Invocadores do Mal

Invocadores do Mal Ed Warren
Lorraine Warren

Resenhas - Invocadores do Mal

@vcdisselivros 27/03/2020

Você pode não acreditar em Deus, mas o Diabo acredita!
Ao ver o casal Ed e Lorraine Warren você deve se perguntar quem foram eles. No Brasil, ambos são conhecidos pela franquia de filmes Invocação do mal, bem como os derivados, Annabelle, A Freira e A maldição da chorona.

Na vida real, o casal Warren desempenhou um papel importante na investigação de fenômenos paranormais, reunindo provas, ministrando palestras e ajudando pessoas que não sabiam a quem mais recorrer.

No currículo do casal, mais de 3 mil casos investigados e quase 700 exorcismos organizados.

Contado em forma de documentário, o livro Invocadores do Mal apresenta ao leitor o início, como Ed e Lorraine se conheceram, a primeira família que ajudaram, os principais casos investigados e um conteúdo rico em pesquisa paranormal, complementada com a vivência do casal.

QUEM SÃO OS WARREN

Casados por mais de 50 anos, Ed e Lorraine tinham residência fixa na Nova Inglaterra. Ele, demonologista conceituado, era regularmente indicado pela igreja católica para autenticar fenômenos paranormais antes do envolvimento de líderes religiosos. Ela, clarividente de transe médio, era capaz de visualizar o espectro de pessoas mortas e sentir o intuito das entidades.

Lado a lado, os dois juntavam forças para concluir da melhor forma os casos para os quais eram chamados.

“ISTO É O MAIS PERTO DO INFERNO QUE EU QUERO CHEGAR”

Apesar do livro começar apresentando casos com fantasminhas camaradas, o conteúdo vai se aprofundando e chega aos mais pesados, como Amityville e Annabelle.

O relato envolvendo a boneca demoníaca é breve se comparado ao da casa assombrada. Com mais de 30 páginas, o dossiê traz uma entrevista completa de Ed com George Lutz, segundo morador do imóvel que foi palco de um crime hediondo.

RELAÇÃO COM OS FILMES

No longa Invocação do Mal 2, a atriz que interpreta Lorraine Warren é vista na casa dos Lutz, em Amityville, guiada por espíritos de crianças até o porão onde se encontra a Freira.

No livro, Lorraine conta que enquanto estava na casa, uma sombra negra foi vista no local, onde mais tarde o espírito de um menino com olhos vermelhos foi registrado.

Em outro caso, Lorraine relata que durante a investigação de um mosteiro assombrado, freiras se mostraram ajoelhadas em bancos de igreja enquanto um monge permanecia em pé lendo um grande livro.

Especulando um pouco mais, é possível associar o conto ao que foi retratado no filme A Freira, quando as irmãs foram atacadas pela entidade.

ACREDITE OU NÃO

Invocadores do mal se mostra uma experiência válida se você gosta de ler sobre isso e saber mais sobre como foi a vida dos Warren. Com relatos ricos, o livro ilustra tudo o que o casal enfrentou, apresentando ao leitor uma ampla pesquisa dos casos investigados, bem como, o avanço do meio parapsíquico.

site: https://instagram.com/vcdisselivros.oficial?igshid=1v9n3mjhk65xr

Vini 17/05/2021

Amei esse livro (SOS), baseado em arquivos e entrevistas concedidas pelos Warren, casal que dedicou sua vida ao paranormal, Cheryl conseguiu aborda muito bem o universo. Esse livro me prendeu muito e parecia que eu conseguia vê as cenas na minha frente, fiquei impressionado com os casos relatados, como um possível pé-grande e o famoso caso de Amityville, muito famoso na época e considerado por uns uma faça. Depois dessa leitura minha admiração por esse casal aumentou mais ainda.
Juju 18/05/2021minha estante
Que massa

Juju 18/05/2021minha estante
Parece ser muito bom mesmo ??

