Em nome de Roma

Em nome de Roma Adrian Goldsworthy

Resenhas - Em nome de Roma

Otoniel.Filho 22/09/2020

Em nome de Roma
O livro trás a história de Roma na perspectiva dos generais, trazendo em sua totalidade fatos que ocorreram em guerras, mapas, estratégias, não fala propriamente da história de Roma, tem várias partes maçantes, entrementes algumas partes bem interessantes, uma boa leitura
AbraAo.Anjos 07/01/2022minha estante
Oq tá achando do livro?

Reccanello 19/02/2024

Uma jornada através da alma da liderança militar romana!
Do renomado historiador Adrian Goldsworthy, "Em Nome de Roma" desvenda a complexa tapeçaria da liderança militar romana, tecida ao longo de séculos de conquistas, desafios e muito sangue e crueldades. Indo além de meros relatos de batalhas e estratégias, o livro nos convida a uma jornada fascinante pela mente e pelo coração dos homens que, comandando as legiões romanas desde os primórdios da República até o ocaso do Império Bizantino, com suas motivações, dilemas e decisões moldaram o destino de Roma e perpetuaram seu legado.
===
Goldsworthy tece uma narrativa rica em detalhes, traçando o perfil de figuras célebres como Cipião Africano e Júlio César, sem deixar de lançar luz sobre personagens menos conhecidos, como Quinto Sertório e Belisário, revelando a diversidade de estilos e personalidades que marcaram a história militar romana. Com uma análise perspicaz e reveladora, o autor nos convida a refletir sobre a natureza da liderança militar, explorando como as características e habilidades dos generais romanos se adaptaram às mudanças sociais, políticas e tecnológicas ao longo dos séculos, desmistificando alguns mitos e oferecendo uma visão mais complexa e humana dos líderes que guiaram Roma à vitória e, às vezes, à derrota. É uma leitura essencial para quem deseja compreender a alma de Roma, levando-nos a questionar o que significa ser um líder, as qualidades necessárias para comandar em tempos de crise e a relação entre ambição pessoal e o bem maior da nação.
Enfim, mais que um livro sobre guerra e conquista, é uma obra que nos convida a explorar as profundezas da alma humana, revelando as qualidades e os desafios que moldaram o destino de uma das maiores civilizações da história.

Cesar Kucker Martins 23/05/2021

Um excelente livro sobre a arte da guerra. Sobre como os generais romanos formaram o grande Império de Roma.

NicholasJade 09/01/2023

Uma excelente narrativa sobre as conquistas romanas
Em Nome de Roma é um livro muito interessante para aqueles que apreciam a arte da guerra romana e sua história militar.
Goldsworthy faz uso das fontes da época e também de constatações modernas, frequentemente mencionando escavações arqueológicas nos campos de batalha como evidências.
O autor também faz uso de mapas e diagramas para apresentar a formação de batalha e a expansão romana, seu maior enfoque neste livro.
Entretanto, a política romana per se, as guerras civis e as operações da guarda pretoriana são deixadas de fora. A obra se limita ao expansionismo romano, à defesa de suas fronteiras, e não aborda com tantos detalhes quanto esperado, as ações internas e a relevância delas para as guerras travadas por tais generais.
É uma leitura interessante para leigos curiosos, mas não acrescenta muita coisa para quem já possui um conhecimento mais avançado sobre a historiografia de Roma.
Algo que me desagradou foi, logo de início, o autor fazer uso de anacronismos e querer comparar o treinamento militar romano da Antiguidade com o treinamento militar atual, o que é particularmente incoerente, não trás nenhum tipo de análise pertinente e é até mesmo absurdo querer afirmar que tais generais não passavam de ?amadores? por não possuírem a sofisticação da formação militar contemporânea.
Os generais romanos eram altamente qualificados, mas de acordo com sua época e com as limitações de seu tempo, o que, de forma alguma, impediu seu êxito, uma vez que tais figuram atendiam perfeitamente as demandas de sua época. Achei de extremo mau gosto recorrer a questionamentos apelativos como ?Eles deram sorte?? ou ?Como eles conseguiram superar tais adversidades?? Quando sabe-se muito bem que tais homens correspondiam ao que era esperado de seu tempo.
Apesar disso, foi uma leitura proveitosa, não tão desgastante quanto acreditei que pudesse ser.

