Moll Flanders Daniel Defoe

Resenhas - Moll Flanders

1 | 2 | 3 | 4

luizadespindola 08/03/2024

Ofendido vos tem minha maldade
"Para contar uma vida de pecado e arrependimento é absolutamente necessário contar a parte pecaminosa com toda a verdade possível, para realçar e embelezar a parte do arrependimento, que é, sem dúvida, a melhor e mais radiosa, se for contada com igual entusiasmo e realidade".

"Através da imensa variedade desse livro, apegamo-nos estritamente a uma ideia básica: não incluir, em nenhuma parte, alguma ação perversa que não dê origem a consequências infelizes; não pôr em cena um autêntico vilão sem que acabe mal ou seja levado a se arrepender; não mencionar qualquer ato criminoso sem condená-lo na própria narrativa, e nenhuma ação virtuosa e justa que deixe de receber seu louvor".

Esses foram dois comentários feitos pelo próprio autor a respeito do livro, e não penso que tenho muita a acrescentar além do que já foi dito. O propósito da narrativa é excepcional, se não for mal interpretado.

Meu Ser Evaporei na Lida Insana e A Nosso Senhor Jesus Cristo são dois poemas impossíveis de não serem recordados ao final da leitura. Creio que os frutos dessa leitura me serão muito importantes daqui em diante.

Isaqsf 21/10/2023

Bem, como todos sabem é um livro da literatura clássica universal!
Porém, é um livro que te prende de diversas maneiras, onde o mesmo tende a ser engraçado, divertido, as estórias são das mais diversas possíveis, além de trazer à tona, o lado obscuro da sociedade de Londres daquela época!

Garanto para quem irá ler, que o mesmo, será um livro extremamente marcante e cativante!

taypyx 12/10/2023

Ufa!!
Embora a protagonista tenha tido má sorte ao longo do caminho, esta mulher fez o que foi preciso para sobreviver na Inglaterra nos anos 1700, incluindo roubar, prostituir-se e mentir. Eu não conseguia decidir se eu queria torcer a favor ou contra ela.

IGuittis 28/09/2023

A primeira coisa que nos chama atenção nesse livro é o seu subtítulo “As Aventuras e Desventuras da Famosa Moll Flanders & Cia.: Que nasceu na prisão de Newgate, e ao longo de uma vida de contínuas peripécias, que durou três vintenas de anos, sem considerarmos sua infância, foi por doze anos prostituta, por doze anos ladra, casou-se cinco vezes (uma das quais com o próprio irmão), foi deportada por oito anos para a Virgínia e, enfim, enriqueceu, viveu honestamente e morreu como penitente.”, querendo ou não é um subtítulo que desperta a curiosidade de entender o que aconteceu na vida dessa mulher.
Porém quando comecei a ler percebi, principalmente por conta do ano em que ele foi escrito, que alguns fatos onde eu havia colocado uma expectativa baseada em uma visão mais contemporânea minha não seriam atendidas, ou seja, os anos como “prostituta” não é bem como veríamos hoje, o casamento com o irmão e coisas assim. Mas isso não tira o fato de que o livro é bem escrito demais, e por mais que a história seja, muitas vezes, nem um pouco empolgante, você se mantem ali grudado no livro querendo saber onde vai dar.
A história é contada pela própria Moll Flanders, basicamente tudo que ocorreu na vida dela a partir dos 12 anos. O que eu achei muito engraçado é que ela passou praticamente a vida dela inteira caçando casamentos (o que para a época era de se esperar já que uma mulher sozinha não tinha direito a muita coisa), ela abandona os filhos pelo caminho com uma facilidade extrema, porém ela é muito religiosa, o que não casa com abandonar todos os filhos que ela teve. O período da vida dela que ela não caça mais um casamento, principalmente por conta da idade, é quando ela começa a roubar, o que é a parte mais legal. Ela é uma mentirosa e manipuladora, muito boa nisso por sinal, ela fica na beira do desespero diversas vezes, mas sempre encontra um jeito de sair. É muito interessante, e mesmo no final de sua vida como “penitente”, na verdade ela ainda está mentindo para um monte de gente.
O livro é muito bom, só não vá esperando desgraças de uma vida como encontraríamos em livros mais contemporâneos.

Avia0 25/07/2023

Péssimo
Nem sei pq fui ler esse livro, nem tenho ânimo de começar outro pois vai q seja ruim aaaaaaaáaaaaaaaa

Lorena Carneiro 18/05/2023

Um clássico é um clássico
Demorei quase um mês na leitura desse livro, degustando e meditando em muitas páginas.

Defoe como sempre vem recheado de ensinamentos na sua escrita, o que nos instiga a pensarmos e refletirmos sobre a vida e a fé.

