1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Caiqui.Ribeiro 09/04/2021

Uma história incrível feita para todas as idades e é por isso que nem da pra reclamar da falta de exploração da sexualidade dos protagonistas, que é totalmente equilibrado pelo fato de retratar um romance bem adolescente, além de que ali do meio pro final a narrativa te prender mais ainda e os acontecimentos te darem um pouco de tensão, isso gera uma sensação de que nem tudo é perfeito, o que é verdade.
De longe um livro ótimo que deveria ter mais reconhecimento principalmente por ser um livro nacional o que te ajuda a se identificar com o cotidiano ao qual está sendo retratado a história.

Alex 10/01/2023

Foi minha primeira leitura de 2023 o livro é bom são dois melhores amigos ,Lucas e Bernado,que sempre viveu junto ,pois eram vizinho mas com os anos a sua descoberta e exploração da sua sexualidade vai entra em conflitos e uma obra muito bonita mais espera um pouquinho mais .Mas recomendo.

Luizgustavo 19/04/2021

Apenas leia.
Jamais ofendi ninguém, nunca roubei, nunca matei. Meu crime fora o amor. Quando foi que amar se tornou um crime? Quando foi que deram permissão pra pessoas comuns julgarem as diferenças e condená las a sentir a violência de suas mãos e pés????????????????????????????

Fábbio (@omeninoquele) 29/01/2020

Lindooo
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝- É como se você fosse minha bússola - falei, num suspiro engasgado que logo se transformou em lágrimas. - Quando estou com você... parece que finalmente tenho uma direção.❞
⠀⠀
Lucas e Bernardo se conhecem desde que nasceram. Seus pais são amigos a muito tempo e suas mães ficaram grávidas na mesma época, então a amizade dos dois existe praticamente desde que eram bebês.
⠀⠀
Durante as férias de escola, tudo o que os dois querem é aproveitá-la o máximo possível, eles estão prestes a terminar o colegial e sabe que suas vidas vão mudar, só não imaginavam que isso aconteceria ainda mais cedo. E quando Bernardo recebe a notícia que vai se mudar de país por motivo de trabalho do pai, as coisas mudam, e de uma hora pra outra ele percebe que um dia Lucas não estará ali com ele. É difícil aceitar isso, e de fato essa novidade vai perturbar um pouco a vida dos dois.
⠀⠀
Mas Lucas decide criar uma lista de coisas pros dois fazerem e tornarem aquela, as férias mais inesquecíveis dos dois. Mas o que eles nem sabiam, ou não estavam esperando é que ali, daquela grande e bonita amizade que os dois tinham havia algo mais forte, algo novo na vida dos dois que jamais pensaram que poderia existir, o amor.
⠀⠀
O Lucas e o Bernardo são dois personagens maravilhosos, fofos e super cativantes, impossível não se identificar com eles e viver o amor que aos poucos foi nascendo daquela amizade linda que eles tinham. E só pensava a todo momento num jeito para os dois viverem juntos pra sempre, a vontade que tive, é de guardá-los num potinho.
⠀⠀
A gente sabe que essa fase dos dezesseis anos é bem complicada e bastante intensa, e por tudo o que os dois estavam e iriam passar só me fez amar mais essa história. Enquanto mergulhava nesse livro, me diverti, me emocionei e terminei com a sensação de estar com o coração aquecido, por isso sempre vou lembrar dessa história.
⠀⠀
Nem preciso dizer o quanto amei a escrita do Vinicius e do Augusto, sentava pra ler um capítulo e terminava lendo uns cinco. Sem contar que a diagramação está incrível, super linda e os capítulos curtos me ajudaram muito a devorar o livro.

O livro é narrado sob a perspectiva dos dois e preciso ressaltar que os personagens secundários também são maravilhosos, a tia Sarah é tia que todo mundo gostaria de ter, super alegre e amiga, vale lembrar também do Sushi, o cachorrinho fofo do Lucas.
⠀⠀
Uma história de amizade, descobertas e sobre o que o amor é capaz de fazer na vida de duas pessoas. Vale muito a pena conhecer o Bernardo e o Lucas e entender que as vezes 1 + 1 é igual a 1.
#1+1AMatematicaDoAmor #ViniciusGrossos #AugustoAlvarenga #FaroEditorial

site: https://www.instagram.com/p/B71oIuWjhaK/

Luan 10/02/2020

"Amar nunca é fácil; mas o mundo gosta de definições. O mundo precisa de definições, e ele cobra isso de você o tempo todo. Você precisa se enquadrar em padrões criados pra que as pessoas possam te definir. Mas está aí algo em que sempre penso: quer definição maior que um sentimento puro e verdadeiro?
Eu olhei para Lucas de soslaio... E ali estava a minha resposta pro mundo.
Eu o amava.
Isso pra mim bastava...
E eu torcia pra que bastasse pra todos os outros."

