1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

PoliPoly 02/11/2023

Meu Livro Conforto!
É tão gostosinho de ler, principalmente quando você vai conhecendo o Lucas e o Bernardo mais a fundo e vendo o vínculo forte que eles tem um com o outro.
A relação deles é a coisa mais fofa do mundo! Deixa o coração bem quentinho e trás um certo conforto para quem está lendo.
Recomendo muito! É um livro perfeito que aborda assuntos muito importantes e inclue situações tensas, mas que são super necessárias para o desenvolvimento da história. E que também nos trará milhões de sensações e sentimentos enquanto lemos. ^?_?_?_?_?_?_?^

joaoost 23/10/2023

Amor inocente
Dois melhores amigos que precisam lidar com a iminente distância e descobrem sentimentos maiores um pelo outro - só essa premissa já tinha me ganhado há muito tempo.

A história de amor desses dois é muito linda e inocente. É uma história de aquecer o coração, e apesar de um desenvolvimento um pouco demorado, eu consigo deixar passar toda a enrolação pelas circunstâncias que eles vivem: dois jovens enfrentando seus medos e buscando constatar o que é óbvio pra todo mundo à sua volta.

De toda forma, é sempre lindo me deparar com livros como esse. Me lembrarei com muito carinho do Lucas e Bernardo, pois é o que eles merecem.

zabs. 18/10/2023

Um amor puro.
Confesso que sou fã mais de suspense e terror, mas esse livro, caraca! Não sei o que fez eu devorar ele em 1 dia, não sei se foi pelo fato de ser brasileiro ou se citou Pitty diversas vezes rsrsrs.
Mas sério, que livro bom! Do começo ao fim.

Kéh 29/09/2023

B+L=1+1=1
Eu amei, esperava um pouco mais de romance ou alguma coisa a mais no final, mas é um ótimo livro, muito gostoso de ler, aconchegante faz sentido? Leria mais mil páginas sobre Bê e Lucas

Jorge16 25/09/2023

Nosso Heartstopper brasileiro ?
Eis aqui o nosso heartstopper brasileiro! Peguei pra ler por conta do calendário literário que meu marido fez pra mim de suas recomendações pessoais, e me surpreendi positivamente com a leitura!

Apesar do romance clichê de histórias LGBT adolescentes, essa tem um tchanzinho ainda mais especial por fugir do hot, que tantos gostam de ler em livros (e tá tudo bem, gente. Gosto literário não se discute). Mas me agrada muito ler sobre esse romance ingênuo, do primeiro amor, sem o apelativo do hot (por mais irreal que possa parecer, já que se trata de 2 adolescentes no auge dos hormônios).

A história de Lucas e Bernardo é sobre primeiro amor, descobertas, receios, resiliência, mas acima de tudo, de amizade.

Finalizo dizendo que sim, muitas vezes 1+1 pode ser 1 sim! ?

josiane.ferreir 18/09/2023

Me doeu, chorei.
Achei linda a leitura e bem diferente, geralmente nesse estilo de texto o autor descreve a mesma cena de ângulos diferentes e nesse livro não, só o final do capítulo anterior (que geralmente é uma "cena" interessante), eu particularmente gostei pq não deixou longo o livro.
No começo eu tinha que voltar ao começo só capítulo para ver quem era o locutor, depois fui entendendo traços deles e nem precisei mais. Recomendo a leitura.

Isadora1412 15/09/2023

Por que você existe, capítulo 49?
Quando comecei a ler, achei que fosse ser apenas mais um romance fofinho e tranquilo. E realmente é isso. O amor dos personagens não é como um meteoro caindo na superfície de um planeta. Ele é simples, calmo, puro. E isso é lindo.

