Dom Quixote de La Mancha

Resenhas - DOM QUIXOTE

1 | 2 | 3 | 4

Jamile.Almeida 19/07/2022

Trapalhões filosóficos
Imagine-se só... você já viveu tudo o que tinha para viver... e sua vida não tem lá grandes feitos... leu muito sobre cavalaria e não tem nada a perder. Daí você entra no personagem, resolve que será um cavaleiro andante, exalta as virtudes, defesa dos que precisam, honra, clamor a Deus, tudo o que o Cristianismo exalta como salvação. Esse é o ?louco? Dom Quixote.

Elege um companheiro que vira seu fiel escudeiro, em troca de uma ilha para governar. E eles vivem as maiores aventuras... Desafortunados, enganados, apanham que só, você torce para que a aventura tenha um final feliz, são tantas histórias, tantas confusões de gargalharmos e ao mesmo tempo, temos compaixão... sonhadores, os dois... um analfabeto e um homem letrado. O letrado, teoricamente louco, tem os discursos mais eloquentes, sempre com as palavras certas, coerentes e no momento exato. O analfabeto, que parece a princípio um ?bobo da corte? que quer tirar vantagem e ser espertão, mostra-se o maior amigo e companheiro, protegendo o Dom Quixote das amarguras que sua lucidez podem trazer.

Um relato de amizade, o discurso de parceira mais lindo que li ao final. Uma história engraçada e comovente, que revolucionou os romances modernos ao trazer a discussão sobre a própria escrita. Eles sabiam que também eram personagens do próprio livro de cavalaria. O mais famoso de todos!
Raquel 19/07/2022minha estante
As tuas resenhas e teus vídeos sempre me fazem querer ler os livros! ?

Guilherme.Augusto 19/07/2022minha estante
????????
resenhas boas como sempre, graças a Deus haha

Jamile.Almeida 19/07/2022minha estante
Que bom que gostaram!

Jez 14/02/2020

Muito bom!!
Dom Quixote relata as desventuras do cavaleiro andante que atacava moinho de ventos acreditando que fossem gigantes. Lutava contra ovelhas pensando ser um exército. Dentre outras loucuras maiores.

É um livro que retrata da insanidade, nem sei se essa seria a palavra certa, de um homem que queria viver as aventuras que ele lia nos livros de cavalarias.

Um excelente livro, acho que um dos pontos fundamentais que mais me tocaram neste livro é amizade entre o amo e escudeiro que mesmo este sabendo das loucuras do amo, nunca o abandonou .
Natty 19/06/2021minha estante
Ansiosa pela Prime Day pra ter o meu também

Aninha 03/08/2021minha estante
Como eu faço pra ler esse livro nesse aplicativo?

Aninha 03/08/2021minha estante
Até agora estou tentando adivinhar kkkk

Jez 16/08/2021minha estante
Você não consegue ler livros neste aplicativo. Aqui é apenas uma rede social em que vc compartilha suas percepções e busca novas histórias. É um rede social apenas.

Marcelo 07/08/2023

Clássico
Muito bom ter acesso a audiobooks no app da ubook de forma gratuita. Isso permite acessar obras como essa, a qual pensaria duas vezes em adquirir, tanto pelo tamanho, quanto por ser um clássico que colocaria como baixa prioridade. O audiobook tem uma desvantagem, que já relatei em outros casos, de ter apenas um narrador, e que apesar dele tentar fazer vozes diferentes, estas são limitadas e confundem em vários momentos a quem está falando, mas a narração logo identifica, o que compensa um pouco.
Sobre a história, apesar das várias situações constrangedoras e das burlas que fazem com o protagonista, o que me deixou chateado às vezes, e da forçada realizada em alguns momentos para o protagonista ter seu papel principal, sem necessidade, ouvir as histórias inusitadas é muito fluída e agradável. Cada caso de amor tem sua peculiaridade e traz repercussões que prendem o leitor e fazem avançar rapidamente. A imaginação flue deliciamente .
De fato, recomendo com prazer. Sem falar nad lembranças de minha infância que assistia às aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança na animação.

