A Clínica

A Clínica Vicente Vilardaga

Resenhas - A Clínica

mari 03/12/2021

chato
conteúdo muito bem produzido, montado e contado. mas veeei que preguiça!! só de olhar pra ele dava náusea de tão arrastado. melhor ver vídeo da bel rodrigues

Simone de Cássia 13/11/2018

Fiquei estarrecida com o livro!! Excelente narrativa/reportagem!! Lembro que quando acompanhei o escândalo na TV eu pensei: "gente, como um homem sério de repente vira isso!!" Mas, entendi agora que ele nunca foi sério... ele sempre foi "isso"!! Não apenas pelos absurdos desvios sexuais, mas pelos tantos comportamentos sem ética, sem educação e sem noção !! Ele é o típico caso da pessoa que esconde sua verdadeira face por trás de fama, dinheiro e poder...Mas, é aquela coisa: " você pode enganar muita gente durante muito tempo, mas não pode enganar todo mundo o tempo todo"... Ainda bem!!
Nana 13/11/2018minha estante
Ainda nem li e já estou odiando! !

Riva 10/12/2018minha estante
Faço das suas palavras as minhas!
Acrescento que achei muito relevante o epílogo, quando o autor falava do juramento de Hipócrates e vai perpassando pelos deveres dos médicos e comparando com as atitudes do réu.
E mais, o alerta e constatação que ele faz ao dizer que o problema começa no primeiro de aula, com os trotes, é estarrecedor.

Riva 10/12/2018minha estante
Nana, é uma leitura nauseante, revoltante e tudo mais! Não há palavra capaz de adjetivar uma pessoa assim!

Nana 10/12/2018minha estante
Ai meu Deus, e mesmo assim eu coloquei nos desejados...kkkk

CPF1964 20/02/2020

Opinião
Diversos detalhes sobre este caso.

Mariana 26/08/2021

Repugnante!
"As pacientes saíam estarrecidas da sala sem saber o que pensar. Estavam ali para ter um filho, às vezes em vias de alcançar seu sonho, quando, de uma hora para outra, descobriam que o médico que deveria cuidar delas, zelar pela sua saúde e bem-estar, na verdade queria seu mal".
É triste de ver como Abdelmassih conseguiu destruir com os sonhos daqueles casais, principalmente das mulheres, no qual eram abusadas psicologicamente e fisicamente, e isso se tornava uma cicatriz para o resto de suas vidas. Enquanto isso, tinham que ver a ascensão desse cara, imagina a frustração! E ainda sabendo que não tinham muita coisa para fazer em relação a isso, porque se fossem atrás de qualquer ajuda, seriam desacreditadas (como muitas foram).
Desde a primeira denúncia pública até a prisão definitiva, foram 7 ANOS!!
Por fim, foi condenado a 278 anos de pena, que depois se tornou 181 anos, porém, ainda é pouco para este cara.

Endara 21/04/2023

A Clínica
O livro trás todo o acontecimento e a investigação dos crimes de Roger Abdelmassih,mostrando todos os passos até a sua prisão.
Achei a leitura difícil e arrastada,trouxe desde a infância dele até o seu declínio porém é uma leitura massante, cansativa e muitas vezes repetitiva.
Trouxe a história da medicina, o que achei desnecessário e muitas vezes pulava da vida das vítimas para a investigação do nada.
Acredito que poderia ter menos páginas, pois me parece que repetiu muita coisa.

gaby 13/02/2022

chocante...
o que me deixou mais chocada foi saber que poderia ser evitado, apenas precisavam ouvir as vítimas
sobre a leitura, eu amei, o autor traz uma riqueza de detalhes, sinto que conheço cada canto desse caso após esse livro

TSene 14/04/2021

Aborda parte da vida de Roger Abdelmassih de forma cronológica, cita várias matérias importantes da época do ocorrido, mas peca na menção de coisas pouco a ver com o assunto.
Algumas páginas poderia ter sido descartadas, teria deixado a leitura mais leve.

Karoline67 18/04/2021

Livro de fôlego
É um dos livros com apuração jornalística mais bem feita que eu já vi (talvez, só percam para Daniela Arbex). Mas é um livro de fôlego: exige paciência para ler todos os detalhes, paciência para todas as minúcias. Conta mais sobre as denúncias do que sobre os casos, mas principalmente, deixa o leitor bem inteirado sobre os bastidores ,o dia a dia da clínica, a vida de Abdelmassih antes e depois da acusação. Gostei muito, livro muito completo

Grazi ;) 04/10/2023

É revoltante saber como um homem rico e conhecido é protegido pela sociedade. O livro deixa claríssimo como as vítimas quando tentavam denunciar eram descredibilizadas, o que dificulta ainda mais o encorajamento para denunciar. Triste ver que ele possuía uma rede de proteção e que nela havia até padre! Enfim, o livro é ótimo, recomendo.

