Holding Up the Universe

Holding Up the Universe Jennifer Niven

Resenhas - Holding Up the Universe

Isabela623 03/05/2023minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.

geovana 07/05/2023minha estante
oii foi mal pela demora mas não tem nenhuma cena pesada não, deve ser +14 por ai!

Jub 31/07/2022

rumo ao por de sol
foi uma leitura muito gostosinha e rapido (e pra minha -extrema- felicidade capítulo super curtinhos ?).
ele é bem desenvolvido (apesar de no final ter deixado um pouquinho a desejar em alguns fechamentos, como por ex a doença do jack sendo exposta e lidada no dia a dia com os outros) e tem uma representatividade legal. é um romancezinho bestinha e beeem adolescente (oq me irritou em alguns momentos mas sei que é a vibe especifica do livro), mas que ao mesmo tempo traz muitas reflexões de momentos sobre a vida mesmo na pele da libby e do jack (o que me tocou bastante)- oq me lembra ahe tem bastante gatilhos com bullying, gordofobia, violência e etc
gostei muito dos personagens, principalmente da forma como os dois lidavam com os problemas- acho q a libby ainda mais em específico ao nao ser a típica adolescente problemática da maioria dos cliches + amei muito o pai dela muito fofinho ??? (ele poderia ser um poquinho mais desenvolvido, acho q faltou de ambos os lados um desenvolvimento da familia q abria um espaço mas nao tao profundo quanto poderia ser).

uma leve dedicatoria que eu sei q ela nao vai ver mas: bru obrigada por me dar ele de presente e por lembrar de mim. te amo muito.

e a libby strout (e a todas libbys strouts) voce merece ser vista.
Isabela623 03/05/2023minha estante
Obg.

Jub 03/05/2023minha estante
putss, vou ser beeeem sincera contigo que nao lembro se tem, mas acredito que justamente pelo não lembrar que nao deve ter kkkkk ele é bem levinho num geral sabe (mas tem alguns gatilhos) acredito que uns 14/16 anos e SE tiver alguma cena mais assim nao chega a ser 18 naoo (mas de vdd acredito q nao tenha, vou dar uma olhadinha depois e te digo, é q nao to com meu livro aqui agora)

Mafê 01/03/2022

Favoritadoooo
Libby é nova na escola, mas não é nada desconhecida... Popularizada como a "adolescente americana mais gorda" ela enfrentou muitos traumas da até ali, quando vai se deparar com um desafio novo: ensino médio.
Jack é popular, bonito, e um baita valentão... Porém esconde um segredo: ele não reconhece o rosto das pessoas! Consegue observar os detalhes mas sua mente não junta as peças pra construir aquela imagem, por isso ele usa identificadores: marcas registradas de cada um, como um cabelo colorido, sardas, piercings, etc... E não saber quem é quem, o ajuda a ser cruel com os outros, já que não tem na memória o rosto de quem prejudicou.

Após alguns dias de retorno, Libby é vítima de uma "brincadeira" cruel sobre seu peso e acaba indo pra diretoria, junto a Jack, que estava envolvido na situação. Os dois são então mandados pra uma espécie de terapia em grupo na escola, passando a conviver frequentemente.

?A questão é que, Jack reconhece Libby. Jack sabe quem ela é. Jack se lembra do seu rosto, de uma forma que nem ele mesmo entende.?

A história pode passar batida como mais um romance fofo, o que realmente é kkk, mas pra mim sempre vai ser especial! Foi minha primeira leitura em inglês além dos textos da escola e foi o meu 1° livro com protagonismo gordo. Fatos que me marcaram muito a uns 5 anos atrás quando li!

Vemos o amadurecimento de ambos, e Libby que faz terapia a anos e já está bem resolvida com seu peso precisa lidar com os altos e baixos que uma sociedade padronizada e gordofóbica causa em sua autoestima.
Jack podia ser só mais um babaca, mas aqui vemos que as vezes os valentões não são exatamente valentões e que eles também precisam de ajuda. Tirando as camadas superficiais nos deparamos com um cara inteligente, gentil e atencioso, que não precisou lidar com o preconceito por seu físico, como Libby, mas guarda sua doença a 7 chaves com medo da reação alheia.
É com o apoio dela que ele aprende a desencanar e vai investigar sua condição, descobrindo se tratar de uma doença rara: Prosopagnosia.

