Quando o Céu Se Apaga

Quando o Céu Se Apaga Mirian Vidal

Resenhas - Quando o Céu Se Apaga

Deanlenas 08/03/2022

Todos deveriam ler pelo menos uma vez
Quando o céu se apaga é um livro baseado na história da própria autora, escrito pela primeira vez para uma amiga sem intenção de ser publicado.
Ao começamos a ler não sabemos o que esperar do final do livro, pois a partir do momento em que a vida dela muda ainda quando criança por causa de uma doença chamada escoliose, a vida da personagem começa a ser uma gangorra, as vezes felizes e muitas vezes triste.
A cada momento que você se envolve ao decorrer do livro começamos a sentir a dor da personagem e a esperança indo embora aos poucos, a revolta por tudo sempre ser incerto até um certo momento em que ela finalmente começa a viver de forma mais livre onde encontra mais amigos, estuda o que realmente gosta e tendo um final radiante, pois a mesma decidi viver o presente sem pensar no futuro.
Acredito que pelo menos uma vez as pessoas deveriam ler esse livro, para sentir que mesmo que pareça que a esperança não existe mais, ela está lá trazendo coisas boas em seu tempo.

Bells 12/11/2016

Resenha: Quando o Céu se Apaga
Nesse livro nos deparamos com uma garota que era uma criança normal, até que o seu mundo virou de cabeça pra baixo quando ela faturou a perna e após isso a sua condição de saúde passou a sofrer algumas complicações.

Ela era uma criança feliz, que brincava, corria e amava o pai. Mas tudo mudou. Ela passou a ter movimentos limitados, não podendo correr, passou por algumas cirurgias, e o pai passou a trata-la de modo diferente. A sua mãe por outro lado, se revelou uma grande amiga e o seu irmão sempre a apoiou. As crianças da sua idade passaram a olha-la de modo diferente, evitando o contato, e ela passou a não ter muitos amigos, exceto duas garotas da sua escola que sempre a ajudavam e um garoto que sempre tentava levantar a sua auto estima. Quando chegou na faculdade se deparou com um mundo diferente. Ali as pessoas não tentavam evitar o contato e não olhavam pra ela com dó, e sim a tratavam como uma mulher, como uma guerreira.

No livro nos deparamos com a história de uma jovem garota que passou por vários problemas de saúde e ainda os enfrenta, onde o seu maior inimigo é o seu corpo. Além dos problemas físicos que ela enfrenta, ela também passa problemas psicos, onde o medo de que tudo o que ela passou se repita muitas vezes a domina.

Esse não é um livro fofinho, é um livro que nos mostra uma personagem forte, que enfrenta vários problemas de saúde.

A diagramação do livro esta linda, não me lembro de ter encontrado erros de revisão e ele foi dividido em duas partes. Na primeira nos deparamos com lições curtas que a protagonista aprendeu no decorrer de sua vida e na segunda parte ela nos apresenta a sua história. O livro é todo narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva da nossa personagem.

P.S: Não disse o nome da protagonista, pois este só aparece no final, então, é pra deixar um pouco de mistério haha

site: http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quando-o-ceu-se-apaga-mirian.html#more

Autora ACBarroso 18/11/2020

Emocionante
A capa é bem atraente e foi, exatamente, por isso que ele despertou minha atenção nas prateleiras da biblioteca da faculdade.

O livro traz a importância da amizade e o quanto ela nos faz bem e pode nos ajudar. Outro ponto importante é a relação mãe-filha forte.

Eu criei expectativas demais e me decepcionei um pouco. Esperava um pouco mais do final, mas isso não atrapalhou o derramamento de lágrimas enquanto eu lia o drama vivido pela personagem.

Rose 24/10/2016

O livro conta a história de uma garota que nasceu com escoliose. Escoliose para quem não sabe é uma deformidade (desvio) na coluna vertebral.
Os problemas começaram a surgir mesmo quando começou a entender que era diferente da maioria das suas amigas. Ela tinha algumas limitações que as outras não tinham. Ela percebia como suas amigas estavam mudando, crescendo, enquanto ela permanecia presa ao seu corpo de criança.
Como explicar a uma criança sobre uma doença? Por mais esclarecida que ela seja, ela não tem um completo entendimento do que se passa com ela. Porquê com ela? Ela sente-se um peso para todos, uma vergonha para os pais. A confiança e brilho no olhar aos poucos vão se apagando. Por ela, ela poria um fim em tudo, mas tinha sua mãe, e ela não queria que sua mãe sofresse mais do que o necessário.

"Fiquei ali, analisando o quão medrosa eu era. Nem coragem para me matar eu tinha. A vida é realmente uma droga!"

Logo cedo, aos treze anos, teve que passar por duas dolorosas cirurgias, por conta de misteriosas fraturas no fêmur. Foram longos e dolorosos meses, onde nem andar ela podia. Os médicos não sabiam explicar e inúmeros exames eram feitos.
Muito magra, e com vários medos, nossa garota tenta se adaptar ao que a vida vai lhe jogando na cara. Quando ela pensa estar adaptada a sua atual situação, e com planos para uma faculdade, vem um diagnóstico que muda tudo, ela tem apenas mais cinco anos de vida. O próprio corpo dela é o maior inimigo de sua saúde. Sua coluna vai aos poucos matando nossa garota. Teria uma operação para isso? Não uma que valesse a pena no momento. Não uma que resolveria os problemas de uma vez. Não uma que devolvesse os sonhos que ela tinha.

