Dorothy Tem Que Morrer

Dorothy Tem Que Morrer Danielle Paige

Resenhas - Dorothy Tem Que Morrer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gramatura Alta 17/02/2020

Uma das histórias mais conhecidas do mundo é O Mágico de Oz, escrita pelo norte-americano L. Frank Baum e publicada em 1900, sendo o primeiro de uma série de 14 livros. Nele, a garota Dorothy mora no Kansas, em uma fazenda, com seus tios Henry e Em. Durante uma tempestade, seu cachorrinho, Totó, desaparece. Desesperada, Dorothy consegue encontrá-lo, mas não antes que um tornado apareça. Ela se esconde dentro de uma pequena casa, que é levada pelos ares e arremessada para uma terra incrível e cheia de magia, Oz.

Em Oz, Dorothy se envolve em várias aventuras, conhece outros 3 personagens memoráveis: o espantalho, que busca por um cérebro, uma vez que sua cabeça é vazia; o Homem de Lata, que procura por um coração; e o Leão, que tenta conseguir coragem e parar de sentir medo. Os quatro, junto com Totó, conseguem alcançar o Mágico de Oz, e após algumas surpresas, Dorothy retornar para o Kansas graças a sapatos mágicos que havia conseguido ao matar uma bruxa má.

Nesta continuação da obra de Baum, que na verdade não é uma continuação, mas uma reimaginação dos eventos posteriores à série original, Amy é uma outra garota do Kansas que também é levada por um tornado e vai parar em Oz. Mas Oz não parece muito com o local que conheceu das histórias que leu. Glinda, a bruxa boa do sul, escraviza e tortura os habitantes nativos; Ozma, a rainha de Oz, está desaparecida; Mombi, a bruxa má do norte, criou uma Ordem Revolucionária das Bruxas Más para salvar as pessoas; o Homem de Lata é um soldado cruel; o Espantalho é um cientista que faz experiências macabras; o Leão é um assassino que devora suas vítimas; e Dorothy é quem manda em Oz, uma tirana que rouba toda a magia e esmaga a liberdade, sem piedade e com requintes de crueldade. Até Totó virou um cachorrinho muito irritante e agressivo.

Como tudo ficou dessa forma? O que aconteceu em Oz? Esse é o mistério que Amy precisa desvendar para que consiga voltar para o Kansas. Mas para isso, ela precisa entrar na Ordem Revolucionária das Bruxas Más, aprender a lutar, a usar magia, roubar o coração do Homem de Lata, roubar o cérebro do Espantalho, minar a coragem do Leão e, por fim, matar Dorothy. Para isso, além dos membros da ordem, ela conta com a ajuda de um garoto enigmático chamado Nox, e com a volta de um outro personagem conhecido, o Mágico de Oz. Somente juntos, eles possuem alguma chance de sucesso, ou então morrerão nas mãos da perversa Dorothy.

DOROTHY TEM QUE MORRER é o primeiro volume de uma série que transformou a famosa história de Oz, em uma saga de guerra e morte. Amy, ao contrário de Dorothy, pertence a uma família desajustada, sofre bullying no colégio, sente que não tem um lugar no mundo e só deseja fugir para longe. Entretanto, ela não queria ser levada para tão longe, para um lugar que só existia na imaginação dos livros. Ainda mais que esse lugar está em guerra, totalmente corrompido pela maldade e quase sem a magia que o tornava especial.

A história do primeiro volume pode ser dividida em três partes: a chegada de Amy a Oz; o treinamento de Amy para se infiltrar no castelo e aprender a usar a magia; o primeiro ataque às forças de Dorothy. A parte do meio é um pouco mais extensa do que deveria e se torna um pouco cansativa. Entretanto, a primeira parte e a última compensam, uma pelo drama, e a outra pela ação e pelas surpresas.

Os três personagens cheios ingênuos e que ficaram tão conhecidos quanto Dorothy, o Espantalho, o Leão e o Homem de Lata, estão totalmente modificados em uma versão assustadora, de puro terror. Isso é delicioso, para quem gosta do gênero. O mesmo se pode dizer da nova Dorothy, uma garota que era essencialmente boa, cheia de compaixão, se transformou em uma psicótica sedenta de poder. Isso é explicado na história. Desde quando Dorothy retorna a Oz, como ela começou a ser corrompida pela magia, pela sensação de poder.