Tamara 30/11/2016

Eu sou uma grande fã de livros reportagens, e quando descobri esse aqui imediatamente me senti interessada, principalmente por já conhecer outro livro do autor, chamado A queima roupa, onde ele trazia a reportagem, em detalhes, sobre outro caso que abalou o brasil, um crime passional envolvendo pimenta neves que matou a namorada, Sandra Gomide, pelo fim do relacionamento. Na época em que li esse livro, A queima roupa, já havia ficado impressionada pelo quão bem o autor conseguiu transmitir os fatos, e agora, com a chegada de A clínica, não foi diferente.
Confesso que eu pouco sabia sobre o caso Abdelmassih. Como uma pessoa que está nas redes sociais e assiste televisão ocasionalmente, é claro que eu já havia ouvido muito esse nome e havia visto os títulos apelativos das manchetes, falando sobre crimes sexuais e uma sentença de muitos anos de prisão, mas não sabia com detalhes quem ele havia sido, qual seu papel, dentre outras coisas, o que pude descobrir com muita propriedade nesse livro tão bem construído. Aqui, começamos a acompanhar o livro através da narração de uma festa, dada em homenagem ao médico, onde estavam presentes vários famosos. Essa festa significava o auge da carreira do médico, e logo em seguida, voltamos para o passado, acompanhando sua formatura, o início de seu trabalho, até o crescimento na clínica, e então, a descoberta chocante do que ele cometera todos esses anos.
Como ponto mais que positivo destaco a escrita do autor, que é muito clara, simples e cumpre com maestria o seu papel, que é o de informar o público leitor, com imparcialidade. Outra coisa que gostei muito foi a coerência, o autor não faz viagens mirabolantes, narra tudo em uma cronologia fácil de acompanhar e entender, e dá espaço para falar sobre as vítimas, o médico, sua família, o papel da justiça, dentre vários outros fatos.
Confesso que eu não tenho pontos negativos a destacar, apenas uma coisa me incomodou durante a leitura, mas foi um fato bastante isolado com o qual me deparei: em uma das partes, enquanto fala sobre uma lei, sancionada em 2009, que prejudicou um pouco mais o caso de Roger, pois a lei passava a igualar os crimes de atentado violento ao pudor e de estupro, porém, o que me chamou atenção é que o livro diz que essa lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, porém nessa época ela ainda não estava no poder, e foi na verdade sancionada pelo ex-presidente Lula, e essa informação errada achei que se deveu a uma falta de verificação.
Aqui não há personagens fictícios sobre quem falarmos. Infelizmente todos foram protagonistas mais que reais de episódios tristes e lamentáveis, mas algumas pessoas mencionadas no livro que merecem destaque são, obviamente, o médico Roger, cuja história aqui é contada, e um homem que choca por sua frieza, sua simpatia e sua capacidade de possuir dois lados tão contraditórios. Além disso, o leitor se solidariza com as vítimas que deram a cara a tapa e resolveram denunciá-lo, mulheres que tiveram seus sonhos despedaçados e que tiveram muitas consequências pelas ações do médico. Ainda, cabe um destaque especial aos jornalistas sérios que se empenharam no caso, como a jornalista Lilian Christofoletti, repórter de política da folha de S. paulo, que mesmo não sendo de sua área o tema, foi a fundo e construiu uma reportagem impecável para denunciar na mídia os crimes desse homem. Outro repórter que se empenhou muito no caso foi Leandro santana, da Tv Record, que acabou  indo inclusive a procura de Roger, quando ele fugiu das autoridades brasileiras, dentre vários outros que merecem receber destaque pela atuação.
O livro é dividido em cinco grandes capítulos, simbolizando as fases da história de Roger, além de um epílogo, e a obra é toda narrada em terceira pessoa, em tom de reportagem e não encontrei erros durante a leitura, que realizei em ebook. Recomendo essa obra para todos aqueles que gostam de acompanhar livros reportagens, e que gostam de conhecer a fundo histórias reais que marcaram nosso país.

site: Resenha postada originalmente em: http://rillismo.blogspot.com.br/2016/11/resenha-clinica-por-vicente-vilardaga.html

Kamila 02/01/2018

Excelente livro
O livro "A Clínica: As Farsas e os Crimes de Roger Abdelmassih", escrito por Vicente Vilardaga, fala sobre o médico Roger Abdelmassih, que nos anos 90, ganhou notoriedade pelo seu trabalho com medicina reprodutiva e acabou sendo acusado - e condenado - pelos crimes de violência sexual contra suas pacientes. Escrito por um jornalista, o livro chama a atenção pela sua fluência, impossível não ler de um fôlego só. A história é contada num ritmo muito ágil, apoiada na investigação realizada em conjunto pelo Ministério Público, pelas vítimas e pela imprensa - que foi fundamental para a captura do médico, após sua fuga em 2014. O livro ainda se desdobra, mesmo que não profundamente, sobre os demais crimes cometidos por Abdelmassih em sua clínica, especialmente aqueles de natureza ética, envolvendo os embriões e óculos doados pelas pacientes para o tratamento.