Quando estava na metade do livro, já pensava no que escreveria na resenha. Até aquele momento, a leitura era lenta, e eu não conseguia me conectar com os personagens. De repente... isso virou de cabeça pra baixo. Quando vi, eu era como o Lucas e o Bernardo. Entendo tudo o que eles passaram. Sei exatamente como é morar em uma cidade pequena e ter que lidar com o preconceito, com o medo de se expor demais, demonstrar demais. Mas é claro que, assim como o Lucas, tenho coragem e sigo em frente.

Pensei que nada demais fosse acontecer, até o maldito dia do show. Raramente um livro me impacta dessa forma. Não chorei... mas o aperto no coração foi grande. É uma situação tão real, tão comum. Acho que vou passar muito tempo pensando nisso.

É um livro muito bom, e que eu deveria ter lido antes, porque sei que meu eu de 14 e 13 anos teria favoritado essa leitura já nos primeiros capítulos.

No fim... fico pensando em apenas uma coisa. "Quando foi que amar se tornou crime?"

Andrea 14/09/2023

1+1=1
De autores nacionais o livro descreve um friends to lovers num passo a passo delicado e sem pressa.
Tem uma ingenuidade Heartstoper, mas com uma pitada de feia realidade.

Anne<3 04/09/2023

Muito mais que um romance
Ja começo dizendo que se você esta em busca de hots, um livro repleto de um romance intenso e sensual você esta no lugar errado. Com uma escrita maravilhosa (que vindo de Vinícios grossos eu não esperava menos) e personagens muito cativantes, 1+1 matemática do amor é um livro acima de tudo sobre amizade, sobre um amor inocente, sobre mudanças e alto descobertas.
Ao longo do livro você pode ficar um pouco irritado com a falta de comunicação entre os personagens, porém acredito que seja justamente isso uma das coisas que deixa essa história tão real, ja que podemos ver jovens completamente apaixonados, porém que ainda não sabem lidar com esses sentimentos ja que ainda estão descobrindo tudo o que o mundo tem para oferecer e tudo o que a de novo e diferente.
Se eu pudesse descrever esse livro com uma palavra acho que seria apenas LINDO!!! Uma história linda e muito emocionante, que vai te fazer rir, chorar, ficar com um sorriso estampado no rosto a cada página, uma leitura complementarmente fluida com capítulos curtos e que vai te fazer sentir um gostinho de quero mais, te fazer querer mais Bernardo e Lucas!!
Nas ultimas páginas so consegui olhar e gritar: ALINHAMENTO MILENAR, VOCÊ NÃO ACHA?????

?Nossos destinos foram traçados na maternidade, Lucas
Sempre seu, Bernardo?

Jessica Sena 03/09/2023

1+1=1
Esse livro tem o delicioso tempero que só Vinícius Grossos sabe fazer e com o complemento do Augusto Alvarenga ficou tudo melhor. No começo fiquei um pouco confusa para identificar quem era o Lucas e quem era o Bernardo, mas depois foi só sucesso. Esses garotos são tão amáveis e eu adorei cada minuto que passei nessa leitura. Meu coração ficou apertado demais ali chegando no final, mas os momentos divertidos e mágicos que eles passaram juntos fez todas as coisas no universo valerem a pena.

A Leitora Compulsiva 03/09/2023

Quentinho no coração ?
AVALIAÇÃO: ????

Duas coisas que gostei logo de cara no livro:

1. Os autores são homens.

2. Não tem hot nenhum. É só o desenvolvimento de um sentimento genuíno entre dois amigos.

Reforço algo que disse em alguns livros anteriores: livros com temática de amor entre rapazes PRECISA ser escrita por eles. Isso porque somente quem vive essa experiência pode retratá-la com veracidade.

Por mais que a mulher também possa produzir uma narrativa fidedigna, tende a acontecer certas cenas onde fica claro que é mais o que ela quer que aconteça do que a realidade.

