Reportagens Joe Sacco

Resenhas - Reportagens

Bastos 28/09/2021

Reportagens
Uma ótima HQ com uma coletânea de reportagens que nos mostram toda dor, sofrimento e miséria que os civis passam durante as guerras.

Os traços são detalhistas e expressivos, demonstrando bem a destruição dos locais que passou e os sentimentos das vítimas da guerra.

Paloma 12/12/2023

Finalizado com tristeza ?? a reportagem final com Dalitis na Índia foi o mais pesado, uma mistura de tradição perversa (a do sistema de castas) com a corrupção daqueles que deveriam levar o mínimo existencial aos que precisam ?

Ainda sim, mais uma excelente HQ do Joe Sacco. O formato quadrinho reportagem é muito mais íntimo e impactante, sem dúvida.

Guilherme 06/01/2023

Reportagens
Ler as obras de Joe Sacco é quase um dever cívico. O autor usa os quadrinhos para narrar histórias reais de quem sempre esta do lado mais fraco, os pobres. Em "Reportagens" temos contato com relatos de diversos lugares e contextos, seja a guerra, os refugiados ou os famintos, os que os une é o abandono e a exploração perpetrada por quem está acima. É uma leitura dolorosa, mas necessária.

Nana 25/07/2023

Livro nr 28 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Malta"

É uma HQ com temas pesados que nos causa angustia e nos dá a noção de quanto sofrimento o ser humano é capaz de aguentar para sobreviver.

Os capítulos que mais gostei foram os que contam sobre Malta e sobre a Índia.

Em Malta (país que eu não tinham nenhum conhecimento) o que gostei foi que o autor, sendo nascido lá, mostrou os dois lados do conflito. Tanto dos refugiados que estão lá em busca de uma vida melhor, trabalho e comida, como dos moradores locais que agem com muito preconceito, racismo e perseguição contra os imigrantes.
Um bom livro que agrega várias informações. Para mim cumpriu muito bem a função de conhecer um pouco mais sobre Malta, aproveitei e fiz pesquisas sobre o lugar que por sinal é lindíssimo

twoghtz 18/11/2022

Extremamente pesado. Li por causa de um trabalho na faculdade, não é geralmente meu estilo de leitura, mas adorei a forma como o autor trabspassa a mensagem daqueles que foram silenciados.

Camila Borges 04/09/2022

Genial!!
Como sair incólume de uma leitura como essa??? Um panorama incrível sobre conflitos do final do século 20 e século 21 e questões humanitárias latentes, como o sistema de castas e a pobreza na Índia, refugiados em Malta, o caso dos chechenos, entre outros. O sentimento é de mal estar depois de ver de forma tão clara, bem escrita e bem desenhada como as pessoas estão vivendo de forma degradante ao redor do mundo.

@thereader2408 15/07/2021

E não é que da para fazer jornalismo em quadrinhos?
Essa é uma HQ diferente, pelo menos para mim foi. Joe Sacco nasceu em Malta e vive nos EUA desde os 12, se formou em jornalismo mas nunca trabalhou de maneira convencional, Sacco é apaixonado por quadrinhos e por isso procurou aliar sua formação profissional a sua paixão, e não é que deu certo?

O autor é um premiado quadrinista, jornalista e correspondente de guerra , se especializou em produzir reportagens em quadrinhos, suas obras mais famosas são Palestina - uma nação ocupada, Notas sobre Gaza e Área de segurança Gorazde. E como jornalista-quadrinista o autor acaba assumindo mais responsabilidades que um repórter tradicional.

A reportagem feita através de fotos e vídeos é precisa, mesmo que o contexto tenha que ser bem explicada pelo repórter. E quando não há fotos e o jornalista precisa apresentar os fatos em desenhos? Parece ser bem difícil, mas não para Joe Sacco que consegue fazer isso e muito bem.

Em Reportagens o autor apresenta uma coletânea de relatos socialmente relevantes sobre conflitos ao redor do mundo, são histórias sobre refugiados, contrabandistas, criminosos de guerra, crueldade, ambição e pobreza extrema. Tudo é apresentando em desenho e com cenários ricos em detalhes, algumas vezes coloridos e outras em preto e branco. Todo o trabalho é baseado em fatos coletados e entrevistas feitas in loco.

No geral são 6 reportagens desenhadas: Territórios palestinos, Iraque, Kushinagar, A guerra e as Chechenas, Julgamento de guerra e Os indesejáveis. Ao final de cada reportagem, Sacco relata suas experiências pessoais, traz referências externas e nos dá mais informações sobre cada conflito, seja através de mapas ou gráficos desenhados tudo muito didático e fácil de entender.

