Silêncio Richelle Mead

Resenhas - Silêncio

Jessyca 28/06/2021

Silêncio...
Um livro diferente, leve e fluído, que me surpreendeu no final, achei que poderia ter sido mais desenvolvida em um todo, mas um bom passatempo. Boa leitura!

beabersot 14/12/2023

Silêncio
Depois de 3 meses sem ler esse livro, finalmente terminei. O que dizer? simplesmente incrível.
a leitura não é cansativa (tirando o fato da descrição minuciosa de detalhes, o que cansa um pouco).
provavelmente, umas das minhas melhores leituras e com certeza já está no meu top favoritos!! ?
só leiam, sério. (cuidado para não se apaixonarem pelo li wei).

Bellaarsego 09/04/2023

SILÊNCIO
MUITO MUITO BOM
comprei numa feirinha pq tava barato
não esperava muito
história MUITO original nunca vi nada parecido
cinco estrelas
se tornou um dos favoritos ??

May_killers 10/08/2022

Diferente de tudo que já li até hoje. Não sabia o que esperar deste livro, e foi agradável essa leitura. Acho que ficou um pouquinho vazio toda essa história, acho que eu precisava mais desse universo neste livro apresentado rsrs
Mas claro que valeu a leitura ?

Tamirez | @resenhandosonhos 23/08/2018

Silêncio
Silêncio vem com a proposta de ser uma fantasia stand alone, o que é algo bastante raro, principalmente nesse tamanho. Eu nunca li nada da autora, então esse livro fez o meu debu com Richelle Mead, amada pelos fãs pela série Vampira Academy. Havia algumas dúvidas no ar quando comecei a leitura, pois vi que o livro não foi bem aceito por todo mundo, mas logo que comecei já soube que teria uma boa experiência.

Acho que delicada é a palavra perfeita pra descrever a escrita de Mead nesse livro. É tudo exposto de forma tão leve que as páginas praticamente se viram sozinhas. O contexto da história também tem muito a ver com a aura desse livro e acho que consegui captar isso bem durante a leitura. Sempre me peguei pensando: esses personagens estão fazendo isso, pensando isso e vivendo isso em completo silêncio e é incrível que eu esteja sentindo essa sensação mesmo que o mundo ao meu redor continue ruidoso.

“O grito vem de um lugar mais obscuro, das profundezas da nossa alma, e, quando gritamos nesses momentos em que estamos tristes ou com muita raiva, existe uma constatação terrível que acompanha esse ato: a de que estamos dando voz a uma emoção que é simplesmente grande demais para caber no nosso coração.”

Quando a personagem começa a ouvir ela vai buscar nos antigos registros do povoado se há alguma coisa sobre como os sons são. Lá ela encontra as descrições de uma mulher que resolveu escrever quando a audição de todos começou a desaparecer. Esses significados escritos são tão interessantes quando expostos assim, pra representar algo que faz tão parte da realidade da maioria de nós, que fiquei um pouco tocada. Nunca me imaginei descrevendo a badalada de um sino, o tic tac de um relógio, o grito de alguém. Mas ao ler as descrições apresentadas no livro, pude sentir o quanto aquilo fazia sentido.

A personalidade de Fei é bem interessante, já que ela tem muita coragem, mas ao mesmo tempo se encolhe dentro de si. Ela faz o que precisa ser feito para manter sua irmã e única família a salvo, mas questiona seus atos, pois não quer que eles prejudiquem seu futuro bem encaminhado. Futuro esse que fez com que ela se afastasse de Li, um jovem corajoso, obstinado e até um pouco descuidado por causa da energia que o move.

Quando eles unem forças para tentar encontrar uma forma de descer a montanha e ajudar a todos, trazendo mais comida ou uma solução para o problema da perda de visão, fica claro que há e vai se desenvolver um envolvimento entre os dois. Com relação a isso achei um pouco abrupto, mas não chamou demais a minha atenção, já que eu estava tentando descobrir o que realmente havia por trás da história. O que fez essas pessoas perderem a audição e agora a visão? Quem está na base dessa montanha?

Quando as respostas começam a vir, é possível ter um vislumbre da ganância e crueldade humana e de como podemos ser reféns de uma realidade onde o lucro é tão mais importante que a vida das pessoas. E, por mais que a fantasia se apresente aqui de forma rala, o que gerou a reclamação junto aos leitores, acho que consegui compreender o porque disso ou, preferi interpretar dessa forma.

Tentei acreditar até o final que havia uma explicação real, e imagino que essa tenha sido uma artimanha da autora. Fazer com que o leitor caminhasse por um mundo palpável, para só lhe entregar o fantástico quando não houvesse mais opção. Feito isso, há duas opções: ou você conquista o leitor pela simplicidade ou o frustra pelo mesmo motivo.

