Garoto 21

Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

clara 21/01/2022

leitura mais caótica que já tive até agora e sem pé nem cabeça nenhum, porém me apaixonei pelo casal, é sobre isso

Mega.Master 30/05/2022

Eu comecei esse livro sem saber nada sobre ele e acho que isso foi bom porque me surpreendeu demais.
O livro conta a história de um menino que joga basquete desde pequeno e tá no último ano do ensino médio, mas chega outro garoto (o garoto21) transferido do outro lado do país, que era uma estrela do time da escola dele mas os pais foram assassinados e faz muito tempo que não toca numa bola de basquete. O Garoto21 virou obcecado por espaço, porque era uma coisa que ele tinha em comum com o pai dele, e criou na cabeça dele uma realidade em que ele é do espaço e os pais dele tão no espaço e vão voltar a qualquer momento pra buscar ele. E o protagonista foi colocado pra cuidar do Garoto21 e virar amigo e fazer ele voltar a jogar basquete e aceitar que os pais dele morreram, só que ao mesmo tempo o protagonista sabe que se o garoto voltar a jogar basquete, ele perde qualquer chance de ganhar uma bolsa pra faculdade, porque eles jogam na mesma posição e o Garoto21 é um astro.
Algumas partes do livro relativas ao Garoto21 e as cenas dele, me incomodaram um pouco porque me passou como algo meio artificial. Mas além disso, o livro é ótimo e eu gostei muito do final.

Babi @leiturasdababi 25/09/2021

@leiturasdababi
Não pensei que fosse gostar tanto desse livro e me apegar tanto aos personagens!!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Finley é um garoto muito quieto e que fica sempre na dele. Através do basquete (um esporte no qual ele é viciado) ele acaba conhecendo Erin, uma menina muito simpática e amável, que também ama praticar basquete. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O maior objetivo dos dois é conseguir sair da cidade de Bellmont e ir morar em outro lugar, pois é uma cidade que não lhe trazem boas recordações e muito menos segurança. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A rotina de Finley e Erin fica totalmente diferente quando o treinador de Finley chama ele para ajudar um menino chamado Russ, ou Garoto 21, como ele prefere ser chamado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Russ era um dos melhores jogadores de basquete e após um acontecimento terrível ficou totalmente traumatizado. Ele precisa de muita ajuda profissional para conseguir superar o que aconteceu, mas só Finley sendo um bom amigo para ele já resolve muita coisa. Só que tem algumas questões... E se Russ voltar a jogar basquete? Ele vai tomar o lugar de Finley??
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse é um livro muito emocionante onde é mostrado a importância do esporte na vida das pessoas, mas que não pode e nem deve substituir o valor que uma pessoa tem.
A importância da amizade é outro fator muito importante nesse livro. Os amigos podem nos ajudar a sermos pessoas melhores e muitas vezes até deixar nosso egoísmo de lado para ajudar o próximo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa leitura me cativou muito, eu fiquei muito emocionada em diversas partes da história. Finley é menino que apesar de todos os problemas que tem em sua vida, é um menino incrível. Erin e Russ têm muita sorte de tê-lo ao seu lado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A história possui alguns segredos... O que torna tudo ainda mais envolvente. E eu amo a escrita do Matthew Quick.

Jeniffer47 03/03/2023

É um livro que eu li milhares de vezes e nunca me canso mas, acredito que o final poderia ter sido melhor ou que houvesse uma continuação. Aguardo ansiosamente por isso, Matthew Quick preciso de uma continuação desse livro perfeito, amo o romance que há nele, intrigas, medos, discussões e reconciliações, então até ver uma continuação vou continuar o lendo e relendo.

Mariély 21/04/2020

Este livro foi tão inesperado para mim. Eu nem sei como categorizá-lo. Para começar, eu não tinha muita informação sobre o livro, apenas encontrei o audiobook disponível e comecei a ouvir sem nem mesmo ler a sinopse ... e foi tão surpreendente.

Adoro um bom YA, amadurecer e descobrir quem você é baseado no que passou - e esses personagens passaram por MUITO! Com uma abordagem incrível em todo esse cenário familiar disfuncional, fiquei muito apegada a Finley e especialmente a Erin ... que casal adorável eles formam juntos.

Quando chega o fechamento desta história, ela vem e destrói seu coração. Compreender a história por trás de cada um deles é tão tocante, tão emocional. Acabei em lágrimas, não posso negar isso.

Eu absolutamente amei a maneira de escrever de Matthew Quick, e estou animada para ler mais livros dele em breve.

gabi. 18/04/2020

Finley é um garoto calado que não gosta de arranjar confusão e tem o basquete como a coisa mais importante da vida. Depois de ser obrigado a se tornar amigo de um aluno novato por seu treinador a sua vida muda e traumas esquecidos passam a vir a tona.

