1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

18/04/2024

Você se lembra do seu melhor amigo de infância? Lembra das coisas que passaram juntos? Lembra de ter se apaixonado por ele?

Eu me lembro muito bem dessa fase, de ter encontrado ali um amor puro, até mesmo fofo.

A história de Bernardo e Lucas é assim, uma grande jornada sobre se descobrir, sobre olhar o outro, sobre sentir e amar, independente da distância e do preconceito.

E uma das coisas mais lindas é que essa construção do romance deles é silenciosa, atravessa pelo olhar, pelo toque.

Somos apresentados pelo Vinícius e o Augusto dois personagens totalmente diferentes, mas que se complementam. Temos visão geral da história porque cada capítulo e narrado por um deles e são bem curtinhos, então temos ritmo de leitura.

A escrita do Vinícius nunca me decepciona, é uma história melhor que a outra a do Augusto tive contato agora.

Podemos enxergar o preconceito, da troca de olhares das pessoas, mas também da presença muito importante da família, de como eles acolheram Lucas e Bernardo.

Não é um livro tão pesado nessa questão como Feitos de Sol, mas é tratado de maneira poderosa.

Ahhh outra coisa característica pelo menos nos livros do Vinicius é a presença da trilha sonora e ela está presente mais uma vez.

Eu recomendo demais esse livro incrível, delicado, sensível, rápido de ler, de se envolver e tenho certeza que você vai gostar também!

Dantas 12/04/2024

Foi ótimo. Travei um pouco porque achei a que ia ser tão intenso quanto Feitos de Sol, mas adorei a leitura e os personagens.

Cássio Cipriano 11/04/2024

Para aquecer o coração e chorar de emoção.
Friends to lovers é um clichê bem batido, aquela coisa dos melhores amigos de infância que acabam descobrindo que se amam e tal, mas se eu tiver que recomendar um, que seja este aqui. Mostra uma relação pura, romântico e verdadeira. Uma história muito bem escrita, por dois autores que estavam no começo de suas carreiras, mas hoje em dia são nomes consolidados na literatura jovem-adulto, além da edição física ter um design e diagramação maravilhosos. Me apaixonei pelos protagonistas e tive tantas sensações emocionantes com essa leitura. Lembro de ter virado madrugada e chorar lendo algumas partes.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Ju do Pix 15/03/2024

E o prêmio de melhor gênero textual vai para...
É FRIENDS TO LOVERS!!! ?????

Peguei aleatoriamente na biblioteca na esperança de ler um romance calminho e agradável de se ler, e ganhei no bingo por ainda ser FRIENDS TO LOVERS!!! ?

Esse é mais um livro de romance onde existe uma "engrenagem enferrujada" que impede a relação do casal de andar pra frente. Em '1+1: A Matemática do Amor', o problema que representa essa engrenagem é algo comum mas complicado, isso não torna a leitura do livro uma experiência tão diferente de outros livros, mas se destaca muito em alguns outros pontos, como a suavidade da escrita dos personagens, a história ter os pontos de vista do Lucas e do Bernardo, como eles se apoiam em relação a essa engrenagem, ser uma leitura fácil e já mencionei SER FRIENDS TO LOVERS! ?

O desenvolvimento do livro também é a coisa mais linda, ver a paixão entre os dois melhores amigos ocorrer sem pressa (tá, com alguma deslizes) é muito bom, desde o começo do livro você já consegue ver que eles se amam, mas não de amar romanticamente, de amar por amar de alma mesmo. Coisa mais fofa eles sempre procurando ajudar um ao outro em tudo, como verdadeiros amigos, nem amigos, não tem palavra que descreva a relação deles de tão... Tão tão tão que é

Se o livro fosse sobre eles sendo irmãos, só melhores amigos ou qualquer outra coisa, ainda sim continuaria sendo uma leitura que me agradaria! Se fosse 500 páginas só deles sendo amigos e vivendo o dia do lado um do outro, eu ainda sim iria ler com um sorriso no rosto de tão linda que a amizade deles é

Mas voltando ao foco da história e da relação linda deles, algumas partes eu fiquei meio indeciso se gostava ou não, e outras eu chorei até não dar mais (o vídeo...), o Lucas e o Bernardo merecem o mundo ? É um romance fofo, gostosinho de ler, com personagens fofos que você se apega E MUITO, e um final de deixar o coração quentinho ????