Dito isso, fiquei com a primeira opinião. Acredito que seja bem complicado apresentar um mundo vasto de fantasia em tão poucas páginas e ainda desenvolver uma história concisa em cima. Há como fazer, claro. Podia ter um contra ponto entre as duas coisas? Sim, também. Mas não me desagradei do livro nem de Fei.

Com uma narrativa leve e delicada, que não explora muito o folclore oriental como poderia ser esperado, Richelle Mead apresenta uma história envolta em mistério, com um pequeno desvio para o romance, que tanta fazer com que o leitor esqueça que está lendo uma fantasia, em busca de encontrar suas próprias explicações para o dilema apresentado. É preciso ter em mente que não há um enorme world building em Silêncio, mas que há sim uma boa história pra contar.

site: http://resenhandosonhos.com/silencio-richelle-mead/

Renato_Tuda 24/12/2022

Silêncio é um livro que proporciona uma leitura agradável com desfecho diferente de tudo que imaginava. Para quem curte fantasia é uma ótima sugestão.

MahElisabete 20/04/2020

Razoável
A leitura flui muito bem e é um livro que, por mais que seja único, explora bem a cultura asiática e tem uma pitada de fantasia, mas o final poderia ter sido mais elabora... então, por ser um livro único dá pro gasto kkkk

Luvale 25/10/2023

Uma premissa bem legal
Eu peguei esse livro motivado principalmente pela premissa, que apesar de ser num geral uma distopia com elementos fantasia bem genérica, me chamou muito a atenção pela sua ambientação.

Acompanhamos Fei, que vive em um vilarejo isolado no topo de uma montanha, onde todos os moradores são surdos e só se comunicam por sinais. Eles vivem em extrema necessidade, só obtendo alimentos por troca através de um sistema de cabos com a cidade na base da montanha, trocando esses insumos pelos metais preciosos que mineral na montanha. Quando os moradores começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela precisa partir em uma jornada para ajudar seu vilarejo e sua família, principalmente agora que ela está começando a ouvir sons.

É a premissa básica de qualquer distopia jovem dos anos de 2010/2015. Uma garota que descobre um dom e precisa enfrentar o desconhecido para salvar sua irmã e seu povo. Mas gostei da ambientação e da particularidade/dificuldades da população que não ouve. Além disso, a história se passa em um vilarejo com lendas e costumes com semelhanças à cultura chinesa. Ao mesmo tempo que usa do básico consegue inovar e surpreender.

A autora faz muito bem ao ambientar e descrever as passagens, lugares e atividades culturais. Apesar dos clichês, principalmente com relação ao romance, é uma história que cativa demais e instiga a saber o que vai acontecer a seguir. A escrita de Richelle Mead, autora de "Academia de Vampiros", é bem simples e de fácil identificação, com diálogos bem escritos e diretos. Gostei da construção da personagem Fei e me surpreendi com a parte fantástica do final.

Algumas coisas aqui poderiam ser melhor desenvolvidas e principalmente precisaria de maior profundidade para praticamente todos os personagens, problema da história ser bem curta e com um final bem apressado. As discussões de desigualdade social, fome, guerra, manipulações e disparidade de renda, que movem a trama toda, foram bem aproveitadas e queria ver um pouco mais do que ocorreria depois do epílogo kkk

Um livro pra passar o tempo, que apesar de suas falhas e clichês, cumpre seu propósito e entretém bastante, principalmente ao lado do audiobook muito bem produzido e que ajuda na imersão.

B.Dias 07/05/2022

A história fala sobre um povoado que mora no topo das montanhas e que estão sofrendo com falta de acesso a comida, que só é suprida quando os que moram na planície lhe enviam, relativamente pouco, alimento em troca de minérios, que eles tem em grande quantidade. Contudo, além desse povo ser surdo, as pessoas estão começando a ficar cegas misteriosamente.

Demorei um pouco a pegar o ritmo da leitura, pois no começo há muitas descrições desnecessárias: dos pássaros, dos tipos de flores...

Em quase 90% do livro a autora retoma aos elementos da fantasia. Até aquele momento achei que estivesse lendo só uma história de aventura oriental, até tinha esquecido q era um livro de fantasia. Contudo, isso não foi necessariamente um ponto negativo pra mim, pq prendeu bastante a minha atenção durante o desenvolvimento, mas caso vc esteja procurando algo com mais elementos fantásticos, não sei se esse livro atenderia suas expectativas.

O romance do casal é algo que deixa o nosso coração quentinho, quando eles falam sobre seus sentimentos fiquei boba.

Para um livro que é pequeno, acredito que conseguiu falar um pouco de tudo. Mas confesso que a parte final foi explicada de forma mais rápida.