Pedro 26/11/2021

Pessoas estranhas
Li esse livro no "mini clube do livro" meu e da Mali ?
Discordamos (eu gostei, ela não).
Me identifiquei com o personagem principal (que não é o Garoto 21), um menino introspectivo, que foge do mundo através do basquete e cheio de questões mal resolvidas.
Adoro livros em primeira pessoa e gosto muito de como o Matthew Quick consegue escrever na pele do personagem. Ele expressa apenas emoções simples, se sente desconfortável na maior parte do tempo e demonstra uma evolução (ou involução) com os acontecimentos do livro. Enfim, adorei.
Maria 13/04/2022minha estante
Aff

KaioPi 07/06/2020

Esse é um tipo de livro que você lê em um dia. Confesso que julguei a obra por ser algo voltado para o público adolescente, porém é um bom livro, trás ensinamentos importantes.

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

não da para esperar um final feliz do matthew;
matthew quick é meu autor semi-problemático favorito, nunca consegui decidir se ele realmente é uma pessoa ruim ou se ele só quer chocar um pouco nos livros, de qualquer forma esse livro é bem a essência dele: personagens que não batem bem da cabeça, situações estranhas e muitos problemas; infelizmente esse foi o livro mais "leve" dele e isso me deixou meio decepcionada? esperava um pouco mais e que um assunto um pouco mais sério fosse tratado nele.

Aninha 14/01/2022

Emocionante
Esse livro é tão lindo, os personagens são super desenvolvidos. A forma da escrita foi tão boa eu consegui sentir a emoção que o autor quis passar ao longo da história.
Tiveram algumas referências a Harry Potter que foram lindas.
Assim como você Finlay eu também estou esperando minha carta de hogwarts.

Marcos.Rodrigues 19/06/2021

Finley McManus é o melhor jogador de basquete ? de sua escola, foi por meio desse esporte radical que ele conheceu sua incrível namorada Erin que vive com pais pacíficos.

Finley não é aquele jogador de basquete descolado como imaginamos, ele é um tanto quanto reservado e calado. Seu número da camisa é o 21 e todos os jogos que ele está, o time vence, tanto que é apelidado por Coelho Branco e sua namorada de Cenourinha ?.

Morando com seu avó que perdeu suas pernas e seu pai que trabalha anoite, Finley sonha em, junto com sua namorada, sair desse terrível pesadelo que é morar na cidade onde mora atualmente (Bellmont), um lugar onde tudo o que acontece de ruim fica escondido debaixo das sextas de lixo??, dos bueiros entupidos e as calçadas sujas, Bellmont nem de longe é um lugar onde Finley deseja passar seus dias de vida.

O custo de sair dessa situação muda quando seu treinador de basquete pede um grande favor a Finley, que incentivasse um garoto chamado Russell Allen, ou garoto 21 como gosta de ser chamado, que tragicamente perdeu os pais assassinado e por conta disso, deixou de ser um grande destaque no basquete.

Finley mesmo calado, tenta mostrar ao garoto que, a princípio, demonstra ser meio doido, que a vida continua e que o basquete pode fazer ele esquecer de todos os problemas vividos. Partindo daí, muitas coisas acontecem que fazem com que tanto Finley quanto Russell sejam grandes amigos, comparando e compartilhando experiências vividas.

A maneira como o autor descreve os últimos capítulos é bem impactante, principalmente para quem ainda não saiu de casa para morar sozinho, ele revela uma dor de despedidas de grande peso, um sacrifício grande para ir em busca de seus sonhos

Na minha opinião, o livro é de grande ajuda para muitos que: amam basquete, ou enfretaram situações tristes ou até mesmo desejo ir embora de casa para outro lugar bem longe, tudo isso Finley enfrenta e o autor aborda de maneira interessante, por conta disso, esse livro conquistou em minha estante as ?????, pois além de abordar tudo o que disse, o livro é bem prático na leitura, uma leitura rápida até dando para ser considerada como uma degustação.

mDeiga 06/10/2020

O livro conta a história de três jovens que moram em uma cidade violenta e comandada pela máfia irlandesa. Finley, Erin e Russ têm em comum o interesse e o amor pelo basquete. Além disso, passaram por traumas que mudaram o jeito de ver as coisas para sempre.

É um livro que gostei muito, a leitura é fácil, fluida e rápida. Vale à pena ler.

swflyth 03/08/2021

Recomendo para quem estiver de ressaca
o livro basicamente vai falar sobre amizade e esperança focando na vida de três adolescentes apaixonados por basquete.