krishna

krishna A.C. BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPÃDA



Resenhas - krishna


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Fabio Shiva 14/04/2011

Qual é a diferença entre um corpo vivo e um corpo morto?
Essa foi a pergunta que Prabhupada fez aos cientistas de uma universidade nos Estados Unidos, onde ele foi fazer uma palestra. Para ele, é estranho que a ciência avance tão vertiginosamente e ainda não tenha chegado a uma definição satisfatória de vida e nem saiba responder à simples pergunta acima.

Uma característica comum a toda vida é buscar o prazer e fugir da dor. No caso do homem, qual será o prazer definitivo, que vale a pena buscar? Um prazer que não seja maculado pela frustração, pela ira ou pela desilusão, como acontece com todos os prazeres baseados na satisfação dos sentidos?

Esse prazer supremo é a comunhão com Deus. Prabhupada ensina dois caminhos para alcançar essa união:

1) a prática de namasmarana: o canto ou recitação do Nome do Senhor, principalmente do mahamantra Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

2) a ingestão unicamente de alimentos previamente consagrados a Deus, que Prabhupada chama de prasada (do sânscrito misericórdia).

Essas duas práticas são mesmo muito boas! Todas as vezes em que fui a um templo Hare Krishna, voltei de lá mais feliz, mais elevado em consciência. Se o movimento incentivasse também a prática da meditação (dhyana), seria perfeito para mim!

É claro que quando Prabhupada afirma que esse é o único caminho para alcançar Deus e a felicidade, só pode estar falando em termos simbólicos. É a mesma coisa quando Jesus afirma que é o caminho, a verdade, a vida. Só existe mesmo um caminho para encontrar Deus, e esse caminho passa por dentro de cada um. É dentro do próprio coração que o homem descobre a essência de Krishna ou Cristo ou Buda ou Alá ou Oxalá!

Supor que uma só dessas traduções da divindade é a certa, e que todas as outras estão erradas, é o erro mais grosseiro e mais comum que pode cometer um buscador de Deus. É o que gera a intolerância, as guerras religiosas, e tanto sofrimento no mundo. É, portanto, um dever para consigo mesmo e para com toda a humanidade libertar-se desse erro de julgamento o quanto antes!

Viva Krishna!
Viva Cristo!
Viva Jeová!
Viva Alá!
Viva Oxalá!

São apenas diferentes nomes para o Amor!

(31.03.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias no Orkut, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36063717
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR