O Amor nos Tempos de #Likes

Hugo Francioni
Pedro Pereira

Resenhas - O Amor nos Tempos de #Likes

ana flavia 12/03/2022

Sinto que li esse livro uns 5 anos atrasado. Comprei ele quando lançou porque acompanha o canal no YouTube dos autores, e por algum motivo não li, tinha 15 anos na época. Hoje, com 21, resolvi "desencalhar" ele da estante e ler. Foi uma experiência bem leve, li bem rápido. No entanto, não achei as histórias tão bem escritas, e apesar de serem contos não senti nenhum aprofundamento no que queria ser passado ali. Dos três contos, o que mais gostei foi o da Pam, mesmo não simpatizando muito com a protagonista. Por fim, acho que é um livro divertido, mas li na época errada da minha vida.

raphael netto 30/03/2021

bookstagram @aestantedosgemeos
Próximo destino: amor - Pam
É o primeiro conto do livro e é a história de Liz, uma YouTube famosa do YouTube brasileiro. A época dos dias dos namordos está preste a começar e Liz, que não é lá fã do amor, precisa fazer um trabalho sobre a data. Além disso, ela está voltando para a cidade natal para visitar os pais, e é quando uma tempestade fecha o aeroporto de São Paulo. A partir daí Liz acaba conhecendo William, que não tem a mínima ideia de quem ela é.

(Re)começos - Bel
Madu está nos últimos anos do ensino médio e é uma garota exemplar, notas boas e ótima aluna. Por isso ela combinou com os pais uma viagem de um fim de semana sozinha. E ela parte para Búzios em uma época não tão boa para turismo, mas ela se hospeda em uma resort maravilhoso e está aberta a aventuras que essa viagem pode lhe trazer, e ela acaba em um restaurante de encontros às cegas. Ela conhece um garoto e a conexão entre os dois é instantânea.

337 km - Pedrugo
Júlio e Ramon se conheceram na internet, em um grupo numa rede social onde Júlio postava suas fanfics, e Ramon trabalha em uma livraria. Mas há um único porém: a distância. Eles se sentem conectados e passam horas conversando por mensagens e vídeos, mas chega a um momento em que nada disso é suficiente mais.

Os três contos são agradáveis e bem levinhos, além de rápidos de lerem. O mais legal é que todos têm uma pequena ligação entre eles. O que nos faz pensar que é tudo uma história só. As tramas de Liz, Madu, Júlio e Ramon são bem identificáveis, os personagens são relacionáveis, pois vivem algo possível de o leitor viver também.

São histórias fofas e a leitura se torna uma experiência agradável e com um quentinho no coração, acalentado pelo amor retratado nas páginas. É uma boa pedida para quem quer se livrar de uma ressaca literária, ou até mesmo para quem busca algo mais leve e divertido entre leituras mais pesadas.

luan_dal 13/11/2020

super bom pro livro de estreia
Seguindo a minha jornada de ler os livros de booktubers agora em 2020 depois de anos que eles já publicaram, li esse por ser o primeiro publicado pelos autores que aparecerão de novo nas próximas leituras.

No geral, gostei muito de todos os contos, tiveram alguns probleminhas, mas nada de tão horrível pra estreia. Eu amei que tem referências de uma história na outra, mesmo que seja uma leve menção sobre um lugar ou até a citação de um personagem.

O primeiro conto, "Próximo destino: amor", da Pam, foi meu favorito. Achei muito bem escrito, com personagens bem construídos e história bem pensada.
5 estrelas.