Existe uma máxima, escrita por Lord Acton, um historiador inglês, que é muito conhecida e correta: “o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente…”, e é isso o que acontece com a pobre Dorothy. Ela é corrompida pelo poder, e ela corrompe todos os que estão ao seu redor, tornando-os em seres sedentos de controle, e para manter o controle, é necessário autoridade, e para manter autoridade, eles usam a violência e a morte.

Apesar de todo esse tema pesado, de personagens macabros e destruídos, a leitura não é totalmente pesada, não é voltada para o romance, apesar dele existir em pequenos trechos. DOROTHY TEM QUE MORRER é uma variação criativa e muito interessante de Oz, com uma personagem principal cativante, cheia de dúvidas, que ganha coragem e determinação aos poucos, e que reconhece o sacrifício que precisa realizar para conseguir retornar Oz ao que era antigamente, além, é claro, de poder regressar para sua casa, no Kansas. Ou será que não? Leia e descubra 😉

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/02/17/resenha-dorothy-tem-que-morrer-danielle-paige/
Dheya 12/10/2020minha estante
Leitura cheia de novidades do início ao fim. As sacadas do autor em desconstruir a nossa imagem infantil referente a história torna o livro ainda mais interessante.

Mari 01/06/2021

Dorothy tem que morrer
"Só você pode libertar Oz. Sua missão: remover o coração do homem de lata. Roubar o cérebro do espantalho. Tomar a coragem do leão. E depois...DOROTHY TEM QUE MORRER."
A doce garotinha do Kansas que nos conhecemos já não é a mesma, Dorothy voltou pra Oz virou princesa e está roubando toda a magia de Oz para si mesma e fazendo a vide de todos lá um terror, e somemte Amy Gumm a outra garota do Kansas, de personalidade forte e que chegou em Oz após um tornado a levar pra lá em seu trailer, ela é a única que pode matar Dorothy e trazer paz novamente ao povo de Oz.
Eu simplesmente amei o livro, eu me apaguei a todos os personagens, o plot no final é óbvio mas você só se dá conta disso depois que termina de ler o livro, o jeito que a autora conseguiu mudar e distorcer os conceitos de dos bons e dos maus é incrível, eu vivi cada momento que acontecia.
Em geral o livro é perfeito e eu recomendo demais ele, lembrando que esse é só primeiro livro da saga.

zize 01/07/2023

Bom mas nem tanto assim
- tem spoiler -

O final deu vontade de ler os próximos? Deu sim, mas confesso que tava esperando mais desse primeiro livro. Só que eu tenho um pequeno problema com terminar de ler a saga que é a c4ralhada de livro que tem que ler pra finalizar a história, que sejamos sinceros, não parece tão embolada, nem complicada pra precisar de tanto livro assim. Aí me faz questionar se realmente vale a pena sabe, mas tá. Porque assim surge aquele medo de ficar com lenga lenga e tal.

Apesar da história ter me chamado a atenção e a leitura ter sido envolvente em alguns momentos, eu achei o livro desnecessariamente grande, tipo, são 379 páginas, mas que não tem tanto conteúdo realmente relevante dentro desse tantão e nem tantas coisas marcantes dentro delas. Eu demorei bastante pra ler esse livro, praticamente um mês inteiro. O livro só pega pra andar mesmo tipo vambora que tem ação e pá agora bem pro final, pq de resto é tipo "aí vamos treinar" então assim...

Mas preciso dizer que a escritora não tem medo de matar personagem não viu, e se a situação tá propícia pra morrer/sofrer, isso vai acontecer. Não senti que tiveram muitas cenas de tensão, tipo quando a Amy tava no palácio fazendo a espionagem dela e tal e ela mal correu risco de ser pega nas situações que se enfiou, exceto quando foi salvar a maude, mas aí usou poder de teletransporte e f0da-se. Ah, e achei algumas coisas nesse livro totalmente sem sentido, tipo, porque não podiam contar o plano pra ela, falar quem era a espiã aliada, sei lá achei nada a ver algumas coisas. Porque assim, queriam que ela confiasse neles mas aparentava que eles mesmos tinham medo de confiar nela, mas ficavam insistindo que ela tinha que confiar e seguir o plano.

O romance entre ela e o Nox achei meio sei lá pra ser sincera, não acho que eles tem química, mas tudo bem que não teve tempo suficiente pra desenvolver isso, só que mesmo assim acho que eles não tem. pra mim essa coisa deles aconteceu meio do nada e foi daquele jeito bem óbvio que a gente já espera mesmo, o mocinho na mesma idade da mocinha que nunca teve um namorado confinados num buraco, tendo que treinar pra combater algo e blá blá blá.