Vini 18/05/2021minha estante
Eu super vou recomendar pra todo mundo agora ?

Caverna 14/06/2016

Ed e Lorraine Warren são um casal peculiar. Se casaram jovens, tiveram uma filha, e se dedicaram ao longo de mais de 50 anos ao paranormal.

Lorraine é uma clarividente comprovada. Ela enxerga a áurea das pessoas, detecta energias ruins, os locais exatos onde tragédias ocorreram e a história por trás delas, assim como possui a capacidade de se comunicar com espíritos.

Já Ed é um demonologista leigo reconhecido, ou seja, ele estuda o mal e demônios, mas não é um padre, embora seja completamente religioso. Quando criança, Ed morou numa casa assombrada, o que contribuiu para o seu conhecimento acerca do assunto.

Nesse livro, Ed e Lorraine contam resumidamente suas histórias de vida e ensinam o leitor a identificar os sinais sobrenaturais e a como interpretá-los. Ao longo dos anos, o casal deu diversas entrevistas e palestras, e o livro é basicamente como se estivéssemos numa palestra, um intensivão do desconhecido. Aprendemos sobre os espíritos e como distingui-los, se são aparições de transição, aparições de crise, fantasmas, poltergeists, demônios ou outras criaturas.

Para elucidar as diferenças, Ed e Lorraine apresentam Estudos de casos. Em suas investigações, o casal levava junto câmeras e gravadores para registrar a ocasião. Através desse material eles puderam montar os casos repletos de detalhes ricos. Essa foi sem dúvida a minha parte favorita. Me senti uma estudante de parapsicologia tentando desvendar o que assombrava a casa. Inclusive, o livro é estruturado por um sumário. Em cada capítulo o casal foca em um estado espiritual específico e por fim relata os estudos de caso, geralmente 3 deles. Portanto, a cada explicação temos três histórias diferentes vivenciadas pelos Warren.

Muitas dessas histórias foram adaptadas para livros e filmes, alguns dos quais eu conheço e por sinal adoro, então imaginem a euforia ao descobrir que de fato são reais e foram resolvidas pelos Warren. Alguns desses filmes famosos são: Horror em Amityville, Evocando Espíritos, A casa das almas perdidas, Invocação do mal (1 e 2) e Annabelle. Se já ouviram falar de algum desses, aposto que só conheceram o casal por Invocação do mal, um filme de grande sucesso cuja continuação estreou nos cinemas semana passada (dia 9).

Muito provavelmente vocês estejam se perguntando “Será que é verdade mesmo? Que provas você tem pra me convencer disso?” Bom, nenhuma. Mas o livro tem, e várias. Eu sou daquelas que dou risada na cara do “Baseado em fatos reais” no início de praticamente todos os filmes de terror. 90% deles sem dúvida são fraude, mas o que Ed e Lorraine descreveram, nem a mente mais produtiva seria capaz de inventar. E por essa observação, considero esse mero livro mais assustador que qualquer outro.

Horror em Amityville me fez tremer na base pela sinceridade de George, o pai da família da história que foi entrevistado por Ed. Ele deixou claro que o dinheiro lucrado com o lançamento do livro foi todo direcionado ao autor, enquanto eles continuaram na mesma pobreza de quando compraram a casa, mais o temor das lembranças de brinde. Uma horrível chacina ocorrera naquela casa, e por isso o preço estava vantajoso. Um dos estudos de caso é sobre Amityville, e é o único em que temos fotos de autoria própria de Ed e Lorraine no dia em que a investigação foi realizada.

A boneca Annabelle também é citada em uma das passagens, o que nos leva ao Museu de Ocultismo criado pelo casal. Lá estão guardados todos os itens e objetos maléficos encontrados pelo casal e, dentre elas, está a boneca.

