Jane Eyre Charlotte Bronte

Resenhas - Jane Eyre

Lena 06/05/2020

Achei a história bastante cristã, apesar da presença dos elementos góticos. Mas, compreendo que na época em que a história foi escrita, o cristianismo era bastante fervoroso na sociedade. Não simpatizei apenas com esses momentos de exaltação exagerada ao Deus cristão, fora isso, consegui ver porque essa obra é tão aclamada. A genialidade das irmãs Brontë é realmente incrível.
Raquel 21/05/2020minha estante
O crescimento da protagonista se dá de uma forma tão íntima! É tão lindo a forma que ela vai se desenvolvendo por dentro, mesmo com as adversidades que se dão por fora e depois a forma como não se permite estagnar, com uma pitada de mistério e um pouco de feminismo, posso dizer: esse romance me ganhou.

yas 14/09/2020

Clássico e apaixonante
Com uma ruptura nos romances de época, Charlotte Brontë desenvolve uma personagem que em todos os sentidos se mostra atípica ao que esperaríamos em livros de autoras contemporâneas a ela.

As descrições profundas das etapas da vida de Jane e sua evolução (mesmo que entre tantas provações dolorosas) me prenderam muito e não pude deixar de me perguntar o que aconteceria em seguida.

Jane Eyre foi uma surpresa no ano e também uma ótima maneira de me aprofundar mais ainda na literatura inglesa.

É uma leitura muito particular para cada um mas me identifiquei muito em momentos que Jane se encontrava em entrepasses com suas emoções e suas ideias de mundo.

Milla 24/09/2020

A experiência no geral foi boa.
No entanto, foi uma leitura lenta. Há muita descrição, muitos pensamentos repetidos e às vezes, entre um acontecimento e outro, um intervalo tão longo que quebrava o ritmo da leitura.
Além disso, sei que era uma época diferente, mas a reafirmação constante dos valores cristãos e os preconceitos, de todos os tipos (já entendi que a Inglaterra e os costumes ingleses são superiores Charlotte, calma), apareciam com uma frequência que me cansava um pouco.
Jane Eyre é uma personagem cativante, tem uma personalidade que com certeza não era comum à época, procurava sempre se manter fiel a si mesma e aos seus princípios, independentemente do que era esperado da sua posição como mulher e de uma classe social inferior.
É um romance com elementos góticos, ou seja, tem muita desgraça, drama e um clima de mistério. No fim, é um bom livro com uma boa história de amor.

Raquel 21/05/2020

Jane Eyre
Meu Deus! Que livro é esse? Que desenvolvimento da protagonista! Mostra a vida de Jane Eyre desde pequena com dez anos e já com questionamentos tão profundos, atos cheios de reatividade e uma história tão triste! Apesar disso, conforme vai amadurecendo e tornando-se tão única passa por eventos emocionantes, com uma pitada de mistério e ideais tão feministas para a época, com certeza me ganhou. Meu Livro da vidaaaa!

Rachelz 10/10/2021

Por que eu não li antes?
Acertei em cheio começar esse clássico, Jane eyre é uma leitura densa, mas arrebatadora. A história é sem dúvida cheia de obstáculos de fazer seu coração chorar, porém com reviravoltas de dar esperança ao coração perdido.
O romance de Jane com Mr. Rochester no início para mim foi estranho, mas depois despertou uma profundidade que vai além do mundo sombria, traz alegria e luz aos lugares obscuros da vida.
Senti uma imensa vontade de chorar na forma como Deus estava presente na obra e como ele cuidava de Jane. Jane Eyre mesmo sem nenhum sinal de beleza se tornou tão linda pra mim que desejei que fosse minha amiga. Embora diferente, as vezes me sentia ela...

Sem sombra de dúvidas o que mais vai me marcar nessa história é a partida de Helen, amiga de Jane. "O Criador, meu e seu, que nunca destruirá o que criou. Eu confio no poder dele, e acredito na sua bondade. Conto as horas até o momento em que serei devolvida a Ele, e Ele será revelado a mim" ????

Espero ler essa obra novamente com meus 20 anos

Rittaoliveira 06/06/2020

Que leitura boa...
O desenvolvimento da protagonista me surpreendeu bastante. Sua opinião e principalmente a sua força são características muito marcantes.
Super recomendo, comecei a ler pelo grupo de leitura e fiquei completamente encantada!
Leitura e . 06/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee/madrugada ..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura a essas horas, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Paloma405 21/06/2020

o que dizer de um clássico?
O excesso de detalhes me cansou, mas os acontecimentos motivavam a continuar. Um livro que tem todas as partes preenchidas com algo novo, sempre uma reviravolta.
É incrível acompanhar um personagem desde pequena e observar seus pensamentos, seu jeito e temperamento mudarem conforme seu crescimento. Mais incrível é a narradora contar a história a partir de uma idade adulta, mas o leitor conseguir enxerga-lá na fase em que a descreve.

Gabi 22/06/2020

Força e inspiração!
Jane Eyre é um livro excepcional, envolve o leitor e traz um turbilhão de sentimentos.

Rebeca257 01/01/2022

razoável para bom
O livro tem uma escrita muito boa e envolvente mas, depois de ler as resenhas eu acabei criando muita expectativa que não foi alcançada. A história foi muitoo enrolada, 600 páginas que podiam ter sido resumidas em 300, os pensamentos da Jane são muito repetitivos e, muitas vezes, são longos e você acaba perdendo o fio da meada e se perde na história. O par romântico dela me irritou mais do que me impressionou e, sinceramente, esperava que ela tivesse acabado sozinha kkkkk mas tudo bem, no todo não foi uma leitura ruim.

Tay 06/08/2020

Maravilhoso
Superou as minhas expectativas. Um tanto cristão, um detalhe preconceituoso aqui e outro ali, mas amei ! Entrou fácil na minha lista de favoritos.
Jane Eyre, que exemplo de mulher forte, perseverante !

Chelly @leiodetudo 29/10/2018

Se eu pudesse daria 10 estrelas.
Romance, ação, aventura, uma mocinha por quem vale a pena torcer e sofrer. Uma história completa e um livro bem redondo cheio de frases bonitas, críticas sociais ao costumes da época mas nada enfadonho.

Sara 05/03/2020

Jane Eyre
Seguindo os passos de Jane Eyre, acompanhando a humilhação e as privações que sofreu desde criança - tudo narrado por ela - eu espera um final estilo princesa como outros livros que começam do mesmo jeito. Porém, a trama me surpreendeu tornando-se obscura no fim.

Laurette 23/12/2020

A mais velha das irmãs
Jane Eyre conta a história da vida de uma menina (Eyre) e os seus acontecimentos tristes.
Charlotte Brontè consegue, como sempre, nos deixar com pena da protagonista e com raiva de outros personagens. Mas, em compensação, nos apaixonamos por outros ;)
Como todo livro de Charlotte, temos uma parte que dá medo. Mas não chega ao ponto de pararmos a leitura.
Então recomendo este livro a todas as pessoas e esta edição também, pois é uma versão bilíngue e você pode testar seu inglês lendo ela.