Garoto 21 Matthew Quick

Resenhas - Garoto21

Sofie136 04/04/2024

Garoto 21
Esse livro me deixo dividida. A proposta da história é bem interessante e a narrativa em si é muito boa, ao ponto de me fazer chorar uma 2 vezes. Porém alguns pontos realmente me incomodaram, desenvolvimento de personagens e como de uma hora para outro o livro começa acontecer muito rápido. Senti que muitos personagens tivesse aquele complexo de "2 traços de personalidade" e que, me parece, que +/- na metade do livro o autor lembrou que iria fazer um livro pequeno e começou a "atropelar" os acontecimentos.
Resumindo, gostei da ideia da história, mas tive a sensação que o autor escreveu o livro sem planejamento, simplesmente saiu escrevendo sem pensar em tudo da narrativa primeiro, tendo causado incoerências e ritmos contraditórios na história.

flora60 23/01/2024

Opinião e resenha
Livro leve e de leitura rápida, ótimo para sair da ressaca literária.
O jovem precisa focar na sua carreira como jogador de basquete e garantir uma bolsa na universidade para sair do bairro onde mora.
Todavia, é surpreendido ao ser escolhido para ajudar o Garoto 21, que teve os pais assassinados, a voltar a jogar basquete e reintegrar em sociedade.

Fernando 17/01/2024

Garoto 21
Eu estou em lágrimas escrevendo isso aqui. Inicialmente eu não dava nada para o livro, a escrita é boa, eu estava lendo em um ritmo bom mas estava achando a história bobinha. Até que as coisas tiverem uma reviravolta surreal e começou tudo acontecer muito rápido. E quando eu vi estava lendo as páginas finais e só chorando, chorando e chorando.

O livro é incrível, é sobre evolução. Sobre como a vida pode ser difícil e as vezes é preciso tudo mudar para você conseguir seguir em frente. E está tudo bem isso acontecer.

Eu recomendo essa leitura de olhos fechados. É extremamente boa.

Sabrina320 22/09/2023

Gostei
É uma história que gostaria muito que meu menino de 13 anos tivesse lido, pois é muito para esse público?

Surrender_Nih 31/05/2023

Sobre traumas e pessoas que importam
Peguei esse livro após a decepção da minha leitura anterior, além de ainda estar no processo de saída da ressaca literária. Devo dizer, me impressionei.

A escrita é simples, mas te envolve facilmente e deixa com vontade de continuar. Não parece, mas o livro vai aprofundando nos acontecimentos, tendo um pico triste que me deixou surpresa. O único ponto falho nesse quesito, para mim, foi o final corrido. Acho que o autor podia desenvolver melhor antes de finalizar, assim como explicar melhor certos pontos. Entretanto, posso dizer que o final não me deixou decepcionada.

Os personagens são interessantes, mesmo com a impressão de que não ia me ligar a eles, me liguei de certa forma. O Finley é um protagonista interessante por esse aspecto comum dele (ignorando todo o mistério acerca de seu trauma), ele é um menino esforçado, que não se destaca, e isso me faz localizar com ele. O Russ é interessante por toda a exploração do trauma e a forma que encontrou de lidar com ele. Achei a amizade dos dois personagens bonita, mas eu peguei raiva de treinador com a leitura, parecia que ele jogava toda a responsabilidade no Finley.

Um ponto em que o livro peca bastante é o desaparecimento de certos personagens do nada, como o Wes e o próprio treinador. Faz parecer que ficou por isso mesmo.

Enfim, é um livro ótimo para sair da ressaca literária. Eu realmente me surpreendi positivamente, mas talvez porque fui sem expectativa nenhuma.

. Quotes:

"As pessoas se preocupam com você se puder ajudá-las a ganhar; caso contrário, não se preocupam"

Jeniffer47 03/03/2023

É um livro que eu li milhares de vezes e nunca me canso mas, acredito que o final poderia ter sido melhor ou que houvesse uma continuação. Aguardo ansiosamente por isso, Matthew Quick preciso de uma continuação desse livro perfeito, amo o romance que há nele, intrigas, medos, discussões e reconciliações, então até ver uma continuação vou continuar o lendo e relendo.