No mais é isso, acho que como qualquer livro ele tem seus pontos altos e baixos, mas eu tava esperando algo mais, não sei explicar. Senti que teve bastante desenvolvimento da personagem, mas não tanto da história em si. Meio que não mudou tantas coisas desde quando começamos a ler livro sabe. Acho que acabei botando muita expectativa e no fim elas não foram alcançadas. Ele tem uma boa premissa, mas na minha experiência eu senti que faltou um pouquinho de emoção, um brilho. Achei que em muitas situações ela se livrou das coisas com muita facilidade... enfim. Ah e outra coisa, achei os personagens totalmente esquecíveis, ninguém é realmente marcante e memorável.

Me sentindo um pouco decepcionada, talvez se eu tivesse lido com menos e idade e com menos experiências literárias, porque querendo ou não a gente faz essa comparação de forma inconsciente mesmo, eu teria gostado bem mais, com certeza.

Faby52 29/08/2022

Sem palavras para descrever o quão incrível é esse livro. Nunca tinha ouvido falar nele antes então comprar seria um tiro no escuro,mais foi com certeza uma das melhores compras que eu já fiz. Ele tem a mistura de literatura clássica e ao mesmo tempo atual. A escrita é incrível, o enredo mais ainda, as reviravoltas são inimagináveis. Você pode ler o livro quantas vezes quiser, você sempre vai chegar ao mesmo desfecho:
Dorothy tem que morrer !

Fernanda DCM 26/04/2020

Podia ser melhor
Um título que chama atenção: porque Dorothy tem que morrer? Dorothy, aquela garota gentil e corajosa que tanto ajudou Oz? Neste livro, que seria uma continuação do Mágico de Oz, somos apresentados a Amy, uma adolescente do Kansas que é transportada a Oz por um tornado. O lugar, porém, não é como ela esperava: é um lugar feio e assustador, em que Dorothy se tornou uma ditadora e a bruxa boa não é mais boa. Ela se junta a um grupo de vilões que quer acabar com essa situação, matando Dorothy, porém Amy quem terá de fazer isso se quiser voltar pra sua casa. Conseguirá ela, uma simples adolescente, matar alguém? Quem é bom e quem é mau? Interrompi a leitura desse livro por motivos pessoais, e não sei se foi por isso, mas não gostei tanto. Os personagens não são cativantes, a história enrola um pouco, o livro termina no meio, realmente é preciso ler a continuação, mas não sei se vale a pena.

Vanessa 02/04/2021

Releitura
É sempre interessante ver uma história que já conhecemos sendo interpretada de uma forma completamente nova. Por isso, eu fiquei bem interessada quando li a sinopse de Dorothy Tem Que Morrer. E apesar de ter me divertido com essa leitura, não consigo largar a sensação de que esse livro poderia ter sido mais legal. Não tenho um grande conhecimento sobre o universo de Oz, o que pode ter diminuído um pouco o meu aproveitamento dessa leitura. Eu reconheci alguns dos elementos do filme, mas no geral não me senti muito envolvido com o universo criado em Dorothy Tem Que Morrer. Em alguns momentos, me pareceu que a narrativa estava forçando demais esses elementos. É visível que o enredo está guardando coisas mais importantes e épicas para os próximos livros. Apesar de tudo isso foi uma leitura bem divertida e quero sim ler as continuações.

Alice 19/08/2020

É um livro que no começo passa uma imagem clichê de uma adolescente que vive uma realidade problemática , o que não me agrada muito, porém a personagem vai crescendo e mudando drasticamente ao longo do livro, junto com o surgimento de dúvidas, questões de autoconhecimento e a própria "exploração" de Oz vai instigando o leitor a descobrir o que está acontecendo nesse universo junto com a personagem.
É um livro com a leitura fácil e rapidinha, tem a vibe da fantasia , um little bit little bit of romance and a mundo que tinha tudo para ser clichê mas não é, dá até um gostinho de querer ler as continuações desse livro.

camila 12/04/2021

final decepcionante
eu gostei muito desse livro, a ?releitura? de mágico de Oz foi muito interessante; confesso que até os 30% do livro eu estava achando meio maçante mas depois ficou muito bom!! achei o romance muito mal desenvolvido e o final péssimo. eu estava com uma expectativa muito grande, passei o livro inteiro esperando por esse momento, pra no final não acontecer ? bom, agora a escritora tem garantia de que lerão o próximo ? apesar de tudo eu gostei do livro e achei bem escrito. ?os malvados se erguerão!?

joanvitorf 25/08/2021

A desejar?
Por ser uma trilogia, o livro poderia ser mais curto? Acaba se tornando repetitivo e fica cansativo finalizar.