Agora espero um dia poder ter uma amizade assim e que o livro tenha uma segunda parte

Alex690 25/02/2024

O clichê "não chato"
A grande conquista desta estória foi conciliar um universo adolescente cheio de empolgação, medos, desejos e contratempos à uma dinâmica simples, extensa, de um clichê ?não chato?, e até bom.
O enredo e os personagens (vou destacar o fofo Bernardo, e o lindo Lucas) produzem verdade, fui capaz de me sentir ali dentro das páginas, envolvido com cada vai ou não vai, cada hesitação que às vezes era engraçada, outras, provocava raiva.
O final me parecia completamente decifrado, sem espaço para dúvidas, porém, fazendo uma nova menção ao clichê ?não chato?, o final não foi clichê, não seguiu nenhuma lógica pré concebida por mim, ou nós, que esperamos ?àquele final?.
Mas significa que fiquei decepcionado?
Claro, com o meu pré julgamento. A estória não podia ter caminhado para um desfecho melhor, na minha opinião.
Bom! Dito isto, espero que você mesmo tire suas conclusões, caso queira.

jessicat 24/02/2024

é um livro adolescente bem tranquilo e eu gostei muito desse detalhe! quando prendeu minha atenção eu nem percebi o tempo passar enquanto lia

Vladia Castro 16/02/2024

1+1 A matemática do amor
Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga. Bernardo e Lucas são vizinhos e amigos desde q nasceram. Um gosta mais de exatas, outro de letras. Só que eles notam que não é mais só amizade. Só que eles ainda não reconheceram esse sentimento. E ainda tem a questão da aceitação dos outros.

vivianlopesyx 08/02/2024

Toques. ?? CONTÉM SPOILER ??
A leitura é leve, engraçada, empolgante de ler, você tem ali o pensamento de ambos e sente o que os dois sentem, que livro mais lindo. Tem sua fase obscura, a homofobia foi dolorosa porém a todo momento você sente o amor do Lucas e do Bernardo no ar.

Bernardo vai embora para Portugal assim que as férias acabarem, últimas férias deles juntos, Lucas faz o possível para ser as melhores férias, mas o tic tac do relógio não para de atormentar ambos e com isso, surgi algo inesperado dessa amizade.

Lucas ganhou meu coração, ele é tímido, prevê tudo, sempre ajudou o Bernardo e sempre soube o que sentia.

Bernardo é mais corajoso mas para questões do amor, ele deu uma estremecida, tomou atitudes imaturas mas também se permitiu viver momentos únicos, principalmente na cidade grande com a tia do Lucas.

Os pais de ambos não apareceram tanto, quando apareciam fazia o momento ficar melhor ainda.

Esse livro é puro clichê, tudo tão lindo, tão sentido, os toques deles, as mãos, as dinâmicas com a mão sempre serão lembradas por mim.

Ps: Eu sou apaixonada na tia do Lucas, ela usa qualquer pano com qualquer pano e não se importa com opiniões, eu adorei aquela garota.

Pág. 194

Sabe quando você se sente bem com tudo e com todos? Quando parece que o Universo finalmente te olha e diz "Ei, cara, sorria! Hoje é um belo dia para ser feliz!", e você realmente se sente assim?
O dia era aquele.

esquisiticespacial 07/02/2024

"Pula comigo?" + "Pulo!"
Tem um filme de romance bem famoso. "Simplesmente Acontece". Lembro que quando eu era mais nova todo mundo falava muito desse filme, e desde que eu assisti só consegui odiar. Eu sempre pensava "Simplesmente nada! Aqui não tem nada "simples".
Todos os encontros e desencontros e discussões e a falta de comunicação que nesse livro ainda por cima são somadas com os "estou com medo" (que fazem muito sentido, com toda certeza), me deixaram maluca.
Acho que esse livro "Simplesmente" não foi pra mim.
Comecei a gostar (de verdade) da história literalmente nas últimas 50 páginas que foi quando alguma coisa começou a acontecer de verdade.
É tudo muuuito lento e muuuito enrolado, mas o livro em si é uma leitura muito rápida. Li 100 páginas num dia e 100 em outro.
Os personagens são bem cativantes e acho que foi isso que me fez ler até o final (eu simplesmente não conseguiria viver comigo mesma sem saber que eles teriam seu final feliz).
Em conclusão: no meu caso, foi um livro de descanso. O tipo de livro que se lê entre leituras muito densas que fazem você sentir como se sua cabeça fosse explodir. E cumpriu o papel que eu queria! Me distraiu bastante do sofrimento dos outros universos literários em que eu estou imersa atualmente.