Os indesejáveis é meu favorito, fala sobre imigrantes ilegais do Mar Mediterrâneo que vão para Malta, o país de origem de Sacco que apresenta diferentes perspectivas sobre o conflito (imigrantes, cidadãos e representantes do governo). Sacco foi muito competente em descrever cada conflito sem prejudicar a narrativa textual e visual o que nos permite uma completa imersão, tudo de forma sensível e impressionante.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CRXXzQCL2_K/

Nathalya 20/01/2023

nada a declara, só aplaudir

anotei um milhão de coisas históricas que eu não tinha a menor ideia e quero ler outras HQs desse cara.

Ozzy 09/02/2023

Caos e Desespero
O jornalismo em quadrinhos é um gênero que ainda me causa um certo estranhamento, acho que principalmente causado pelo fato de que a maioria dos autores desse gênero não usa a arte visual como elemento narrativo, mas mesmo assim "Reportagens" não deixa de ser um compilado intenso e relevante sobre as misérias do mundo.
De um tribunal analisando crimes de guerra dos EUA, até a casa de uma sub casta dos dalits na Índia, Joe Sacco compila em suas reportagens situações revoltantes e desesperadoras da situação do nosso mundo, que parece preso em um ciclo de violência sem fim. No fim, essa é uma leitura longe de ser prazerosa.

P. S.: Não sei se foi intencional ou não, mas Joe Sacco se retrata de maneira bem irritante, e as vezes até repugnante durante a obra, e estou mais inclinado a pensar que não foi intencional.

Yvan 27/12/2017

Reportagens em forma de quadrinhos onde demonstram o horror da guerra e imigrações ilegais, em tempos recentes, em locais que não têm tanta mídia, como Haia, Malta, Iraque...

Biblioteca Álvaro Guerra 03/04/2018

Joe Sacco discerne sobre as guerras atuais por meio de entrevistas com refugiados, viúvas, criminosos de guerra e suas vítimas, com crueza e sensibilidade.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535927313

João 01/01/2019

Correspondência de guerra em quadrinhos
Ignorando o preço médio que literaturas do tipo possuem no Brasil, é uma ótima leitura para quem deseja saber mais sobre conflitos e desigualdades sociais no Oriente contemporâneo, principalmente no pós Guerra Fria.
O jornalista-quadrinista (que profissão interessante!) Joe Sacco nos trás por meio das suas linhas e delicados traços as agruras de indivíduos de diferentes partes do mundo, isso com um posicionamento bem lúcido, problematizando as questões e tentando compreender o lado oprimido.
O fato do Sacco ter crescido nos EUA e estar a serviço de jornais ocidentais não parece ter corrompido tanto seu posicionamento. O jornalista chega a usar termos como "imperialismo estadunidense" inclusive.
Destaco duas das seis histórias (embora todas interessantes) sendo elas: "Territórios Palestinos" e "Imigrações".
Na primeira, como o nome já nos informa, são abordados os conflitos ligados a questão sionista e a causa palestina, me chamou atenção a postura do autor, que também destacou o ponto de vista muçulmano. Já na segunda história, Joe Sacco (que é nascido em Malta), retorna ao seu país e nos mostra como a grande leva de imigrações vindas da África (refugiados de guerra) tem influência nessa pequena ilha, que possui uma população bem conservadora de forma geral. Questões como desemprego e racismo são abordadas.
"Reportagens" também se mostra muito angustiante, eu recomendo uma leitura pausada entre as histórias para a absorção do impacto causado, as últimas páginas sempre são as piores, uma vez que elas nos dão uma sensação de impotência (expressada pelo próprio autor).
A descrença das pessoas é uma demonstração que as situações apresentadas não vão mudar tão facilmente, porém há um fundo de perseverança que as permite permanecer em pé.

Ligia.Edgleisy 16/11/2021

As histórias são muito bem relatadas e os desenhos muitos bons, mas existe um excesso de texto em letras muito pequenas que dificultam a leitura.

Gabriel Farias Martins 07/02/2022

Mundo estranho.
Esse HQ reúne algumas histórias curtas sobre julgamentos de guerra, conflitos do Oriente médio sobre a visão israelense, palestina e também americana.
Mas o mais surpreendente foi conhecer um pouco das castas e problemas da cultura indiana, e o conflito da Chechênia.
Um quadrinho pequeno mas de enorme peso.

Ricardo.Rincon 08/02/2022

Um quadrinho com conceitos diferentes, seu estilo não parava de me lembrar Maus.
Não vejo a hora de comprar mais quadrinhos do Joe Sacco.
Temas pertinentes e roteiro e desenhos da melhor qualidade.