1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

livrosdaday 10/01/2024

1+1 = 1.
Segundo livro do ano, segundo 3 estrelas.

?1+1 Matemática do Amor? foi um livro ok. Friends to lovers não é minha trope literária favorita, creio que por isso não gostei tanto do livro. Tiveram alguns momentos legais, e alguns que até me emocionei, ficando com os olhos cheios de lágrimas. Mas, ainda sim, achei o livro parado, meio chato. A leitura não fluiu, parece que eu lia e não saía do lugar.

Lucia | @lucia_esta_lendo 08/01/2024

Sensível
Livro YA sensível, mas achei o desenvolvimento dos protagonistas muito enrolado, a leitura foi bem arrastada para mim.
No final as coisas aconteceram meio rápidas, mas acho que foi um final dentro do esperado.
Enfim, uma leitura que talvez agrade os adolescentes, mas para mim não funcionou muito bem.

txml 05/01/2024

Lucas e bernardo kingos
Meu deus eu amo esse livro ele é lindo emocionante ele e tudo saaahabwjwhskd eu quero morar nele as cenas sao muito fofas e muito tristes e muito AAAA

Gisast 31/12/2023

Amo
O clichê nunca e jamais vai perder a graça, vale mil vezes a leitura por mais que seja massante em alguns pontos repetitivos

thom 31/12/2023

1+1=1
A escrita de Vinicius Grossos é simplória e cativante, e neste livro, em conjunto com o autor Augusto Alvarenga isso não poderia ser diferente.
1+1: A matemática do amor, conta a história de uma grande amizade entre os protagonistas Lucas e Bernardo que se vê desestabilizada por um futuro inimigo, a distância. Já, que seu melhor amigo, Bernardo vai se mudar para Portugal no fim das férias de verão. Mesmo Lucas se sentindo triste pela notícia, ele decide transformar as últimas férias com seu grande amigo inesquecíveis. Até, que a chama de um amor desacordado, se acende entre os dois.
Esta é uma daquelas obras que te deixam com o coração quentinho, a forma como toda a narrativa é construída em volta da amizade deles é lindo, você realmente consegue sentir empatia pelo personagem e por tudo que eles passam. E, além de contar uma bela história de amor, os autores retratam temas muito importantes como: amadurecimento, aceitação e o preconceito.
LEIAM LIVROS NACIONAIS ????

Babi1004 27/12/2023

Fim!
Confesso que quando peguei para ler, não fiquei tão presa na história. Acho que enrolei uns dois meses pra ler mesmo o livro.
No meio da história comecei a gostar e querer saber o que eles iriam fazer nas férias e tudo o que aconteceria e QUANDO.
A leitura é leve, nada de romance corrido.
Fala de descobertas sobre si mesmo, sobre sexualidade, sobre o ódio incompreensível das pessoas às pessoas LGBT+.
Teve uma parte que fiquei com ódio pq se tivessem evitado tal coisa, outra coisa não aconteceria. Mas aí não teríamos o drama da história kkkkk
Enfim, recomendo pra quem quer algo leve, sair da ressaca.

1+1=1

fabricio :) 20/12/2023

Fofo mas com alguns defeitos?
?Você é a melhor coisa do meu mundo, Lucas. Você é meu melhor amigo, a melhor pessoa que eu já conheci. Você é melhor do que qualquer pipoca, do que qualquer filme. Você faz com que eu queira ser melhor...Você é tão melhor... É lógico que te amo e... merda, eu devia ter dito isso antes! Jamais me perdoaria se não pudesse te dizer isso... Você precisa saber, ouviu? Eu te amo, Lucas. Cada pedacinho seu. Eu amo e não tenho medo nem vergonha de dizer e aceitar isso. Já perdi muito tempo tentando lutar contra isso ou simplesmente procurando entender essa confusão toda que acontecia dentro de mim, quando, na verdade, era tudo muito simples... Como 1 + 1.?

Caio Militão 19/12/2023

Deixou meu coração quentinho
Sabe aquela leitura que você precisa ter depois de longos períodos de estresse? Esse livro é ideal, me senti abraçado do começo ao fim, que leitura (e escrita) sensacional ?
rafoliss 19/12/2023minha estante
parece ser tao fofico

lufroes_ 02/12/2023

Dps desse aqui, voltei a aproveitar minhas férias igual gente.
amei as indicações de músicas e os poemas do Vinícius.
é muito lindo porém um pouquinho repetitivo no vocabulário

Juliane4 01/12/2023

Mais ou menos
Os temas abordados são interessantes, como a descoberta da sexualidade, aceitação dos pais, ser LGBTQIAP+ em cidade do interior, porém achei a história bem chatinha, não me cativou.

Trabach0 20/11/2023

Necessário
Lucas e Bernardo se conhecem desde sempre, são melhores amigos, vizinhos e jamais pararam para pensar como seriam suas vidas longe um do outro, porém quando recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar para outro país o fantasma da distância passa a ser companhia frequente e junto com todas as incertezas do futuro nossos personagens terão que se redescobrir e aprender a lidar com seus sentimentos.

Esse é aquele tipo de livro que vai te deixar com uma sensação tão gostosa, tão calorosa, ambos os personagens são extremamente apaixonantes e é muito fácil se ver em cada um deles, eles estão vivendo uma fase em que estão se descobrindo, sua sexualidade, seu primeiro amor, o medo do futuro e do desconhecido, por mais que estejamos falando de uma relação homoafetiva qualquer um consegue se identificar com a sensação de frio na barriga ao estar perto da pessoa que se ama, o desejo de sentir seu toque, o medo de que essa pessoa um dia vá embora para não mais voltar.

O livro é dividido por dois pontos de vista e cada protagonista é escrito por um dos autores mais em momento nenhum você consegue notar a diferença e não digo isso como uma crítica e sim como um elogio pois eles estavam tão sintonizados que era como se ambos fossem um só.

O livro é leve, fluído mas também tem momentos que vão te tirar o chão, a pergunta que não saía da minha cabeça durante a leitura era como alguém pode odiar algo tão lindo, tão verdadeiro e tão puro quanto amor, pois sim o livro é sobre amor, independente de sua raça, sexo, cor ou religião o amor é amor e não deveria ser julgado ou condenado.

Meu desejo pra hoje é que um dia possamos viver em um mundo onde as diferenças sejam respeitadas e aceitas, também desejo que você tenha a chance de conhecer esse livro, de se apaixonar por Lucas e Bernardo e terminar essa história com a sensação de querer lutar para que pessoas como eles não precisem se esconder ou temer por suas vidas.

Marina Mendes 19/11/2023

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?

dearwolfstar 12/11/2023

1+1
Que amor mais PURO! chorei horrores lendo, adolescente e mudança de cidade nunca resulta em coisa boa :(