1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Jander Monteiro 20/08/2021

Bê e Lucas
Affs sério, os autores conseguiram trazer muito a essência de um adolescente de 16 anos se descobrindo ouvindo Pitty e P!nk haha

O desenvolver é incrível, o final não é o que imaginava mas foi perfeito mesmo assim, bem, espero que quem for ler se encante assim como eu. ??? = ?

adrianlendo 29/08/2021

gatilho: homofobia.

Bernardo e Lucas são melhores amigos desde que nasceram. Suas famílias sempre foram muito unidas e colaboraram para que a amizade crescesse cada vez mais nos dois ao longo dos anos, mas eles nunca chegaram a perceber exatamente o quão valiosa era essa amizade até Bernardo receber a notícia de que precisará ir embora para Portugal com a família no fim das férias. Agora Lucas pretende transformar essas nas melhores férias da vida dos dois e conforme eles vão vivendo essas experiências, eles também percebem que há um sentimento maior envolvendo os dois.

Sabe quando você só está querendo uma leitura leve e feliz para poder espairecer um pouquinho sem se preocupar muito com o mundo à nossa volta? Acho que esse é o livro perfeito para isso.

Ok, há uma cena envolvendo homofobia que eu sinceramente achei levemente deslocada diante de todo o resto, mas fora isso eu acredito que "1+1" é um livro que carrega tantos significados maravilhosos que essa cena em específico acaba por passar em branco na decisão final.

Mais que um romance, esse é um livro lindo sobre amizade, sobre se sentir seguro com pessoas sem que haja um interesse romântico. Sobre viver de uma maneira linda e única, sobre permitir a autodescoberta como sempre deveria ser para todes e sobre sentimentos tão puros que transbordam as páginas para cercarem quem o lê cada vez mais ao longo das suas paginas.

Bernardo é um doce. Ele está confuso ssobre muitas coisas e há uma pressão enorme em cima dele que só torna tudo mais difícil, mas então há Lucas, que não deixa a dor de ver o melhor amigo indo para outro continente fazer com que ele desista de tornar aqueles momentos tão especiais para os dois e essa conexão entre eles é tão única que o leitor acaba por nem se importar se vai acontecer um romance ou não. Tudo anda tão bem que a gente só é levado pela narrativa, seja lá onde ela resolver nos levar.

"1+1" é um romance maravilhoso sobre a pureza da amizade, a descoberta dos sentimentos e o amor em sua forma mais única. Com ele dá para perceber sim que um mais um pode ser igual à um.

Rannah 06/11/2021

"Pula comigo? pulo!"
Eu amei, apesar de preferir feitos de sol, 1+1 não me decepcionou, é uma leitura gostosa, daquele tipo que te faz suspirar, surtar, amar, chorar, e até passar raiva, eu gostei de cada momento que passei com o Lucas e Bernardo. Eu acho que se você gosta desse romance entre amigos, lê, talvez você não se arrependa, é uma história muito boa mesmo, as vezes você sente raiva dos personagens mas lembra que são só adolescentes idiotas fazendo idiotices, e eu acho que foca mais na aceitação do sentimento, do que no acontecimento do romance, quase como Aristóteles e Dante. É um bom livro.

(Mas para mim feitos de sol ainda está lá no topo)

Lary 28/10/2022

A minha paciência pra adolescente realmente é curta rs
Me irritei muito com a personalidade do Bernardo, principalmente nas partes que envolviam os outros "amigos" dele que desprezavam o Lucas e ele se fazia de cego, até que deu no que deu.
Ana Karina 29/10/2022minha estante
kkkkkkkk

Rouge 02/09/2018

Literalmente não consegui largar
Eu li esse livro numa sentada só. Topei com ele na livraria, e não costumo comprar livros de romance, mas resolvi comprar mesmo assim. E que presente maravilhoso que eu dei pra mim mesma!

Estou tão acostumada a ler histórias estrangeiras que a familiaridade de uma amizade brasileira me pegou desprevenida. Todo o sarcasmo, as piadas, o humor, os sorrisos verdadeiros e os falsos, tudo que é tão mundano e sincero, uma realidade que também é minha, uma história que também é minha, acho que nunca vi em nenhum outro livro.

Esse livro já mora no meu coração, e aperar do meu romance gay adolescente do qual fui separada contra a minha vontade ter acontecido há muitos anos, esse romance moderno também é relevante pra mim.

Aceito uma sequência!!!

