O Mistério da Mata da Alpineia

O Mistério da Mata da Alpineia Ariálisson Freitas

Resenhas - O Mistério da Mata da Alpineia

Mayla Viviani 22/11/2016

A Mata da Alpineia é um lugar temido por todas as pessoas que têm algum conhecimento de sua existência; não é por menos também, afinal, há muitas histórias assustadoras que envolvem o lugar e mesmo assim existem os aventureiros que resolvem desafiar esse lugar amedrontador. E é sobre um desses aventureiros que Dalila acompanha no noticiário da TV estadual; um grupo de rapazes que estava acampando na mata foi expulso por o que descreveram como um bicho de olhos amarelos e cabelo cor de fogo.
Dalila naquela manhã estava super animada, finalmente iria voltar a escola, depois de longas férias ela iria começar um nova etapa em sua vida escolar, começaria a cursar o sexto ano. Estava animada para reencontrar os amigos e fazer novas amizades também.
Na área rural, um pouco distante de onde Dalila mora, quem está nervoso com o início das aulas é Pedro. Pedro mora com o avô (Joaquim), próximo a Mata da Alpineia e diferente de todos não tem medo algum do lugar, na verdade ele ama morar tão próximo a mata. Este ano, Pedro, pela primeira vez irá a escola, depois de ter sido ensinado em casa pelo avô, Joaquim decide que é hora do neto ir a escola aprender aquilo que ele não pode ensinar. Porém Pedro está com muito medo e o motivo é que ele não possui uma das pernas.

"- Não se esconda, rapaz. Sei que tem alguma coisa lhe incomodando. Está com medo de ir à escola? É isso?"

Na escola Dalila fica muito intrigada com Pedro, ela tenta se aproximar dele, mas é em vão, Pedro não permite sua aproximação. Já Ronaldo consegue se aproximar de Pedro e ser seu amigo. Pedro confia tanto em Ronaldo que revela a ele seu maior segredo.
Com o passar do tempo Dalila fica ainda mais curiosa sobre Pedro, ela fica se perguntando como ele perdeu a perna, quem são seus pais, perguntas essas que ela não vai se conformar enquanto não obter as respostas.
O Mistério da Mata da Alpineia: Laços de Sangue é um livro infantojuvenil que fala muito sobre a inclusão e amizade, além de trazer um tema não muito divulgado para as crianças do Brasil de hoje em dia, o nosso Folclore, que é lindo e muito rico.

"- Dalila, o que tem de tão "anormal"nisso para você ter ficado tão interessada nesse rapaz?[...] Realmente, a menina não tivera nenhuma convivência com pessoas deficientes. As questões que suscitava em seu íntimo eram completamente normais, tanto para ela quanto para suas colegas de classe."

O livro é narrado em terceira pessoa e possui uma escrita fácil, bem simples, que proporciona uma leitura bem rápida, isso, ao meu ver, se deve ao fato de que seu público alvo são as crianças. A Dalila é muito curiosa e em algumas partes fiquei um pouco irritada com sua curiosidade, às vezes ela foi enxerida demais, mas depois eu consegui compreendê-la. Para mim o fim ficou meio em aberto, não sei se foi a intenção do autor, mas ficou um bom gancho para uma continuação.
A diagramação está muito boa, a capa é muito bonita, descreve muito bem o cenário da obra. As páginas são amareladas e a fonte possui um tamanho confortável para leitura. Quanto a revisão, ela também está boa, não me recordo de encontrar algum erro. No livro, ao final de cada capítulo, há uma ilustração feita pelo próprio autor que ilustra algo que aconteceu no capítulo.
Para quem está procurando um livro leve e divertido essa é uma ótima opção, e como o Natal já está ai, essa também é uma ótima opção para presentear alguma criança/adolescente que ainda não conhece a riqueza do nosso folclore. Não deixem de conferir.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2016/11/o-misterio-da-mata-da-alpineia-lacos-de.html *** http://www.aartedeescrever.com/2017/02/23/o-misterio-da-mata-da-alpineia-lacos-de-sangue-arialisson-freitas/

Priscilla Tôrres 02/07/2020

Ideal para presentear para as crianças da família!
Oba! Uma nova resenha!! Neste post, O Mistério da Mata da Alpineia, de Ariálisson Freitas!

site: http://resenhasindependentes.blogspot.com/2017/09/o-misterio-da-mata-da-alpineia-lacos-de.html