Tieta do Agreste

Tieta do Agreste Jorge Amado

Resenhas - Tieta do Agreste

amanda.sousa.33 21/04/2024

Que livro atual mesmo sendo publicado em 1977 (nem consigo imaginar como deve ter sido chocante na época da publicação, chocante e polêmico. Amado é mesmo revolucionário). Traz inúmeras questões na escrita irônica e afiada do Jorge Amado. Aqui se encontram discussões sobre o poder que os ricos têm para destruir a natureza em benefício do lucro e somente dele, e também vê como para eles pouco importa as consequências (desde que estejam ganhando dinheiro), fato extremamente ligado à politicagem e corrupção tão presentes na narrativa e tão atuais na nossa sociedade. Contudo, Amado também traz discussões sobre a moralidade (recheada de tantas passagens que facilmente chocariam muitas pessoas), aqui acompanhamos e refletimos sobre machismo, liberdade sexual e conservadorismo, e muita hipocrisia. Leitura recheada de tiradas engraçadas e de muita reflexão. Também tem tristeza, perdão, amor e suas perdas. É muito bom vê o crescimento psicológico de alguns personagens e eu diria que é impossível não se compadecer da Leonora. Leiam Tieta se quiserem e estejam prontos para saírem da leitura com muito sobre o que pensar.

Supercut09 18/02/2024

A História de Tieta
Um livro muito interessante. Ele trabalha bem sobre a questão do moralismo e a liberdade de expressão.

Tieta conduz a narrativa por meio de nuanças muito específicas que ditam e imperam até hoje na sociedade.

Algumas partes não me interessam muito. No finalzinho, com a guerra politica que estava se iniciando que decidiria sobre o progresso de Santana do Agreste. Mas mesmo essa partes "chatas" não me fizeram perder o interesse no livro.

Vou sentir falta de muitos personagens, por exemplo: da livre e esbelta Tieta, da puta romântica e sonhadora Leonora, da fofoqueira do agreste Carmosina, vou sentir falta, até mesmo da viúva ambiciosa, feia e encruada Perpétua. E muito outros personagens que durante o mês se tornaram parte importante da minha vida. Saber sobre a vida deles foi ótimo e instigante.

Vou matar a saudade vendo a novela de 1989 kkkk.

luizaslike 13/02/2024

A cíclica história de Agreste
Como o próprio Amado descreveu, tieta do agreste é um livro monumental (em tamanho e também em grandeza).

É mais do que a história de tieta, a antiga pastora de cabras que, 25 anos após sair fugida, retorna à sua pequena Santana do Agreste. Agora rica, grandiosa e envolta em segredos.

Jorge Amado consegue escrever muito bem protagonistas fortes e mulheres imparáveis (Gabriela, Dona Flor, Tieta...).

Mais uma vez (sendo o quinto de cinco livros que li do autor) Amado escreve quase como um personagem a parte a sociedade baiana como um antagonista sempre presente (E QUE PRESENÇA!).

Mais do que conflitos geracionais ou morais, temos o direito palpável nas páginas: conflito sucessório, possessório, eleitoral, artimanhas do direito administrativo e, sobretudo, o que mais encanta ao leitor: as discussões ambientais.

É um livro maduro do autor que tem sua marca registrada: a sedução, o humor, a pilhéria, as contradições, a Bahia... mesmo que em uma Santana do Agreste fictícia.

Saio mais uma vez com a certeza de que Amadinho foi um dos maiores brasileiros já nascidos e merecia muito ter sido agraciado com um Nobel da Literatura.

Que vontade de ir pra Bahia, que vontade de ler os 33 livros restantes desse singular e inteligentíssimo escritor.

Amado não somente de novo, Amado e muito e não em vão....

Lucas 06/02/2024

O livro é bom até o terceiro ato. Depois disso uma chatice sobre a instalação de uma fábrica e a história da Tieta fica em segundo plano. Livro teria força suficiente sem essa parte. Outra parte chatíssima são as intervenções do narrador. Jorge Amado escreve com linguagem simples. Quase pobre. Chamar isso de oralidade é um indulto a escritores que souberam trazer a oralidade de forma magistral (Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Dalton Trevisan, Rubem Fonseca, para ficar nos mais conhecidos).
A história de Tieta é ótima, bela, traz crítica social e as últimas cinquenta páginas tem clímax para deixar o leitor sem fôlego.

Aline 06/02/2024

A luz de Tieta
Não tem como comparar a novela, o livro é muito bom, mas o foco é todo numa fábrica poluente que presente se instalar na cidade da nossa "heroína?!" A estada de Tieta fica em segundo plano boa parte do livro, mesmo assim recomendo.