O segundo, da Bel, (Re)Começos: gostei, mas foi nesse que eu tive mais críticas. A primeira delas é que os diálogos ficaram muito artificiais, com palavras e frases super-gramaticalmente-corretas, que tiraram a ilusão de realidade e fizeram as falas parecem forçadas.
A segunda é que começa com a protagonista Madu chateada com uma amiga que começou a namorar com seu ex, que foi muito abusivo com Madu, mas depois isso desaparece, a amiga não é mencionada após esse primeiro momento, e o que importa é o relacionamento da Madu com o ex. Não vi motivos para ter essa menção à amiga, mas gostei que o tema do abuso psicológico foi abordado e tratado com seriedade.
A terceira é que achei algumas coisas desnecessárias, só pra encher página (como a mulher que busca Madu falar de toda a vida dela).
E a quarta é o monte de frases clichês retiradas de músicas da Halsey e livros da Amanda Lovelace, mas isso era febre em 2016, então eu passei pano.
E como gostei do jeito diferente que o encontro do casal foi feito e desculpei a influência do Tumblr, dei 4 estrelas.

E o último, 337 km, do Pedro e Hugo, achei legal também, nada de mais. O casal não me convenceu muito, mas gostei da estrutura geral do conto. Também teve algumas coisas desnecessárias, que poderiam ser tiradas ou mudadas, mas não chegou a me incomodar muito. Também dei 4 estrelas.

alice1161 07/05/2021

lindo, leve e emocionante! eu amei demais as sensações que esse livro me proporcionou!

@apenasumaleitora 31/01/2023

Esse é aquele livro pra ler quando tá de ressaca literária. É um clichê levinho e divertido, composto por 3 contos com 3 casais diferentes, todos incríveis do seu jeitinho. O legal também é que foi escrito por 4 autores nacionais de SC, admito que não leio tantos livros nacionais quanto deveria, mas os que li sempre são muito bons ?

Gabreu 24/01/2022

bom, vamos lá...
Bom galera eu comprei o livro na Bienal e o que me deu vontade de ler foi ver que a Bel e a Pam fazem parte desse projeto.
Eu já sabia que era um livro de contos e que as histórias iriam ser breves, mas boa parte do livro eu senti que eu tava me desgastando.
As histórias são legais, mas são cliches.

O primeiro conto até que foi divertido, mas de início eu não tinha gostado tanto da personagem Liz, mas eu achei o desfecho muito bom.

O segundo conto foi pra mim o meu menos favorito e isso aconteceu porque eu realmente não me identifiquei com a personagem principal. Achei legal terem interligado os contos com o personagem do Ed e gostei das referências de músicas (como a de New Romantics da Taylor) mas achei muito mais do mesmo.

O terceiro conto é o maior dos três, logo o desenvolvimento dos personagens foi bem melhor. O plot é meio clichê, mas é até divertido porque os personagens são carismáticos. Acho que esse foi o meu conto favorito.

Num geral eu não achei o livro ruim, mas acho que se eu tivesse lido ele mais novo eu teria me divertido bem mais. Como já disse, as histórias são breves e bem tranquilas de ler, mas acho que não seria algo que eu leria de novo.

Taiane. 11/04/2020

Fofinho
No livro tem três conto, o da Pam foi o meu favorito sem dúvida.
Apesar de ser muuuitoo fã da Bel n consegui gostar muito do conto dela, mas é fofo só é meio enrolado.
E o conto dos meninos (Pedrugo) achei fofo mas, previsível.

Mas no geral eu gostei muito.

Naraiane.Martins 26/06/2020

RESENHA - Amor nos tempos de #likes | @aquarelandosonhos
O amor nos tempos de #likes é a reunião de três contos inspirados em histórias da literatura. "Orgulho e Preconceito", "Dom Casmurro" e "Romeu e Julieta" ganharam suas releituras românticas em um era digital.

? O primeiro conto é o da Pam Gonçalves, confesso que esse foi meu favorito. Inspirado em "Orgulho e Preconceito" nessa história vamos conhecer a vida de uma jovem e famosa youtuber que morre de medo do amor.

"Já perdi a conta de quantas desculpas eu pedi e de quantos obrigados ele me deu."

O segundo conto é o da Bel Rodrigues, inspirado em "Dom Casmurro" aqui iremos conhecer um casal inesperado que se apaixonam em um encontro às escuras (literalmente).

"Seria terrível ter que conviver com palavras que não foram ditas e com beijos que não foram dados, não é?."