David 04/01/2019

Todos são importantes na batalha.
Livro para quem gosta de história militar e as diferentes estratégias utilizadas para vencer uma batalha.
O livro fala dos maiores generais da antiguidade Romana.
Interessante como é fundamental a disciplina e o bom exemplo do chefe antes, durante e depois do combate. Colocarmos em prática nos dias de hoje alguns métodos e atitudes desses comandantes, principalmente aqueles que procuravam conhecer seus subordinados, estando ao lado nos momentos mais difíceis e sabendo valorizá-los, e por outro lado cobrando daqueles que não colaboravam.
Usar as palavras do filósofo: "Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdades"(Aristóteles).
Quando o superior lhe trata com respeito e reconhece suas qualidades, você é capaz de superar até suas limitações. A lealdade perpassa por essas atitudes mútuas entre o superior e o subordinado.
Destaco na leitura o momento do Triunfo de um general, que quando ocorria a procissão ao longo da via Sacra, a principal estrada cerimonial de Roma, Ele vestido como as Estátuas de Júpiter, com um escravo segurando uma coroa de louros da vitória sobre sua cabeça. O escravo devia lembrar ao general, sussurrando ao seu ouvido, que ele era mortal. Uma lição contra a soberba. Genial!
Sandro 24/02/2019minha estante
Livro incrível, para quem já é alfabetizado com o mundo antigo e o império Romano ou para aqueles que gostariam de entender mais sobre, especialmente seus generais. Tem que gostar de história!

David 25/02/2019minha estante
Verdade Sandro, para quem gosta de história é um livro indispensável.
Nesse mesmo segmento indico o livro de Plutarco - Alexandre e César - série Clássicos Ilustrados - Editora Nova Fronteira.

Sandro 06/04/2019minha estante
Obrigado pelas dicas David. Vou dar uma pesquisada e add a lista de pendências hehe. Abração

tiago_costan 19/04/2020minha estante
Se é tão bom, por que 4 estrelas?

Pedro Medeiros 15/02/2023

Um compilado de façanhas e grandes homens
Um livro que reascendeu minha paixão por história. De forma concisa e clara, o autor expõe, imparcialmente, atos e proezas de grandes generais, sem deixar de expor as obscuridades de tais ações (como o fato de César, basicamente, ter forçado a guerra na Gália). Cipião Africano recebeu minha admiração especial, por sua grandeza e integridade.

site: https://amzn.to/3E9hxjc

Márcio 16/07/2019

Às vezes interessante, às vezes maçante, uma boa leitura par quem gosta de História Romana e campanhas militares...

João Paulo 19/02/2020

Melhor que o esperado
Confesso que esperava bem menos: mais tédio, menos emoção, mas foi o oposto. Para quem gosta de história, é um prato cheio e as partes menos emocionantes (ou seja, as que não envolvem cercos, batalhas, escaramuças e afins) são muito poucas em vista do restante.

Felipe Mello 21/02/2023

Eficientemente bem Escrito, Apesar de suas Falhas.
Apesar do infeliz pensamento anacrônico, do autor, em relação ao suposto “amadorismo” dos generais romanos, da falta de batalhas importantes como Zama e Vercelas e de um erro histórico gigantesco relacionado ao imperador Constantino, devo dizer que a obra foi um ótimo entretenimento como um livro acadêmico devido a eficiente escrita de Goldsworthy de especificar detalhadamente os ambientes, armamentos, dificuldades, estrategias, vestimentas e todo o período histórico esmiuçadamente resumido sem causar confusão da cronologia dos acontecimentos em relação ao leitor, visto que as histórias de campanhas envolvendo estes grandes generais(com alguns futuros imperadores) foram tão ricas e envolventes em relação as suas conquistas que só me fez desejar querer ler mais sobre os seus grandes feitos. Livrão!

Igor_Resenha 28/12/2023

Uma obra prima sobre Roma e seus generais !
Este livro é interessante porque usa a história particular de cada general romano (memorável) e de suas batalhas para ditar os acontecimentos que influenciaram a própria história de Roma. O autor Adrian Goldsworthy usa os relatos dos "historiadores" daquele período (que nem sempre devem ser tratados como fonte confiável) e recursos visuais (como mapas cartográficos com posicionamento das tropas) para construir uma narrativa didática e profunda.
Em muitos sentidos esse livro complementa outro livro estimado da editora Crítica, estou falando de "S.P.Q.R - Uma História da Roma Antiga" da autora Mary Beard. No livro de Mary o foco é Roma e sua história, sendo as batalhas deixadas em segundo plano. Aqui, no livro de Adrian, ocorre o oposto. Os generais romanos, as batalhas, os adversários de Roma, as estratégias usadas, o desenrolar do combate, os resultados produzidos e as preocupações futuras dos romanos ganham o merecido destaque.
Para aqueles que desejam comprar o livro com intenção mais de militarismo, de estudar as estratégias militares usadas por exércitos antigos. Digo que tal livro não tem tanto essa finalidade. É muito mais um livro de História do que de Guerra. Contudo, se você é um admirador da história romana e das civilizações antigas, este é um livro imperdível que deve constar na sua biblioteca.
A maioria das batalhas é ricamente documentada e narrada, porém, senti falta de maiores detalhes de confronto como a batalha campal de Zama entre Aníbal e Cipião Africano (que definiu a supremacia romana contra Cartago) ou a batalha naval de Áccio entre Caio Otávio e Marco Antônio (que deu inicio ao principado em Roma).
Acredito também que vale a pena ter um conhecimento prévio sobre a história romana antes de mergulhar de cabeça neste incrível livro!!