"- Você não me dá trabalho, eu quero você porque eu amo você e não outra igualzinha a você."

Ela já estava acostumada ao lado negro de seu destino, e por mais fácil que fosse desistir, ela tornou-se uma guerreira, e como tal iria lutar pela vida. Seus sonhos foram destruídos? Ela teria novos sonhos. Sapatos especias, muletas, cadeira de rodas, tudo ela enfrentaria... e venceria...
Teve dias ruins? Sim, inúmeros, mas ela seguia em frente. Talvez seu maior inimigo nem seja seu corpo, mas sua mente. Em vários momentos vemos claramente seu sofrimento e desespero. A forma "deformada" como ela mesma se via. A forma como ela achava que os outros a encaravam. Ela já tinha muitos problemas para enfrentar além do medo de sua própria mente. Para ela lutar contra a doença, era preciso que ela lutasse contra seus medos.

"Os médicos tinham falado para ela que eu nunca iria andar, então comecei a fazer fisioterapia desde o primeiro mês de vida. Apesar de ter começado tarde, eu andei. Ela dizia que tinha sido um milagre. Que eu era um milagre. Por isso eu acreditava em milagres. Eu acreditava em mim."

Ao longo de toda sua jornada ela conheceu muitos anjos. Amigos que lhe deram apoio e incentivaram. Amigos que lhe mostravam um lado que ela pensava não ter. Uma irmão e uma mãe que seguraram sua barra, mesmo nos momentos mais pesados. Ela teve perdas também, perdas que lhe tiraram o chão. Mas por tudo que ela viveu, entre perdas e ganhos, ela ganhou. E se seriam cinco anos que ela teria, ela estava decidida a fazer valer a pena cada dia que lhe fosse dado.
Sinto como se minha resenha estivesse confusa, e peço perdão por isso, mas a verdade é que ele mexeu comigo. O livro é ótimo, cheio de lutas, dúvidas, sofrimento, revolta e superação. É um livro que fala de vida, da vida real. O enredo é narrado pela própria protagonista, que como vocês devem ter percebido, não citei o nome, pelo simples fato de não ter um nome... Isso mesmo, em nenhum momento do livro o leitor fica sabendo o nome da garota, e sinceramente, só fui me ater a isso já no final do livro. Outra coisa que gostaria de dizer, é que no final do livro, onde conhecemos um pouco da autora, ficamos sabendo que o enredo é meio ficção, meio fato real. Ou seja, alguns dos relatos que lemos, foram sofridos pela nossa autora, e outros ela fantasiou. O que é real, o que é ficção, não temos como saber. Tudo fica misturado de um jeito, que para mim, tudo foi real.
Se você pensa que tem um problema, acredite, outros tem problemas maiores que você, então pare de reclamar e viva! Neste meio tempo, aproveite e leia este livro!!!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Lana Wesley 23/12/2016minha estante
Já tinha visto esse livro, nas redes sociais, mas ainda não conhecia a história por trás dele, e percebi que além de emocionante, consegue envolver o leitor de uma forma extraordinária, até porque a leitura flui, a personagem tem uma história de vida sofrida, porém consegue dar a volta por cima, pelo apoio dos familiares e amigos. E claro que estou super interessada nessa leitura.

Ene 17/01/2017

O meu céu já se apagou uma vez e o seu?
O livro trata de uma garota que ainda na infância teve sua vida mudada radicalmente, após sofrer uma lesão inexplicável. O livro mostra tudo pela perspectiva da personagem, como ela reage aos tratamentos, às novas complicações que surgem no decorrer de sua vida, como é sua relação com a família, com amigos e principalmente como ela reage diante de si mesma. É um livro de leitura fácil e que faz você se identificar com a personagem, principalmente se você tem/teve um histórico médico semelhante ao dela ou qualquer histórico médico que não envolva visitas ocasionais ao hospital.
Confesso que li, como se lesse um diário meu, acho que ninguém nunca me compreendeu tão bem. Fiquei muito emocionada do início ao fim, o livro tem várias passagens de reflexão (e não, ele NÃO é um auto ajuda) e é incrível como a personagem ao mesmo tempo que parece fraca e reclamona, ela é na verdade muito forte e corajosa.
Tive um pouco de dificuldade em fazer uma resenha dele, pois foi como resenhar minha história de vida. Não tenho a mesma deficiência que a personagem, mas a minha tem sido uma cruz e por isso eu não vivi o livro eu REVIVI!
Notou que eu não disse o nome da protagonista? É porque a história segue de forma perfeita sem menciona-lo uma única vez até o final. Então se você quiser saber o nome dessa guerreira e o que acontece Quando o Céu se Apaga, dê uma chance a esse livro maravilhoso e emocionante. 💕

site: instagram.com/aartedeamarlivros/
Mih 18/01/2017minha estante
Ene, quantas palavras lindas! Confesso que meus olhos encheram de lágrimas, que bom que todas essas páginas causou esse turbilhão de emoções em você

Bi Faria 17/03/2022

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura intensa, cheia de reflexões por tudo o que a personagem enfrenta desde de tão nova, toda a sua luta para entender o que acontece em sua vida.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e ela me envolveu do início ao fim e trouxe muitas emoções com todos os desafios e preconceitos com o deficiente físico. O início trouxe lições de acordo com o que a personagem sentia e vivia, o que chamou a minha atenção.