===========================================

Um amor nada planejado, natural e sem perspectiva de futuro. Assim se resumia a relação entre Lucas e Bernardo.
Vizinhos e melhores amigos desde infância, os dois meninos passam por um choque quando descobrem (quase que juntos) que Bernardo está prestes a se mudar para o Portugal com seus pais sem data de retorno e isso pode destruir toda a amizade que nutriram durante 16 anos. Lucas está destinado a não deixar isso acontecer e decide planejar as férias em que estão para que sejam as férias mais marcantes da vida de ambos.
Em meio a euforia e a tristeza que se instala entre ambos conforme os dias passam e a chegada da data limite chega, os amigos começam a sentir coisas que não parecem ser comum entre os dois, ou que talvez todo este tempo só estivesse escondida debaixo de seus próprios panos, fazendo com que ambos estivessem fadados a ignorar o fato de que nutriam um sentimento bem maior que amizade. Ou talvez era isso que gostavam de chamar de amizade.

===================================

Ao terminar o livro me senti tão feliz que precisei enviar um e-mail para os autores por ter escrito este livro. Veio em um momento extremamente oportuno para mim e tratou de valores importantíssimos da melhor forma possível. O livro não é sobre um simples romance, sobretudo, sobre um romance homossexual, mas mostra a aceitação dos personagens perante consigo mesmo e com o restante da sociedade, fala sobre a violência verbal e física que todos aqueles que decidem se entregar ao amor podem estar sujeitas, infelizmente. Além disso, o romance entre os dois se instala de uma forma tão natural que nem os próprios personagens parecem perceber, para eles, tudo aquilo que eles nutrem um para com o outro é simplesmente fruto de 16 anos de amizade, mas é uma ligação tremenda.
Lucas e Bernardo são a própria definição de opostos que se atraem, mesmo que bem estereotipados:
Bernardo é o sol, Lucas é a noite.
Bernardo curte achocolatado, Lucas prefere café.
Bernardo é do verão, Lucas do inverno.
Bernardo é de matemática, Lucas do português.
E este último é o mais importante para a história e a parte mais fofa de todo livro. Lucas, como alguém de humanas, insiste em teimar que às vezes, 1+1 pode ser igual a 1 e é incrível como o livro pode te provar isso, de uma forma ou de outra.

Kaka 03/01/2023

Livro Entediante
Esse livro consegue ser tão sem graça, que eu não via a hora de terminar ele.
Temos só uma história que gira em torno da viagem do Bernado para outro lugar, não temos mais nada nessa história a não ser isso, só esses dois fazendo qualquer coisa irrelevante, nada profundo ou significativo, e ficarem discutindo uma hora ou outra, e pelo mesmo motivo, a viagem.

Achei os personagens nada de mais, principalmente o Bernado que é só um mimado que explode por qualquer besteira, e por motivos bestas, não dá pra entender o porque ele age assim, até parece uma criança.
Lucas foi um personagem mais do mesmo para mim, nada de mais, mas também não odiei ele. Legalzinho.

É extremamente tedioso acompanhar esses dois, a única coisa boa é que é rápido de ler e os capítulos são curtos, assim da pra terminar mais rápido.

Não conseguia torcer por eles como casal, não tinham química, e começam a se gostar do nada, tantos anos de amizade pra só quando um vai embora, pros dois começar a ter sentimentos um pelo outro(e se eles se gostavam antes e só não perceberam, não foi deixado claro isso). Um casal mal construído.

Eles não interagem com mais ninguém, a não ser poucos diálogos com um ou outro personagem, que nem relevância pra história tem, eles não tem outros problemas a não ser essa viagem, não tem vida a não ser um com o outro, nossa, péssimo.

Nouzaíra 19/06/2022

Descobertas de sentimentos, autoconhecimento, decisão de ser feliz, isso tudo na adolescência, onde as coisas tem uma dimensão muito maior?

Naraiane.Martins 26/06/2020

RESENHA - 1+1 a matemática do amor | @aquarelandosonhos
Lucas e Bernardo se conhecem desde sempre, são amigos inseparáveis.

Assim que os dois recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país, percebem o quanto essa amizade é importante e valiosa. Bernardo reage mal por ter que se separar do amigo, já Lucas quer viver com a maior intensidade cada segundo que resta com o amigo.

"Somos como Ying e o Yang eu sou o sol, o Lucas é a noite, eu sou o achocolatado, o Lucas é o café. Eu sou do verão, o Lucas, do inverno. Eu sou da matemática, Lucas, do português."

O tempo entre eles vai ficando cada vez mais curto, e os dois amigos percebem que esse sentimento que carregam vai muito além de uma amizade. Mas o que se faz com todo esse sentimento tendo apenas 16 anos?

