Qualquer Coisa Serve

Qualquer Coisa Serve Theodore Dalrymple

Resenhas - Qualquer Coisa Serve

Rosangela Max 11/01/2022

Papo reto de qualidade.
Sem dúvida, o melhor livro de ensaios que eu já li!
Esse sim é um livro que eu adoraria que tivesse mais de mil páginas.
O autor é uma figura! Direto, sem papas na língua, culto, mordaz e cheio de conteúdo significativo a dizer.
Não sei o porquê, mas me lembrou muito daquele personagem de comédia que tinha o bordão: ?Não me venha com chorumelas!?.
Os ensaios são sobre temas variados, a maioria relacionados a maldade e/ou a estupidez humana.
Recomendo a leitura.
Amanda2676 12/01/2022minha estante
Fiquei curiosa. Adicionado com sucesso a pilha do " Quero ler".

Rosangela Max 12/01/2022minha estante

Alan kleber 12/01/2022minha estante
A vida na sarjeta e Podres de Mimados. Esses dois dois também dele, são impactantes.

Rosangela Max 12/01/2022minha estante
Obrigada pelas indicações. ??

Alan kleber 22/08/2020

Desvendando a realidade oculta
"Em seu livro profundamente reflexivo, intitulado 'Qualquer Coisa Serve', Theodore Dalrymple nos guia por uma análise perspicaz da sociedade contemporânea, desvendando uma série de temas complexos e interligados. Com uma abordagem que combina erudição e empatia, Dalrymple se propõe a explorar as nuances por trás das situações cotidianas, convidando os leitores a uma jornada de introspecção e compreensão mais profunda. Uma das questões mais proeminentes que Dalrymple aborda é o impacto da cultura pop e do individualismo. Ele traça um panorama da maneira como a sociedade moderna valoriza a satisfação pessoal em detrimento das conexões humanas genuínas, expondo a tensão entre a busca por realização individual e a necessidade de pertencimento social. O autor nos desafia a refletir sobre como essa ênfase no 'eu' pode resultar em isolamento e alienação. Além disso, 'Qualquer Coisa Serve' mergulha fundo na discussão sobre comportamento e responsabilidade. Dalrymple questiona o papel da responsabilidade pessoal em um mundo que muitas vezes parece se apoiar em desculpas e racionalizações. Ele nos incentiva a examinar de perto as escolhas que fazemos e a reconhecer as consequências que essas escolhas podem ter em nossa própria vida e na sociedade como um todo. A obra também oferece uma exploração abrangente da pobreza e da desigualdade, abalando concepções simplistas e nos levando a considerar as diversas facetas dessas questões. Dalrymple nos conduz a uma reflexão sobre como fatores socioeconômicos complexos podem moldar as experiências das pessoas e influenciar suas perspectivas. Por meio de uma lente crítica, o autor também analisa o sistema de justiça criminal e a eficácia dos programas de reabilitação. Ele nos faz questionar se estamos verdadeiramente promovendo a reintegração dos indivíduos na sociedade ou se estamos contribuindo para um ciclo contínuo de criminalidade. As páginas de 'Qualquer Coisa Serve' também nos convidam a explorar a influência da cultura e da educação em nossas percepções de mundo. Dalrymple destaca como mudanças nessas áreas podem impactar nossos valores e crenças, moldando nossa compreensão do que é importante e relevante. Além disso, o livro mergulha na complexa intersecção entre saúde mental e bem-estar. Dalrymple nos faz questionar como a medicalização excessiva pode influenciar nossa compreensão das questões psicológicas e abordagens para o tratamento. À medida que avançamos nas páginas de 'Qualquer Coisa Serve', somos guiados por uma exploração aprofundada da identidade em um mundo globalizado. O autor destaca os desafios que as sociedades enfrentam à medida que se adaptam a mudanças culturais e sociais rápidas, forçando-nos a considerar como as identidades individuais e coletivas estão em constante evolução. Finalmente, o livro nos convida a uma análise profunda das relações familiares e sociais. Dalrymple destaca como essas dinâmicas são moldadas por influências tanto internas quanto externas, nos lembrando da complexidade inerente aos laços humanos. Em resumo, 'Qualquer Coisa Serve' é uma exploração intelectual rica e perspicaz que nos desafia a olhar além das aparências e a considerar as raízes e implicações mais profundas das questões que moldam nossa sociedade. Com uma mistura hábil de erudição e empatia, Dalrymple nos convida a uma jornada de autoconhecimento e reflexão que ressoa muito além das páginas deste livro."

