Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes

Duda 31/01/2024

Gostei de alguns contos um pouco mais do que outros, esse livro fala da trajetória da vida e da morte do Sherlock.

Jefe 02/09/2023

Livro é uma mistura de algumas histórias de Sherlock Holmes. Outras com personagens diferentes. Algumas boas outras nem tanto. Conta também com alguns textos do autor sobre a "vida" e a "morte" de Sherlock.

Cássia 29/08/2023minha estante
spoiler maroto

ruannsr 19/05/2023

Gostei mas nem tanto...
As melhores histórias são a da casa do tio Jeremy, a dos relógios e a do trem desaparecido (a melhor! amei muito).
De resto gostei da crítica em forma de poema que o Doyle fez pra criticar o crítico que não sabia diferenciar o autor do personagem, e dos artigos sobre os bastidores da criação do personagem (algo que sempre curto ler, em se tratando de obras/protagonistas icônicos).

Dirlene Rezende 23/01/2023

Boa leitura
Gostei do livro, mas demorou pra ler. Vou procurar outros livros do personagem, creio que talvez possa não ser meu tipo de leitura.

Bruna.Duailibe 17/11/2022

Amo romances policiais e amo Sherlock Holmes! Apesar disso, esse foi um dos compilados de contos mais fracos que já li

Nunca houve alguma história de Sherlock que não admirasse, mas essas especialmente deixam um pouco a desejar. Creio que seja apenas pelo fato de serem histórias preliminares, antes do próprio autor ter a imagem de Holmes.

Apesar disso, fiquei contente em descobrir alguns fatos da vida pessoal e criativa do famoso Arthur Conan Doyle

Vitória Raquel 10/07/2021

Não comece a ler Sherlock Holmes por esse livro
Sempre achei Sherlock Holmes um personagem muito interessante, gostava muito de vê-lo em filmes e séries, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Vi esse pequeno exemplar em promoção na livraria, decidi comprar e agora posso dizer que não foi o momento ideal de ler. Não posso dizer que o livro foi ruim, inclusive até gostei de alguns contos, mas fiquei um pouco decepcionada. Eu estava esperando mais ação, aventura e o próprio Sherlock Holmes, mas vários capítulos dos livros são biográficos, ou comentários do autor, além de que vários contos não tem Holmes ou Watson. Mesmo com essa experiência, pretendo ler outros livros de Sherlock Holmes. Por fim, indico esse livro para fãs do detetive, e para quem nunca leu sugiro iniciar por outro.

Millene 21/08/2019

Nem 100% Sherlock
Quando eu peguei, achei que seriam realmente todas as histórias com o Sherlock Holmes mas tem uns contos que nem ele e nem o Watson aparecem. E estranho mas é uma novidade boa.
Eu amei ver os casos que o escritor passava com os fãs, ou sendo confundido com o próprio Sherlock ou tendo que receber cartas de fãs querendo falar com o personagem, querendo que resolvesse crimes entre outras coisas que só me fizeram rir.
No meio das histórias e anotações do autor, também tem históris em formato de teatro e até poesia, eu não tava esperando esses estilos e gostei muito.

Sou muito fã de Sherlock Holmes então eu realmente gostei de ler mais afundo e por trás da criação.

Kath 30/04/2019

Um Guia para os Fãs de Holmes!
Quando li este livro pela primeira vez não gostei. Acho que já estava na faculdade quando minha irmã o comprou para mim e tudo que tinha lido de Sherlock Holmes (Um Estudo em Vermelho e O Signo dos Quatro) fora no normal médio, pelo menos dois ou três anos antes. Então, meu contato com essa obra não foi muito bom de modo que, ao pegar para ler, vi que havia colocado um não gostei bem veemente no skoob. Porém, essa releitura, à luz das obras que li recentemente e do contato um pouco mais profundo com o autor, me levou a um novo patamar. Eu realmente percebi nesse livrinho o que não consegui notar na primeira vez que o li. Para qualquer fã de Sherlock, esse livro é quase obrigatório na coleção.

Ao longo das páginas o próprio autor vai nos contando não somente acerca da concepção de Sherlock Holmes (que, pasmem, partiu de um professor de faculdade dele hahahaha), mas de todo o processo criativo em si, inclusive, dando uma pequena aula sobre o método dedutivo e sobre a criação de histórias de detetive. Seguimos sua trajetória como autor e as principais dificuldades que ele encontrou no caminho para levar Sherlock Holmes ao mundo. Inclusive, o motivo pelo qual ele decidiu pôr fim à vida do personagem. Quando li essas partes comecei a pensar não apenas sobre o processo criativo em si, mas sobre o peso que algo criado pode ter sobre o seu criador, diante das coisas pelas quais Doyle passou ao criar um personagem tão icônico que se tornou real na mente das pessoas ao ponto de ele mesmo ser confundido com a sua cria, me fez pensar sobre o peso que um livro tem sobre seu autor a partir da perspectiva do público. É uma senhora responsabilidade.

