No. 1643

No. 1643 Wellington Vinícius Fochetto Junior

Resenhas - No. 1643

Gramatura Alta 19/06/2017

A narrativa de Camila, a garota que passa alguns dias em uma casa aparentemente assombrada, é totalmente subjetiva. Ela é alternada em pequenos trechos contemplativos, com outros descritivos, onde o leitor pode supor o que está acontecendo, quem é ela, porque está naquele lugar e se o que ela vê e ouve, realmente é verdade.

Toda história precisa possuir uma parcela de objetividade e subjetividade: a primeira, convence o leitor de que a segunda é possível. Por isso, no caso de No. 1643, por diversas vezes, fiquei um pouco perdido no que acontecia, no que a narradora queria nos passar, para onde a história caminhava, o objetivo dela estar naquela casa e tudo o mais.

Também fiquei meio perdido na menção a alguns personagens secundários, que apenas conhecemos através dos comentários que Camila faz deles, e sempre utilizando as iniciais dos nomes. Isso, de certa forma, causa uma áurea de mistério, uma incerteza que aguça a curiosidade, mas prejudica o entendimento e o objetivo desses personagens na história.

Por ser um livro de poucas páginas, onde algumas possuem apenas um par de frases, outras nem isso, a leitura se dá bastante rápida, o que ajuda a não ser influenciado negativamente por tanta subjetividade, e por pensamentos da personagem que, às vezes, se confundem com os do próprio autor.

site: http://www.gettub.com.br/2017/06/no-1643-resenha-sorteio.html

Wellington V. 07/07/2020

Mal compreendido...
O autor deseja deixar claro que são NOTAS feitas por uma moça de nome Camila, como se fossem anotadas em um Diário dela. Esse livro nunca recebeu as críticas que mereceu. Foi muito mal lido, mal interpretado. Pouquíssimas pessoas, de facto, demonstraram ter compreendido-o com base na intenção do autor. Todavia, nunca é tarde para se reler qualquer livro, correto? E, dessa forma, ter uma nova impressão.