Os capítulos são divididos entre Lucas e Bernardo, assim conhecemos a história através dos dois personagens.

"1+1 a matemática do amor" é um livro que aquece o coração, um clichê cheio de surpresas e reviravoltas.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 30/06/2020

Resenha - 1+1 - A Matemática do Amor @wingardiumlivros
Lucas e Bernardo são melhores amigos desde sempre. Suas mães são vizinhas e amigas também, o que torna tudo mais fácil pra eles. Sabe aquele tipo de amizade que vc pode contar pra tudo? Pois é! É lindo ver esses dois se divertindo por mais simples que seja a situação.

Mas, como a vida adora dificultar as coisas, eles recebem uma notícia triste que vai mudar suas vidas de agora em diante.

Além dessa notícia, eles ainda precisam lidar com sentimentos que até o momento eram desconhecidos para eles. O que será que eles devem fazer? Como vão lidar com essa enxurrada de sensações?

O livro já me fez sorrir e chorar logo nas primeiras páginas, o que pra mim significa uma conexão maior com os personagens.

Eu senti o amor desses dois logo de cara. Não costumo ler muitos livros com personagens gays, mas posso dizer que comecei com os dois pés direitos!

Além dos principais, gostei muito da tia do Lucas. Sinto que ela sofreu bastante, mas conseguiu chegar em um ponto da vida que todos nós queremos. Ela não se importa com a opinião alheia, apenas faz o que enche seu coração de alegria e amor, e claro que a missão dela é passar isso para o Lucas e o Bernardo também.

Terminei o livro em lágrimas e com vontade de um volume 2! O final de fez pensar que existe sim muito ódio nesse mundo, mas nada supera o amor e claro, aprendi também que 1+1 as vezes é 1.

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/

Vitorin 08/12/2021

???
Confesso que tava bem ansioso pra esse livro, amei o casal, amei a autodescoberta e amei toda a função com mudança principalmente tendo passado por uma recentemente.
Esperava um pouco mais da escrita e confesso que achei alguns pontos meio enrolados, por isso não merece 5 estrelas, mas mesmo sendo 4,5 merece favoritado por eu ter me identificado com tantas coisas e saido com coração quentinho ?
Eu não esperava o gatilho e confesso que chorei muito, odeio esse tipo de gatilho!!! procurem sobre

Ricardo743 11/07/2020

Bom, fofo, mas com final previsível...
Quando comecei a ler ja previ que o final seria triste, mas a história bem leve e vale apena se distrair

Murilo 02/11/2022

acho que, de início, já não dá pra se esperar muito de um livro que se chama "a matemática do amor", mas ao passar da história, vc se surpreende cada vez mais em como a história é ruim. apesar de bem escrito, quase nada acontece e a demora para que ambos consumam o que sentem pelo outro é irritante. a única parte comovente do livro é chegando ao fim em que acontece algo com um dos garotos e apenas por isso, o livro conseguiu conquistar uma parte da minha simpatia. num geral, não recomendo.

Victor Hugo 09/09/2020

De aquecer o Coração.
Foi o meu primeiro contato mais profundo com a temática LGBT, e devo dizer que fiquei muito feliz por ter sido um livro nacional (#ApoieUmNacional).

Ao longo da história eu senti que teria duas opiniões a respeito desse livro.

Do ponto de vista "vamos falar sobre isso":

Estamos tão acostumados a ver livros estrangeiros retratando esse tema, que as vezes nos esquecemos do quanto ele é necessário e precisa ser discutido em nosso país.
Eu sempre vou gostar de ver histórias sendo retratadas em nossa realidade. Em nosso território.

É um livro sensível e delicado, que aborda temas importantes sobre descoberta, aceitação, preconceito, família e acima de tudo, amor...
Faz a gente lembrar de como é ser adolescente e se apaixonar. Querer viver aquilo intensamente, como se não houvesse amanhã. Amei a pureza da escrita (apesar de eu ter consumido ele em áudio livro). Sem dúvida, aquece o coração.

Do ponto de vista "livro em sua construção própria":

Olhando pra obra enquanto construção, enredo e etc. É uma história simples. De baixa complexidade, o que permite uma absorção muito rápida e ágil dos fatos.

Apesar de tudo, tiveram alguns momentos bem lentos. Eu, particularmente, não gosto de ficar alternando o ponto de vista, apesar de entender a necessidade nesse caso.
Mas principalmente nos primeiros capítulos, o Lucas narra um acontecimento, e no capítulo seguinte o Bernardo narra a mesma coisa do ponto de vista dele. Me incomodou um pouco, mas ao longo da história isso diminui consideravelmente.

Achei que foram utilizados alguns esteriótipos e clichês, que talvez pudessem ter sido melhor trabalhados.

Enfim, vi um ou outro ponto a mais que me incomodou, mas nada grave.

Com certeza recomendo a história.