Garcia 29/10/2019

"[...] Abdelmassih encontrou na sua clínica verticalizada, sem controle externo, o ambiente perfeito para manifestar sua perversão e exercer sua antimedicina. Usou sua posição privilegiada de médico para conquistar ou violentar as mulheres que o procuravam para resolver suas dificuldades reprodutivas. [...] Abdelmassih fazia suas pacientes sofrerem, desequilibrava famílias em vez de uni-las e se tornou um criminoso em série. O número de ataques sexuais que praticou impressionam e o transformam no maior caso de violência sexual da história do Brasil."

Um livro-reportagem que impressiona pela pesquisa acurada e a grande quantidade de dados informada. Vicente Vilardaga narra a história do chamado Dr. Horror, seu início na medicina, onde já possuía uma acusação de abuso sexual por uma paciente, até a criação de sua clínica, a maior de reprodução assistida do Brasil. Ambicioso e doente, Roger Abdelmassih fazia tudo que podia para ter sucesso profissional e não se importava de passar por cima das leis e quebrar os códigos de ética que a Medicina impunha a seus profissionais. Por acreditar que estava acima de tudo, abusava de suas pacientes e cobrava quantidades enormes de dinheiro para realizar o sonho delas de serem mães. Mais tarde descobre-se que fazia o que queria com os embriões e espermatozoides de seus pacientes, além de utilizar de seus conhecimentos transformando aqueles que lhe pagavam em cobaias, testando as "inovações tecnológicas" de sua clínica sem qualquer permissão de seus clientes. Esse livro mostra como uma pessoa que, diante do público geral, era um médico exemplar com ótimos resultados em sua clínica de reprodução, mas na verdade era um abusador em série que achava que nunca seria denunciado por ter dinheiro e fama. Após o escândalo, o Conselho Federal de Medicina tomou providências para que essas situações sejam punidas com mais rapidez, além de atualizar as legislações que dizem respeito à manipulação de células sexuais e material genético.

site: https://www.instagram.com/p/BtgQHVsgt-H/

Anna 20/06/2020

Foge do contexto
O conteúdo não trás o que o título promete...
Começando pelo começo..uma verdadeira aula sobre FIV, reprodução assistida e etc. Para acadêmicos de medicina e afins poderia ser bem interessante, mais de cento e poucas páginas falando sobre o tema e sobre os destaques de pesquisadores na área, como surgiu no Brasil e até no mundo e aqui e ali sobre como a clínica foi aberta e funcionava. No meio do livro, se tem um resumão do vandalismo e da podridão que era o maldito médico e das atrocidades e barbaridades que cometeu. E ninguém notava e quem passava pelos ataques não tinham coragem de denunciar. Até que ele tentou beijar a força uma funcionária e a explosão veio à tona.
Mas o que quero deixar claro aqui, é que o livro esmiúça muito pouco dos reais crimes que o médico cometeu, que eu esperava encontrar detalhadamente. Sim, são narrados alguns deles, mas através de notícias, em que o livro todo é baseado.
É todo um floreio, uma volta enorme, até várias páginas sobre Hipócrates está lá. Percebi que faltou conteúdo sobre o fato em si e houve a necessidade de preencher o espaço. A leitura se torna extremamente cansativa (pelo menos pra mim foi), que na maioria dos livros jornalísticos investigativos a leitura tem um ritmo mais veloz.

Esse é claramente um texto sobre a MINHA opinião, pra quem quer saber sobre reprodução assistida, células, embriões, um aprofundamento nessa área: leiam esse livro. Se querem saber sobre os crimes que esse ex- médico cometeu: não leiam, façam uma busca na internet e leiam um resumo, vale mais a pena.

Rafael.Fires 11/03/2024

Monstros da vida real
Uma coisa é certa, não existe autor algum no mundo que possa descrever os horrores da vida real!
Um livro reportagem espetacular que nos trás a história de um dos mais perversos médicos da nossa história!
Nojo, enjôo, medo, horror...