Marisa.Monteiro 24/12/2021

?Entre os pecados maiores que os homens cometem, ainda que alguns digam que é a soberba, eu digo que é a falta de agradecimento.?

Gabrielle 02/09/2020

Entre a fantasia e a realidade
"Cada um é filho das suas obras."
-----
Dom Quixote de La Mancha é um daqueles clássicos que deveríamos ler em algum momento da vida. Lançado em 1605, é o marco inicial do romance modermo, obra que influenciou grandes nomes da literatura. Mas princiapalmente, ele nos coloca de frente com nossos sonhos, nossas buscas e valores.
-----
"O medo é que faz que não vejas, nem ouças porque um dos efeitos do medo é turvar os sentidos, e fazer que pareçam as coisas outras do que são!"
-----
O valoroso cavaleiro andante Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, vivem em 1245 páginas várias aventuras e desventuras, mas com coragem, lutando pelas causas dos enfraquecidos. A obra tem uma mensagem de fundo belíssima!
-----
"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."
-----
Um livro gostoso de ler, eu dei boas risadas com as fantasias de Dom Quixote e Sancho Pança. No início tive um pouco de dificuldade com o texto, mas logo me acostumei e foi muito bom! É super interessante ressaltar que para cada leitor, para cada idade, o livro se apresenta de uma forma diferente mostrando as facetas que o autor deixa implícita na história.
Samuel.Silva 02/09/2020minha estante
???

Esle 26/06/2023

Um feliz engano
Que surpresa tive ao ler este livro, uma surpresa boa.

É dito que este livro trata da história de Dom Quixote, não há mentira nisto, mas, muito além disso, contém diversos contos que não deixam que a história fique enfadonha em momento algum, apesar de o livro ser relativamente grande.

Os diversos encontros e desencontros das vidas de tantas personagens que surgem em meio a uma e outra caminhada em busca de aventuras do nosso querido e louco fidalgo e de seu fiel e talvez ainda mais louco escudeiro, Pança, são dignas de ganharem livros próprios, e creio que seriam romances maravilhosos.

É digna de nota a capacidade que Miguel de Cervantes teve de criar tantas donzelas insuperáveis em beleza, que tinham sua beleza superada pela donzela de beleza insuperável do parágrafo seguinte e assim por diante, sim, parece loucura e é.

O fim da história provavelmente não agrada a todos, nos resta um gostinho de que faltam detalhes sobre o que se deu a algumas adoráveis personagens, de que outras coisas deveriam ter acontecido, mas é nisso que se resumem as boas obras, não gostamos quando acabam.

Recomendo a leitura.

Leandro190 06/03/2022

O Dom de Cervantes
Dom Quixote merece mesmo a fama que tem. Por meio dela Cervantes consegue mostrar que tinha vários dons. Dom de divertir; dom de fazer refletir; dom de entreter; dom de subverter, enfim, essa obra atemporal é um deleite de cabo a rabo. Foi um prazer!!!! E viva o maior dom de Cervantes. "Dom Quixote de La Mancha"!

Rah 28/07/2021

A loucura faz mal?
Dom Quixote é um livro que demorei muito para finalizar. Uma leitura um pouco pesada, que tinha momentos que precisei voltar por já estar com a cabeça em outro local.
Eu tive fases de parar e voltar depois de um tempo, mas sem dúvida um livro que vale a pena.
Dividido em dois volumes, o primeiro só me veio a pergunta ?um louco pode fazer mal?? E o segundo ?um louco é menos cruel que pessoas comuns?
No primeiro volume temos a imagem das loucuras de Dom Quixote, com a clássica cena dos moinhos de ventos. Conversando com uma amiga psicóloga, ela me disse que ele tem possivelmente esquizofrenia, mas suas ?loucuras? somente fazem mal a si e um pouco a outras pessoas. É divertido caminhar com Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança.
Sancho é um personagem impecável, em sua bondade, tolice e também malicia; em muitos momentos eu imaginei que Sancho sabia da doença de seu amo, mas esteve ao seu lado até o fim.
No segundo volume, me deu raiva da sociedade. O Duque e a Duquesa causaram tanto mal aos dois, simplesmente para rir, sem parar mesmo após ferimentos, que me fez lembrar o quanto a sociedade é ruim com aqueles que precisam de suporte.
Dom Quixote é uma aula e que nos ensina até o final.
Bekaâ¡ 28/07/2021minha estante
Amei a resenha, me despertou uma curiosidade e vontade de ler

