My shadow plan

My shadow plan Rodrigo Rahmati

Resenhas - My shadow plan

Paulo 22/10/2020

Eu acho o Rodrigo Rahmati um dos autores mais criativos na atualidade. Ele sempre consegue me proporcionar uma experiência diferente. A sua série O Arquivo dos Sonhos Perdidos é algo que qualquer um deveria conhecer. Mas, este conto não foi uma experiência legal. Definitivamente. Isso porque esse é um conto que depende da sua leitura da série principal para você entender o funcionamento das coisas. Por essa dependência, ler o conto por si só acaba deixando o leitor muito confuso. Tipo, por que essas pessoas estão juntas? E essas tecnologias existem de que forma?

Uma história curta precisa ser independente, a menos que ela te informe o contrário. Na sinopse do conto, não há nada que o ligue ao Arquivo dos Sonhos Perdidos. Só descobri por acaso que My Shadow Plan se situa nesse universo porque eu comecei a ler o livro da série principal depois de ler este conto. Há muitas lacunas na narrativa que acabam por nos incomodar. Os personagens andam em veículos tecnológicos, mas estão em uma cidade meio medieval. Por que? Fora os poderes especiais manipulados pelos personagens que não são muito bem explicados. Se o autor não indica ao leitor que ele precisa ter lido alguma coisa previamente, uma leitura se torna frustrante se eu preciso ter todo um arcabouço de conhecimentos para poder melhor compreender um contexto. Me senti frustrado ao final da história.

A parte da investigação é legal e o Rahmati sabe conduzir bem uma narrativa. A ideia de uma conspiração dentro da cidade e da maldição ligada ao sangue de uma família cria um obstáculo a ser superado. Toda a linha de investigação é curiosa e a solução encontrada é criativa o suficiente. Só que novamente, toda a questão contextual atrapalhou a minha experiência como um todo. Não consegui me focar na história em nenhum momento. Achei as soluções legais e a própria reflexão acerca da maldição e como os personagens precisaram lidar com o problema bem construídas, mas... Infelizmente, eu não recomendo o conto, pelo menos não antes de ler O Arquivo dos Sonhos Perdidos. Caso contrário, vocês vão cair na mesma armadilha que eu.

site: www.ficcoeshumanas.com.br