1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Tathi (@Doidosporserieselivros) 27/03/2023

Olá queridos amigos leitores! Segundou e vamos de romance fofo com protagonismo LGBTQIA+ para começar semana?

Em A matemática do Amor de @viniciusgrossos e @instaguto publicado pela @editorafarooficial , conhecemos Lucas E Bernardo, os dois se conhecem desde a barriga de suas mães, e apesar de serem muito diferentes em suas personalidades, são melhores amigos, estando sempre juntos.
Mas o pai de Bernardo recebe uma grande notícia que irá bagunçar essa amizade, em alguns dias Bernardo será obrigado a mudar de país.
Começa assim, uma verdadeira jornada de Lucas para fazer dos últimos dias de Bernardo em inesquecíveis.

??????????????????????????????

Que história para aquecer o coração! Terminamos a leitura com aquela sensação de que dias melhores virão, que pessoas boas existem, e que o amor de mãe supera até os princípios religiosos que possamos ter.

Destaque para tia Sarah, que junto dos meninos foi a melhor coisa da trama, por mais tias como ela, e que todos as pessoas que estão se descobrindo possam ter uma mulher como ela em suas vidas, um apoio pra alma.

A matemática do amor é sobre descobertas, urgência do amor adolescente, viver cada dia como se fosse o último e como diria o saudoso Renato Russo ?amar as pessoas como se não houvesse amanhã ?, isso tudo sem conteúdo sexual sendo uma ótima pedida para presentear adolescentes e incentivar a leitura, além da empatia e quebra de preconceitos.
(Minha filha de 14 já está lendo). É também, uma leitura rápida e fluída para ler em uma sentada.

A matemática do Amor está disponível apenas em formato físico em livrarias e lojas online do ramo.

#viniciusgrossos #amatematicadoamor #faroeditorial

BM02 24/03/2023

Mortinha
Teria eu um novo autor preferido???
Grandes chances
Juro
A escrito do Vinícius é muito gostosa
São histórias tão perfeitas que dão um quentinho no coração
Sinto que já quero ler até a lista de compras dele
Se vc gostou do livro feitos de sol
Com certeza TB vai gostar desse
SUPER recomendo ??

Bruno 22/03/2023

Alegria, tristeza, alegria, tristeza, alegria...
Um misto de emoções ler esse livro. Muito fofo e lindo a relação dos protagonista. A amizade é tão sincera, tão linda, tão perfeita... que é quase impossível não sentir uma pontinha de inveja por não ter uma amizade assim. Foi lindo acompanhar toda relação deles, as situações, o crescimento. Ri e chorei (chorei muitoooo mesmo perto do fim com várias coisas). Foi tudo lindo.
Amei cada detalhe.

Maya 13/03/2023

O amor está no ar
Esse livro é perfeito pra tirar uma boa ressaca literária!

Eu amei a construção da narrativa e principalmente intercalando entre o Lucas e o Bernardo. Esse livro aborda muitos assuntos interessantes e reais de uma maneira leve que você nem percebe.

Admito que eu demorei pra pegar esse livro para ler porque eu não tava com muita esperança que a história fosse realmente boa, mais eu me surpreendi quando peguei e acabei em menos de uma semana.

Eu recomendo muito esse livro pra quem gostou de Aristóteles e Dante

Liip315.A 10/03/2023

"1+1"
É uma história linda de uma amizade que começa lá na infância e perdura pela adolescência. A história de Lucas e Bernardo é muito fácil de ser entendida/de ser representada, pois quem nunca tava descobrindo a sua sexualidade se interessando pelo seu/sua melhor amigo(a) não é mesmo?!
E ao decorrer da história é lindo vê o que Lucas faz pra poder aproveitar cada dia com Bernardo e o quanto isso o simples fato de um estar com o outro os fazem felizes no seus mundinhos.
É triste as partes que há brigas e o pulo enorme de dias perdidos entre eles, aquela cena do festival e também claro a temida despedida. Esperava outro final porém também é bem real que simplesmente as coisas acontecem e não tem muito o que fazermos. Só aceitar e lidar.
Mas é lindo no geral e eu fiquei com o coração quentinho com essa história ??

Cristina117 08/03/2023

Fofo demais ??
Que narrativa mais fofa, é tão quentinho e gostoso de ler que só queria continuar lendo.

Nos é apresentado um amor puro, claro e verdadeiro. É tão simples e aconchegante essa história que você termina querendo mais.

Isabelle.Oliverio 08/03/2023

1 + 1 pode ser igual a 1
Olha, esse livro me trouxe alguns sentimentos interessantes durante a leitura, eu achei o romance super fofo, mas também achei os conflitos bem repetitivos.
Gostei da escrita, bem fluida, fácil de ler, muito boa.
Achei o final uma fofura sem fim, por isso recomendo a leitura caso queira um romance clichê de ?friends to lovers?.

Palloma.KAssily 23/02/2023

Romance slow burn para adolescentes
Se você já leu Ari e Dante descobrem os segredos do universo e gostou, você também gostará desse livro. Eles possuem a mesma pegada de romance entre amigos, a descoberta do amor e os desafios que pode enfrentar. Gostei dos personagens e mesmo tendo alguns acontecimentos "pesados", no fim foi uma leitura agradável.

Ps: pode conter gatilhos

Viickrxts 19/02/2023

Simplesmente incrível!
Não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro foi prazeroso de ler, Esse livro é magnífico.