Moll Flanders sofreu, foi feliz, sofreu, foi feliz sofreu... e assim continuou até sua velhice. No seu sofrimento se desesperou em busca do pão de cada dia e depois se permitiu cair em tentação por puro prazer e ambição.

Um livro que se lido atentamente e com sabedoria, nos mostra muito das fraquezas humanas e tentações mundanas em que a vida nos coloca.

Temos liberdade e junto com ela a responsabilidade de nossas escolhas. Moll Flanders em cada guinada da vida teve a responsabilidade de assumir suas escolhas e lidar com elas sabendo o que lhe esperava, grande foi a sorte que sempre a abraçou e fez moradia.

Obrigada ao Daniel Defoe por tanto ensinamento e lições.

Helayne.Bessa 05/01/2023

Muito bom!
A escrita é muito gostosa e as histórias de Moll Flanders me fizeram achar graça! Como era audaciosa! E também como conseguiu se safar por tanto tempo. Me surpreendeu, gostei bastante.

Ana SPV 04/01/2023

Moll Flanders
O livro é contado pela própria protagonista, Moll Flanders.

No primeiro capítulo ela nos relata que na sua infância o seu desejo era ser uma dama da sociedade, mas no meu ponto de vista, ela não nasceu para ser uma dama da sociedade. A sua historia é uma grande aventura que envolve até mesmo roubos feitos por ela.
Ela irá nos contar suas conquistas, perdas, casamentos que foram 5, e seus filhos, meus Deus essa mulher teve muitos filhos.

É um livro interessante, a leitura é fluída e rápida.

Não gostei muito pois cada filho que ela teve ela dava aos cuidados de alguém, até mesmo no final do livro não fala de todos os filhos dela. Eu como mãe, não me imagino viver sem o meu filho, não importa a dificuldade que eu passar, prefiro passar com ele.

Gostei bastante.

Nattiz 07/10/2022

Moll Flanders casou-se cinco vezes, uma das quais com seu próprio irmão. Foi prostituta e ladra, e por fim deportada.

"[...] Só o dinheiro torna uma mulher desejável.
Com feito, os homens escolhem suas amantes de acôrdo com seu gôsto. É indispensável para uma mulher vazia ser linda, ter um bom corpo, um belo rosto e um porte gracioso. Mas, quando se trata de uma espôsa, nenhuma deformidade contraria o desejo; nenhum defeito, o juízo favorável; só o dinheiro conta. O dote nunca é grotesco ou monstruoso, pois o dinheiro sempre é desejável, seja qual fôr a mulher."

Joana Grigorio 31/08/2022

Livro divertidíssimo cheio de histórias mirabolantes de uma suposta autobiografia de uma mulher que estava presa na Inglaterra lá no século XVII. Acho que por isso a atmosfera desse livro me lembrou David Copperfield. A todo tempo a protagonista fala em arrependimento, mas a moral da história é que o crime compensa kkkkkk. Ela fez de tudo pela sua sobrevivência, menos trair e matar. Abandonou diversos filhos pelo caminho como se fossem objetos para suas encenações. E fiquei esperando dela mais empatia pelas crianças, talvez mais tristeza em precisar abandoná-los mas ela não tinha tempo para remorsos e fiquei me questionando se esse sentimento se deve ao fato de ser uma mulher e a resposta é sim. O que é engraçado por ser tão corriqueiro na vida dos homens da época e também dos atuais. Molls Flanders também faz questionamentos importantes sobre o papel da mulher na sua época. Ela tirou leite de pedra, eu passo esse pano pra ela, nunca foi fácil ser mulher.

Vira.Livro 24/06/2022

Se fosse possível eu dava mil estrelas para esse livro. Moll Flanders tem uma história cheia de trambicagem, mas com motivações, inteligência e redenção.

Lima.Silva 13/02/2022

Uma excelente história de determinação, fibra e vontade de conseguir vencer. Uma realidade que até os dias de hoje ronda o universo feminino. Excelente leitura.

Bri_ 03/01/2022

Moll
O livro nos passa a vida de uma mulher persistente no que queria ser mesmo não tendo nascido com nenhuma chance disso.
Não há um final feliz então não me agradou muito apesar de ser um clássico. Eu amo clichês então definitivamente não é meu tipo de literatura favorita.

Karen.L.P 17/12/2021

Moll Flanders
Nossa, demorei e não via a hora de terminar. Foi uma leitura cansativa, poucos diálogos. O começo fluiu bem, insisti na leitura, porque não gosto de abandonar.
As minhas impressões: uma forma da protagonista contar sobre a sua vida toda, seus amores, seus maridos, seus filhos que ela não criou, seus crimes, e por fim, a mensagem que me deixou foi, não sigam o estilo de vida que ela escolheu para si. Não cometam os mesmos erros. Tudo tem um preço.
Sei que é um clássico da literatura. Mas não fez o meu estilo de leitura.

1 | 2 | 3 | 4