Fabiana 24/01/2024

Arrastado
Se fosse apenas a história de Tieta daria 5 estrelas. Mas o livros tem vários capítulos falando sobre problemas políticos de agreste que são super chatos e arrastados.
O final compensa.
Os personagens são bem divertidos.
Conservadores irão detestar.
Emanuel246 02/03/2024minha estante
Sem contar que em alguns momentos o autor resolve interromper a história pra conversar abobrinha

Lory Lazuli 17/01/2024

Comecei ler por causa da novela que assisti muito com minha mãe.
Tive uma leitura fluida, mesmo com algumas palavras meio incomuns. Achei um livro muito engraçado, me peguei rindo diversas vezes, a escrita do autor me pegou demaiiisss!
Depois desse livro quero ler mais obras de Jorge Amado.
A história é incrível, várias reviravoltas, personagens bem construídos e marcantes.
O enredo desse livro me prendeu do começo ao fim.
AMEI

Lilian 30/12/2023

Agreste
História com personagens de construção muito interessante. Apesar de ser um calhamaço, dá pra ir lendo sem se entediar

"Aonde você vai Sam?" 22/12/2023

O Brasil segundo Jorge Amado
Tieta do Agreste é um dos melhores livros do Jorge Amado, portanto é um dos melhores livros do mundo!

Romance exemplar como os que mais são.
Apaixonante e irreverente como o são poucos!
Aliás, como só o são os livros do Jorge Amado mesmo.

mayagraciele 10/12/2023

A primeira vez que eu comecei a ler esse livro eu o abandonei depois de um pouco mais de cem páginas. Não era por não estar gostando, afinal é impossível não gostar de um novelão desse, mas simplesmente porque aquele não era o momento para eu fazer essa leitura, e ainda bem que assim o fiz, porque talvez eu não fosse gostar tanto como eu gostei agora.

Apesar do livro se chamar Tieta do Agreste, o livro não é sobre a Tieta e sim sobre a cidade de Agreste. Uma cidadezinha pequena no sertão da Bahia, esquecida pela modernização da sociedade, uma cidade que ainda era um tanto "primitiva" e esse era seu charme. Com a chegada de Tieta, a filha pródiga, que foi expulsa ainda adolescente de casa pelo pai e retorna rica, a cidade toda se transforma. É como se junto dela Tieta trouxesse a modernização, algo que a pequena Agreste e seu povo definitivamente não estão prontos para.

Todos os personagens apresentados no livro, compõe o cenário da história, cada um deles é importante para que a gente entenda essa pequena cidade, que ainda está perdida no tempo, que ainda obedece a um coronel que está "caduco", que a única coisa moderna que possui é um cinema. Mas que não tem como você não se apaixonar.

Mesmo que Tieta é o nome destacado no título do livro, há momentos em que ela não aparece, porque o livro não é sobre ela, é sobre cada um dos habitantes e seus hábitos, seus maneirismos. Mesmo sendo um livro muito bem-humorado, ele também possui as suas críticas.

Leia o livro e se apaixone por essa cidade, onde todo mundo sabe sobre a vida de todo mundo, onde as regras aplicadas em outros lugares ali não cabe.

Wanessa Ribeiro 28/10/2023

Gostaria de ter mais estrelas a dar a essa obra prima!! Sou muito suspeita a falar de Jorge Amado, mas não posso deixar de afirmar a grandeza de Tieta e toda a força da escrita do autor: na elaboração dos personagens, nas minúcias do cotidiano em Santana do Agreste e das questões sócio ambientais que envolvem o enredo. Gostaria que todos lessem e se permitissem amar a escrita de Jorge como eu ?

Patrick 25/10/2023

Tieta
Leitura realizada:
"Tieta do Agreste". Jorge Amado

Pastora de cabras, expulsa de casa pelo pai a cajadadas, retorna depois de anos a Santana do Agreste.
Um acerto de contas com o passado, com a família, com ela mesma.
Em sua curta temporada pela terra natal, a agora dona de requintado bordel, escandaliza alguns, agrada muitos: tira da mesmice o pequeno povoado do interior da Bahia.

alicefnevs 13/10/2023

Para viver bem é preciso antes de tudo abolir a consciência
O que nem sempre se consegue.
imaginei um final talvez diferente mas quando jorge amado começa a ser sincero percebo que esse é o final que Tieta merece.
apesar de muitos enredos que acho que até se perdem no final (engraçado que o autor tem muita consciência disso em toda intervenção no folhetim), fica muito nítida a relevância do autor no cenário nacional com personagens absurdamente sinceros e com a construção incrível de cenários baianos.
amei o insight com a luz de tieta e a herança dela que fica marcada para todos de Agreste, apesar de todo conflito de caráter e moral que ela carrega consigo.