs - como eles caçavam, sobreviviam e suas tradições - e para um livro de quase trezentas páginas mostrar só isso acabou ficando muito cansativo.

No decorrer da história não acontece nada de muito surpreendente que pudesse envolver o leitor para devorar a leitura. Logo no final o enredo ganha um leve pique, mas que não foi o suficiente para me animar para o próximo livro.

A quantidade de personagens sempre me incomodará em um livro, (autores, as vezes menos é mais), principalmente quando o nome deles são parecidos ou começam com a mesma letra, e foi o que justamente aconteceu aqui. Só consegui decorar o nome de alguns principais pela quantidade excessiva de personagens secundários que são citados, mas que até agora não trouxeram um fundamento profundo pra história.

Não foi a leitura que eu esperava que seria. Talvez uma forma mais dinâmica de desenvolver a historia seria bem vinda no momento, principalmente por ser o livro que me apresentou o mundo de Warcraft. Quem já é fã da história pode ter uma facilidade maior em ler o livro. Coisa que infelizmente não tive.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/08/resenha-warcraft-durotan.html

Jéssica 27/10/2016

Warcraft (Durotan), de Christie Golden, é um prequel para o livro Warcraft (Livro do Filme Oficial), que conta a ascensão de Durotan a liderança do clã Lobo do Gelo. Publicado aqui no Brasil pela Galera, selo do Grupo Editorial Record, este livro é maravilhoso e com cenas de acabar com o coração do leitor.

Eu sou completamente leiga no universo de Warcraft, meu primeiro contato está sendo com esses dois livros que foram lançados pela Galera e o filme - que eu adoreeiii -, mas eu decidi me aventurar e conhecer um pouco sobre essa aclamada aventura épica. Se eu gostei? Sim, muito!

Em Draenor, mais conhecido como Serra do Fogofrio, reside o clã Lobo do Gelo liderado por Garad, filho de Durkosh. Um clã de orcs que preserva sua integridade, são honrados e não sentem prazer em matar suas presas. Eles acreditam fielmente nos Espíritos da Terra, do Fogo, do Ar, da Água e da Vida; que acabam os guiando para tomar as melhores decisões.

"Os Lobo do Gelo lutavam bem e com empenho total, não hesitando em matar, se necessário, mas nunca fazendo isso por raiva ou meramente porque surgia uma oportunidade. Não faziam prisioneiros, quanto mais escravos; a luta acaba quando um lado cedia."

A vida deles era pacata na medida do possível, mas quando um orc misterioso, envolvido com magia, aparece nesse território oferecendo comida e terra em troca dos orcs Lobo do Gelo fazerem parte da Horda tudo começa a mudar. Garad claramente declina o convite e depois de alguns acontecimentos, que acabam resultando em tragédia, temos a ascensão de Durotan, filho de Garard, na liderança dos orcs Lobo do Gelo.

Durotan é jovem e ao lado de pessoas extremamente importantes e especiais - como sua mãe, o xamã Drek'Thar, da fêmea Draka e de seu aliado Orgrim - tem a dura missão de liderar seu povo num momento mais difíceis da história. O mundo que eles conhecem está simplesmente morrendo e agora eles passam fome, frio e possuem inimigos horripilantes.

Eu não vou abordar muito nos acontecimentos da história, mas preciso dizer o quanto sofri lendo esse livro. Em algumas cenas as mortes eram tão horripilantes que eu fiquei enjoada e quase não conseguia ler pela tristeza e excesso de lágrimas. Claro que outras pessoas podem achar a cena não tão horrenda como eu, mas eu estava tão conectada com esses personagens que ficava horrorizada como eles.

Os Lobo do Gelo possuem algumas tradições que não aprovei de cara, um exemplo é que o líder jamais poderia se mostrar fraco para o clã e quando um orc é considerado frágil ele é exilado. Mas, ainda bem, que Durotan é um líder nato, sempre pensando no melhor para seu clã e suas atitudes, mesmo com algumas falhas, foram em prol de manter seu povo vivo. Eu gostei muito da personalidade dele: forte, mas ao mesmo tempo compreensivo. Sensível, íntegro e capaz de entender que no desespero as pessoas cometem loucuras.

Não foi fácil para Durotan liderar tantas pessoas, aguentar a jornada de medo e dor, e ainda assim ter que manter o povo unido. Tudo que poderia ocorrer de ruim aconteceu com esse grupo e eu ficava chocada com isso, onde a cada página que eu lia mais uma cena me deixava desesperada.

A capa do livro representa a história e é Durotan na capa, a diagramação é básica e a letra possui uma fonte agradável para leitura. Eu terminei de ler esse livro e vim correndo escrever a resenha, então os sentimentos ainda estão presentes e, por isso, vocês estão lendo tudo que senti ao conhecer Warcraft. Esse livro é apenas uma parte da jornada de Durotan e seu clã, então estou muito animada para saber o que aconteceu com esses orcs tão queridos no livro Warcraft (Livro do Filme Oficial).

Lok'tar ogar!

Daniel 17/01/2017

Prequel necessária
Totalmente necessário para quem gosta de Warcraft e acompanhou o filme. Ele explica os fatos anteriores à obra de cinema e ajuda a entender a história do filme.
Leitura leve, vale muito a pena.

Jean.Kuri 03/08/2017

Melhor que o roteiro do filme
Ótimo contexto de narrativa, personagens bem construido, eu recomendo a todos os fã de WoW.

OdirleyDeotti 14/02/2022

Para fãs do game
Assim como os outros livros sobre Warcraft, Durotan narra acontecimentos que não aparecem no game e ajudam a compreender a história dos orcs antes da chegada a Azeroth. Para os fãs do game é um plus, mas para leitores curiosos é uma narrativa de baixa qualidade.