_.evequeiroz 31/01/2022

"?Pula? ?Sempre."
Esse livro aquece o coração de uma forma magnífica, o relacionamento deles é muito puro, sabe? Inocente, genuíno. O livro te prende e a leitura é muito fluída com personagens extremamente cativantes.
Mas tipo assim, esse livro tem muitos "quases". O momento está perfeito, tanto que consigo imaginar passarinhos contribuindo para o momento, mas eles se beijam? Não, mas passa blz. Só que isso ocorre de novo, e eles novamente não se beijam. O que é um tanto frustrante e desnecessário pq os autores criam uma put@ expectativa mas logo o momento morre, sabe? Achei que nunca iria rolar, o que é um aviso pois esse é o tipo de romance que demora 200 páginas para eles tocarem as mãos. E eu n estou me referindo a se** necessariamente, mas um momento mais íntimo em que conversam e falam sobre o que estão passando, algo assim. Eu senti falta de diálogo.
Além disso, eles praticamente descrevem uma poesia sobre os detalhes que percebem um do outro mas ainda assim não reconhecem o que sentem.
Uma coisa que eu gostei muito da leitura foi que ele é intercalado entre os meninos, assim a gente não precisa ficar imaginando o que se passa na cabeça do outro, como se sentem em relação a tudo e entender o lado dos dois e não somente de um deles. Como é o caso de vsba, por exemplo. Mesmo que, por mais que mesmo eu tendo lido a visão do Bernardo, achei muitas de suas atitudes irritantes e egoístas.

Jullie 09/05/2021

Leitura muito leve e nossa.... pra quem ama um clichê é perfeito. Estou com meu coração aquecido aqui ??

naroberta 24/05/2021

eu nunca fiz uma resenha mas vou tentar. Eu amei muitao esse livro e principalmente todas as emoções que ele me fez sentir mas eu esperava mais desenvolvimento deles por eles já terem 16 anos mas tirando isso foi tudo perfeitinho. É um romance LGBTQ+ de aquecer o coração e te trazer uma dose de realidade do mundo e que ainda existe muito preconceito por ai. Eu recomendo muito para você que gosta de um clichê mais soft e de aquecer o coração

hstied 08/01/2022

TAO FOFO
aridante versão brasileira!! 1+1 entrou na minha lista de um dos livros mais fofos que eu ja li! é uma história tao boa e tao rapidinha d ler, leiam por favor

Dry 31/05/2021

O livro traz conflitos internos muito interessantes, a confusão da descoberta de si e de um amor puro. O único porém do livro ao meu ver é que muitas vezes me questionava a idade do Bernardo e do Lucas, mas talvez tenha sido a escolha de narrar de um ponto de vista mais romântico e inocente

vz_niccky 06/02/2023

Esse livro é a prova que 1+1 é igual a 1
Nss que perfeito, sorri, sofri e consegui me idênticar e conectar mt com os personagens, são reais e perfeitoooos.
Tia Sarah, vc é incrível me adota plmds!!!
É um livro mt fofo, com representatividade, com primeiro amor e autodescoberta incrível. Gostei tmb das referências de música.
Esse plot no final manooo, quase desmaiei morri de tanta tensão e pânico/ansiedade

Esse livro me fez querer ter alguém q seja bom em matemática e péssimo em português assim como eu sou o inverso AKKAKA
Marques047 06/02/2023minha estante
Ai senti vontade de ler?

vz_niccky 06/02/2023minha estante
Leia, vai aquecer o coração. E talvez a cara pelas lágrimas KAKAKKA

tobesoni 07/07/2021

4/5
bem fofinho! gostei da história ser focada mto na amizade deles pq nem sempre eh assim! eh um livro bem fluído e uma história bem gostosinha porém n achei mto marcante nem nada?. pra mim n teve tanta presença mas valeu

gomesgios 10/04/2021

Lucas e Bernardo
O livro ele é realmente muito bom e a leitura é muito fluida e rápida, diria que esses livro ele é um daqueles que você pode ler quando esta querendo sair de um ressaca literária.

Os personagens são muito incríveis com personalidade únicas, confesso que estou apaixonada pelo Lucas e pelo Bernardo.

Carol 08/06/2021

Deixa o coração quentinho
Quer um romance cm o plot "friends to lovers" brasileiro, com muita referência bacana de musicas e filmes ? Esse livro é pra você.
Eu realmente achei q fosse ser um mais um cliche pra me deixar leve e cm o coração quentinho mas UAU eu não esperava me envolver tanto nessa história.
Emoção bateu forte e fazia tempo que eu nao chorava com um livro.
É muito bom, recomendo demais!
Vi muita resenha aqui dizendo que parecia q eles tinham 13 anos e não 16 por ser mais inocente e tudo mais... adsim confesso que de vez em quando realmente parece ksksksk mas acho que foi mais uma escolha do autor não focar nisso e focar mais no sentimento msm sabe, na amizade se desenvolvendo em algo a mais e eles tentando entender o q tava acontecendo ali sabe !?
Me lembrou até aqueles filmes de sessão da tarde em que

*alerta de possivel spoiler*

o beijo é no final
Lia 15/06/2021minha estante
Eu vejo sinal de spoiler e continuo lendo kkkk otaria

Carol 15/06/2021minha estante
KKAKSKSKSKS JULIA INFERNO eu digo spoiler é pra >não> ler

meqvd 02/05/2022

1 + 1 = 1
Criei um relacionamento de amor e ódio com o Bernardo e me apaixonei pelo Lucas, eu queria proteger esse menino o livro inteiro.

Eu recomendo demais esse livro pra vocês lerem, dêem uma chance. No início do livro, eu não dei muita bola, mas cara, vale a pena.

Super recomendo!