Cultura Pop e Individualismo: Dalrymple examina como a cultura pop e a ascensão do individualismo afetaram a maneira como as pessoas se relacionam consigo mesmas e com os outros. Ele explora como a busca incessante por satisfação pessoal pode levar ao isolamento e à desconexão social.

Comportamento e Responsabilidade: O autor mergulha na análise das escolhas individuais e do comportamento humano, enfatizando a importância da responsabilidade pessoal. Ele questiona as desculpas frequentes e explora como a falta de responsabilidade pode contribuir para problemas sociais.

Pobreza e Desigualdade: Dalrymple aborda as complexidades da pobreza e da desigualdade, desafiando as narrativas simplistas. Ele explora as nuances das situações de vida dos menos privilegiados e como fatores socioeconômicos podem influenciar suas perspectivas.

Criminalidade e Reabilitação: Ao explorar o sistema de justiça criminal, Dalrymple questiona a eficácia dos programas de reabilitação e os desafios enfrentados na reintegração dos indivíduos na sociedade após cumprir pena.

Cultura e Educação: O autor analisa como a cultura e a educação moldam nossas visões de mundo. Ele explora como as mudanças na educação e na cultura popular podem impactar nossos valores e percepções.

Saúde Mental e Bem-Estar: Dalrymple investiga a saúde mental e o bem-estar na sociedade moderna, destacando como fatores como a medicalização em excesso podem influenciar a compreensão e a abordagem das questões psicológicas.

Globalização e Identidade: Ele examina como a globalização afeta as identidades individuais e culturais, abordando os desafios enfrentados pelas sociedades em meio a uma rápida mudança cultural e social.

Relações Familiares e Sociais: Dalrymple também se aprofunda nas relações familiares e sociais, explorando como as dinâmicas interpessoais são moldadas por influências externas e internas.
Jamile.Almeida 21/11/2020minha estante
Na minha lista de 2021

Monique 11/08/2023

Qualquer Coisa Serve
"Quando você não tem nenhum parâmetro, seja moral, estético, cultural ou religioso, qualquer coisa serve" (Mariana Brito)

Qualquer Coisa Serve é um livro de ensaios do médico psiquiatra e escritor britânico Theodore Dalrymple, são 34 ensaios que falam de temas variados como a maldade humana, o politicamente correto, patriotismo, responsabilidades individuais, liberdade entre outros temas.

Dalrymple é um dos meus autores preferidos por sua forma expor temas polêmicos e importantes de forma clara e acessível.

Marche 13/10/2017

Um pouco de tudo.
T.D. fala sobre um pouco de tudo, política, religião, arte, sociedade, são artigos escritos publicados há 10 anos aproximadamente, porém muito atuais. Tudo na vida em geral já foi dito, o problema é que esquecemos, para sorte dos escritores.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/03/2018

Com esta antologia de ensaios escritos enter 2005 e 2009 para o New English Review, Theodore Dalrymplr propõe aos leitores uma pausa para a reflexão sobre o apodrecimento moral da cultura moderna e sobre o efeito pernicioso do politicamente correto na sociedade.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580332179

João Pedro 13/07/2022

Sem graça
Há inúmeras outras obras do autor com ensaios mais interessantes e melhores do que a supracitada. Não percam tempo.

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "Qualquer Coisa Serve" de Theodore Dalrymple:

O livro "Qualquer Coisa Serve" é uma coletânea de ensaios do autor britânico Theodore Dalrymple, publicado originalmente em 2009 com o título "Anything Goes". A obra reúne diversos artigos que foram publicados em diferentes veículos de imprensa ao longo dos anos, principalmente no City Journal, no qual o autor é colaborador regular.

Dividido em 10 capítulos, o livro aborda uma variedade de temas, mas todos eles têm como ponto comum a crítica ao relativismo cultural, ao politicamente correto e à decadência da cultura ocidental. O autor defende que a cultura é fundamental para o desenvolvimento humano e para a formação de uma sociedade civilizada, e que a relativização dos valores e a banalização da cultura têm contribuído para o declínio da civilização ocidental.