E vocês devem estar pensando, “que gente doida de se envolver com coisas tão perigosas”. Tudo o que Ed e Lorraine fizeram foi ajudar. Por longos anos eles estudaram os fenômenos paranormais e ajudaram vítimas a se livrar do mal. Desde o inicio os Warren levantam os dois pontos principais para embarcar nessa jornada e se proteger: Fé e não mexer com o que não se deve. Os Warren possuem uma fé absoluta em Deus, são católicos que crêem e oram. Eles não alcançariam nada disso se não acreditassem num poder maior olhando por eles. E também somos alertados frequentemente da distancia que deve ser mantida de fontes obscuras como magia negra e tabuleiros Ouija. Não se deve brincar com essas forças, isso é interpretado a eles como um convite. Aquele que não se envolver com o desconhecido e tiver posição sobre o livre-arbítrio, está protegido. Ainda assim, na maioria dos casos relatados, o ceticismo das pessoas eram a maior ruína delas. Demoravam tanto a aceitar que algo não-humano estava realmente acontecendo que passavam anos sem procurar ajuda. Por isso, os Warren ressaltam que independente da religião, de como seu Deus é chamado, o importante é crer. Ao menos nessas horas.

Invocadores do mal foi uma surpresa totalmente positiva. Embora goste do filme, não achava nada de muito diferente da maioria dos outros de terror, mas agora eu tô é preparando loucamente uma maratona com todos esses filmes que falei pro final de semana.

O livro foi escrito por Cheryl A. Wicks, editora da revista da Sociedade de Pesquisas Psíquicas da Nova Inglaterra, fundada pelos Warren, e eles tiveram participação na produção da obra, que foi publicada originalmente em 2004. Infelizmente, Ed morreu em 2006 e Lorraine se aposentou, mas permanece dando visitas guiadas pelo Museu do Ocultismo.

Para quem não é chegado no assunto, imagino que não seja uma leitura fácil, mas certamente totalmente válida. Entendam que as investigações dos Warren foram extensas e que existe nesse livro um conteúdo abundante. É muito mais que apenas uma história de terror, é um relato de todas as experiências e da importância de se proteger.

E para os fanáticos por terror, sim, é demais! Toda a descrição de comportamento e condições que provocam os fenômenos paranormais são esclarecedoras (e empolgantes). Sou uma expert em entidades malignas agora #sqn #pegaosalgrosso

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/06/invocadores-do-mal.html
Marcelo.Gandhi 08/03/2017minha estante
acho que o erro crasso dos lorraines é colocar no mesmo saco bruxaria feiticaria e satanismo como algo maléfico , e mais demonizar qualquer culto ,entidade ou deidade que noa seja cristã....falo isso em nome da galera que segue tradições ou ensinamentos secularres ligados a feiticaria como eu ...nesse sentido não consigo concordar com os pesquisadores e acho mega simplista eles acharem que o mal é algo que não corresponde a visão crista de mundo ...gente ma tem em todo canto .

iammoremylrds 04/01/2021

adorei principalmente a divisão do livro em cinco seções, desde a apresentação do casal, oq eles fazem, alguns conceitos básicos até estudos de casos bem interessantes!!