O terceiro e último conto foi escrito por dois autores, o Hugo Francioni e o Pedro Pereira (mais conhecidos como Pedrugo). Nessa releitura de "Romeu e Julieta" iremos conhecer a história de dois garotos apaixonados por livros, que tentam entender quem são e o que querem.

"Julgamos um sorriso sem saber quanta dor é emitida para mantê-lo no rosto." ?

Todos os três contos são super fofos, acolhedores e muito realistas. No decorrer das história vamos percebendo que todos eles tem una certa ligação, o que deixa a leitura ainda mais interessante.

AlcidesNeto 22/06/2020

Amei esse livro, sô tive uma decepção con o conto da Bel, estava com muita expectativa porém não gostei do desenvolvimento do romance, gostei mais da exploração da personagem e de seus dilemas. O conto da Pam é incrível, ela consegue desenvolver muito bem o romance e passar muitas mensagens, o desenvolvimento do romance e incrível para um conto e em poucos diálogos. E por fim o conto dos meninos fecha com chave de ouro, é muito bom! Enfim, a narrativa destes três autores é incrível e o livro é muito bom.

Zuzu 13/12/2021

Bom, esse é um livro pra quem gosta de instalove... o que não é o meu caso. Nenhum dos relacionamentos dos contos tem nenhuma profundidade e acontecem de uma hora pra outra, também em dois dos três contos não tem uma relação clara com os clássicos que foram inspirados, eu tive que parar várias vezes lendo o conto da Bel pra me relembrar que eu tava lendo um conto inspirado em Dom Casmurro (Capitu chora ao ser comparada a essa personagem sem graça que eu nem lembro o nome). O melhor conto e que fez mais sentido foi o da Pam, mas também eu sou imparcial porque amo enemies-to-lovers e miscommunication. O conto de Pedrugo absolutamente nenhuma relação com Romeu e Julieta além de uma tentativa fraca no finalzinho, que se não tivesse sido falada ninguém que leu ia adivinhar; eu tava bem esperançoso pra esse conto porque né ? gays ? mas que casalzinho sem graça, gostei muito mais do plot da livraria/amizades que não envolvia os dois juntos. Gostei que todos os contos tem uma conexão entre si, foi legal ficar esperando quando a referência ia aparecer em cada um. Quanto a escrita, é aquela coisa né, típica narrativa de youtuber: bem superficial.

Ana 19/09/2016

Para ser bem sincera, não esperava ler O Amor Nos Tempos de #Likes. Primeiro porque, como já falei em algumas resenhas por aqui, não sou muito fã de livros de contos (e isso, com certeza, já fez a obra perder uns pontinhos comigo). Segundo porque, eu confesso, estava com um pouquinho de preconceito, não me julguem, por favor. Mas num é que, tirando umas coisinhas, eu acabei gostando?

Uma coisa que eu adorei no livro é que as histórias criadas pelos autores são inspiradas em histórias que já conhecemos a muito tempo: Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta. Não são exatamente releituras, mas conseguimos perceber determinados detalhes que rementem às obras citadas. Eu não vou falar das histórias em si, mas vou tentar falar um pouquinho do que eu achei de cada uma delas.

Para mim, o conto com mais potencial é o da Pam Gonçalves, Próximo Destino: Amor. Gostei muito da forma como ela escreve e foi o que mais me prendeu. A história também é muito bonitinha e o romance, apesar de acontecer rápido — o que eu entendo pelo fato de ser uma história curtinha —, é até bastante crível. O romance entre Ramon e Júlio, protagonistas de 337 km, conto dos meninos, também é muito linda, principalmente porque eu acredito que possa nascer um amor entre pessoas que se conheceram na internet.

Bom, o que menos me agradou entre os três vocês já devem adivinhar qual é. (Re)começos, da Bel Rodrigues, tinha tudo para ser a melhor história do livro, pois ela entrou abordando um tema que pouco vejo nos livros que leio: relacionamentos abusivos. Porém, em determinado ponto da história, ela acabou se pendendo ao introduzir um outro relacionamento para a personagem, o que me pareceu bastante forçado. Ainda assim, ela conseguiu acertar criando uma personagem com personalidade extremamente forte.

O saldo geral da leitura de O Amor Nos Tempos de #Likes foi positivo, principalmente porque eu não tinha expectativa nenhuma sobre ele. Amei a forma como os autores conectaram os contos. É claro que muitas coisas poderiam ser melhoradas, mas foi uma ótima estreia para os booktubers, que mostraram que não só sabem falar sobre livros, mas que podem fazê-los também.

site: http://www.roendolivros.com.br/

Clara 28/02/2024

Ok
No geral, não me empolgou. O terceiro conto foi o q mais gostei, talvez por ter sido o mais longo e eles conseguirem trabalhar melhor a história e os personagens.

Nádia 03/05/2017

#resenhapomarliterario O amor nos tempos de #likes
"Acreditamos que, quando entregamos nossa alma a uma pessoa, receberemos algo à altura. Ninguém nos ensina como evitar uma decepção."
O amor nos tempos de #likes 270 pág. da @galerarecord é uma livro que reúne 3 contos. Eu esperava outro tipo de leitura mais problematizada digamos, mas foi uma leitura mto suave e eu me apaixonei especialmente por dois contos!
O primeiro escrito pela @apamgoncalves - Próximo destino: amor - me deixou com medo de ler os outros de tão incrível que foi. A história da Liz, uma blogueira famosa e do reservado William se cruzam de uma maneira linda. Ela tá indo visitar a família na cidade natal e ele indo pra casa ficar um pouco com a irmã doente no hospital. A irmãzinha Gio que acompanha a blogueira nas redes sociais fica sabendo que Liz está no msmo aeroporto que ele, então pede para que ele a encontre e consiga uma foto pra ela! E o garoto mal sabe que está cara a cara com a famosa! A história tem um desfecho lindo e eu acho que poderia ter um livro com a continuação deles por favor! Esse foi o conto que mais gostei 5/5
O segundo (Re)começos escrito pela Bel Rodrigues conta a história de superação da Madu após sair de um relacionamento abusivo. 4/5
E o terceiro 337km escrito pelos autores Pedro Pereira e Hugo Francini transborda amor pelas páginas. Esse conto é a narrativa de como a vida de Júlio e Ramon se cruzam e do sentimento lindo que nasce entre os dois, que msmo tendo uma distância considerável entre eles, resolvem levar a história adiante. Eu fiquei completamente apaixonada por esses dois tbm acho q poderia ter um livro pra contar a continuação deles. 5/5
Pontos fortes: o ponto em comum entre os 3 contos. Tdos eles têm uma referência aos outros. Além de todos eles tratarem de histórias de superação, de coragem pra seguir em frente e arriscar msmo depois de mta bad. Além de incentivar o leitor a dar uma chance ao amor nesse mundo doido de incertezas e efemeridades q vivemos. Pontos fracos: qdo a história está no ápice o conto acaba e deixa aquele gosto de quero mais. Mesmo esperando outra coisa do livro valeu à pena a leitura sem dúvida. Nota geral do livro 4,5/5

site: https://www.instagram.com/p/BRdylvbDo6p/?taken-by=pomarliterario

Drica 04/12/2021

3.5 ?
Gostei!!
Leitura leve e rápida, 3 histórias que exploram o amor de formas diferentes. Não tem mto aprofundamento dos personagens por serem três histórias curtas, mas são divertidas e têm aqueles clichês que a gente gosta!

Beatriz 21/12/2021

Simplismente perfeito!
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto esse livro me fez querer chorar, por não ter os finais que eu queria, mas foi muito reconfortante iniciar outra história e rever mesmo que com uma frase os personagens que ficaram ali atrás, eu queria muito que esses 6 se encontrassem, e queria também poder ver epilogos das historias deles, mas a vida não é justa não é mesmo?

Um conselho pra vocês:

Leiam esse livro, não vão se arrepender