Classificação: +16
Gatilhos: gordofobia, bullying, luto, menção a distúrbios alimentares.

liv 13/08/2021

mais perfeito impossível
Sabe aquele livro que te vicia e você não consegue parar de ler? Esse é um deles. Inclusive não só, como também, é um livro com representatividade que aqueceu meu coração. É um livro que guardarei pra vida por ter me representado bastante na minha infância, foi algo que eu consegui realmente me ver nos olhos da personagem pois sei exatamente como se sente. Eu amo a Libby, ela é realmente uma lenda que me deixou inspirada e falando por experiência própria sei o quanto ela foi guerreira. Livro extremamente perfeito que retrata tudo de uma maneira profissional e cautelosa.

Bels 09/05/2021

Há alguns livros que todos deveriam ler,
Esse é um deles.
Faz vc rir
Chorar
Se emocionar a também refletir.
Com certeza um dos meus top 5 livros favoritos??

DebyCCruz 30/01/2021

Um romance leve que aquece o coração, e tem temas importantes como o corpo, aborda um tema diferente como a propagnosia. É ótimo para acostumar com a leitura em inglês e descansar a mente para novas leituras. Amei!

tomperadinha 03/01/2021

borboletas no estômago
essa autora é muito boa em fazer com que eu me sinta uma adolescente que está se apaixonando pela primeira vez. esse livro tem uma doçura tão grande na escrita quando existem momentos entre os personagens principais e isso me envolvia muito, me fazia ter frio na barriga e até mesmo sentir como se estivesse na história.

Júlia 17/11/2020

Romance leve, que fala de alguns tópicos importantes, porém falta aprofundamento dos personagens.

folkhope 09/07/2020

Jennifer Niven é incrível!
Holding Up the Universe com certeza entrou para a minha lista de favoritos junto de All The Bright Places!
Eu sou completamente apaixonada pela escrita de Jennifer e amo o jeito simples como ela retrata assuntos importantes.
Libby e Jack já são meus bebês e não vejo a hora do lançamento do filme.

nalulies 16/04/2020

Eu gostei bastante do livro. Tem toda uma carga emocional pra mim por se tratar do meu primeiro livro lido completamente em inglês, e também por ser um livro que se debruça sobre a gordofobia pra estabelecer um enredo muito envolvente. Penso que poderia ser mais envolvente (pra mim), porque não foi uma leitura viciante. Achei muito interessante, porém, todos os temas levantados do livro, além de que aqueceu meu coração o protagonismo despadronizado.

Natália | @tracandolivros 08/10/2018

Dois problemas diferentes, dois adolescentes, um amor
“Sou Libby Strou, a Adolescente mais Gorda dos Estados Unidos, talvez a Adolescente Mais Triste do Mundo, sozinha no quarto com seu gato, enquanto, do lado de fora, o resto do mundo continua vivendo.”
De um lado temos Libby, uma garota acima do peso, que anos atrás foi considerada a Adolescente mais Gorda dos Estados Unidos; e teve que ser tirada de casa por um guincho, e parte da casa demolida para que passasse na porta.

Não é algo legal de ser lembrada, e Libby não ficou assim por acaso. Após a morte de sua mãe ela parou de se importar e só ficou comendo, ela engordou tanto que mal saia da cama. Mas depois do incidente que a fez ficar famosa pela gordura, ela emagreceu; e agora vai voltar para a escola.

Do outro lado temos Jack, um garoto extrovertido, descolado; que tem uma doente neurológica chamada prosopagnosia, que faz com que ele não consiga reconhecer rostos, até mesmo de sua própria família.

