Como solucionar nossos problemas humanos

Como solucionar nossos problemas humanos Kelsang Gyatso
Geshe Kelsang Gyatso

Resenhas - Como solucionar nossos problemas humanos

Adamastor Portucaldo 16/12/2023

Budismo e Autoajuda
O autor, Geshe Kelsang Gyatso (este nome coincide com um dos nomes do Dalai-lama = Tenzin Gyatso) emigrou do Tibet para UK e ganhou cidadania. Desencarnou em 2022. Parece que se desentendeu com o citado DL. Fundou uma nova ramificação ou tradição (?) do budismo (não sei se assim pode ser chamado) - Nova Kadampa - e centenas de centros budistas pelo mundo, inclusive cá em Pindorama. Portanto deve ser ou ter sido uma autoridade, um mestre respeitabilíssimo.
O livro parece meio uma ferramenta de marketing (quiçá semelhante aos NOVOS livros de Dale Carnegie e Napoleon Hill, por exemplo, que continuam surgindo, apesar deles terem morrido há mais de 50 anos - são produzidos pela organização pra fazer a máquina girar).
O tempo todo com citações (circulares) de outras obras do prolífico autor. Não é fácil para os não iniciados e talvez seja simplório para os praticantes.
Dá definições de conceitos budistas, tem um glossário, índice, grande bibliografia e informações para cursos e aprendizagem do Budismo. Creio que dá a visão budista da razão de nossos problemas e como resolver. Se nessa vida ou daqui várias é que vai depender do sucesso do esforço empregado. Fala muito em Delusões! Devemos controlar o apego, a raiva e as tais delusões!
Pelo que talvez possa ser depreendido, alcançado o Nirvana, nossos problemas estarão resolvidos e eles cessarão por completo junto com os sofrimentos! Ou seja, não é molezinha não senhor.
Tem algumas frases que anotei:
Não há mal maior que a raiva.
Nem virtude maior do que a paciência.
A paciência está muito longe de ser uma atitude passiva.
Aprender a não retaliar.
Não haverá nada a temer no samsara quando tivermos controle de nossa mente.
Todos os sofrimentos do samsara (o ciclo de renascimentos ininterruptos, caracterizado por sofrimento e insatisfação) são produzidos por nossas ações.
Nosso inimigo é uma fonte inesgotável de riqueza, além de um verdadeiro professor no caminho da iluminação.
E por aí vai...

Adri 19/09/2022

Ótimo livro pra quem busca a paz anterior.
Pra quem busca a paz interior, esse livro nos livro nos ensina de forma clara e simples como podemos conquista- lá. Ele nos mostra que a causa dos nossos problemas e a solução deles está apenas na nossa mente. E controlando a nossa mente podemos nos livrar do sofrimento.

ekatherinah 05/05/2022

esse livro foi daqueles que vai e volta, vai e volta. Comecei em maio/21 e pausei. Retomei em julho/21 e pausei. Depois retomei novamente em setembro/21 e finalmente consegui ir lendo até terminar em outubro/21.

não foi culpa do livro essa demora toda. Li em um momento conturbado em que a motivação para leitura estava no Tártaro grego. Mas mesmo devagarinho assim foi uma leitura que me ajudou muito através das reflexões. Levo comigo o aprendizado e as reflexões sobre Paciência (aqui tratado tanto como calma quanto como aceitação). É um livro denso e que deve ser lido devagar e anotando, se possível, mas sem grandes pausas (como as que dei) para não se perder.

como com qualquer livro budista o conhecimento é construído igual uma parede de tijolos. Então é possível que se você já leu vários livros budistas não ache esse livro tão denso. E se você acabou de começar a ler sobre ache mega difícil de entender. Independente do nível considero um bom livro para ser lido, mesmo.

Carolina 15/05/2019

Encontrando paz na mente
Se refletirmos que nossos pensamentos/comportamentos são a origem dos problemas e que optamos nos desenvolver enfrentando estas mesmas situações que nos incomoda e atinge para evoluirmos, e desta forma interromper o ciclo de sofrimento que nos faz renascer repetidamente; conseguiríamos atingir o estado de plenitude que os monges de Buda alcançaram. Esta é a proposta maravilhosa do autor.

nanahxis 10/01/2015

Muita sabedoria em poucas páginas
Essa foi a sensação ao fim do livro. Ele traz o olhar para si mesmo, faz nos conhecer e nos aceitar, e consequentemente, aceitar os outros. Quando Geshe Kelsang Gyatso disponibilizou seus ensinamentos em um livro, talvez não imaginasse a imensidão do amor de seu ato. Ele coloca as questões humanas de uma forma simples e muda nosso olhar. Se você é alvo de criticas, ou injustiças, ou se irrita com seu chefe, sogra, amigos ou conhecidos, esse livro é para você! Gratidão ao Monge Kelsang Drime por ter me indicado o livro.

Marcelo 30/08/2011

Muito bom. Mostra como a filosofia budista tem um lado bem prático, que pode mesmo ser aplicado nos momentos mais complicados do nosso dia a dia. Já tô querendo reler.
Dickson 26/03/2021minha estante
hello ,
how are you doing? My name is Vicki, i saw your profile today and became interested in you, i want you to send an email to my private email address (vdickson200@gmail.com) because i have an important issue i want to share with you