elainegomes 21/04/2020

Edição comemorativa linda, aventuras que deixaram saudades, fiquei curiosa sobre o livro ?falso? rsrsrsrs

Kakashi_Richardy 10/11/2021

Uma aventura, além para um...
- sendo uma história, que sendo totalmente.foca em aventuras aleatória, ser prova bem incríveis.
Nesta história dom Quixote e Sancho pança, são cavaleiro e escudeiro. Um considerado louco, e um fidalgo. O outro um comilão, e fiel ao seu amo. Esses dois sim são personagens que vale a pena conhecer, não apenas pelo que falei, mas, sim bela, bela obra que e este livro. Realmente e uma aventura que para um leitor como eu, fico inteiramente grato por folear. Eu mesmo não tinha feito melhor. Sendo totalmente sincero. Obrigado.

Vinícius 04/02/2023

Dom Quixote um clássico
Um dos livros mais comentados e estudados do mundo nessa versão da Nova Fronteira com imagens de Gustave Doré tanto no livro, com em um livro extra só de desenhos do exímio desenhista. Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança vivem aventuras épicas e passam por dezenas de provações parte delas fruto da mente conturbada de Dom Quixote, que sem dúvidas, guardava transtornos psiquiátricos diversos: alguns deles a megalomania e o narcisismo. Comparando com outros grandes clássico como: Ilíada, Odisseia, Eneida e A Divina Comédia, deixou a desejar pelo fato da perda de continuidade de alguns nomes de personagens tendo em vista os 11 anos que separaram o 1° do 2° volume fazendo o autor trocar o nome da mulher de Sancho Pança 3 vezes no decorrer dos volumes. Mas é um livros clássico e quem é adepto da leitura precisa ler e tirar suas conclusões e se divertir com as loucuras desses personagens épicos.

Lenonvedder 23/03/2020

Quem chega no fim não se arrepende
Foi uma leitura difícil para mim, mas que vou levar pra vida toda. Tive momentos que parei a leitura e peguei outro livro, momentos chatos, momentos que ri bastante e por fim acabei o livro chorando por ter acabado. Não queria ter acabado.
O senhor Fidalgo é meu herói por acreditar no seu sonho e ir atrás dele sem perder o ânimo. Ele é tão bom que quando findou sua jornada soube pendurar as armas e descansar.

Sparr 21/08/2022

o Homem que pôde viver o personagem
Acho essa sacada de permitir que um homem viva completamente um personagem que bem conhece, incrível. Você viveu uma vida toda e de repente se dá conta de que talvez não tenha sido nada do que gostaria de viver. Então vê nas raízes da loucura (que questiono) a oportunidade para revisitar velhos inimigos que se materializam em moinhos de ventos. Velhos inimigos que vivam à sombra de suas escolhas, dos seus dias e da vida que tinha, os inimigos do "e se" que não dão espaço às certezas e enlouquecem qualquer um que parar no meio do caminho para olhar o que realmente construiu. Porque ao final da jornada, um homem é formado por sua reputação. Ainda que para mais ninguém ela seja como o próprio homem imagina.

Gabi 21/05/2020

Quando li esse livro, foi sugestão de uma professora. Não lembro muita coisa do livro sinceramente, já faz um tempinho. Mas me lembro de todos na minha turma termos amado e que só falávamos disso. Quero muito reler um dia.

1 | 2 | 3 | 4