Sarah587 26/02/2023

Gostosinha
Esse é aquele tipo de história interessante e atual. Eu gostei mas não foi "uau", foi "nossa". Eu super recomendo 'pra tirar da ressaca e distrair um pouco. É uma leitura gostosinha que contém alguns ensinamentos

TainA 21/02/2023

GAROTO 21
É um livro agradável, voltado para o adolescente, uma leitura que não promete nada, mas entrega tudo..

thuritho 15/01/2023

nossa, reler um livro faz toda diferença!!!
Eu li esse livro pela 1° vez com uns 13 anos e abandonei, não via sentido em ler, achava chato e sem graça.
Agora com 19 anos fiz essa releitura e a experiência foi completamente outra, é muito bom.

Meu resumo do livro: Finley, mora em Bellmont, uma cidade que tem muita pouca coisa boa para ofecer. Mora com seu pai (que trabalha todas as noites e sustenta a casa sozinho) e seu avô (que tem as duas pernas amputadas, então é cadeirante e faz uso de fraldas), namora com Erin (que é basicamente seu porto seguro, sua única e melhor amiga).
Um certo dia, o treinador oferece uma missão ao Finley: ser amigo e cuidar de um rapaz que está passando por uma síndrome pós-traumatica, o Russ (ou como prefere ser chamado Garoto21).
Daí a história principal do livro começa, o Finley tem que lhe dar com essas relações, com seus problemas e os problemas dos outros, com os riscos e os dilemas que enfrenta por morar em Bellmont, etc.

Pontos negativos: achei os personagens principais até certo momento muito imaturos, considerando que o Finley e a Erin tem 18 e o Russ uns 16, mas no decorrer da história descobri que eles estão evoluindo como pessoa.
Também me incomodou alguns saltos de tempo, que inclusive não ficavam tão claros, mas enfim...

Pontos positivos: a história é boa, é uma história interessante, diferente do que eu imaginava né. É uma leitura rápida e fluída, levei um bom tempo pq tenho afazeres, mas é um livro que dá pra ler em 1 ou 2 dias de boa.

Enfim, é isso???

Dani.Costa 30/12/2022

Não foi pra mim
O livro é para adolescente, achei que fosse uma coisa e foi outra. A temática é bem para o público jovem, leitura bem fluída.

Rachel 07/12/2022

" Quando abro a porta, Russ está de pé na cadeira da minha escrivaninha, com a mão pra cima como a estátua da Liberdade.
Levo alguns segundo pra entender, até que percebo que ele está transformando o teto do meu quarto em uma galáxia. Dois terços do forró já estão cobertos com estrelas que brilham no escuro. - surpreso? Diz Russ, sem entusiasmo.
- o que você está fazendo?
- queria fazer uma coisa legal para você. Então comprei seu próprio cosmos.

Apesar de tudo o que aconteceu, sorrio. Ninguém nunca comprou e montou uma galáxia para mim"

Em, o garoto 21, #MatthewQuick nos encanta cm uma linda história de amizade, onde dois rapazes que se conhecem com a ajuda do treinador de basquete de uma escola, numa cidade pobre e massacrada pelo tráfico de drogas e dominada por uma máfia irlandesa. Finley e Russ descobrem que mesmo sem se conhecer a muito tempo, possuem muita coisa em comum: o amor pelo basquete e o fato de terem uma história de perda familiar.
O Garoto21 fala de medos, dilemas, perdas, traumas que foram curados quando uma amizade verdadeira surge.

Simplesmente incrível!!! Recomendo a leitura

Gio 03/12/2022

O livro é muito meigo, tem uma história super tocando e pra quem gosta de esporte é um combo conforto muito bom

Jessica 27/11/2022

Pós ressaca
Um bom livro. Li rápido, me prendeu pois demorou pra contar toda a história e seus detalhes. Um livro sobre amizade, aprendizado, escolhas, traumas...

Evellyn 23/10/2022

livro favorito
eu amo esse livro nota 10/10, simplesmente garoto 21 me viciou e fora que foi um dos primeiros livros que me abriu a porta da literatura

Denize15 09/09/2022

Livro leve pra uma leitura rápida
Um livro leve,com uma leitura boa,que prende o leitor,e com uma história muito interessante e diferente.