PatyScarcella 21/03/2020

Muito bom, mas muito curto
Eu já me interessei mesmo antes de notar que era de uma das minhas escrituras favoritas.

A história é muito boa e eu até gostei dos personagens, mas achei que para o tamanho da cultura que foi toda criada para essa trama era necessário mais um ou dois livros e o fim foi meio apressado.

Porém não deixa de valer a pena.
MahElisabete 08/04/2020minha estante
Esse livro é único?

PatyScarcella 13/04/2020minha estante
Sim, infelizmente

MahElisabete 13/04/2020minha estante
N estava querendo ler pq eu pensei q teria continuação, mas n achava em lugar nenhum.
Muito obrigada?

PatyScarcella 13/04/2020minha estante
Eu achei ele em uma livraria na promoção então comprei kkk Vale a leitura

Lanny 14/10/2023

Meme do cavalo
Sabe aquele meme do cavalo que o começo do desenho é super caprichado, mega realista e tal, mas quando vai indo pra outra ponta o desenho vai perdendo a qualidade até terminar em uns rabiscos infantis?

Esse livro.

No início, todo cheio dos mistérios. O que aconteceu com o povo da cidade que não escuta? O que acontece lá embaixo que eles não mandam comida suficiente? Por que Fei recuperou a audição?

Enfim, todos questionamentos razoáveis e com explicações plausíveis.

Veio até umas paradas filosóficas de como as pessoas preferem ser oprimidas do que se levantarem contra seus opressores e eu fiquei tipo... Arrasou Sócrates. Daí depois quando veio a explicação de como as pessoas poderiam recuperar a audição e tudo mais eu fiquei... Sério?

Era uma história um tanto socialista, luta de classes e tudo mais e virou conto de fadas. ?

Me lembrei de quando estava pra ser lançado o último livro de HP e o povo especulou Harry acordar no armário debaixo da escada contando o sonho doido que teve.

Você lê o livro todo achando que tá lendo distopia e no fim era uma fantasia. Como assim?

Viajou legal. Agora entendi porque não vingou.

Déborah 19/05/2020

Muito bom!
Comecei a ler esse livro sabendo pouquíssimo sobre ele e fui positivamente surpreendida! A escrita da Richelle Mead é ótima, e flui muito bem. A Fei é uma ótima protagonista e gostei muito do jeito que a autora abordou a questão do silêncio e da linguagem de sinais.

Ket 11/09/2019

tô bem triste
Me parte o coração dizer isso, porque eu amo Richelle e venero muita coisa que ela escreveu, mas Silêncio é basicamente um sonífero encapsulado em 279 páginas.

Protagonista: uma sonsa arco-íris. a escolhida. perfeita. sem defeitos.
Desenvolvimento de mundo: nunca nem vi.
Par romântico: nem lembro o nome mais
Cultura chinesa: só faltou a cultura chinesa toda
Final: deus ex machina e aceita que dói menos

Vou dar duas estrelas porque fiquei com peso no consciência de avaliar Richelle com 1 estrela só.

Thaís 22/04/2023

Uma fantasia com aventura bem leve, mas cativante pra se ler.

Aqui a gente acompanha Fei, a melhor aprendiz de artista da aldeia em que mora, mas que é orbigada a usar seu talento pra contar diariamente os acontecimentos da aldeia, em forma de arte. Acontecimentos esses que só pioram com o passar dos dias, já que, além da surdez que assola seu povo já a muitos anos, agora o povo começa a perder a visão também, e com isso, menos trabalho é feito nas minas, e em consequência disso, menos comida pro seu povo, que vive isolado do resto do mundo no topo de uma montanha.

O livro aborda um tema interessante sobre como um governo ambicioso por riqueza e poder se aproveita da ignorância de pessoas que acabam ficando alienadas pela falta de informação do mundo externo . Julgadas inferiores pelo fato de serem surdas. Um governo que faz de tudo pra que o povo permaneça nessa visão, de que a vida que levam é a única possibilidade existente. Escravos sem saberem que é isso que são.

Isso começa a mudar quando Fei, que agora consegue ouvir, se dá conta de que algo precisa ser feito pra que a vida do seu povo, e de sua irmã, que também está ficando cega, melhore. E agora ela vai mostrar que é muito mais do que só uma artista habilidosa e delicada.

O livro é bem rapidinho de ler, com personagens fortes, um trama bem ambientada e envolvente, lendas e criaturas místicas, um romance leve e gostosinho, e que deixa um gostinho de quero mais. Ótimo também pra sair de uma ressaca.
Ia adorar ler uma continuação ?

Aline.Rossati 28/02/2020

Adorei o livro. Indico para quem gosta da Richelle.