Atrelado a isso, acompanhamos alguns contos inéditos envolvendo o detetive mais amado de todos os tempos, alguns deles nem parecem fazer parte do universo Sherlockiano, mas não deixam de ser tão sagazes e envolventes quanto. Peguei-me divertindo-me com essas aventuras curtas, mas bastante distrativas e seus enigmas que, num primeiro momento, parecem impossíveis de se acreditar como um trem inteiro que desaparece ou um homem que some sem deixar vestígios. E a forma como Holmes ou Doyle na pele de outra personagem, desenrola o nó nos deixa sentindo-se tolos desatentos hahaha. Foi uma revisita muito válida e estou amando esse projeto. Se você é um fã de Sherlock e quer conhecer um pouco mais da sua vida, criação e morte, esse livro é certamente um prato cheio para você.

Mais que recomendado!

Volnei 05/01/2017

As aventuras Inéditas de Sherlock Holmes
Esta é mais uma obra com as aventuras do detetive mais astuto detetive na cidade de Londres do século XIX

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Felipe Silveira 30/08/2016

São pequenas histórias que não foram publicadas por Doyle, por isso muitas delas não empolgam o leitor como seus demais contos. Isso acontece pois são histórias fora de contexto e muitas vezes sem começo ou fim mais trabalhado.
Não recomendo para a primeira leitura das histórias de Sherlock Holmes, mas para quem gosta de suas aventuras pode ser bem interessante.

Daniel 24/02/2016

Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
Não esperava muito deste livro, até por quê, provavelmente ele foi de uma leva de livros de Sherlock Holmes que comprei a pelo menos mais de três ou quatro anos e a leitura foi sendo escanteada, mas como estou começando a pegar gosto por Sherlock Holmes novamente, começo a leitura e pá! Fui surpreendido.

Este livro nada mais é do que uma coletânea de contos nunca publicados do Sherlock, na verdade podem ter sido publicados a muitos anos atrás e outros mantidos inéditos pelo próprio Conan Doyle, muitos deles tem sua verdadeira autoria duvidosa, mas quem já leu alguns romances do Doyle com certeza conseguirá relacionar as estórias ao autor com alguma pequena facilidade, pois encontramos diversas formas de escrita, como peças de teatro e textos diferentes, até mesmo algo que deveria ter sido o começo de Sherlock e Watson.

A leitura foi agradável e ao mesmo tempo cansativa, pelo menos logo nas primeiras 30 páginas temos uma introdução sobre a coletânea e o responsável pela coleta dos textos resolve explicar todos os textos de uma vez só, acho que ficaria mais natural se o formato fosse: INTRODUÇÃO + TEXTO, mas dá pra se divertir, o responsável pelas introduções não fez nenhum spoiler sobre as estórias e explica como a obra foi achada ou quanto tempo fazia que a mesma havia sido publicada.

Também somos agraciados com alguns textos escritos pelo próprio Doyle em forma de pequena biografia, também entrevista e uma avaliação das dez melhores estórias segundo o próprio autor.

Para os admiradores de Doyle e Holmes, este é um livro para se divertir com estórias mais amadoras, mais divertidas do detetive mais conhecido no mundo.

site: http://www.danielvieirads.com/2016/02/aventuras-ineditas-de-sherlock-holmes.html

A Holdford 20/10/2015

Contos avulsos de Arthur
Esse livro é uma edição de bolso que foi lançada pela L&PM Editores faz um tempo (1997), então tive que recorrer aos sebos, pois atualmente ele se encontra fora de catálogo.

Com toda a propaganda que encontrei sobre ele (tanto para mal quanto para bem), achei que só poderia saber o que se passa com ele lendo mesmo. Diferente dos livros de contos que eu resenhei um conto por vez, desta vez a resenha será integral (mas vocês vão perceber já já o motivo disso).

Logo no incio há um abre bem bacana (de umas 50 páginas) do organizador da obra. Há informações legais sobre como cada um desses textos foi encontrado e o porque de fazerem parte da copilação. Porém, sobre Sherlock Holmes em ação, em si, há muito pouco, de fato.

O livro trouxe algumas entrevistas de Arthur Conan Doyle ou abres de edições especiais (lançadas enquanto o autor ainda era vivo e escritas por ele próprio), onde ele conta um pouco sobre a criação do personagem e até sobre os contos que mais gostou. Acho que esse tipo de coisa é bacana, mas daí a considerá-lo como uma "história inédita" como diz o sub título já é outra coisa.