Saraaaaah 10/12/2020

Estranho e diferente do Oz que eu conhecia
O mágico de Oz foi um dos meus livros favoritos da infância, sério mesmo, quando eu era menor eu era obcecada por esse livro, então por isso foi meio estranho ler sobre o que a Dorothy fez com Oz, e foi ainda mais estranho ler sobre os meus personagens favoritos como sendo os vilões da história e não como os mocinhos.

Mariana 31/01/2023

Para o primeiro livro de uma trilogia eu esperava muito mais da história em si, de acontecimentos maiores e mais importantes para o desenvolvimento, não apenas da personagem principal.
É surreal o quanto esse livro, com poucas descrições, consegue formar todos os cenários na sua imaginação como se estivesse vendo um filme. Oz continua sendo mágica.
Um livro que tenta ter seus plot twists e reviravoltas, mas uma das mais legais está logo na sinopse ?

Mariana 31/12/2021

É uma história mediana
Minhas expectativas estavam tão altas para essa história, mas acabou que não foi tão bom assim.
A história tinha um grande potencial, mas não foi bem aproveitado.

?Os personagens não são tão cativantes assim, incluindo a protagonista, que não é memorável. Tenho a impressão que em 2 meses eu não lembrarei nem o nome dela.
?O estilo de narrativa não me agradou. Não sei especificar exatamente o que me incomodou, mas acho que é a extrema informalidade. Aparecem várias vezes palavras como "OK" e "certo?" que é algo que se passa em pensamentos, mas n me agradou em um estilo narrativo.
?outro ponto é a história lembrar O TEMPO TODO do passado triste da Amy, trazendo frases como "nossa, isso se parece com uma montanha russa, não que eu já tivesse ido em uma, pq minha mãe nunca me levou em uma e eu precisava cuidar dela" e frases nesse estilo se repetem durante toda a história, começou a ficar chato.
?o universo É bacana, mas tem alguma coisa que não cativou, falta um tchan pra ser incrível.

Basicamente, é um livro mais ou menos, mais pra menos. 3 ?

Thais645 24/02/2020

Boa história
Durante um tornado uma garota do Kansas, seu bichinho de estimação e sua casa são levados para a terra mágica de Oz. Já conhecem essa história, não é?
Mas agora estou falando de outra garota, Amy Gumm, uma adolescente de cabelo cor-de-rosa, frustrada, que mora em um trailer e tem uma vida um pouco complicada.

Apesar de amar o clássico, ela nunca imaginou que faria parte dessa aventura e estaria em suas mãos deter a Dorothy e seus aliados, que dominaram e estão destruindo os recursos naturais de Oz.

Se você já leu ou assistiu "O Mágico de Oz" deve estar familiarizado com a história de Dorothy Gale. Mas apesar de manter a contextualização da narrativa original, a autora introduziu uma nova aparência para a história, mais ousada, sombria e eletrizante. Nos levando para um mundo devastado pela ganância e poder, e uma nova heroína é apresentada.

Acompanhar as peripécias e perigos que Amy enfrenta é sentir a nostalgia de estar novamente em Oz. Mas encontrar um nova Oz, totalmente diferente, é lamentável.

É percepitível que a palavra "Boa e Malvada" tem novos significados e aqui o bem mudou de lado e uma nova era é iniciada. Também o importante não é confiar em ninguém e o livro expressa bem o que acontece quando humanos comuns são apresentados a magia, e como isso pode afetá-los negativamente.

Em sua finalização a trama deixou um belo gancho para sua continuação, me deixando completamente aflita e ansiosa pela sequência. Pelo que eu saiba tem mais dois livros à frente e não vejo a hora de saber onde isso vai dar.

Em suma, devo dizer que o livro me deixou maravilhada, se revelando uma boa história, guiada por criatividade.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

bia 31/05/2021

achei super interessante a história desse livro porém não sabia que era uma trilogia, pretendo ler os outros, gostei muito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6