Nalí 21/05/2020

Um livro muito bom!
“Invocadores do Mal” traz o relato de alguns casos de fenômenos paranormais ao redor do mundo estudados pelos Warren. Ed Warren é um respeitado demonologista e sua esposa Lorraine Warren é uma médium clarividente.
O casal ganhou notoriedade no mundo após alguns de seus casos ganharem adaptações cinematográficas, tais como: Invocação do mal; Annabelle e Amityville.
O livro é dividido em cinco seções, a primeira, “Conheça os Warren”, apresenta uma biografia do casal.
Na segunda seção, “Fantasmas: Fato ou ficção? Inofensivos ou perigosos?” os Warren relatam assuntos e teses abordadas com seus alunos referente a fantasmas e poltergeist. E exemplificam com quatro casos que estudaram: O caseiro fantasma do comandante, A inquietação de um garoto assassinado, Uma entrevista espectral e O poltergeist da água.
Na terceira seção, “O mal: a besta ou comportamento?” Ed e Lorraine abordam casos de possessões. Como exemplo nos é apresentados os casos: Assombrados pelo mal, Como alguém que está possuído e o já mencionado, Amityville.
A quarta seção, “O inexplicável: real ou ridículo”, mostra a dificuldade de identificar os casos reais ou fraudulentos. Tendo mais dois relatos: Pé grande no Tennessee e Hotel assombrado de Highlands.
E por fim a quinta seção, “Pesquisa paranormal: charlatanismo ou ciência”, é abordado como a parapsicologia é vista pela ciência.
Esse post não tem o intuito de levantar debates religiosos, mas indiferente de religião ou ceticismo, o livro é uma leitura interessante e expõem os casos com seriedade e respeito. Apesar de ser um assunto especifico e bastante controverso, o livro pode ser lido por qualquer um que queira conhecer um pouco mais dos assuntos sobrenaturais. A linguagem é clara e simplista. Por mais pesado que os assuntos sejam, a forma que o casal os explanam é informal, tendo até algumas piadas de Ed sobre comida para “aliviar o clima”.

Ludmila 26/08/2022

Então... vou dizer o que? E olha que eu costumo gostar bastante do tema, mesmo que seja uma grande bobagem. Mas dessa vez, pra mim, não deu :-(

Fernando 25/03/2021

Invocadores do Mal
É um livro baseado a partir dos arquivos dos Warren, um casal de parapsíquicos que por anos levaram suas vidas lidando com o paranormal, e que atualmente somente Lorraine está viva.
Enquanto se vai conferindo a história parece que você está vendo as imagens na sua frente como num documentário, talvez por ser tão minucioso em seus detalhes, e em como o livro tem uma pegada já de filme, torna-se bem atrativo. É bastante interativo.
Para quem viu os filmes Invocação do mal 1 e 2 iram gostar bastante, pois, conta casos à parte dos filmes, e também sobre como Ed e Lorraine acabaram por ter contato com o sobrenatural e como se conheceram até se tornarem o casal mais famoso a lidar com o desconhecido.
E para quem não gosta também não descarto que irá gostar deste livro, ainda mais por causa da veracidade que há nele.
A obra é dividida em Cinco sessões onde cada uma aborda um tema específico que se diferencia um dos outros. Tudo é muito bem montado, onde na Primeira seção se encontra a definição do que é ser um demonologista a partir das próprias experiências do Ed, na Segunda seção dão ênfase em fantasmas, na Terceira você encontrará estudos de caso sobre possessões, na Quarta seção relata sobre mistérios inexplicáveis e na Quinta e última apresenta uma visão de acordo com a ciência sobre esses fatos, além de glossário indispensável.
São relatos de mais de 50 anos de convívio com o sobrenatural.
O leitor se depara com o mais famoso relato sobrenatural de todos os tempos que é de Amityville – que já contém vários filmes – e uma leve referência à história da boneca Annabelle – que também virou filme e que recentemente as gravações do segundo longa foi finalizado.
Não é um livro que vá abalar a fé de quem é religioso ou que vá diminuir alguma religião, é uma história que tem seu cunho de verdade que fica a critério de quem acredita em tais fatos ou não.
Sobre o trabalho da editora, a diagramação está perfeita, assim como a revisão. A Editora Pensamento consegue ser diferente – de maneira positiva – de todas as formas. É uma editora com qualidade editorial e seu carinho pelo trabalho com todos seus livros tornando-os não apenas atrativos, mas também indispensáveis de ser conferir.

Ceci 10/05/2021

É um bom livro, tem várias explicações sobre a parapsicologia com alguns estudos de caso bem interessantes, tem até um suposto parente do Pé Grande sendo explicado.
A única coisa que eu não curti muito é que o livro é baseado em reportagens, entrevistas e cartas. E eu não gosto desse estilo de leitura.

