As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet

As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet Anthony Knivet...

Resenhas - As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet

Lau 27/12/2013

Fantástico !!!
Memórias de um aventureiro inglês que em 1591 saiu de seu país com o pirata Thomas Cavendish e foi abandonado no Brasil, entre índios canibais e colonos selvagens. Fantástico ! Fantástico ! Fantástico !
Daria facilmente umas cinco temporadas de um seriado super frenético !!! Recomendadíssimo para quem curte história do Brasil.
Marina 06/11/2022minha estante
Hahaha imagina que incrível uma série contando essa história!

David 18/03/2020

Um pouco duvidoso!
A história de Antohony Kniver fica um pouco duvidosa, pois parece em algumas passagens que é um tanto que exagerada. Se levarmos em conta as notas de Teodoro Sampaio, aí fica mais difícil de acreditar, tendo em vista que segundo Teodoro, o protagonista erra datas, confunde localização, muda nomes de povos e de animais, etc.
Tive oportunidade de ler as aventuras de Hans Staden, confesso que foram mais convincente.
Por outro lado, como uma forma de leitura "contraponto", ou seja, reflexão de um tempo passado, a leitura se torna interessante, inclusive as aventuras de Knivet daria um bom filme de super herói (exagerado), uma vez que o cidadão escapa por um fio de cada situação.
Mas, talvez, não seria aquele super herói valente e mocinho dos filmes, pois os portugueses do seu tempo, sempre o tratavam como pessoa não confiável e traidora.

Igor Henrique 07/08/2013

O Contador de Histórias
Anthony Knivet é uma dessas pessoas cheias de histórias fantásticas que por vezes aumentam o próprio conto na tentativa de dar aquele ar de maior dramaticidade no causo. Em sua auto-biografia, ele narra como teria sido sua estadia pelas terras do Brasil e Angola, onde teria passado por todo tipo de acasos, azares e sortes. Com depoimentos evidentemente falsos, outros críveis e alguns mais comprovados, além do misto das próprias crendices da época, "As Incríveis Aventuras e Estranhos Infortúnios de Anthony Knivet" vale muito a pena de se ler.

Fábio Valeta 26/04/2015

Relato de um aventureiro inglês que ficou por 10 anos como escravo no Brasil, logo no início da colonização, no final do século XVI. É uma história bem interessante por mostrar como era a visão do Brasil, e de seus povos, (nativos ou mesmo os portugueses que para cá vieram) e por se tratar de um escravo branco, capturado após ter sido abandonado para morrer na costa brasileira. Tipo de escravidão que praticamente não se é falado quando se pensa no Brasil.

Nesses dez anos, Knivet fez várias coisas, trabalhou em engenho de açúcar, participou de bandeiras, tentou várias fugas, fez amizades com povos indígenas e sobreviveu apesar de todas as adversidades.

É uma excelente fonte sobre o Brasil em seu início, apesar de, como é informado mas notas da edição que o manuscrito foi adulterado para a publicação, pelo primeiro editor, quando o mesmo foi publicado em 1625, e que não se tem certeza do quanto do texto original de manteve.

Alison 09/09/2016

Um Registro Histórico Importante
Anthony Knivet é um inglês abandonado no Brasil no fim do século XVI e através de suas aventuras nos mostra o retrato de um Brasil que ainda estava nascendo, um lugar selvagem, cheio de rivalidades entre as tribos índigenas que devoravam seus rivais, de europeus cruéis e de escravos trazidos da África portuguesa, as alianças entre tupiniquins e portugueses e tupinambás e franceses, ele presencia portugueses sendo devorados por índios Tamoios e depois os tamoios sendo dizimados pelos portugueses, mostra a crueldade com que os portugueses tratam os ingleses/franceses/holandeses capturados, em um certo momento diz que é melhor morrer nas mãos dos índios antropófagos do que nas mãos do portugueses cristãos...

Marina 06/11/2022

Incrível!
Esse livro é um excelente contributo para a compreensão do Brasil e do mundo no século 16.

Pra mim foi especialmente legal ler sobre as provações que passou no litoral norte paulista, local onde moro desde pequena.

whluiza 26/08/2023

"As incríveis aventuras e estranhos infortúnios de [...]"
Eu gostei até, apesar de não fazer muito sentido, é um bom livro, que conta boas histórias, a escrita é meio distraída e inconsistente mas tem muitas boas histórias.