O primeiro conto, "O Mistério da casa do Tio Jeremy" é de fato uma trama digna de detetives, porém os protagonistas não são Sherlock e Watson. Tudo bem, um deles mora em Baker Street, mas em minha mente ele poderia ser outro inquilino da senhora Hudson sem problema algum. Vale ressaltar que o conto é muito bom sim, mas eu ficaria mais feliz comprando ele pelo que ele de fato é, e não como se fosse algo de Sherlock, sendo que não é.

Outro conto que também não trouxe a dupla, mas tem uma dupla de pessoas investigando algo é "O Mistério de Sasassa Valley", onde dois amigos saem para investigar o sobrenatural e acabam se dando muito bem com o que de fato há lá. São dois contos ótimos, dignos de suspense e com certeza poderiam aparecer nos outros livros de conto do autor e agradar muito. Mas daí a forçá-los como algo de Sherlock foi muita pretensão do organizador. Afinal os personagens não chegam ao menos a trocar uma ou duas características com Holmes e Watson, querer fazer a todos acreditarem que eles são uma versão prévia deles saiu forçoso (e, aliás, os próprios textos de Arthur acabam por desmistificar a teoria quando explica certinho o como criou os dois).

site: http://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2015/10/livro-aventuras-ineditas-de-sherlock.html

Camila 03/04/2015

Coletâneas de Histórias de Sherlock Holmes
Comecei a leitura e logo no início me dei conta que este não é o que esperava, ao ler a introdução é explicado que trata-se de uma coletânea de histórias descobertas após a morte do autor, apesar de está implícito no título, só me dei conta a medida que fui evoluindo na leitura. Fiquei levemente decepcionada por que alguns textos tem a autoria questionada, mas em contrapartida tive a oportunidade de conhecer mais o autor. O responsável por reunir os textos, Peter Haining, teve o cuidado de contar um pouco sobre a vida e obra de Conan Doyle e explicar a história por detrás de cada aventura, explicando o contexto da obra e curiosidades sobre cada texto reunido e o motivo de ter sido lecionado, muito bom!

Ao todo são 12 histórias e mais 3 apêndices, além da introdução. Gostei da maioria, algumas poucas não me agradou, acho que talvez não tenha entendido bem. Os meus favoritos foram O mistério da casa do tio Jeremy, Alguns dados pessoais sobre Sherlock Holmes, O diamante da caroa, Uma morte espetaculosa e O mistério de Sasassa Valley. Ao longo do livro, foi comentado as fontes de inspiração do Sir Doyle, uma delas foi as aventuras do detetive Lupin escritas por Edgar Allan Poe! Já entrou na lista de desejados os livros sobre o detetive, junto com as histórias / livros de Conan Doyle: O cão de Backsville (na amazona o livro pode ser abaixado gratuitamente), a faixa malhada e as histórias sobre o principal vilão e claro a morte de Holmes, além da obra de A companhia branca, que o autor considera melhor que as obras de Holmes, o que despertou minha curiosidade.

Para finalizar deixo uma das citações que mais chamou minha atenção. Nela o autor explica por que matou Holmes: “Eu ainda era moço e estreava como novelista, e sempre reparara que a ruína de todo romancista que surge é provocada pela repetição. O público recebe o que gosta e ao insistir na repetição faz o escritor prosseguir até perder a novidade. Então o público se vira e diz: “Ele só tem uma ideia e só sabe escrever um tipo de história”. O resultado é que o homem se destrói, pois, a essa altura, provavelmente já perdeu a capacidade de se ajustar a novas condições de trabalho.” Isso vale não só para livros, mas filmes, séries, desenhos e demais obras que se estendem, perdendo o elemento que a torna tão interessante

Lais 21/03/2015

DOYLE,Arthur Conan.Aventuras ineditas de sherlock Holmes.L&PPOCKET.Porto Alegre.1997
Esse livro conta historias de um detetive que muito bom no que faz. Nele retrata 12 historias emocionantes (A verdade sobre Sherlock Holmes, O mistério da casa do tio jeremy, Bazar no campus,O caso do homem dos relógios, O caso do trem desaparecido, O caso do homem alto, Os apuros de Sherlock Holmes, O caso do homem procurado, Alguns dados pessoais sobre Sherlock Holmes,O caso do detetive mediacre, O diamante da coroa, O aprendizado de Watson).
Essas Historias são uma melhor que a outra, trazem prazer e enternece ao leitor. Fazendo com quem esteja lendo não queira parar. Arthur Ignatius Conan Doyle KGStJ, DL (Edimburgo, 22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 19301 ) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes2 , consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renomado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.