Gabi 29/05/2021

Se eu consegui dormir?
Acho que me assusto fácil, pq fiquei ouvindo coisas pela casa depois desse livro.

Pam 02/03/2022

Eu não li a prévia, apenas achei que eles iriam contar detalhadamente um caso que eles tiveram ou algo parecido mas na verdade o livro é praticamente uma autobiografia.
Tem tudo sobre esse casal, quando eles começaram a ver as "coisas" paranormais, quando se conheceram e casaram.
Tem também os casos que mais marcaram eles em fim tudo que envolva a vida deles.

Andreia 18/10/2022

Sempre tive curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do casal Ed e Lorraine Warren, que serviu de inspiração para a criação de diversos filmes de terror, como Invocação do Mal e Annabelle.

O livro é dividido em cinco capítulos mais a introdução. Cada capítulo fala sobre um tópico específico, no qual o casal apresenta o seu conhecimento sobre o assunto, adquirido em anos de estudo e prática, em conjunto com alguns exemplos de casos reais que eles investigaram.

Gostei bastante da leitura! Foi super interessante ver as histórias sendo relatadas pelo próprio casal, sem os exageros das produções hollywoodianas. Para quem tem curiosidade ou se interessa pelo tema, super indico a leitura.

Marcelo 05/11/2021

Interessante
Livro baseado em casos relatados pelo casal em algumas de suas palestras. Vale como curiosidade para os interessados no tema e no trabalho que o casal realizava.

Goulart 26/01/2022

vamos lá...
ouvi esse livro em audiobook enquanto eu estava no meu estágio e achei bom, nada demais, mas mesmo assim bom. Para quem gosta do "universo" de casos paranormais pode gostar desse livro, ele é bem detalhado em alguns casos mas achei outros bem chatinhos, mesmo assim valeu a experiência desse livro.

Santos81 07/10/2020

Eu sou suspeitíssima pra dar minha opinião, pois amo demais os Warren. Tenho os livros lançados pela Darkside, e venho namorando esse pra suprir essa necessidade de mais dos Warren.
Invocadores do Mal, tem uma capa nada glamurosa e nada atraente, não condiz com a polidez dos Warren. Esse título tbm não soa bem pra mim. Dito isso, vale muito a pena, para fãs, como eu. Passada a primeira má impressão pela edição duvidosa, o conteúdo é incrível! Fiquei com medo de ser repetitivo ou relatar casos que já li nos outros livros, mas não, é perfeito! Novos casos, alguns bem assustadores. Gosto de ler depois da meia noite, e me vi tendo que trocar de livro, deixar esse pras horas mais claras do dia. Mas não é tão assustador, é na medida certa.
Dentre muitos casos relatados nesse livros, destaco uma maior ênfase do caso de Amityville, que nos outros livros do casal é bem rasa, até pq tem um livro dedicado só a esse caso. Mas como não tenho ;-; adorei ler mais a respeito. Destaco também um caso que me surpreendeu muito ter sido tratado pelos Warren, nunca imaginei eles envolvidos com esse tipo de "aparição", porém eles tratam com muita seriedade e embasamentos científicos.
Enfim, se amam essa temática de livros, se gostam de um estilo mais de entrevista. Vão curtir muito esse livro, assim como eu que aprendi a amar depois de ler Demologistas da Darkside. Esse livro poderia muito bem ser um complemento. Um livro da serie lançada pela editora, não deixa nada a desejar, só a edição, mas como comparar?! Darkside é sem igual. Fica a dica pra editora relançar uma nova edição desse livro incrível que merecia muito um carinho e brilho maior.

Dhe 21/07/2022

O livro é uma boa pedida pra quem, como eu, ama histórias sobrenaturais e os warren.
Parecido com o livro ed e lorraine demonologistas, esse livro conta relatos e fala sobre o paranormal e como ele atua no mundo.
Achei que ele deu uma forçada, mas gostei mesmo assim. Leitura fluida, muito boa