Espelho mágico

Espelho mágico Mario Quintana

Resenhas - Espelho mágico

angelarayane 06/06/2023

Espelho mágico
Achei os poemas muitos bons. Só tinha alguns que eu ficava um pouco perdida.

CX Da morte

Um dia? pronto!? me acabo.
Pois seja o que tem de ser.
Morrer que me importa?? O diabo
É deixar de viver!

FernandaOliveira 20/02/2023

Uma das quadras que amei:
" Não te irritas, por mais que te fizerem..
estuda a frio o coração alheio
farás, assim do mal que eles te querem,
teu mais amável e sutil recreio..."

Mais um livrinho rápido e muito gostoso de ler.
A interpretação pessoal de Mário Quintana para diversos assuntos é algo fascinante e inconfundível.
Gostei muito!

Sophy 27/10/2022

Bom, masss
O livro è bom, gostei dele quase como um todo mas apredenta algumas pautas homofóbicas e machistas...

Maria1691 10/08/2022

Li por indicação, gostei bastante e sem sombra de dúvidas foi o melhor livro do Mario que eu li. ;)

Não pertubes a paz da tua vida,
Acolhe a todos igualmente bem.
A indulgência é a maneira mais polida
De desprezar alguém.
cavani._ 10/08/2022minha estante
quem te emprestou esse livro deve ser muito gente boa

Salada de frutas 08/08/2022

...
Gente o livro é muito bom, tem umas frases como Xll ou o da vingança, mas foi melhor ainda pela experiência de lê em companhia

Sofá pra Um 18/10/2021

Livro bem rapidinho de ler. Traz algumas boas reflexões para o dia a dia e para vida. Primeira vez que parei para ler algo do tipo, farei mais vezes.

bea 29/04/2020

3 ESTRELINHAS
Mário Quintana tem todo meu coração e nunca foi segredo, acho seu dom de ser subjetivo e não perder o sentido de sua escrita muito envolvente. Engoli o livro em poucos minutos, são pouquinhas páginas, mas as mesmas cheias de vida.

"Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que triste os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!"

Mr. Jonas 03/02/2018

Espelho Mágico
Em 1951 é publicado, pela Editora Globo, o livro Espelho Mágico, uma coleção de quartetos, que trazia na orelha comentários de Monteiro Lobato.

É o quinto livro publicado por Mario Quintana. Nesse início de década, a poesia brasileira assiste por exemplo, publica uma coletânea que busca alternativas ao chamado projeto modernista.
É em tal cenário de mudanças que Mario Quintana lança o Espelho Mágico.Mas seu livro não se filia às novidades trazidas pelos poetas do final da década de 40. Em lugar disso Quintana recorre a quadra, forma de poesia conhecida desde a Idade Média.
A quadra ou quarteto é forma frequente em composições populares e mesmo folclóricas, também de largo emprego entre os poetas cultos entre os quais encontra-se o português Fernando Pessoa. Inserindo-se portanto na tradição de poetas cultos que retomam formas poéticas tradicionais ou populares Mario Quintana cria 111 quadras em que aborda temas variados,todos relativos a saberes, conhecimentos e experiências comuns a toda a humanidade.Nas quadras de O ESPELHO MAGICO, o resgate da capacidade comunicativa não é apenas tema dos versos.Ele é experimentado e demonstrado, uma vez que o Eu lírico dirige-se constantemente ao Outro de maneira mais ou menos explícita.

L Soares 18/07/2014

Quintana. Sou um tanto parcial para falar de seus livros. Gosto muuuito dele. Mas, ok, vamos lá. Até hoje, esse é o melhor dos livros dele que já li. Ele se estrutura em 111 poemas, quadras, sobre os mais diversos assuntos. É impossível descrevê-los em resumo, a ironia e ceticismo é frequente em vários, mas não é tudo. Li em algum lugar que é um livro para se ter na mesa de cabeceira. Não posso discordar. Me pego relendo esses curtos poemas, vezes e vezes. E é sempre uma leitura gostosa e divertida. Há coisas que fazem bem serem lembradas sempre. E alguns dos seus versos servem muito bem a esse propósito. Lições curtas e precisas. Uma obra formidável.