Em seus ensaios, Dalrymple analisa as consequências do relativismo cultural em diversas esferas da vida, como na arte, na literatura, na política, na educação e na justiça criminal. Ele denuncia a promoção do niilismo e da vulgaridade em nome da liberdade de expressão, a desvalorização da excelência e do mérito em nome da igualdade, e a glorificação do subjetivismo em detrimento do pensamento racional e objetivo.

Além disso, o autor aborda temas como o multiculturalismo, o islamismo radical, a criminalidade, a pobreza, a saúde mental e a família. Ele apresenta exemplos concretos de situações nas quais o relativismo cultural tem levado a consequências nefastas para indivíduos e para a sociedade como um todo.

Ao longo do livro, Dalrymple mostra-se um crítico contundente do politicamente correto e do relativismo cultural, mas também oferece soluções para os problemas que identifica. Ele defende a importância da tradição, da educação clássica, da cultura de excelência e do senso de responsabilidade individual como antídotos para o declínio da civilização ocidental.

"Qualquer Coisa Serve" é uma obra provocativa e instigante, que oferece uma crítica profunda e bem fundamentada à cultura contemporânea. Os ensaios de Dalrymple são escritos de forma clara e acessível, e apresentam uma visão coerente e consistente sobre os temas abordados.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Deeh 07/05/2023

Gostei, não tanto como esperava.
Como é um livro de ensaios, sempre terá aqueles que serão mais apreciados que outros. Desta vez, não fui tão surpreendida quanto em "Nossa cultura ou o que restou dela", ainda assim, vale a pena a leitura.

Marion 15/08/2023

Sincericídio
Toda vez que Dalrymple é sincero sobre algum tópico politicamente incorreto, recebe uma enxurrada de críticas de pessoas que não conseguem aceitar nem pensar como ele

Marcella.Pimenta 07/09/2023

A sociedade que perde padrões e referências está à deriva
Coletânea de 34 ensaios escritos entre 2005 e 2009 que apontam a queda de senso moral e cultural do Ocidente. Quando se desvaloriza a tradição (conhecimento acumulado que nos levou até aqui), a moralidade, a virtude, nossos parâmetros caem e o pouco se torna aceitável (talvez o título venha daí).

Como psicólogo experiente, Dalrymple consegue associar a crítica à originalidade da arte, o multiculturalismo e governos autoritários à natureza humana. Como leitor ávido, ele nos enriquece por meio das referências a Shakespeare e a autores pouco conhecidos.

Van Baldacim 13/07/2023

Que livro!!
Uma delícia! Como é uma reunião de artigos que não tem um link comum um com os outros, fazem da leitura ainda mais fantástica! Linguagem simples, objetiva, inteligente e cheia de ironia! São temas que dispersam lindamente nossa reflexão para coisas mais banais até as mais complexas!! Leia já!

Carol 20/03/2024

Dalrymple apresenta nesse livro uma coleção de ensaios que abrangem uma vasta gama de tópicos, desde cultura popular até psicopatologia, passando por questões políticas e sociais. Ele desafia as convenções convencionais e convida o leitor a questionar suas próprias premissas sobre temas que vão desde a educação até a criminalidade, passando pela moralidade e pelo papel do Estado na vida dos cidadãos.

O título "Qualquer Coisa Serve" reflete a atitude crítica de Dalrymple em relação às soluções superficiais e simplistas propostas para problemas complexos. Ele argumenta que as respostas rápidas e fáceis geralmente mascaram as verdadeiras raízes dos problemas sociais, fazendo um exame das consequências de uma mentalidade orientada para o imediatismo e o consumo excessivo.

Seus ensaios são pontuados por histórias vívidas e exemplos da vida real, o que torna sua análise ainda mais impactante e fácil de compreender.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a habilidade de Dalrymple de expor as contradições e hipocrisias que permeiam muitas instituições sociais e culturais. Seja criticando as falhas do sistema educacional contemporâneo ou expondo os mitos em torno do bem-estar social, ele nos mostra que devemos reconsiderar nossas suposições e a adotar uma visão mais crítica e informada do mundo.