E amei o fato de não ter cenas quentes, porque não é sobre isso. São apenas dois amigos de infância que cresceram juntos e, de repente, se deparam com o nascer de um sentimento diferente de amizade que vai se infiltrando lentamente. A dificuldade de entender essa mudança gradual dentro dos personagens é muito genuína, pura e principalmente: real. Eles simplesmente não entendem por que, de um momento para o outro, certas coisas que eles costumavam fazer sem problemas ? dormir juntos, tomar banho juntos, brincar juntos ? se torna simplesmente complicado demais agora.

Pro Lucas, fica claro que por mais que ele não saiba o que está nascendo entre eles, ele sabe muito bem de si o suficiente pra se permitir sentir algo a mais do que amizade. Já o Bernardo compreende com mais lentidão; até o final do livro, tudo que ele tinha eram porquês que não eram respondidos, apenas lançados no ar, deixando-o confuso. Ele precisou de mãos ? várias ? pra chegar lá e entender o que de fato era aquela mudança entre eles. Mas eventualmente chegou lá.

O que mais me pegou nesse livro foram os tons de inocência. Não há uma malícia presente nessa tarefa de autodescoberta; mesmo os momentos de maior atrito e contato pessoal entre eles, são todos retratados como uma delicadeza sensível que faz os olhos brilharem e o coração ficar confortável.

Amo livros leves que tem o único objetivo de confortar, e este é um desses. Todo o ambiente de interior, o contraste com a cidade grande onde a tia de ambos moram, até mesmo a descrição das paisagens e casas de ambos fazem você se sentir morando com eles. É de uma magnitude absolutamente deslumbrante.

O único motivo por que retirei a última estrela, é por alguns fatos que ocorrem no livro, sem muita coerência:

? Há uma cena de bullying onde o agressor também é gay; mas a informação é jogada de forma apressada no final do livro e esses personagens secundários são poucos explorados. Em minha opinião, eles deveria ter sido mais esmiuçados para o leitor, mas não estragou em nada a experiência.

? Os autores passam a ideia de que em uma cidade grande ninguém se importa com casais LGBTQIA+, o que, em partes, é verdade; mas há a cena em que a tia do Lucas convida um casal de namorados para o jantar, apenas para ensinar aos meninos que é aquilo que eles devem ser, meio que para apressar as coisas entre ambos. Não curti muito: sei que a ideia era juntar ambos, mas acredito que é um processo que deve ocorrer naturalmente, sem interferência externa.

? A forma como os garotos foram aceitos pelos pais foi irrealista também: mostram uma aceitação muito rápida, o que, ao meu ver, não foi muito condizente com a realidade porque nem eles mesmos sabiam o que estavam sentindo. Especialmente a mãe do Bernardo que deu indicações e incentivos já ao final do livro, mesmo sendo evangélica, para que eles entendessem o amor que sentiam. E isso deu aquele gostinho de final feliz a nível Disney, onde ninguém se opõe em momento algum.

Mesmo assim, nada disso estragou minha experiência lendo esse doce de livro. Foi emocionante, especial, e me trouxe leveza nestes dias tão pesados de trabalho que andei tendo.

Vale super a pena a experiência pra qualquer leitor de livros leves ou LGBTQIA+: é um livro lindo.

Andre350 30/08/2023

Fofo e inocente, porém forte e profundo
Uma história de amor linda?inocente e poderosa! Eu me irritei em alguns momentos com os subterfúgios usados pra manter o romance em banho maria, porém, a história é tão bonita que você esquece disso depois de alguns parágrafos. Uma reviravolta no final traz um realismo enorme ao livro?esse é um livro pra quem quer recuperar um pouco da inocência e da esperança.

Madetti 29/08/2023

Surtos. Simplesmente muitos. Gostei muitooooooooo do livro, me deixou mt feliz e tenho mtas perspectivas diferentes Agr. Quero maiss!!!

Alvv 23/08/2023

Eu achei um pouco fraco o romance dos dois, realmente esperei um pouco mais.
Ficou parecendo uma cópia de um outro romance gay aí que nem vou comentar só que versão brasileira.
Amei as referências de Pitty e Ivete Sangalo ??