P.s.: talvez isso seja uma opinião meio impopular (não li mais nenhuma opinião sobre esse livro ainda), mas eu meio que amaria ver um livro sobre o Rodrigo. Contando sobre a vida e as experiências dele. Porque por mais que ele tenha pedido desculpas por tudo no fim e começado um tratamento psicológico, a gente ainda não sabe sobre as raízes da história dele e eu, certamente, amaria ver isso e ver ele conseguir o seu final feliz também.

SJFRUTI 05/02/2024

Amor é um dos sentimentos mais puros e bonitos que existem.
Um livro gostoso... Simples e curto, mas que apresentou uma história muito bonita; com personagens fofos e um sentimento bobo.
"1+1: A matemática do amor" é aquele tipo de livro que você pode ler no final de semana e se deliciar com uma narrativas tão fofa e complexa, sentir diversas emoções e se emocionar do começo ao fim com um enredo que pode parecer clichê e simples, mas que mostrava algo muito maior do que somente a paixão de dois melhores amigos.
Eu simplesmente amei... Me apaixonei e tive a sensação de querer reler tudo de novo, me relembrando novamente de cada detalhe bonito que esse livro passa. Sério, é uma leitura com um contexto tão "simples", talvez possa parecer previsível para muitos e chato, mas assim... Pra mim, foi muito fofo.

Eu amo histórias em um tom clichê; são coisas tão amáveis.. Um enredo tão "bobinho", mas que despertou algo tão bonito.
"1+1: A matemática do amor" tem uma história fofinha e com uma escrita super leve, fácil de se entender e se apegar, com diálogos super bobos entre dois melhores amigos e momentos engraçados, uma equilíbrio perfeito entre o cômico, o sensível e o enredo central da história.
O Lucas e Bernardo são melhores amigos, eles não se lembram exatamente como se conheceram, só sabem que eles sempre estavam ali juntos, um para ajudar o outro, os dois se apoiando e se divertindo; a forma como a amizade deles foi muito bem desenvolvida, você consegue vê como eles próximos e tem um carinho especial um pelo outro e essa é uma das partes mais bonitas pra mim assim.. A amizade deles é algo muito fofo de vê, como eles se vêem e como eles sabem que o outro vai estar ali pra proteger e cuidar, assim como eles dizem no começo, o Bernado ajudava o Lucas com matemática e o Lucas ajudava ele com português, é muito lindinho. Mas as coisas entre eles acabam mudando a partir de que recebem a notícia de que o Bernado e sua família terão que se mudar para Portugal, após seu pai receber uma oferta irrecusável e que veio na hora certa após um incidente; E aqui é uma das partes centrais da história, juntamente a forma como o Lucas decide transforma os últimas dias deles juntos os melhores possíveis, porque ele só queria ficar junto do Bernado... Eles não queriam se separar e o Bernado parecia tão frustrado e chateado, eu consigo entender perfeitamente como ele se sentia, os pais deles simplesmente decidiram mudar totalmente a vida dele, sem ao menos falar com ele e ouvir como ele se sentia, claro que ele tem o direito de se sentir frustrado por deixar a vida que ele conheceu por 16 anos, mas a coisa que ele mais sentiria saudade, seria do Lucas.

Acho que a partir desse momento... Em que eles decidem começar a fazer coisas juntos é que certos sentimentos começam a aflorar entre eles, na verdade, eles já se sentiam muito carinho um pelo outro e acho que essa situação só acabou fortificando isso. Só que eles não conseguem entender esse sentimento.. Eles não sabem muito bem o que é esse sentimento, a gente vê durante todo o livro o Bernardo, principalmente, lutando contra essas sensação que o Lucas proporcionava nele e ficando confuso, sem saber o que poderia fazer contra isso. Eles pareciam confusos e sem saber como se permitir sentir isso, sabe?
O amor é um sentimento complicado e esse livro lidou com isso tão lidou, ele conseguiu desenvolver de forma tão suave a forma como dois adolescentes estavam tentando entender seus sentimentos ao mesmo tempo que não queriam que as coisas mudassem entre eles, mesmo que as coisas já estivessem diferentes, na maneira deles se tocarem... Se olharem.. Mas eles sentiam tanto medo, porque viviam em uma cidade do interior com uma convivência tão recatada... Como eles poderiam apenas deixar aquele amor desabrochar se não estavam acostumado e não entendiam os olhares e julgamento das pessoas? Como se permitir a isso?