ATENÇÃO??: esse livro tem gatilhos de
homofobia e agressão.

classificação indicativa +14 ou +16

vz_niccky 06/02/2023

Esse livro é a prova que 1+1 é igual a 1
Nss que perfeito, sorri, sofri e consegui me idênticar e conectar mt com os personagens, são reais e perfeitoooos.
Tia Sarah, vc é incrível me adota plmds!!!
É um livro mt fofo, com representatividade, com primeiro amor e autodescoberta incrível. Gostei tmb das referências de música.
Esse plot no final manooo, quase desmaiei morri de tanta tensão e pânico/ansiedade

Esse livro me fez querer ter alguém q seja bom em matemática e péssimo em português assim como eu sou o inverso AKKAKA
Marques047 06/02/2023minha estante
Ai senti vontade de ler?

vz_niccky 06/02/2023minha estante
Leia, vai aquecer o coração. E talvez a cara pelas lágrimas KAKAKKA

Matheus 05/02/2023

Nosso destino foi traçado na maternidade <3
Ai, esse livro me deixou completamente apaixonado, amei de cabe a rabo. Sério, é incrível o quanto esse livro me fez sentir, uma mistura de muitas e muitas emoções.
O amor desses dois garotos é tão lindo e palpável que aposto que todos que lessem se emocionariam.
Amo o fato desse livro ser brasileiro e ter muitas referências às músicas do Brasil. Tenho que fazer uma playlist daquelas músicas do MP3 do Lucas kkkkkk.
Esse livro me fez ter mais esperança em um dia encontrar um amor que seja recíproco e lindo, assim como o de Lucas e Bernardo.
Então, não tenho como não favoritar, até porque eu realmente estou com o coração quentinho e bem apaixonado.

?De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.?

looh_36 30/01/2023

Nossos destinos foram traçados na maternidade.
Comecei sem expectativa alguma, o começo não estava gostando, mas o final conseguiu me destruir por completo!!!

Lucas e Bernado se conhecem desde que nascerem, ambos os pais são amigos e eles são vizinhos, até que Bernado escuta dos pais que irão se mudar para Portugal.

O que abalou ele profundamente, principalmente devido a relação dele com Lucas.

Mas a relação deles é a coisa mais fofa, a cada momento que eu ia lendo, eu ficava com um quentinho no coração.

Eu amei, e recomendo muito!

Van Siqueira 30/01/2023

Esperava mais...
Eu esperava muito mais desse livro. Fui com a expectativa alta e rolou uma leve decepção.

Senti falta de mais emoção no decorrer do livro, mais acontecimentos, mais agito, mais tudo. Os autores focaram muito nos dois personagens, Lucas e Bernardo, que não trouxeram nenhum outro personagem relevante pra história, tudo girou ao redor dos dois. E isso tornou a leitura pra mim muito maçante.

Preciso muito falar do diálogo entre os personagens. Eles têm 16 anos mas parecia que tinham 12. Os diálogos eram muito bregas e fora da realidade. Eu já fui adolescente, eu não falava daquele jeito e os adolescentes que vejo também não falam. Senti falta de uma narrativa mais realista.

Infelizmente não consegui me conectar com nenhum dos dois personagens. Gostei da tia Sarah, ela teve uma pequena (bem pequena) participação, mas foi bem legal.

Olha, eu adorei a temática do livro, porém acho que poderia ter sido melhor trabalhada, melhor desenvolvida. Eu realmete senti falta de um bom plot twist. E confesso que fiquei confusa com relação a quem era o narrador. No início de cada capítulo tem o nome do narrador, mas depois de alguns parágrafos eu até esquecia quem era o personagem de tão iguais que eram.

Enfim, achei tudo meio morno. Um romance leve, sem muita emoção.

Marcos Ogre 29/01/2023

"Como alguém que sempre esteve aqui simplesmente se vai?"
Em 1+1, (ignoremos o terrível subtítulo) dois melhores amigos de 16 anos, Lucas e Bernardo, percebem que se amam justamente nas últimas férias que têm juntos. Um deles, Bernardo, vai se mudar para outro país contra a sua vontade. Desenvolve-se, então, a clássica história da despedida e do tempo como o maior inimigo de um casal.

O livro foi uma experiência agridoce. Me entusiasmei na primeira metade, que traz uma sensação reconfortante, suave, que planta sorrisos nos lábios do leitor. Afinal, num primeiro momento, Lucas tenta simplesmente tornar as férias do amigo divertidas e inesquecíveis. Cenas comuns do dia a dia, carregadas de um sentimentalismo simples e inocente, são descritas de maneira delicada, sem exageros. No entanto, na segunda metade da obra, se evidencia a falta de um enredo mais original. Na ausência de personagens com maior profundidade e outros conflitos relevantes além da partida de Bernardo, os autores recorrem a tropos previsíveis, decisões incoerentes e repetições constantes de ações dos personagens que simplesmente não se justificam. No terço final isso fica ainda mais perceptível, e o resultado é um desfecho que parece incompleto, desperdiçando um encerramento que poderia ser apenas o bom e velho clichê.

Porque é isso: 1+1 é clichê. Isso por si só não o qualifica como bom ou ruim, mas a maneira como ele utiliza desses elementos comuns às vezes perde o equilíbrio. No fim, é um bom livro para passar o tempo e fingir que todo mundo pode ter um final feliz (mesmo que não seja aquele que se deseja).