Uma garota saltitante que tem vários sonhos vê sua vida mudar drasticamente ainda muito jovem, entender tudo que está acontecendo ao seu redor lhe dá medo, ela só quer ser igual a todas as outras crianças, fazer as mesmas coisas.
E entre idas ao hospital, muita dor e a solidão em meio à multidão ela vai crescendo cheia de dúvidas e incertezas.
Uma possível cirurgia lhe dá esperanças mas depois da negativa e com prazo para viver algumas mudanças são feitas.
Albert foi um amigo que a levou do céu ao inferno durante a sua vida, mas conseguir ir para universidade lhe deu mais fôlego apesar de imaginar que todos a olhariam de forma diferente, o que não aconteceu.
Estudar trouxe certo equilíbrio e apesar de não revelar aos seus novos amigos o que já tinha enfrentado eles a apoiam, o que a fez perceber que viver o presente é o ideal, viver o que a vida lhe apresentava pois o futuro é incerto.

"Aquelas pessoas não me julgavam pelas guerras que eu enfrentava. Eles apenas me admiravam por ser uma combatente gloriosa."

A autora emociona e traz uma história bem real, o preconceito enfrentado acontece a todo momento. As dificuldades em meio ao que se vivência por medo de incomodar ou não ser merecedora trazem muitas reflexões. E o principal, a percepção de se viver o presente da melhor maneira possível. #explosãodesencalha22

Olga 30/09/2022

Emocionante.
A história é baseada na vida da própria autora, a qual escreveu este livro com a intenção de presentear uma amiga, sem a ideia de publicá-lo. A escrita da Mirian é boa, apesar de amadora e a história é envolvente e emocionante.

Aqui acompanhamos Luiza, que quando criança precisa passar por duas cirurgias, diversos médicos e hospitais diferentes; ainda na pré-adolescência descobre que tem escoliose, um problema na coluna que a debilita muito. Vemos suas vivências e pensamentos durante tudo isso, desde a infância até a fase adulta.

Eu me identifiquei em vários momentos com a protagonista e isso fez a história ter uma carga emocional ainda maior pra mim. Li a história pela primeira vez há dois anos atrás e, mesmo depois desse tempo todo, a história ainda me emociona como na primeira vez.

Catharina.Mattavel 09/02/2017

Resenha: Quando o Céu se Apaga - Mirian Vidal
Quando o Céu se Apaga é uma narrativa em primeira pessoa por uma menina que se vê perdendo muitas coisas em sua vida, que se vê tendo limitações enquanto seus amigos estão se divertindo e curtindo a adolescência, passando nos vestibulares e aprendendo tudo que elas sempre quis aprender com a vida. O livro é na verdade a história da própria autora, algo que fui descobrir bem depois e que me fez ler o livro com outros olhos.

Eu sempre deixo claro na hora de resenha uma biografia ou uma história baseada em fatos reais o quão difícil é sentar numa cadeira e escrever sua opinião sobre o que aquela pessoa passou e relatou para o leitor, para mim é extremamente difícil simplesmente pelo fato de que não estou no direito de julgar os sentimentos e atitudes de Mirian durante sua jornada.

A menina do livro narra aqui sua frustrações, agonias e medo chegando até mesmo na vontade de se matar para acabar com o sofrimento de se ver cada vez mais debilitada sem encontrar um diagnóstico para sua doença que está acabando com sua vida e ao mesmo tempo também narra todas as superações, alegrias e amizades que faz ao longo do caminho.

É um livro com uma história forte mas que deixou a desejar na narrativa que na minha opinião ficou um pouco fraca e que infelizmente não me prendeu tanto. Mesmo assim, posso afirmar aqui que foi incrível ver os desejos da protagonista e o esforço que ela fazia para tentar se passar por uma pessoa normal, fazendo de tudo para ter uma rotina como as outras pessoas da sua idade e o quão isso era difícil e desgastante para ela.

Foi um livro que me chamou atenção primeiramente pela capa e depois pelo enredo, eu sou suspeita pois adoro histórias sobre doenças e superações, sempre são bem vindas. A autora conseguiu transmitir uma mensagem muito legal e nos deixar curiosos pelo final e pelo romance que surgia nas páginas.

É uma leitura que apesar de certos pontos, foi bem interessante e construtiva, com certeza recomendo para adolescentes e para aqueles que assim como eu gostam de um drama.

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2016/09/resenha-quando-o-ceu-se-apaga-mirian.html