O amor foi representado nesse livro de uma forma tão linda... De verdade, a forma como tudo foi sendo desenvolvido, no começo era tão confuso... Tão estranho e derrepente, eles só não conseguiam mais segurar isso dentro deles e com o que aconteceu no final, o Bernado assumiu que amava o Lucas e chamou ele de namorado (A coisa mais linda!), foi feito de uma maneira tão natural e cuidadosa.. Eles só eram dois adolescentes, melhores amigos e derrepente estavam tentando lidar com sentimentos e uma situação que não entendiam bem. Eu amei isso, amei a forma como foi tudo construído e como o final foi tão fofo e perfeito. A gente pode perceber as confusões, as inseguras e o amor.. O amor que eles sentiam um pelo outro, essa história transborda de amor.

Outra coisa que eu amei.. A forma como eles se relacionavam, tudo o que eles faziam era inocente e doce, todos os sentimentos e não tinha nenhum teor sexual explícito, sabe? Não que isso seja um problema, mas eu não vi certa necessidade de ter essas cenas... E achei tão linda as interações deles, que eram tão... "infantis" e amáveis, de certa forma. Como o Lucas só queria ver o Bê feliz e como o Bernado se preocupava com ele, queria proteger ele. Eu amei tanto isso, na história.

A escrita é tão gostosa, o livro inteiro é uma delicia de ler! Tão leve.. Suave, com a perspectiva de cada um dos meninos, de como eles estão se sentindo e as justificativas de todos os sentimentos ao decorrer de tudo, as declarações e de como tudo se resolveu e eles só deixaram esse sentimento vim.
Outra cosa, que talvez não seja tão legal pra outras pessoas.. Eles demoram um pouco pra se beijar, assim.. Eu até queria que pudesse ter acontecido mais vezes, mas mesmo assim, também acredito que ocorreu no momento certo. O beijo foi algo muito especial pra eles, meio simbólico até, pra mim representa que eles estavam dispostos a seguir com aquilo e se deixar sentir o amor, sabe? Foi um momento muito especial e adorável. Eu fiquei tão apaixonadinha.

Pra muitos, talvez não seja nada demais mas a história desse livro vai muito mais do que só dois melhores amigos que se apaixonam e querem aproveitar suas últimas férias juntos, essa história fala sobre amor, sobre o medo e a dificuldade de se assumir esse amor... Principalmente quando ele é visto como algo "errado" pelas pessoas. Eu realmente recomendo esse livro, porque o Bernardo e o Lucas tem o sentimento de amor mais doce, ingênuo e bonito que eu vi e a forma como foi construído.. Me encantou.

Talvez tenha sido demorado, esquisito e "Nada demais", mas pra mim foi... Foi uma história muito fofa e bonita sobre algo tão bonitinho como o amor desses dois e eu não mudaria nenhum pouco o final, porque acho que foi tão satisfatório vê eles felizes depois de tudo.

Foi um livro que deixou aquela sensação de quentinho no meu peito, me senti tão boba e feliz lendo... Sério, que livro adorável!

Mimi 05/02/2024

Recebi esse livro há algum tempo pelo skeelo.

Trata-se de um romance adolescente temáticas LGBTQ+.

Algumas citações :
Vai chegar um tempo, daqui a alguns anos, não sei, em que você olhará pra trás e pensará em todas as oportunidades que a vida lhe deu pra ser feliz e que por medo você deixou escapar."

"Vinhos são deliciosos? Assim como a vida?
Mas para apreciar ambos, é preciso sabedoria.
Para o vinho há restrições; para a vida? a restrição é a tristeza.
Fuja dela! De preferência, em busca do amor.
Sabemos que você vai encontrá-lo."

Joyzita 26/01/2024

Fofinhos
É uma historia gostosa de ler, é pesado em alguns momentos... se eu tivesse lido quando eu tinha meus 15 anos eu iria ter amado. Hoje em dia prefiro histórias mais adultas... Mas eu recomendo para todos os jovens...

Nana10 23/01/2024

Esse livro foi uma experincia muito gostosa na minha vida. Ver aquele friends to lovers, nacional e gay foi tão reconfortante, e foi quando eu realmente me senti presente em um livro.
É lindo, reconfortante e deixa uma saudade imensa no final