Contudo, ninguém sabe, porque ele não se sente à vontade para falar sobre o problema. Assim ele namora uma líder de torcida fácil de reconhecer, vai às festas e sorri para todos, porém esse problema vai trazer várias complicações na sua vida.
“Sei o que está pensando: Se você odeia tanto isso, se é um fardo tão grande, emagreça, e seu problema estará resolvido. Mas estou confortável assim. Talvez eu perca mais peso. Talvez não. Mas o que as pessoas têm a ver com isso? Quer dizer, desde que eu não sente em cima delas, quem se importa?”
Este é um romance muito tocante, um livro dramático, que abrange muitos assuntos; e que faz um trabalho incrível em cada um deles.

A autora consegue descrever os sentimentos dos personagens muito bem, ela é uma ótima autora para jovens, seus livros sempre me cativam; e senti que ela cresceu muito mais nesse do que no anterior (Por Lugares Incríveis). Os personagens são bem trabalhados, e eles agem como adolescentes reais, é um toque que deixa tudo bem realista, além de serem cativantes. Com temas fortes, mas uma escrita leve e fluida de ler, Jennifer Niven conseguiu me conquistar de novo!

site: https://www.instagram.com/p/BnmbZmyHI1C/

Márcia 12/10/2016

Juntando os pedaços - Jennifer Niven
Holding Up the Universe, segundo livro da autora de ‘Por Lugares Incríveis’, Jennifer Niven foi lançado recentemente lá fora e tem previsão de lançamento aqui no Brasil em novembro com o título ‘Juntando os pedaços’.

HUTU vai contar a história de Libby e Jack. Libby é uma menina que desde pequena sofre com obesidade (ela já foi considerada a adolescente mais gorda dos EUA aos 13 anos) e depressão e, após anos, ela tem que retornar à escola. Jack é um jovem que após um acidente não consegue reconhecer os rostos de ninguém, e que esconde seus medos sendo um moleque escroto.

Bom, comecemos logo falando que eu tava MUITO ansiosa com esse livro; Em parte porque depois de um primeiro livro maravilhoso, eu não podia esperar menos da Jennifer e é aqui onde a decepção começa. Holding up the universe é um livro muito fraco em diversos aspectos. Os personagens não são daqueles que te faz amá-los; você ate gosta deles em algum momento do livro, mas não é nada mais que isso. As interações dos personagens como um todo também é bem fraca… muitas vezes eu ficava me perguntando como eles acabaram em tal situação, porque parecia algo criado da cabeça da autora e jogado do nada pro leitor. O romance aqui também não é dos melhores, e devo dizer que foi o que mais detestei nesse livro. A autora criou um &qu ot;instalove" aqui que eu nunca esperava que fosse acontecer e isso foi tão decepcionante, porque eu não vi um crescimento afetuoso por partes dos personagens, eles simplesmente se encontram pela primeira vez e depois de 2, 3 cenas eles ja tão se adorando/amando e etc.

Acho que meu maior problema com esse livro é a falta de desenvolvimento tanto de história quanto de personagem, eu não vi esses personagens mudando em nada desde do começo do livro, não entendi as razões para os problemas que eles insistem em continuar a ter, não vi sequer um grande conflito que pudesse ter saído algo de bom. A escrita da Jennifer também caiu bastante nesse livro. Aqui parece que ela teve uma ideia e simplesmente foi escrevendo e quando viu tinha um projeto pronto. A autora também peca em alguns momentos com frases que sinceramente, as achei ofensivas tendo em vista o tipo de proposta que ela tinha com esse livro.

Para muitos, talvez, esse seja um bom livro, mas para mim como leitora e admiradora do trabalho da Jennifer em Por Lugares Incríveis foi realmente uma decepção, mas de qualquer forma, ainda estou interessada nas histórias que a autora tem a contar.
Jana 14/10/2016minha estante
Acabei de terminar o livro e concordo com tudo o que você disse! Primeiro achei que eu tinha ido com muita sede ao pote por ter AMADO "Por Lugares Incríveis", mas na verdade não. A história de HUTU não me cativou. Achei que ia me ver na Libby, mas algumas partes chegaram até a me incomodar. O sentimento entre ela e o Jack nasceu absolutamente do nada! E o texto... Não sei, achei muito cheio de frases de efeito e metáforas em demasia. Fiquei triste por que estava estava com a expectativa bem alta, mas assim como você não vou deixar de acompanhar a Jennifer.