Porcelain

Porcelain Moby
Moby

Resenhas - Porcelain

Sander.Garcia 25/11/2023

Um livros com aprendizados (mesmo nos momentos mais ruins)
Nunca havia ouvido falar no DJ Moby, nem de suas músicas.

O livro me surpreendeu. Depois de ler Verity (Co-Ho) e A Maldição (S.K.), queria um livro mais leve.

Mas Porcelain não é essa leveza que imaginei. Moby era um franzino garoto nova-iorquino que perdeu o pai ainda criança e ficou com a mãe que bebia e fumava. Triste imaginar a cena dele sentado numa lavanderia, enquanto a mãe fumava e coletava as roupas. Era sua fonte de renda.

Então, sua infância foi pobre.deppis foi morar sozinho, nos galpões de uma velha fábrica abandonada.

Morava num cubículo, sem água e alguma luz. Com paredes de compensado sujo e fedido. Ali foi o embrião de seu sonho de ser um DJ. já tinha o equipamento básico para fazer suas mixagens.

Seus vizinhos, alguns deles, eram traficantes. Um dia, um deles apareceu morto.. Moby acabou se acostumando com esses ambientes.

Tocava como DJ em pequenas casas noturnas.. era como se mantinha..pelo menos estava seguindo o que julgava ser sua profissão.

Quando foi convidado para tocar em um lugar mais badalado ele quase não acreditou. Então, aos poucos, sua carreira foi começando.

Foi contratado pela boate Mars, em NY. Ficou feliz em se mudar para onde nascera e, mesmo morando em condições muito precárias, seguia em frente. Enfrentou adversidades como empurrar seus discos (mais de centena) empilhados em seu skate, passando por poças de lama de neve derretida.

Bom... Moby alcança a fama depois de alguns anos, fazendo turnês, abrindo shows na Europa etc. mas mantinha-se fiel ao cristianismo e seus preceitos. Não bebia, não usava drogas etc.

Mas, após o auge da fama e o início de um possível fracasso em meados dos anos 1990, ele voltou a beber, um vício que voltou com força total, levando-o a tomar decisões erradas, a uma perigosa promiscuidade sexual, enfim.

Recomendo a leitura, porque Moby faz muitas reflexões interessantes em sua solidão.. Ele teve poucas namoradas..a maioria das mulheres passava em sua vida como uma tempestade ou uma leve chuva, e depois desaparecia. Ele ainda sonhava encontrar alguém com quem pudesse construir uma vida, uma família.

O livro relata com detalhes as aventuras e desamores de um DJ solitário, embora estivesse sempre cercado de bons profissionais e alguns amigos. De sua família restara sua mãe, que acaba tendo que enfrentar uma doença grave.

Gostei no geral.

Nilson 09/06/2016

gostei
achei profundo e impactante. mostra sem meias palavras o submundo de Nova Iorque e a vida sem limites no mundo das celebridades.

Marcelo Paixão 25/09/2021

Para além dos fans
Ótimo livro, me identifiquei muito, histórias muito interessantes e envolventes, uma das biografias mais legais que já acompanhei.

Laura 06/08/2016

Gostei do relato sincero, cru e muitas vezes engraçado, nos diversos momentos de sua vida. Adorei especialmente saber como foram criadas algumas das músicas dele que pra mim são tão especiais.
Ricardo 14/03/2023minha estante
Acabei de comprar, pagando um preço tão baixo (Semana do Consumidor) que não deve condizer com a qualidade do texto.

Henggo 27/01/2024

Há algo de íntimo quando nos predispomos a mergulhar na vida de nossos artistas favoritos. De repente, não é mais sobre o ídolo, o cara no palco sob luzes e fumaça e sendo aplaudido por milhares de pessoas. De repente, é sobre um ser humano deitado no chão sujo de seu estúdio improvisado, chorando copiosamente após compor uma música. E aí você se sente emocionado também e quer chorar. E isso é bonito, pois num mundo cada vez mais apático, eu vejo que ainda consigo sentir empatia. A história do Moby inspira a prosseguir. Estou orgulhoso por ele. É um sentimento tão bom... Melancólico e bom. E estou com os olhos marejados enquanto escrevo isso. Esse é o poder de "Porcelain", o poder tão esquecido da humanidade: abraçar a alma alheia.